Recuperação Prova Paraná

Recuperação Prova Paraná

11th Grade

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

EL DEBATE 2º BGU

EL DEBATE 2º BGU

10th - 12th Grade

10 Qs

UFCD6024_Avaliação

UFCD6024_Avaliação

11th Grade

11 Qs

Microprocesadores

Microprocesadores

11th Grade

10 Qs

MEDIOS NO GUIADOS

MEDIOS NO GUIADOS

1st Grade - Professional Development

10 Qs

TMU - PRAA1 - SOMATIVA 2 - ANO - 2024

TMU - PRAA1 - SOMATIVA 2 - ANO - 2024

11th Grade

10 Qs

Argumentación

Argumentación

10th - 12th Grade

9 Qs

AMASIJOS COLOMBIANOS

AMASIJOS COLOMBIANOS

10th Grade - University

10 Qs

Prueba Diagnostica del área de Emprendimiento

Prueba Diagnostica del área de Emprendimiento

11th Grade

8 Qs

Recuperação Prova Paraná

Recuperação Prova Paraná

Assessment

Quiz

Specialty

11th Grade

Hard

Created by

ELIA LIMA

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

1- Em qual alternativa ocorre um contra-argumento utilizado pela articulista?
a) o uso dos agrotóxicos aumenta a produtividade por hectare e possibilita reduzir as áreas desmatadas para plantio.
b) agrotóxicos são eficientes no combate a fungos, doenças e pragas que atacam as plantas, e é totalmente contrário ao cultivo de produtos orgânicos.
c)“Preocupo-me com a quantidade de agrotóxico presente em cada produto e defendo a criação de políticas públicas que valorizem o homem do campo que produz alimentos livres de veneno.”
d)“Este ano, na cidade confrontante a Rebouças, instaurou-se um hospital para tratamento exclusivo de doenças oncológicas, devido à grande incidência de casos, o que me faz defender que o preço pago para a produção de alimentos em grande escala está sendo alto demais.”

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

2. O Artigo de opinião é um texto encontrado em revistas e jornais impressos e digitais, TVs, rádios, etc. Qual a alternativa que aponta uma informação verdadeira sobre esse gênero?
a) Trata-se de um texto em que o autor expõe seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público, mostra o seu ponto de vista e o sustenta com argumentos coerentes.
b) É um gênero textual que consiste na descrição de um produto cultural, no qual quem escreve pode expressar a sua opinião.
c) É uma exposição sintetizada de um acontecimento ou de uma série de acontecimentos, das características básicas de alguma coisa, com a finalidade de transmitir uma ideia geral sobre seu sentido.
d) É um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento, socialmente relevante que merece publicação em um meio de comunicação social.
Opção 5

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

CAMISA 24 É EVITADA NO FUTEBOL BRASILEIRO A temporada do futebol brasileiro recomeçou sem a presença de um número: a camisa 24, que os clubes e jogadores evitam usar devido a uma antiga e polêmica associação entre esse número e a homossexualidade. "Existe um tabu e é louco pensar nisso, porque é um número como qualquer outro, mas preferem usar outro porque não querem que sua masculinidade seja questionada", disse à AFP Bernardo Gonzales, ativista e jogador do time transmasculino de futsal Sport Club T Mosqueteiros de São Paulo. O estigma é antigo e transcende a vida cotidiana no Brasil, país onde a homofobia é crime desde meados de 2019, mas que diariamente registra ataques a homossexuais e transexuais. [...] Disponível em: https://www.gazetaesportiva.com/futebol/camisa-24-e-evitada-no-futebol-brasileiro/. Acesso em: set. 2022. Fragmento. 3- O texto que acabamos de ler trata-se de uma notícia, porque:
a) a finalidade principal é narrar uma história fictícia.
b) o fato noticiado apresenta personagens irreais.
c) não apresenta título, ou a chamada manchete.
d) apresenta relatos de uma realidade, atual e relevante para o público a quem se dirige.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

UFC 20 anos: como nasceu o evento que revolucionou as artes marciais Especial conta bastidores do UFC 1 e mostra como 'Conan, o Bárbaro' e'Mortal Kombat' influenciaram a formação do famoso evento de MMA Há exatamente 20 anos, no dia 12 de novembro de 1993, na McNichols Sports Arena em Denver, EUA, oito homens disputaram a primeira edição do que se tornaria o maior evento de artes marciais do mundo: o Ultimate Fighting Championship, atualmente conhecido como UFC. O torneio que colocava representantes de diferentes disciplinas de lutas um contra o outro eventualmente se transformou numa competição entre atletas treinados em todos os aspectos do combate, mas, no início, era tido como uma loucura, algo selvagem e perigoso, que despertou a curiosidade do público por sua originalidade e fator inusitado. O que poucos sabem, porém, é que o primeiro UFC quase aconteceu no Rio de Janeiro, ou que o evento teve consultoria de astros do cinema, como Arnold Schwarzenegger e Jean-Claude Van Damme. Também são poucos que sabem que a semelhança com o popular jogo de videogame "Mortal Kombat" foi um fator decisivo para que o torneio fosse transmitido na TV, ou que o filme "Conan, o Bárbaro", serviu de inspiração para a criação do octógono, marca registrada do Ultimate e sua única constante em todas as fases da companhia. [...] Disponível em: http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2013/11/ufc-20-anos-como-nasceu-o-evento-que-revolucionou-artes-marciais.html; acesso em 28 de set. de 2022. Fragmento 4- Após a leitura desse fragmento, você deve ter observado que:
Trata-se de uma reportagem, pois seu suporte é o meio jornalístico e apresenta uma linguagem clara e objetiva ao interpretar esse fato cotidiano como suporte à informação com dados e fatos históricos.
É uma notícia, trazendo marcas da atualidade com as datas previstas dos próximos eventos.
O texto jornalístico é uma crônica, com a história baseada em fatos e a liberdade na escolha do vocabulário, com termos do dia a dia.
O texto foi publicado no suporte jornalístico, por isso seu gênero é a novela, uma vez que traz dados históricos com ricos detalhes do evento chamado UFC.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

Plantar árvores dá mais prazer do que fazer filmes O cineasta paulista Fernando Meirelles concilia o cinema com o ativismo em defesa das florestas e dedica boa parte do seu tempo a acompanhar as questões ecológicas. Aos 56 anos, o cineasta Fernando Meirelles integra a galeria dos melhores diretores do cinema brasileiro. Entusiasta de filmes experimentais na juventude, criou programas para a televisão, trabalhou com publicidade e dirigiu sucessos como Cidade de Deus, em que usou a estética dos videoclipes para retratar a violência no Rio de Janeiro – obra que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2004. Precisamos mudar de cultura para adequar nossa civilização aos limites do planeta? Sabemos que precisaríamos dos recursos de três planetas para a população atual alcançar os padrões de consumo do Primeiro Mundo. Esse parece ser o objetivo de todos os governos e habitantes. Mas está claro que essas aspirações não cabem no espaço que temos. Apesar de muitos estudos anunciando a falta iminente de minérios, de peixes ou de água potável, nossa sociedade não sabe existir sem crescer. Há pessimismo sobre o esforço para se controlar as mudanças climáticas. Estamos numa corrida contra o tempo? Alguns cientistas dizem que estamos quase no ponto em que o processo de aquecimento se torna irreversível. Outros, que já ultrapassamos. Em 2000 estava claro que para o planeta não esquentar 2º centígrados até 2050 as emissões de carbono teriam que ser reduzidas em 2% ao ano, ao longo da década. Não aconteceu. Há indícios claros de que algo está mudando muito mais rapidamente do que se previa. Você acha que há empenho em mudar o modelo de vida consumista que temos? Muito pouco. Ambientalista ainda é sinônimo de chato, quando não de hippie maconheiro. “É gente contra o progresso, que acredita que comida nasce em supermercado”, diz a inacreditável senadora Kátia Abreu. Em curto prazo entendo por que se associa crescimento a bem-estar. O problema é que a visão de longo prazo não cabe no sistema visual dos homens públicos: eles trabalham com horizontes que vão, no máximo, até as próximas duas ou três eleições. O cinema pode mitigar as emissões de carbono? Como toda forma de comunicação, o cinema pode ajudar a mudar comportamentos ao informar e tocar as pessoas. Lembro que fiquei extremamente impactado ao assistir a filmes como o francês Home – nosso Planeta, nossa casa ou o norte-americano Food Inc. São filmes sensacionais a respeito dos temas desta entrevista. Deixo a recomendação aos leitores. Disponível em: https://www.revistaplaneta.com.br/plantar-arvores-da-mais-prazer-do-que-fazer-filmes/ 5. Com que tipo de pessoa e com que finalidade o texto trabalha?
a) foi entrevistado um político para falar sobre economia.
b) foi noticiado sobre meio ambiente a partir da fala de um advogado.
c) foi apresentado um cientista para falar sobre meio ambiente.
d) foi entrevistada uma pessoa pública para falar sobre meio ambiente.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

O sono no mundo moderno Ansiedade, estresse e angústia são alguns dos sintomas ligados a noites mal dormidas. Cientistas demonstram que o contexto sociocultural, a tecnologia e o estilo de vida atuais contribuem significativamente para que ocorram distúrbios do sono, os quais prejudicam o desempenho mental, a segurança e a saúde das pessoas. Recentemente, um artigo da Nature and Science of Sleep (Natureza e Ciência do Sono, março de 2012) sobre “os impactos do estilo de vida e desenvolvimentos da tecnologia sobre o sono” trouxe uma revisão bastante interessante sobre os fatores ambientais e comportamentais que interferem no padrão de sono, duração e qualidade, além das consequências reportadas pela ciência nos últimos anos e possíveis tratamentos para as desordens do sono. Vários problemas são causados por escalas de serviço que alternam os turnos durante dia e noite, por exemplo. Turnos da noite acarretam menor tempo dormido durante o dia subsequente, sonolência que pode durar até vários dias após a noite de trabalho. A escala acaba tornando também o trabalhador propenso a dormir em serviço, principalmente durante as horas que antecedem a manhã. Pesquisas mostram ainda que as escalas flexíveis de trabalho (como em horários noturnos, aos finais de semana ou aqueles em que o trabalhador é chamado por telefone, a qualquer momento do dia) acarretam em piores saúde mental, qualidade de sono e bem-estar pessoal que as escalas tradicionais. Em crianças, adolescentes e adultos, outro fator ambiental que tem contribuído para a ocorrência de distúrbios do sono é a exposição às mídias eletrônicas. A presença de dispositivos midiáticos (televisão ou computador) no quarto de crianças e adolescentes demonstrou que os mesmos vão dormir mais tarde e o tempo de sono fica reduzido. Estudos com adultos mostram que, para as mulheres, o tempo aumentado de navegação na internet, e o aumento das ligações telefônicas e mensagens SMS, para os homens, são fatores que aumentam os riscos de desenvolvimento dos distúrbios do sono. Processos fisiológicos e comportamentais, de estudo das ciências como a biologia e medicina, estão intimamente ligados com o sono. A liberação de hormônios, os ciclos de dormir/acordar e o desenvolvimento de atividades mentais (desempenho) oscilam naturalmente com o ciclo diário, e são controlados pelo “relógio biológico”, localizado no hipotálamo. Sob as condições normais, todos estes processos são controlados pelo ciclo ambiental (claro e escuro) e estão com ele sincronizados. Tendo em vista estes aspectos do mundo moderno, as influências deles sobre o sono e, então, deste sobre a vida das pessoas, saúde, trabalho e bem-estar, é importante que as empresas atentem para os fatores que afetam a vida dos trabalhadores e até mesmo para o que eles alteram diminuição do desempenho são alguns exemplos). Quem sabe permitir horários de descanso? Estudos mostraram que cochilos de 20 a 40 minutos são o suficiente para aumentar atenção e desempenho, durante a noite. Finalmente, atingir a quantidade ideal de sono, em um ambiente escuro e quieto, evitar também o consumo de bebidas alcoólicas e cafeína, são condições essenciais para evitar a insônia e distúrbios do sono consequentes dela. Disponível em: . Acesso em: set. 2022. 6. No trecho: “Sob as condições normais, todos estes processos são controlados pelo ciclo ambiental (claro e escuro) e estão com ele sincronizados.”, o uso dos parênteses tem a finalidade de:
a) realizar indicações cênicas.
b) mostrar uma citação do autor.
c) explicar a expressão anterior.
d) marcar uma opinião do narrador.