ATIVIDADE - 9º A - AULAS 15, 16 e 17

ATIVIDADE - 9º A - AULAS 15, 16 e 17

7 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

AVALIAÇÃO 2º TRIM

AVALIAÇÃO 2º TRIM

10th Grade

10 Qs

ENERGIA  [ CONSERVAÇÃO E FONTE]

ENERGIA [ CONSERVAÇÃO E FONTE]

KG - University

10 Qs

Poka Yoke

Poka Yoke

3rd Grade - University

10 Qs

Recuperação - 6º ano

Recuperação - 6º ano

KG - University

9 Qs

O que é GAMIFICAÇÃO?

O que é GAMIFICAÇÃO?

Professional Development

9 Qs

Atividade de Fixação: Tecnologias do Futuro

Atividade de Fixação: Tecnologias do Futuro

KG - University

7 Qs

ATIVIDADE - 9º A - AULAS 15, 16 e 17

ATIVIDADE - 9º A - AULAS 15, 16 e 17

Assessment

Quiz

others

Easy

Created by

Maria Melo

Used 1+ times

FREE Resource

7 questions

Show all answers

1.

OPEN ENDED QUESTION

30 sec • Ungraded

ESCREVA NOME DE CADA INTEGRANTE DE SEU GRUPO:

Evaluate responses using AI:

OFF

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image
QUESTÃO 1 Qual alternativa melhor interpreta a manchete apresentada:
Existe uma desigualdade na população brasileira que se reflete numa maioria de mulheres em habitações precárias no país.
As mulheres têm melhores condições de moradias que homens, já que eles ocupam apenas 40% das habitações disponíveis no Brasil.
Apenas 40% das mulheres do Brasil vivem em habitações dignas.
Apenas mulheres ocupam habitações precárias no Brasil, enquanto homens já vivem totalmente em moradias dignas.

3.

MULTIPLE SELECT QUESTION

30 sec • 1 pt

QUESTÃO 2 Leia o trecho abaixo: “Em 1995, o índio brasileiro viveu 42,6 anos, em média. Mas há registro de regiões em que os índios viveram, em média, apenas 24,5 anos. O brasileiro vive 67 anos, em média, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).” O trecho da publicação jornalística apresenta um dado alarmante do Brasil durante a década de 1990. Sobre essa questão, marque as duas alternativas corretas:
A população indígena apresentava expectativa de vida de 42,6 anos, bem acima da média brasileira de 24,5 anos.
O Brasil apresentava uma expectativa de vida de 67 anos, o que significa que essa era a média de idade esperada que uma pessoa viveria no país, independentemente de sua etnia.
Nas regiões com os piores índices avaliados pela OMS, a expectativa de vida dos indígenas foi muito baixa, chegando a 24,5 anos apenas.
A população indígena vivia, em meados da década de 1990, muito menos do que a média dos brasileiros.

4.

MULTIPLE SELECT QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image
QUESTÃO 3 Observe a imagem a seguir: O mapa apresenta dados relacionados às matrículas de estudantes no ensino superior em 2019. O número de matrículas totais aparece em valores absolutos e, abaixo deles, um indicador do percentual de matrículas em ensino a distância (EAD). Com base nos dados e em seus conhecimentos, marque as duas alternativas corretas:
O total de matrículas EAD é similar em todas as regiões por conta da uniformidade de acesso a esse tipo de ensino para todas as pessoas.
O Brasil apresenta números mais baixos de matrículas nas regiões mais populosas, indicando uma desigualdade no acesso ao ensino superior.
O Norte possui elevado número de matrículas EAD. Alguns fatores geográficos que podem influenciar esse dado são a distância entre municípios e a dificuldade de deslocamento em diversas áreas da região.
Ainda que suas características urbanas e naturais sejam muito diferentes da Região Norte, a Região Sul conta com proporção parecida de matrículas EAD.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image
QUESTÃO 4 Observe a imagem a seguir: O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) mede a qualidade do ensino básico no Brasil. De acordo com os dados apresentados no mapa, marque a alternativa correta:
A Região Sudeste apresenta todos os estados com IDEB igual ou acima da média brasileira.
A Região Nordeste não apresenta qualquer estado com IDEB superior à média brasileira.
A Região Sul apresenta todos os estados com IDEB igual ou acima da média brasileira.
A Região Norte apresenta apenas o estado do Pará com IDEB abaixo de 4,4.

6.

MULTIPLE SELECT QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image
QUESTÃO 5 Observe o gráfico a seguir: De acordo com os dados apresentados no gráfico e com seus conhecimentos, marque as duas alternativas corretas:
A América do Sul e a América Central são os continentes com maior contingente de refugiados.
Ao fim de 2017, a quantidade de refugiados sírios era maior que o dobro da quantidade de refugiados afegãos.
O gráfico demonstra uma grande melhora na situação de refugiados no mundo, pois no ano de 2017 a quantidade de pessoas nessa condição por país variou apenas de 1 a 6 pessoas.
A crise humanitária da Síria, decorrente da guerra civil, produziu mais de 6 milhões de refugiados em 2017.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

QUESTÃO 6 Leia o trecho a seguir: “É importante salientar que o termo ‘refugiados ambientais’ não possui nenhum tipo de reconhecimento oficial. Ao contrário dos refugiados tradicionais, os refugiados climáticos podem ser enviados de volta para sua terra natal devastada ou forçados a ir para um campo de refugiados.” Com a intensificação do aquecimento global, o número de refugiados climáticos tende a subir muito nas próximas décadas. Levando em conta essa situação, qual é o problema apontado no trecho destacado acima?
Sem o reconhecimento oficial pelas autoridades internacionais da condição de “refugiado ambiental”, cada vez mais pessoas podem ser privadas de refúgio e ajuda humanitária.
Não é possível conceder a alguém a condição de refugiado por conta de mudanças climáticas, já que o status é reservado a vítimas de guerras. Seria preciso criar uma categoria internacional de violação dos direitos humanos para abarcar essas pessoas.
O reconhecimento do termo “refugiado ambiental” anulará a validade do auxílio humanitário fornecido a refugiados comuns, gerando uma crise ainda maior.
O reconhecimento internacional dos refugiados ambientais já ocorre, mas o processo necessário para estabelecer as normas e condições de ajuda humanitária para essas pessoas está pendente.