Leitura e interpretação IF 9 ano

Leitura e interpretação IF 9 ano

9th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

GDCD 9 Tiết 1

GDCD 9 Tiết 1

9th Grade

10 Qs

Les verbes "pouvoir" et "vouloir"

Les verbes "pouvoir" et "vouloir"

6th - 12th Grade

10 Qs

CONCURSO DE CULTURA GENERAL 1°SECUNDARIA

CONCURSO DE CULTURA GENERAL 1°SECUNDARIA

1st - 12th Grade

10 Qs

elca tp14

elca tp14

1st - 10th Grade

10 Qs

Derechos Humanos

Derechos Humanos

1st - 12th Grade

10 Qs

SALUD ENFERMEDAD

SALUD ENFERMEDAD

1st - 10th Grade

10 Qs

LITERATURA CONQUISTA Y COLONIA

LITERATURA CONQUISTA Y COLONIA

8th - 9th Grade

12 Qs

Lo mejor en enseñanza de inglés

Lo mejor en enseñanza de inglés

KG - University

10 Qs

Leitura e interpretação IF 9 ano

Leitura e interpretação IF 9 ano

Assessment

Quiz

Other

9th Grade

Practice Problem

Hard

Used 9+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content in a minute

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS NO BRASIL

Uma das questões geográficas e históricas mais polêmicas no espaço brasileiro é a dos territórios indígenas. Sabemos que, antes da chegada dos povos europeus no continente sul-americano, existiam milhares de povos indígenas habitando aquilo que é hoje considerado como o território do Brasil. Desse total, existem ainda cerca de 305 etnias atualmente, com cerca de 180 línguas distintas, a maioria delas filiada ao Tupi e ao Jê. Diante disso, existe uma profunda questão a ser resolvida com esses povos, que é a demarcação das suas terras, ou seja, a delimitação legal das áreas indígenas. A Constituição Federal define as Terras Indígenas como todas as áreas permanentemente habitadas pelos índios, sendo elas utilizadas para suas atividades produtivas e também para a preservação de suas culturas e tradições. Portanto, mais do que simplesmente a área de moradia direta, as Terras Indígenas devem envolver todo o espaço usado pelos índios para garantir sua sobrevivência, incluindo áreas de caça e extrativismo. As áreas indígenas do Brasil são de propriedade da União, de forma que os recursos naturais existentes dentro de seus limites são de pertencimento único e exclusivo dos índios que habitam esse território. Além disso, somente com autorização legal da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), é possível chegar a essas áreas não sendo um membro pertencente às etnias indígenas, sendo, vedado, portanto, o acesso irrestrito. No Brasil existem aproximadamente 544 terras indígenas, sendo a maior parte localizada na área da Amazônia Legal. Desse total, 426 estão regularizadas, 38 estão delimitadas, 66 estão declaradas e 14 estão homologadas, havendo ainda mais 129 locais em estudo. O processo de demarcação das terras envolve algumas fases, entre elas: estudos de identificação e delimitação pela FUNAI; homologação das terras pela Presidência da República; retirada dos ocupantes não índios da área, com pagamentos das eventuais indenizações, e registro oficial das demarcações em cartório em nome da união. Muitas vezes, são realizados recursos judiciais e disputas por parte dos proprietários, agronegociantes, agricultores e outros com o objetivo de garantir para si o uso daquelas terras. Com isso, mesmo com a demarcação sendo concluída, o trâmite leva muitos anos para concretizar-se, o que faz com que a questão territorial indígena no país torne-se ainda mais dispendiosa para ambos os lados. Em alguns casos, grupos de posseiros, grileiros e fazendeiros entram em conflitos com os indígenas em torno da disputa territorial. Muitas vezes, os limites impostos pela demarcação não são respeitados, o que se configura como um grave crime, pois há invasão de uma área de proteção patrimonial. Para resguardar a sobrevivência dos povos indígenas e suas tradições, é necessário garantir a segurança deles, sobretudo no sentido de proteger suas áreas demarcadas e realizar, o mais rápido possível, a demarcação daquelas que necessitam de tal para a manutenção segura de suas práticas.

PENA, Rodolfo F. Alves. “Demarcação de terras indígenas no Brasil” (Adaptado); In: Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/demarcacao-terras indigenas-no-brasil.htm. Acesso em: 30 jul. 2019.

De acordo com a leitura do texto, é correto afirmar que:

A concretização da demarcação das Terras Indígenas é concluída, rapidamente, porque os conflitos com proprietários e agro negociantes são insignificantes.

O processo de demarcação das terras, desde o seu início até a sua conclusão, é de responsabilidade exclusiva da FUNAI.

O desrespeito às demarcações das Terras Indígenas, por grupos de posseiros e de fazendeiros, dentre outros, representa crime de invasão de área de proteção patrimonial.

Todo o território nacional deve pertencer aos povos indígenas, pois foram eles os primeiros habitantes do Brasil.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Observe o período a seguir: “As áreas indígenas do Brasil são de propriedade da União, de forma que os recursos naturais existentes dentro de seus limites são de pertencimento único e exclusivo dos índios que habitam esse território” .

O sentido desse fragmento está mantido na alternativa:

As áreas indígenas do Brasil são de prioridade da União, porque os recursos naturais, existentes dentro de seus limites territoriais, são de pertencimento único e exclusivo dos índios.

As áreas indígenas do Brasil são de propriedade da União, e os recursos naturais existentes dentro de seus limites são de pertencimento único e exclusivo dos índios que habitam esse território.

Não apenas pelo pertencimento único e exclusivo aos limites que habitam, mas, principalmente, porque o território é propriedade da União, os índios têm direitos sobre os recursos naturais.

As áreas indígenas são de propriedade da União, porém os recursos naturais existentes dentro de seus limites são de pertencimento único e exclusivo dos índios que habitam esse território.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Leia as assertivas abaixo.

I. A palavra “Sabemos que, antes da chegada dos povos europeus no continente sul-americano” indica, por sua conjugação, a indeterminação do sujeito.

II. A expressão “As áreas indígenas do Brasil são de propriedade da União, de forma que os recursos naturais existentes dentro de seus limites são de pertencimento único e exclusivo dos índios que habitam esse território. Além disso, somente com autorização legal da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), é possível chegar a essas áreas não sendo um membro” sugere acréscimo de informações no parágrafo.

III. Os termos “Muitas vezes, são realizados recursos judiciais e disputas por parte dos proprietários, ” e “Para resguardar a sobrevivência dos povos indígenas e suas tradições” possuem a mesma função sintática.

A(s) assertiva(s) verdadeira(s) está(ão) indicada(s) na alternativa:

I e III

Apenas III

I e II

I, II e II

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

CRIANÇA NÃO TRABALHA

Lápis, caderno, chiclete, pião

Sol, bicicleta, skate, calção

Esconderijo, avião, correria,

Tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon*

Banho de rio, banho de mar,

Pula-sela, bombom

Tanque de areia, gnomo, sereia,

Pirata, baleia, manteiga de pão

Giz, merthiolate, band-aid, sabão

Tênis, cadarço, almofada, colchão

Quebra-cabeça, boneca, peteca,

Botão, pega-pega, papel, papelão

Criança não trabalha

Criança dá trabalho

Criança não trabalha

1, 2 feijão com arroz

3, 4 feijão no prato

5, 6 tudo outra vez.

*Giz de cera

TATIT, Paulo e ANTUNES, Arnaldo. CD Palavras curiosas – palavra cantada. By Universal Music Publishing Ltda, 1998.

Considerando-se a leitura da letra da canção, é correto afirmar que:

Apenas a criança que não trabalha é aquela que dá trabalho.

Se a criança brincar muito, comprometerá o seu horário de trabalho

As brincadeiras citadas reforçam a ideia de negação contida no título.

As brincadeiras são perigosas para as crianças, o que as leva ao uso de medicamentos.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Media Image

O balão do segundo quadrinho da tira apresenta características:

hiperbólicas, em razão da mistura de sensações do locutor.

metafóricas, porque dá vida a um ser inanimado.

metafóricas, porque a comparação acontece de forma indireta

hiperbólicas, dado o exagero do seu conteúdo.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A palavra “que” no período “Um carro movido a energia nuclear que pudesse se transformar em um avião” tem a mesma função sintática da palavra destacada no trecho:

João amava Tereza que amava Raimundo

Anda que anda e nunca chega a lugar algum.

Que distante está a minha casa!

Parecia que as paredes tinham ouvido.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Logo aprendi a conhecer melhor aquela flor. Sempre houvera, no planeta do pequeno príncipe, flores muito simples, ornadas de uma só fileira de pétalas, e que não ocupavam espaço nem incomodavam ninguém. Apareciam pela manhã, na relva, e à tarde já murchavam. Mas aquela brotara um dia de uma semente trazida não se sabe de onde, e o principezinho resolvera vigiar de perto o pequeno broto, que era tão diferente dos outros. Podia ser uma nova espécie de baobá. Mas o arbusto parou de crescer e, na sua extremidade, começou então a se formar uma flor. O pequeno príncipe, que assistia ao surgimento de um enorme botão, pressentiu que dali sairia uma aparição miraculosa, mas a flor parecia nunca acabar de preparar sua beleza, no seu verde aposento. Vestia-se lentamente, ajustava uma a uma suas pétalas. Não queria sair, como os cravos, amarrotada. Ela queria aparecer no esplendor da sua beleza. Ah, sim! Era vaidosa. Sua misteriosa toalete, portanto, durara alguns dias. E eis que, numa manhã, justamente à hora do sol nascer, ela se mostrou. (SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe.4. Ed. Rio de Janeiro: Editora Agir, 2006. p. 28 e 29)

As flores existentes no planeta do pequeno príncipe são caracterizadas como “flores muito simples”. Dos trechos transcritos a seguir, o único que, no texto, não reforça a simplicidade das flores é:

“ornadas de uma só fileira de pétalas”

“vigiar de perto o pequeno broto”

nem incomodavam ninguém”

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy

Already have an account?