Bactérias

Bactérias

9th - 12th Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Avaliação de Biologia 2º D

Avaliação de Biologia 2º D

11th Grade

10 Qs

nivelamento 2 ano - 1 trimestre

nivelamento 2 ano - 1 trimestre

11th Grade

10 Qs

Vírus, bactérias e protoctistas

Vírus, bactérias e protoctistas

10th Grade

10 Qs

revisão 2 D

revisão 2 D

11th Grade

8 Qs

Hereditariedade

Hereditariedade

9th Grade

9 Qs

Células

Células

10th Grade

8 Qs

Margi Education | Célula Vegetal - Ciências

Margi Education | Célula Vegetal - Ciências

7th - 9th Grade

10 Qs

Célula: Estrutura, Funções, Tipos e Organelas

Célula: Estrutura, Funções, Tipos e Organelas

10th Grade

10 Qs

Bactérias

Bactérias

Assessment

Quiz

Biology

9th - 12th Grade

Hard

Created by

Eriza Hahn

Used 1+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 2 pts

Media Image

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Medicamentos poluem rios em todos os continentes

 

Analgésicos, antidepressivos, antialérgicos e anti-hipertensivos podem ser encontrados não só em farmácias e hospitais, mas também em rios do mundo inteiro. Um grupo de 127 pesquisadores de 86 centros de pesquisa, incluindo brasileiros, encontrou resíduos de 73 fármacos em amostras de água de 1.052 locais em 258 rios de todos os continentes. Cerca de 470 milhões de pessoas vivem próximas aos locais em que foram examinadas as amostras de água. Os compostos químicos encontrados nas concentrações mais elevadas foram o analgésico paracetamol, o estimulante cafeína, o antidiabético metformina, o antialérgico fexofenadina, os antibióticos sulfametoxazol e metronidazol e o anticonvulsivante gabapentina. Rios de países pobres na Ásia, África e América do Sul foram os mais poluídos. A maior concentração encontrada (227 microgramas por litro) foi de paracetamol em um ponto de coleta no rio Seke próximo a um depósito de lixo e despejo de esgoto em La Paz, na Bolívia. (PNAS, 14 de fevereiro).

 

(Adaptado de: Revista Pesquisa Fapesp, junho de 2022, p. 16)

 

 

 

 

  (Puccamp 2023)  Ambientes com altas concentrações de antibióticos podem propiciar o surgimento de linhagens de bactérias resistentes, dificultando o tratamento de doenças como

febre amarela e gripe.   

malária e sífilis.   

febre tifoide e cólera.   

cisticercose e micose.   

dengue e gonorreia.  

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 2 pts

(Fcmmg 2022)  Leia o trecho abaixo.

 

Quando a humanidade se depara com algo terrivelmente perigoso, uma resposta comum é usar isso contra os outros. A peste não é uma exceção. O primeiro uso documentado da peste como arma foi em Kaffa, em 1346, quando o exército que cercava Tartar catapultou os corpos de vítimas da praga sobre as paredes da cidade, a fim de infectar seus habitantes. Isso foi usado mais recentemente pelo exército japonês na Segunda Guerra Mundial: eles lançaram potes de porcelana cheios de pulgas infectadas pela praga em cidades chinesas, o que causou milhares de casos de praga.

 

(ROONEY, A. A história da medicina. Das primeiras curas aos milagres da medicina moderna. M Books do Brasil Editora Ltda., 2013, p.61.)

 

 

Em relação ao agente causador da doença documentada acima, é CORRETO afirmar que é:

  

unicelular eucariota.   

unicelular procariota.   

acelular, endoparasita.   

pluricelular, heterótrofo.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 2 pts

(Integrado - Medicina 2022)  Células são objeto de estudo de várias áreas do conhecimento. Existem vários tipos de células, especializadas ou não, procariontes ou eucariontes. Sobre essas diferenças, marque a afirmativa correta.

Uma célula procarionte não apresenta mitocôndrias, retículos e complexo Golgiense. O material genético fica solto pelo citoplasma, em função da ausência de uma carioteca organizada. Basicamente, além do DNA, elas contêm ribossomos para garantir a síntese proteica. Podem ou não apresentar flagelos e geralmente exibem uma parede celular feita de peptidoglicanos.   

Mitocôndrias são verdadeiros centros de produção de energia. A quantidade de ATP gerado é suficiente para garantir todo o metabolismo celular. Estão presentes apenas em células eucariontes animais e acredita-se que sua origem ocorreu a partir de dobras da própria membrana plasmática celular.   

A parede celular pode ser verificada tanto na célula eucarionte vegetal, sendo feita de celulose, quanto na célula procarionte, sendo feita de quitina. A célula eucarionte animal não apresenta parede celular.   

Ribossomos estão presentes apenas em células eucariontes. Uma célula procarionte consegue suas proteínas absorvendo moléculas de outros organismos mortos em tecidos que elas estejam presentes. Não são capazes de sintetizar compostos orgânicos em seu metabolismo celular.   

  

Células eucariontes de animais adaptados a climas desérticos apresentam vacúolos celulares para fazer uma reserva de água em cada célula e dessa maneira resistir a períodos de secas prolongadas. Também apresentam parede celular impermeável, o que garante a manutenção da água na região intracelular.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 2 pts

(Ufu 2021)  Os procariotos apresentam níveis elevados de diversidade genética e os três fatores responsáveis por isso são

 

reprodução sexuada, motilidade e mutação.   

reprodução rápida, motilidade e recombinação genética.   

reprodução rápida, mutação e recombinação genética.   

reprodução sexuada, mutação e recombinação genética.   

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 2 pts

(Ufjf-pism 1 2021)  Todos os seres vivos são formados por células. Apesar da enorme diversidade de tipos celulares existentes, pode-se estabelecer um primeiro nível de classificação: células procarióticas e células eucarióticas. Sobre seus aspectos morfofuncionais e/ou evolutivos, assinale a alternativa CORRETA:

Organismos multicelulares são compostos tanto por células eucarióticas quanto procarióticas.   

Os ribossomos encontram-se em células procarióticas e eucarióticas, podendo estar associados, nos dois casos, a um sistema membranoso conhecido como retículo endoplasmático.   

As mitocôndrias são encontradas apenas em células eucarióticas, e há evidências de que sua origem evolutiva tenha ocorrido a partir de organismos procariontes fotossintetizantes.   

A membrana plasmática pode estar presente tanto em células eucarióticas como procarióticas, mas, em bactérias, pode ser substituída pela parede celular.   

Uma diferença entre os dois tipos celulares está na disposição de seu material genético: disperso na matriz citoplasmática em células procarióticas, e organizado em um núcleo em células eucarióticas.