Teoria da Burocracia

Teoria da Burocracia

University

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

📗 Cuestionario 2 – Aplicación del Modelo Burocrático

📗 Cuestionario 2 – Aplicación del Modelo Burocrático

University

10 Qs

Regresion Lineal

Regresion Lineal

University

10 Qs

Determinantes Sociais de Saúde

Determinantes Sociais de Saúde

University

10 Qs

Control y Auditoría de RH

Control y Auditoría de RH

University

7 Qs

Metodologias de desenvolvimento Quiz

Metodologias de desenvolvimento Quiz

University

10 Qs

Psicopatología

Psicopatología

University

11 Qs

características del desarrollo organizacional

características del desarrollo organizacional

University

10 Qs

Inv Op T1T2

Inv Op T1T2

University

11 Qs

Teoria da Burocracia

Teoria da Burocracia

Assessment

Quiz

Other

University

Medium

Created by

Thiago Menezes

Used 9+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(CESPE – PGE-PE - 2019) Segundo Weber, as características fundamentais de uma burocracia ideal incluem a divisão do trabalho, a flexibilidade organizacional e a previsibilidade do funcionamento.

Certa

Errada

Answer explanation

De fato, a divisão do trabalho e a previsibilidade do funcionamento são características da burocracia. Contudo, “flexibilidade organizacional” não é uma característica do modelo burocrático. O modelo burocrático é caracterizado pela rigidez dos processos. Não é um modelo flexível. Trata-se de um modelo baseado no formalismo.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(FGV – AL-RO – Analista Legislativo - 2018) O modelo burocrático teve papel fundamental na Administração Pública, estando até a atualidade presente em diversas instituições brasileiras. Sobre o modelo burocrático, tem-se o entendimento de que ele foi idealizado a partir dos tipos ideais de dominação legítima, propostos por Max Weber, estando relacionado com a dominação:

a) tradicional.

b) carismática.

d) personalista-mecânica.

d) patrimonialista.

e) racional-legal.

Answer explanation

O modelo burocrático relaciona-se com a dominação racional-legal.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(CESPE – STJ – Analista Judiciário - 2018) São princípios inerentes à administração pública burocrática: a impessoalidade, o formalismo e a hierarquia funcional.

Correta

Errada

Answer explanation

É isso mesmo! A assertiva arrolou alguns dos princípios inerentes à Administração Burocrática.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O diretor de determinada organização enfrenta um grande problema. Resolveu alocar na função de gerente a indicação de uma pessoa, não por seus méritos, mas por indicação de um amigo, não abrindo oportunidade para outros profissionais da equipe, que buscavam crescimento profissional. Apesar de estar constituído formalmente no cargo, este novo gerente não está conseguindo exercer o poder sobre alguns de seus liderados, que, veladamente, não estão seguindo suas determinações. A direção, em conversa com este gerente, mencionou: “O que está ocorrendo? A função de gerente lhe confere o poder sobre seus subordinados, mas parece que não está conseguindo administrar sua equipe”.

 

Assim, e considerando seus estudos sobre o modelo burocrático, analise as afirmativas que procuram elucidar o problema.

I.      A função de gerente concedeu poder ao indivíduo que ocupa o cargo, como possibilidade de impor seu arbítrio sobre a conduta de outra pessoa, mas, em alguns casos, este poder não está surtindo resultado.

 

PORQUE

II.    Nem sempre quem detém o poder também detém a autoridade, já que é a autoridade que institucionaliza e oficializa o poder por meio da legitimidade, ou seja, a autoridade é legítima quando é aceita e, quando aceita, a imposição do arbítrio passa a ser obedecida.

 

A seguir, assinale a alternativa correta:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Answer explanation

A asserção I é verdadeira, pois a função de gerente faz parte de uma atribuição que detém determinados poderes formalmente constituídos, independentemente de quem estiver ocupando esta posição. Todavia, não basta assumir a função com a delegação de poderes que ela lhe confere, se o ocupante não tiver autoridade para tal. Portanto, a asserção II é verdadeira e justifica a I, haja vista que ter poder nem sempre vem carregado com autoridade. Esta, por sua vez, ocorre quando existe a legitimidade, ou seja, é aceita por quem será dirigido. Portanto, ter autoridade é ter poder, mas ter poder nem sempre significa ter autoridade. No exemplo, a autoridade não está legitimada por parte da equipe, provavelmente por ter sido uma indicação sem clareza de seus motivos.

A resposta correta é: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I."

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Determinada empresa contratou um novo diretor de qualidade, que ingressou com o objetivo de analisar os processos internos e propor melhorias. Passou um mês fazendo o diagnóstico e encontrou muitos comentários de que a empresa é muito burocrática, com alto fluxo de papéis e de procedimentos de autorizações, e essa burocracia impede que seja mais rápida e eficiente.

 

Assim, e considerando seus estudos sobre o modelo burocrático, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.


A visão das pessoas desta empresa sobre burocracia está equivocada, haja vista que o modelo burocrático busca gerar uma organização eficiente, com o mínimo de detalhes de como as coisas devem ser feitas.


O modelo burocrático atende bem as organizações cartoriais (cartórios), em face de suas características específicas e da circulação de documentos, todavia, não atende as necessidades do modelo empresarial.


Para solucionar o problema da empresa citada no texto, é necessário retirar todo o modelo burocrático, já que a burocracia faz com que ela perca em eficiência e em produtividade.

O modelo burocrático é alicerçado em uma estrutura social e informal, resultando em excesso de procedimentos e gerando uma empresa ineficiente. Isso é a causa do problema da empresa citada na questão.


Uma das características que pode estar gerando os problemas citados pelos funcionários refere-se às relações pessoais existentes na organização, já que o modelo burocrático privilegia o caráter pessoal.

Answer explanation

O conceito de que o modelo burocrático gera lentidão e ineficiência não é correto, haja vista que o modelo busca justamente o contrário, ou seja, uma empresa eficiente e com poucos procedimentos. Todavia, a disfunção do modelo é que ficou notória para as pessoas. O modelo burocrático tem várias características que buscam a eficiência, dentre as quais, a impessoalidade nas relações pessoais, a racionalidade, a instituição de rotinas e procedimentos padronizados, dentre outras.

A resposta correta é: "A visão das pessoas desta empresa sobre burocracia está equivocada, haja vista que o modelo burocrático busca gerar uma organização eficiente, com o mínimo de detalhes de como as coisas devem ser feitas."

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Para Weber, a burocracia é uma organização cujas consequências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento no sentido de obter sua maior eficiência. Entretanto, ao estudar as consequências previstas (ou desejadas) da burocracia que a levam à máxima eficiência, Merton notou consequências imprevistas (ou não desejadas) que levam à ineficiência e às imperfeições. A essas consequências imprevistas, Merton deu o nome de disfunções da burocracia para designar suas anomalias de funcionamento responsáveis pelo sentido pejorativo que o termo burocracia adquiriu junto aos leigos.

 

Assim, e considerando seus estudos sobre o tema, analise as afirmativas.

 

  1. I - Uma das disfunções é quando o funcionário esquece que a flexibilidade faz parte de qualquer atividade racional. Neste caso, a previsibilidade do caráter legal das normas passa para imprevisibilidade de seu funcionamento, por meio da internalização das normas.

  2. II - As atribuições de poder são delegadas ao cargo, mas quem detém a autoridade e a legitimidade para exercer o poder é quem o ocupa, o que gera uma disfunção em virtude da visão pessoal que o modelo confere ao ocupante, justamente por ser quem irá legitimar a autoridade e, consequentemente, seu poder, que pode ser utilizado arbitrariamente.

  3. III - A proposta no processo de comunicação no modelo burocrático é a sua formalização, para que tudo possa ser testemunhado. Todavia, o excesso de formalismo neste processo gerou a mais gritante disfunção do modelo, ocasionando excesso de papel e de procedimentos, ajudando a deixar o termo pejorativo.

 

Avalie as afirmativas e assinale a alternativa correta.

Somente a afirmativa III está correta.

Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Somente as afirmativas I e III estão corretas.

Somente a afirmativa I está correta.

Somente as afirmativas I e II estão corretas.

Answer explanation

A afirmativa I está correta. A internalização das regras e o apego aos regulamentos geram a inflexibilidade, pois o funcionário tende a considerar que as normas e regulamentos são absolutos e passam a ser os objetivos e não os meios para se conquistar os objetivos. Este fato gera, em seu bojo, a disfunção da resistência às mudanças. A afirmativa II está incorreta, pois a disfunção, no caso, é a despersonalização do relacionamento, haja vista que a burocracia tem o caráter da impessoalidade e, em excesso, o burocrata olha seus funcionários como ocupantes de cargos e não como pessoas. A afirmativa III está correta. A proposta do modelo é a formalização da comunicação, todavia, esta disfunção passou a ser a mais gritante, haja vista que o excesso de formalização trouxe consigo o excesso de processos, procedimentos e de trânsito e geração de papéis.

A resposta correta é: "Somente as afirmativas I e III estão corretas."