PSI HOSPITALAR - Manhã

PSI HOSPITALAR - Manhã

University

7 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

David Ausubel-Aprendizaje significativo

David Ausubel-Aprendizaje significativo

University

7 Qs

Presaberes

Presaberes

12th Grade - University

12 Qs

Diagnóstico 7o

Diagnóstico 7o

University

10 Qs

decreto 170

decreto 170

University

8 Qs

Lección de concordancia nominal y verbal

Lección de concordancia nominal y verbal

University

10 Qs

Preguntas de humanidades Intensivo UNI

Preguntas de humanidades Intensivo UNI

University

9 Qs

T6 ENTREVISTA PSICOLÓGICA

T6 ENTREVISTA PSICOLÓGICA

University

10 Qs

PSICOLOGIA gRAL.

PSICOLOGIA gRAL.

University

10 Qs

PSI HOSPITALAR - Manhã

PSI HOSPITALAR - Manhã

Assessment

Quiz

Education

University

Hard

Created by

Milena Milena

Used 1+ times

FREE Resource

7 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Instituto Consulplan - 2022 - Psicólogo Hospitalar (ISGH HRVJ)

A atuação do psicólogo hospitalar perpassa, em um só tempo, possíveis intervenções com o paciente, com a família e com a equipe, inclusive no contexto de comunicação de más notícias pelos médicos como diagnósticos e até mesmo óbito. Caberá ao psicólogo neste contexto:

A) Oferecer e assegurar suporte emocional frente às definições e decisões técnicas.

B) Conduzir a repercussão da má notícia junto aos familiares visando a elaboração das angústias.

C) Assegurar suporte e regulação emocional conforme a complexidade da demanda do paciente e seus familiares.

D) Oferecer escuta e suporte emocional considerando a singularidade de cada caso, para que seja encontrada uma solução de enfrentamento de sofrimento, conflitos e angústias.

Answer explanation

Esta opção é a mais completa porque:

  • Destaca a "escuta e suporte emocional", que são fundamentais no trabalho do psicólogo.

  • Enfatiza a "singularidade de cada caso", mostrando que o psicólogo deve adaptar suas intervenções às necessidades específicas de cada paciente e família.

  • Aborda a busca por "uma solução de enfrentamento de sofrimento, conflitos e angústias", o que reflete a complexidade e a personalização do apoio necessário em situações de más notícias.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

INSTITUTO AOCP - 2016 - EBSERH - Psicólogo - Área Hospitalar (CH-UFPA)

De acordo com a atuação do psicólogo no contexto hospitalar, assinale a alternativa correta.

A) O psicólogo hospitalar tem como objetivo tratar os aspectos psicológicos frente ao adoecer, atuando especialmente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por entender que seja o local de maior mobilização de conteúdo.

B) É dever do psicólogo hospitalar informar ao paciente seu diagnóstico e a familiares notícias de óbitos, pois esse é o profissional que tem melhores condições para abordar tais assuntos, já que teve sua formação voltada para lidar com o sofrimento humano.

C) A realidade hospitalar é bastante peculiar e o psicólogo deve adaptar sua atuação, visto que os espaços e as condições hospitalares são diferentes do setting da atuação clínica em consultório.

D) Para trabalhar o adoecimento no registro simbólico, dentre algumas técnicas utilizadas pelo psicólogo, está o manejo situacional, que consiste nas intervenções básicas da psicologia clínica, análise da transferência e escuta.

E) Não cabe ao psicólogo hospitalar o atendimento em pronto-socorro devido à alta rotatividade, que dificulta a formação de vínculo.

Answer explanation

Essa alternativa é correta porque reconhece que a atuação do psicólogo no hospital é diferente da atuação em um consultório. No ambiente hospitalar, as intervenções precisam ser mais flexíveis e adaptadas à realidade do hospital, que inclui lidar com situações emergenciais, alta rotatividade de pacientes e limitações de tempo e espaço.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

INSTITUTO AOCP - 2016 - EBSERH - Psicólogo - Área Hospitalar (CH-UFPA)

Em contexto hospitalar, a terminalidade é tema recorrente e, na maioria das vezes, a postura adotada são os cuidados paliativos, que visam aliviar dores e sintomas e proporcionar cuidados àqueles pacientes para quem a medicina já não oferece recursos curativos. Assinale a alternativa correta no que diz respeito à possibilidade de intervenção nesses casos.

(A) Cuidados Paliativos são procedimentos essencialmente realizados pelo psicólogo hospitalar, que oferece uma opção de tratamento adequado a pacientes fora dos recursos terapêuticos de cura.

(B) Para a assistência paliativa do ponto de vista psicológico, o conjunto de mecanismos de enfrentamento que o paciente utilizou no passado para manter a autoestima e a estabilidade não apresentam relevância nesse momento de morte iminente.

C) Com o paciente fora de recursos terapêuticos de cura, o que deve orientar o trabalho do psicólogo é o desejo do paciente e não a possibilidade de vida, ou seja, tratar do desejo e não do prognóstico.

(D) Acolher a família do paciente é de extrema importância, já que eles também vivem a doença. Evitar abordar o tema da morte, dizer palavras de esperanças e orientar a diminuição gradativa da visita faz com que o familiar elabore de maneira mais amena a perda do ente querido.

(E) Por ser uma situação delicada, o psicólogo volta-se inteiramente aos cuidados emocionais do paciente e da família, pois entende que a equipe de saúde, por vivenciar diariamente a terminalidade, encontra-se emocionalmente apta.

Answer explanation

Esta afirmação está correta porque, em cuidados paliativos, o foco principal é proporcionar conforto e qualidade de vida ao paciente, respeitando seus desejos e necessidades. A abordagem centrada no paciente implica atender aos seus desejos e preferências, independentemente do prognóstico, ajudando-o a encontrar significado e bem-estar em seus últimos momentos.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

NUCEPE/UESPI - UESPI - Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do adulto - Área: Psicologia - 2016

Sobre a morte e o morrer, é CORRETO afirmar:

A) O processo da morte é acompanhado de dor e sofrimento insuportáveis.

B) O tema da morte impossibilita diálogos com as equipes de saúde e as famílias nos hospitais públicos e especialmente nas unidades de terapia intensiva, devido ao preconceito e à pouca cultura da população.

C) As intervenções de emergência que são necessárias nas unidades de terapia intensiva impedem o psicólogo de exercer uma escuta qualificada no momento do diagnóstico de terminalidade e final da vida.

D) O psicólogo pode, na comunicação com o paciente, falar e ouvir sobre medidas de prolongamento de vida, tratamentos e propostas de decisões sobre sua vida e sua morte.

E) A comunicação de um prognóstico reservado e as informações sobre a proximidade da morte são protocolos que estão bem inseridos na rotina da UTI e, portanto, o psicólogo não deve exercer função de mediador entre familiares, paciente e médico na discussão sobre procedimentos paliativos.

Answer explanation

Esta afirmação é correta porque descreve um aspecto fundamental do papel do psicólogo na UTI e nos cuidados paliativos. O psicólogo atua facilitando a comunicação entre o paciente, a família e a equipe médica, abordando questões relacionadas ao prolongamento da vida, tratamentos disponíveis e decisões sobre o fim da vida. Isso inclui ouvir as preocupações e desejos do paciente e ajudar a transmitir essas informações de maneira clara e compassiva.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

CETREDE - 2021 - Prefeitura de Frecheirinha - CE -

Psicólogo Sobre o trabalho do psicólogo em equipe multidisciplinar, analise as afirmativas a seguir e marque a INCORRETA.

A) A formação da equipe é centrada na pessoa doente que necessita de cuidados. A demanda do paciente determinará como vai ocorrer a integração e o funcionamento da equipe, proporcionando seu bem-estar.

B) Cabe salientar que a equipe multidisciplinar tem sua formação centrada nas necessidades da pessoa, portanto, ela não é pré-organizada. A demanda do enfermo fará com que os profissionais da saúde se integrem, com o propósito de satisfazerem as necessidades globais da pessoa, proporcionando seu bem-estar.

C) Um exemplo do processo de comunicação entre os profissionais da equipe de saúde é o prontuário.

D) O papel do psicólogo na equipe multiprofissional é de tradutor do médicopaciente-família e enfermeiro-pacientefamília. É o psicólogo quem atua no sentido de minimizar atritos entre a equipe e o paciente, e com os pacientes mais deprimidos. O psicólogo entende das questões subjetivas, o médico das questões orgânicas e o enfermeiro das questões técnicas.

E) Uma primeira condição para o trabalho multidisciplinar efetivo do psicólogo é a clareza de suas atribuições e das expectativas concernentes a sua especificidade.

Answer explanation

Esta afirmativa está incorreta. Embora o psicólogo tenha um papel importante na mediação e na comunicação entre o paciente, a família e a equipe, a descrição desta afirmativa é simplista e compartimentada. Ela sugere que o psicólogo é apenas um "tradutor" e minimiza os papéis integrados e complementares dos diferentes profissionais. Além disso, a saúde e o bem-estar do paciente são influenciados por uma interação complexa de fatores orgânicos, técnicos e subjetivos, e todos os membros da equipe contribuem para essas áreas.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

CONSULPAM - 2023 - CISCOPAR -

Psicólogo No fim da década de 50 e durante toda a década de 60, a Psicologia foi progressivamente entrando no contexto do hospital geral. Segundo Angerami-Camon (1995), a doença passou a ser tida, então, como um estado de crise agravado pela hospitalização, que interfere diretamente sobre o estado emocional do indivíduo, refletindo em sua desarmonização, em um desequilíbrio total. Assinale a alternativa INCORRETA quanto à Psicologia Hospitalar.

A) O objetivo principal é a minimização do sofrimento gerado pelo adoecimento e a hospitalização.

B) A Psicologia Hospitalar tem como primordial evitar as possíveis sequelas emocionais da vivência de um hospital.

C) Pressupõe e enfatiza a humanização dos atendimentos realizados nessa área, na medida da sensibilização desses profissionais para o modelo excludente do biopsicossocial.

D) O campo de entendimento e foco da Psicologia Hospitalar são exatamente os aspectos psicológicos em torno do adoecimento.

Answer explanation

Está afirmativa está incorreta. A Psicologia Hospitalar não pressupõe nem enfatiza a humanização dos atendimentos realizados nessa área na medida em que sensibiliza os profissionais para um modelo EXCLUDENTE do biopsicossocial. Pelo contrário, busca uma abordagem integradora que considere não apenas os aspectos biológicos, mas também os aspectos psicológicos, sociais e emocionais do paciente, visando garantir um cuidado integral e empático

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Psicologia da Criança e do Adolescente

A relação da criança com a morte vem sendo estudada por muitos psicólogos, que buscam avaliar o quanto crianças portadoras de doenças graves teriam percepção sobre a morte. Entre as afirmativas a seguir, assinale a correta:

A) A compreensão da morte é função do desenvolvimento cognitivo da criança, tal como nos ensinou Piaget em seus estudos sobre o tema.

B) Não se deve responder às perguntas das crianças sobre a possibilidade da morte, o que tornaria seu sofrimento ainda maior.

C) Muitas vezes, a dificuldade de enfrentar a percepção da morte que a criança manifesta é um problema da família, que deve ser informada sobre sua dificuldade.

(D) Conversas sobre a possibilidade da morte da criança tem de ser negociadas entre a criança, a família e a equipe.

E) Mesmo as crianças pequenas têm percepção sobre a possibilidade de morte, mas não gostam de falar sobre

Answer explanation

Essa afirmativa reconhece a importância do diálogo aberto e sensível sobre questões relacionadas à morte da criança, envolvendo não apenas os profissionais de saúde, mas também a própria criança e sua família. Esse tipo de abordagem respeita a individualidade da criança e ajuda a promover um ambiente de apoio e compreensão durante situações difíceis.