Filosofia - UEM

Filosofia - UEM

12th Grade

14 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Filosofia 10º ano - Problema do livre arbítrio / Atividade 1

Filosofia 10º ano - Problema do livre arbítrio / Atividade 1

10th - 12th Grade

10 Qs

3 Ano

3 Ano

12th Grade

13 Qs

Kant e o Esclarecimento

Kant e o Esclarecimento

11th - 12th Grade

10 Qs

Democracia

Democracia

6th - 12th Grade

13 Qs

Silogismos

Silogismos

1st Grade - University

17 Qs

Subjetivismo moral

Subjetivismo moral

12th Grade

10 Qs

Quiz de Filosofia 1º ano

Quiz de Filosofia 1º ano

1st - 12th Grade

16 Qs

Racismo

Racismo

12th Grade

10 Qs

Filosofia - UEM

Filosofia - UEM

Assessment

Quiz

Philosophy

12th Grade

Hard

Created by

Thayla Gevehr

Used 1+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

14 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE SELECT QUESTION

3 mins • 1 pt

“A realização isolada talvez mais importante do século XIX foi a formulação, por Augusto Comte, dos princípios básicos do ‘positivismo’, doutrina que se revelou responsável, de um modo ou de outro, por vários dos mais importantes desenvolvimentos ulteriores na teoria do método científico.” (LAUDAN, L. Teorias do método científico de Platão a Mach. Cadernos de história e filosofia da ciência, série 3, 10(3), 2000, p. 52). Acerca da concepção positivista de Augusto Comte sobre o método científico, assinale o que for correto.

01) A descoberta das leis científicas decorre da subjetividade do cientista e da realidade social, tendo em vista a aplicação dos resultados aos problemas cotidianos.

02) A descoberta das leis científicas decorre da investigação e da experimentação em que, dadas certas condições, pode-se constatar o resultado previsto.

04) A descoberta das leis científicas descreve relações de causa e efeito hipotéticas, porém sem necessidade de que sejam constatadas experimentalmente.

08) A descoberta das leis científicas descreve relações de causa e efeito, indicando, objetivamente, a causa, o efeito e a relação entre elas.

16) A descoberta das leis científicas pressupõe a perspectiva metafísica ou religiosa dos fenômenos.

2.

MULTIPLE SELECT QUESTION

3 mins • 1 pt

32. Sobre valores cognitivos e éticos que norteiam a ciência, assinale o que for correto.

1) O senso comum tende a conceber a ciência como desconectada do contexto histórico em que ela se desenvolve e dos objetivos a que ela visa.

02) O prestígio de que goza a ciência na sociedade contemporânea se deve a valores cognitivos cultivados ao longo da história de seu desenvolvimento, como o da imparcialidade na avaliação das teorias científicas.

04) A ciência não deve ser refreada em sua capacidade de dominar e de controlar a natureza, porque ela é neutra quanto ao futuro do homem e quanto às suas relações com o planeta.

08) A incapacidade de a ciência conhecer a própria estrutura causal da realidade faz dela uma atividade subjetiva.

16) O desenvolvimento de uma ciência com objetivos práticos e aplicados não a torna menos rigorosa em seus valores cognitivos.

3.

MULTIPLE SELECT QUESTION

3 mins • 1 pt

33. Segundo Savian Filho, “a arte conceitual se define somente pelo conceito ou pela ideia que se faz da própria arte, e não pelas suas qualidades estéticas. Os artistas conceituais continuam a pensar na beleza principalmente como aquilo que causa prazer aos sentidos; mas, além de procurar mostrar que um conceito também pode causar prazer e ser, portanto, belo, os artistas conceituais têm mais interesse pela composição, pelos materiais utilizados, pela interação com o público, pelas críticas social, política e cultural.” (SAVIAN FILHO, Filosofia e filosofias: existência e sentidos, Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016, p. 301-302, citação adaptada). Sobre a arte conceitual e outros tipos de arte, assinale o que for correto.

01) A arte conceitual, como qualquer forma de arte, apoia-se na representação de objetos belos em si mesmos, assim como os encontramos na natureza.

02) A arte conceitual reforça a tese de que não é essencial à experiência estética que o artista expresse sentimentos por meio de sua obra de arte.

04) Uma produção artística se qualifica como obra de arte em virtude das críticas social e política que contém.

08) De acordo com a arte conceitual, a referência a elementos do mundo artístico pode transformar um objeto ordinário em uma obra de arte.

16) O surgimento da arte conceitual favorece a tese de que o valor estético de uma obra de arte ultrapassa as características intrínsecas dos objetos ou dos materiais utilizados pelo artista.

4.

MULTIPLE SELECT QUESTION

3 mins • 1 pt

Sobre a discussão filosófica acerca da liberdade para agirmos e da determinação causal de nossas ações, assinale o que for correto.

01) Livre-arbítrio e liberdade política podem ser definidos da mesma maneira, uma vez que a ausência de liberdade política impede que façamos coisas que desejamos fazer.

02) A crítica fenomenológica ao determinismo se baseia no fato de que indivíduos conscientes dos limites de suas ações são capazes de conceder novo significado a elas.

04) O conceito sartreano de má-fé não se refere apenas ao ato de um agente que engana outras pessoas; refere-se, também, ao ato do agente que não se julga responsável por suas ações e por seu destino.

08) A admissão de que nossas intenções e nossos desejos são condicionados por fenômenos biológicos e histórico-sociais é incompatível com a admissão de que somos livres para agir.

16) Na fenomenologia, a defesa da existência da liberdade baseia-se na tese de que as ações não anulam as determinações biológicas e histórico-sociais.

5.

MULTIPLE SELECT QUESTION

3 mins • 1 pt

Graças a inúmeros desenvolvimentos técnicos, entre eles a invenção da fotografia, as técnicas de gravação sonora e a impressão de reproduções de obras artísticas, a arte tem passado por enorme transformação. Nesse contexto, com relação à arte e às suas manifestações na cultura, assinale o que for correto.

01) Segundo Walter Benjamin, a possibilidade da reprodução mecânica de obras de arte, introduzida no século XX, diminui a singularidade da obra de arte original, ao mesmo tempo em que democratiza o acesso a bens culturais.

02) A criação artística e os produtos culturais dela derivados dependem inteiramente da criatividade do artista e não estão submetidos à demanda de financiadores de bens culturais e ao gosto do público.

04) Segundo Theodor Adorno e Max Horkheimer, a possibilidade da reprodução mecânica das obras de arte leva à sua coisificação; elas se tornam, assim, mercadorias, sujeitando-se à lógica capitalista de produção.

08) A produção maciça de bens culturais e artísticos é benéfica, pois democratiza o acesso à experiência estética, atingindo um público muito mais amplo, sem prejuízo para a qualidade da recepção estética.

16) A repetição das fórmulas de sucesso em produtos culturais, como filmes, músicas, programação de televisão e mídias sociais, leva o indivíduo ao que Adorno denomina “semicultura”, isto é, uma cultura pela metade.

6.

MULTIPLE SELECT QUESTION

45 sec • 1 pt

“Experiência da razão e da linguagem, a filosofia é a peculiar atividade reflexiva em que, na procura do sentido do mundo e dos humanos, o pensamento busca pensar-se a si mesmo, a linguagem busca falar de si mesma e os valores (o bem, o verdadeiro, o belo, o justo) buscam a origem e a finalidade da própria ação valorativa. Essa experiência, concretizada no e pelo trabalho de cada filósofo, constitui o discurso filosófico.” (CHAUI, M. Prefácio. In Antologia de textos filosóficos, Curitiba: SEED-PR, 2009.) A partir da afirmação acima, é correto afirmar que o discurso filosófico

é uma atividade que cria livremente objetos imaginários, dotados de valor estético.

02) é uma atividade cujo traço distintivo está em opinar sobre problemas abstratos.


04) é uma reflexão genealógica e teleológica sobre os valores humanos.

08) é uma atividade que produz conhecimento empírico, aplicado à utilidade dos objetos.

16) é uma atividade racional que reflete sobre seus próprios conceitos.

7.

MULTIPLE SELECT QUESTION

3 mins • 1 pt

“Os fatos ou objetos científicos não são dados empíricos espontâneos de nossa experiência cotidiana, mas são construídos pelo trabalho da investigação científica. Esta é um conjunto de atividades intelectuais, experimentais e técnicas, realizadas com base em métodos que permitem e garantem que a principal marca da ciência seja o rigor.” (CHAUI, M. Iniciação à filosofia: ensino médio, volume único. São Paulo: Ática, 2010, p. 299). Sobre o conhecimento científico, assinale o que for correto.

01) O método científico está fundamentado na subjetividade do cientista, cujas inclinações pessoais são determinantes para a edificação teórica.

02) O rigor científico é proveniente da demonstração de resultados obtidos a partir de relações verificáveis e constantes nos fenômenos..

04) O conhecimento científico é uma soma de afirmações baseada em hábitos e em tradições do senso comum.

08) O conhecimento científico elabora progressivamente instrumentos técnicos para análise e investigação dos fenômenos.

16) A construção do método científico é determinada pela mitologia da natureza, segundo a qual os fenômenos devem ser compreendidos pela imaginação humana.

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy

Already have an account?