Imperialismo no século XIX e colonização da África

Imperialismo no século XIX e colonização da África

2nd Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Estudo de história - Engenho do açúcar

Estudo de história - Engenho do açúcar

1st - 3rd Grade

10 Qs

Sociedades da Mesopotâmia, semitas e sociedades americanas

Sociedades da Mesopotâmia, semitas e sociedades americanas

1st - 12th Grade

10 Qs

Brasil Imperio

Brasil Imperio

1st - 4th Grade

10 Qs

Império Bizantino

Império Bizantino

1st - 10th Grade

10 Qs

Período Regencial - Rebeliões

Período Regencial - Rebeliões

1st - 12th Grade

11 Qs

Introdução ao estudo da HISTÓRIA

Introdução ao estudo da HISTÓRIA

1st - 3rd Grade

13 Qs

Núbia e o Reino de Kush.

Núbia e o Reino de Kush.

1st - 12th Grade

10 Qs

La Revolución Industrial: sus antecedentes y características

La Revolución Industrial: sus antecedentes y características

1st - 7th Grade

15 Qs

Imperialismo no século XIX e colonização da África

Imperialismo no século XIX e colonização da África

Assessment

Quiz

History

2nd Grade

Hard

Used 1+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

Qual das alternativas abaixo melhor define o processo de Imperialismo no século XIX e seus objetivos econômicos?

Colonização de territórios na América para a produção de açúcar, café e outros produtos coloniais escassos na Europa.

Busca por territórios e recursos no continente africano, dentro do contexto da Primeira Revolução Industrial.

Disputa entre as potências europeias por territórios na África e na Ásia, interessadas em garantir matéria-prima e mercados consumidores.

Processo de conquista de territórios fora da Europa, especialmente na busca por ouro, escravos e especiarias.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

“Para além da retórica oficial, os objetivos concretos da colonização revelaram-se muito restritos. Limitavam-se essencialmente a manter a ordem, evitar despesas excessivas e constituir uma reserva de mão de obra, primeiro para transporte de cargas e depois para construção de estradas e ferrovias, mas também para fins comerciais. Na prática, esses objetivos eram atribuídos às funções da administração local, e cumpridos de três maneiras: reforma dos sistemas judiciários, recurso ao trabalho forçado e instituição de impostos pessoais.” Segundo o texto, é possível afirmar que a presença das potências europeias na África:

Garantiram um desenvolvimento econômico e social para as regiões africanas, tendo em vista a abertura de ferrovias e a exploração responsável de recursos minerais.

Resultaram na exploração dos recursos naturais e na violação dos direitos humanos das populações africanas, em contradição com o discurso civilizatório do processo imperialista.

Permitiram o acesso das populações africanas aos serviços e direitos existentes na Europa, como a ferrovia, a previdência social e as leis de proteção ao trabalhador

Levou ao estabelecimento de um sistema de justiça nos países africanos, que impediu a exploração e a violação das populações locais.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

O texto acima faz referência à política dos Estados Unidos durante o contexto neocolonialista, que envolveu a intervenção em diversos países da América Latina. Assinale a alternativa que melhor descreve o nome da política americana no período:

Política do Apaziguamento (Appeasement)

Política do Laissez-faire

Política do Bloqueio Continental

Política do “Grande Porrete” (Big Stick)

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

A charge abaixo faz uma referência ao poema “O Fardo do Homem Branco”. Sobre a charge e as justificativas ideológicas do Imperialismo, assinale a alternativa correta:

A imagem ilustra parte das justificativas ideológicas das nações imperialistas, que deveriam realizar um esforço humanitário para auxiliar o progresso de povos considerados “atrasados” em outros continentes.

Como a imagem ilustra, o imperialismo resultou em progressos sólidos para as populações colonizadas. Afinal, permitiu o avanço econômico, a instalação de um sistema sólido e a justiça e a garantia dos direitos humanos.

A imagem ilustra as ações da França e da Alemanha no continente africano. As figuras humanas que representam esses países carregam uma bolsa com populações africanas e indígenas, levando-os até a civilização.

O “Fardo do Homem Branco” diz respeito ao esforço que os europeus deveriam dedicar no processo imperialista. Afinal, o principal objetivo dos europeus era catequizar os indígenas e combater o tráfico de escravos africanos.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

Com base no texto, explique o conceito de darwinismo social.

O darwinismo social é a aplicação das leis da seleção natural de Darwin à sociedade humana, defendendo que os seres humanos são desiguais por natureza, com aptidões inatas superiores ou inferiores.

O darwinismo social é uma teoria que defende a igualdade absoluta entre todos os seres humanos, independentemente de suas características.

O darwinismo social é uma corrente filosófica que prega a eliminação de todas as diferenças sociais por meio de políticas públicas.

O darwinismo social é a ideia de que a cultura é o principal fator de diferenciação entre os grupos humanos, sem relação com a biologia.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

Sobre o darwinismo social e a ciência no contexto imperialista, é correto afirmar que:

O darwinismo social foi uma teoria elaborada por Charles Darwin, na qual defendia que a espécie humana teria indivíduos mais aptos e evoluídos que outros.

O Darwinismo Social foi uma aplicação das teorias de Darwin à espécie humana. Entre outras teorias, seus pressupostos justificaram ideologicamente o avanço imperialista no século XIX.

Teorias científicas como o Marxismo, o Darwinismo Cultural e o Toyotismo estavam diretamente ligadas ao movimento imperialista do século XIX. Entre outros pontos, defendiam o direito dos europeus em tomar territórios estrangeiros, em nome do progresso humano e da luta dos trabalhadores.

As teses do Darwinismo Social fundamentaram as atitudes imperialistas do século XIX, pois pressupunham que a humanidade era uma raça homogênea e idêntica em direitos e características inatas.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

A expansão capitalista no século XIX ficou conhecida como imperialismo, e o domínio dos países europeus sobre a África e a Ásia foi denominado neocolonialismo. Sobre o resultado da junção desses dois fenômenos – o imperialismo e o colonialismo – na África e na Ásia, é correto afirmar que:

O imperialismo e o neocolonialismo ajudaram os povos africanos e asiáticos a saírem de seu atraso secular, possibilitando-lhes o acesso ao progresso.

A segunda Revolução Industrial, o capitalismo monopolista e os ideais de progresso estão associados ao imperialismo, ao neocolonialismo e ao completo domínio dos Estados Unidos, no final do século XIX.

A maior beneficiária de todo o domínio imperialista e do neocolonialismo na Ásia e África foi a classe operária, em face do pleno emprego da indústria.

Através do imperialismo e do neocolonialismo, as elites econômicas e políticas inglesas construíram a imagem de que eram o modelo de cultura e civilização a ser imitado em todo o mundo.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?