Avaliação_Impactos da Revolução Francesa e lutas operárias
Quiz
•
History
•
10th Grade
•
Hard
Used 2+ times
FREE Resource
Enhance your content
8 questions
Show all answers
1.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
10 mins • 15 pts
Assista ao vídeo antes de responder as questões
(ENEM/2010)
(Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem.
HUNT, L. Revolução Francesa e Vida Privada. In: PERROT, (Org). História da Vida Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1991 (adaptado).
O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?
À nobreza esclarecida, que, em função do seu contato, com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o absolutismo francês.
A militares oriundos da pequena e média burguesia, que derrotaram as potências rivais e queriam reorganizar a França internamente.
Ao clero francês, que desejava justiça social e era ligado à alta burguesia.
À alta burguesia, que desejava participar do poder legislativo francês como força política dominante.
Aos representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos políticos.
2.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
3 mins • 10 pts
(UFPR/2020)
Considere o seguinte excerto:
O estudo objetivo e sistemático da sociedade e dos comportamentos humanos é um desenvolvimento relativamente recente, cujos primórdios datam de fins do século XVIII. Um desenvolvimento-chave foi o uso da ciência para compreender o mundo – a ascensão de uma abordagem científica ocasionou uma mudança radical na perspectiva e na sua compreensão. Uma após a outra, as explicações tradicionais e baseadas na religião foram suplantadas por tentativas de conhecimento racionais e críticas. […] O cenário que dá origem à sociologia foi a série de mudanças radicais introduzidas pelas “duas grandes revoluções” da Europa dos séculos XVIII e XIX. […] A ruptura com os modos de vida tradicionais desafiou os pensadores a desenvolverem uma compreensão tanto do mundo social como do natural. Os pioneiros da sociologia foram apanhados pelos acontecimentos que cercaram essas revoluções e tentaram compreender sua emergência e consequências potenciais.(GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 27-28.)
Quais são as revoluções a que Anthony Giddens faz referência?
Revolução dos Cravos e Revolução Francesa.
Revolução Industrial e Revolução Inglesa.
Revolução Francesa e Revolução Industrial.
Revolução Proletária e Revolução Comunista.
Revolução Russa e Revolução Chinesa.
3.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
5 mins • 15 pts
(Udesc SC/2018) Leia atentamente o texto a seguir:
“Ó vós Homens cidadãos, ó vós Povos curvados, e abandonados pelo Rei, pelos seus despotismos, pelos seus ministros […]A França está cada vez mais exaltada, a Alemanha já lhe dobrou o joelho, Castela só aspira sua aliança, Roma já vive anexa, O Pontífice está abandonado, e desterrado; o rei da Prússia está preso pelo seu próprio povo, as nações do mundo têm seus olhos fixos na França, a liberdade é agradável para todos; é tempo povo, povo o tempo é chegado para vós defendereis a vossa liberdade; o dia da nossa revolução; da nossa liberdade e de nossa felicidade está para chegar, animai-vos que sereis felizes.”Trechos de um manifesto afixado na cidade de Salvador em 1798.
A partir da leitura dos trechos do manifesto, é possível afirmar que os autores do manifesto:
refutavam qualquer possibilidade de organização política.
tinham conhecimento do movimento revolucionário que ocorrera na França e dos ideais de liberdade que o fundamentavam.
atuaram no processo de proclamação da república no Brasil.
não tinham acesso aos eventos políticos que ocorriam fora de Salvador.
eram monarquistas e defendiam uma aliança com o reino de Castela.
4.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
5 mins • 10 pts
(ENEM/2020) Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão – 1789
Os representantes do povo francês, tendo em vista que a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem são as únicas causas dos males públicos e da corrupção dos governos, resolveram declarar solenemente os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem, a fim de que esta declaração, sempre presente em todos os membros do corpo social, lhes lembre permanentemente seus direitos e seus deveres; a fim de que as reivindicações dos cidadãos, fundadas em princípios simples e incontestáveis, se dirijam sempre à conservação da Constituição e à felicidade geral. Disponível em: http://www.direitoshumanosusp.br. Acesso em: 7 jun. 2018 (adaptado).
Esse documento, elaborado no contexto da Revolução Francesa, reflete uma profunda mudança social ao estabelecer a
falência da sociedade burguesa.
supressão do poder constituinte.
manutenção das terras comunais.
abolição dos partidos políticos.
paridade do tratamento jurídico.
5.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
5 mins • 15 pts
(Unicamp SP/2021)
Seguindo a trajetória das ativistas, vemos que lutaram ao lado dos homens no movimento popular urbano e participaram de várias jornadas populares, como as de 9 de abril, 20 de junho e 10 de agosto de 1792, as quais resultaram na queda da monarquia. Abraçaram a Revolução, queriam armar-se para defender a nação dos inimigos internos, e tomaram parte nas festas cívicas. Algumas se alistaram no exército e foram lutar nas fronteiras. No caso das Republicanas Revolucionárias, durante certo tempo contaram com o apoio dos deputados da Montanha e os ajudaram a derrubar os Girondinos. Nessa ocasião, mereceram elogios públicos. Depois se aliaram aos radicais e fizeram oposição aos Montanheses. As militantes adquiriram uma visibilidade nunca imaginada para mulheres do povo, despertando o interesse e a inquietação de integrantes do governo acerca da questão dos direitos civis e políticos femininos. Sua presença na cena política foi tolerada e até incentivada no início da Revolução Francesa, porém reprimida em outubro de 1793, e depois de forma definitiva em 1795. (Adaptado de Tania Machado Morin, Virtuosas e perigosas: as mulheres na Revolução Francesa. São Paulo: Alameda, 2013, p. 4-6.)
Com base no excerto e em seus conhecimentos sobre a Revolução Francesa, assinale a alternativa correta.
Os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade da Revolução consolidaram os direitos civis e políticos das mulheres, igualando-os aos direitos dos homens de forma inédita na história da França e da Europa.
Os revolucionários consideravam que as tarefas desempenhadas pelas mulheres na Revolução eram irrelevantes e restritas às atividades domésticas, por isso elas não conquistaram os mesmos direitos civis que os homens.
A Revolução Francesa não garantiu o direito de voto às mulheres, mas a participação delas no movimento fez com que sua exclusão da vida pública ganhasse visibilidade e fosse debatida.
A Revolução Francesa aboliu a desigualdade de gênero em todos os âmbitos da vida pública por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que estabelecia a igualdade e a cidadania
6.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
5 mins • 10 pts
Os operários das fábricas recebiam salários baixíssimos, viviam péssimas condições de trabalho e duras jornadas de até 17 horas e também eram proibidos de se associarem para reivindicar seus direitos. Dessa relação entre operários e proprietários de fábricas vai desencadear-se uma situação de desigualdade e exploração para com os trabalhadores.
Aponte a afirmativa que expõem como os trabalhadores viviam no período da Primeira Revolução Industrial.
Os trabalhadores viviam de modo comunitário, apesar de receberem salários baixos e em péssimas condições de trabalho, suas residências eram prósperas, pois recebiam vales-alimentação, o que os possibilitou a alimentar decentemente sua família.
Os trabalhadores viviam de maneira digna, uma vez que mantinham relações de diálogo com os proprietários das fábricas, também existia o oferecimento de planos de saúde para esses trabalhadores e suas famílias.
Os trabalhadores moravam próximos às fábricas e eram vítimas da poluição do ar, suas famílias amontoavam-se em cortiços e faltava condições de higiene, saneamento, educação e cuidado com as crianças - ocorria a proliferação de doenças.
Os trabalhadores moravam em bairros afastados das fábricas, porém recebiam transporte que os encarregava de chegar ao destino do trabalho. As residências dos operários eram organizadas em vilas onde, construídas pelas empresas, se oferecia uma vida digna a sua família.
7.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 10 pts
O Movimento Cartista foi uma ação de trabalhadores reivindicando várias melhorias em suas condições de vida e na participação política. Em qual país ele ocorreu e em quais décadas do século XIX?
França, nas décadas de 1860 e 1870.
Alemanha, nas décadas de 1850 e 1860.
Itália, nas décadas de 1830 e 1840.
Inglaterra, nas décadas de 1830 e 1840.
Bélgica, nas décadas de 1810 e 1820.
8.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 15 pts
(PUC-PR) A imagem é uma representação de um motim cartista.
Com base nos seus conhecimentos sobre a Inglaterra do século XIX, assinale a alternativa CORRETA. O Cartismo foi um movimento
De intelectuais e artistas ingleses que pregava a universalização da educação, o fim do ensino religioso e o acesso dos plebeus ao Parlamento.
De reação dos camponeses ingleses aos cercamentos de terras comunais e à supressão dos direitos tradicionais de cultivo e coleta.
Cultural que reunia jovens desocupados, operários de baixa instrução e imigrantes sem qualificação em oposição ao gosto e à estética aristocrática e vitoriana.
Político de oposição à posse de George I, monarca de origem holandesa que substituiu o último rei da dinastia Stuart
Social que exigia inicialmente o direito à participação política por parte do operariado inglês, por meio do sufrágio universal, eleições periódicas e voto secreto, entre outras reivindicações.
Similar Resources on Wayground
11 questions
Quiz sobre a Biografia do Barão do Rio Branco
Quiz
•
10th Grade
10 questions
Escucharon Exploraneta?
Quiz
•
6th - 10th Grade
10 questions
MOȘTENIREA CULTURALĂ
Quiz
•
6th - 12th Grade
10 questions
LUCHA DE INDÍGENAS, MESTIZOS Y CRIOLLOS
Quiz
•
10th Grade
10 questions
Rec Av 4 -2trim. Roma e a Idade Média
Quiz
•
10th Grade
13 questions
Simulacro Camilo Torres
Quiz
•
10th - 11th Grade
12 questions
LA REGENERACION DE RAFAEL NUÑEZ
Quiz
•
10th Grade
10 questions
Biblia 2 Difícil
Quiz
•
7th Grade - Professio...
Popular Resources on Wayground
20 questions
Brand Labels
Quiz
•
5th - 12th Grade
11 questions
NEASC Extended Advisory
Lesson
•
9th - 12th Grade
10 questions
Ice Breaker Trivia: Food from Around the World
Quiz
•
3rd - 12th Grade
10 questions
Boomer ⚡ Zoomer - Holiday Movies
Quiz
•
KG - University
25 questions
Multiplication Facts
Quiz
•
5th Grade
22 questions
Adding Integers
Quiz
•
6th Grade
10 questions
Multiplication and Division Unknowns
Quiz
•
3rd Grade
20 questions
Multiplying and Dividing Integers
Quiz
•
7th Grade
Discover more resources for History
16 questions
Government Unit 2
Quiz
•
7th - 11th Grade
10 questions
Exploring WW1 Through Oversimplified Perspectives
Interactive video
•
6th - 10th Grade
10 questions
Exploring Mendeleev's Periodic Table Innovations
Interactive video
•
6th - 10th Grade
10 questions
Exploring the Causes of the American Revolution
Interactive video
•
6th - 10th Grade
10 questions
Early River Valley Civilizations
Quiz
•
6th - 12th Grade
12 questions
CE 2b Early Documents Review
Quiz
•
7th Grade - University
20 questions
Unit 6 FA: Scientific Rev, Enlightenment, and Absolutism
Quiz
•
10th - 12th Grade
12 questions
World Civ Unit 2 Vocab
Quiz
•
9th - 12th Grade
