Prova cn Bio 2021

Prova cn Bio 2021

12th Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Vitaminas

Vitaminas

9th - 12th Grade

10 Qs

Vírus, Bactéria e Protozoários

Vírus, Bactéria e Protozoários

10th - 12th Grade

9 Qs

Revisando Doenças Pneumo

Revisando Doenças Pneumo

1st Grade - Professional Development

10 Qs

Natureza Desumana - BIO&QUIM

Natureza Desumana - BIO&QUIM

8th - 12th Grade

10 Qs

HIGIENE BUCAL

HIGIENE BUCAL

10th - 12th Grade

10 Qs

Revisando vírus

Revisando vírus

10th - 12th Grade

10 Qs

BIOTEC_3.1

BIOTEC_3.1

9th - 12th Grade

10 Qs

Quiz Sobre Doenças do Sistema Nervoso

Quiz Sobre Doenças do Sistema Nervoso

12th Grade

10 Qs

Prova cn Bio 2021

Prova cn Bio 2021

Assessment

Quiz

Biology

12th Grade

Hard

Created by

Keila Canuto

Used 1+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

A Doença de Huntington (DH) é uma doença neurodegenerativa do cérebro, herdada geneticamente ( de caráter autossômico dominante), que se caracteriza pela perda da coordenação motora, alterações psiquiátricas, déficit cognitivo e demência progressiva. A DH é causada pela mutação no gene de uma proteína que todos possuímos, a huntingtina. A DH atinge homens e mulheres e, de modo geral, os primeiros sintomas aparecem lenta e gradualmente entre os 30 e 50 anos, mas pode atingir também crianças e idosos. Apesar de não haver cura para a DH no momento, alguns tratamentos ajudam a controlar os sintomas e a melhorar a qualidade de vida daqueles que possuem a doença.

Adaptado de Revista Neurociências, 2011; 19 (4): 724-734.

Considere o heredograma abaixo para uma família que possui indivíduos que apresentam a DH e assinale a opção correta.

Se o indivíduo III.1 tiver filhos eles irão desenvolver a doença, pois trata-se de um indivíduo com genótipo homozigoto.

Filhos que tenham um dos pais afetados pela DH têm 25% de chances de herdar o gene alterado e poderão desenvolver a doença em algum momento da vida. 

O indivíduo II.1 poderá transmitir o alelo alterado para seus filhos.

O casal da segunda geração (II.2 e II.3) não poderá gerar filhos sem a doença. 

O homem da primeira geração (I.1) apresenta a doença e possui genótipo heterozigoto.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Leia o trecho abaixo.

    "Entre os diversos tipos de neurônios encontrados no cérebro está o neurônio-espelho, uma das descobertas mais importantes do início do século XXI para a neurociência. Estes neurônios estão relacionados à visão e ao movimento e permitem o aprentlizado por imitação, já que são ativados quando observamos ou reproduzimos o comportamento de outros indivíduos da mesma espécie - tal como ocorre quando bocejamos ao ver alguém bocejar."

Considerando o funcionamento dos neurônios e analisando a ilustração abaixo é correto afirmar que: 

apontados pela seta 1, os dendrites do neurônio são estruturas especializadas na recepção de sinais de outros neurônios por meio de sinapses. 

apontado pela seta 3, este axônio é envolvido pela bainha de mielina, que reduz a velocidade de propagação do impulso nervoso no neurônio. 

o impulso nervoso é bidirecional e pode se propagar tanto em direção às extremidades dos dendrites (1), quanto em direção às terminações axonais (4).

apontado pela seta 2, o corpo celular é a região onde estão os neurotransmissores que serão liberados para o espaço sináptico.  

apontadas em 4, as terminações axonais são regiões onde o impulso nervoso é passado diretamente de um neurônio para outros que estiverem em contato com ele.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

O esquema abaixo representa a estrutura da membrana plasmática de uma célula animal.

Sobre a membrana plasmática, considere as afirmativas a seguir:

I- a estrutura da membrana plasmática é bem dinêmica, com fosfolipídios deslocando-se continuamente e proteínas que podem se mover entre eles.

lI- Os fosfolipldios que constituem a membrana plasmática se organizam em bicamada por serem moléculas hidrofóbicas e, por isso, tendem a se esconder do meio aquoso.

IlI- O glicocálix é um envoltório presente na maioria das células animais e confere proteção externa adicional à célula.

IV- A permeabilidade seletiva da membrana plasmática mantém a estabilidade do ambiente interno da célula.

V- Quanto maior a quantidade de proteínas inseridas na membrana plasmática maior será sua fluidez.

Assinale a opção que apresenta apenas as afirmativas corretas: 

lI e IV

lII e V

I, lI e IlI

I, lII e IV

I e V

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia as afirmativas abaixo:

I- Quando expelidos por um individuo doente, os vírus respiratórios se dissipam no ar e se multiplicam, aumentando as chances de infecção de outros indivíduos.

lI- O distanciamento social e uso de máscara são de extrema importência para a redução da propagação da COVID-19 na população mesmo após a imunização, pois o indivíduo que recebe a vacina poderá ainda transmitir o vírus caso seja contaminado.

IlI- As vacinas promovem uma imunização ativa, pois o próprio corpo é estimulado a produzir anticorpos devido à introdução de antígenos, incapazes de provocar a doença, no organismo.

IV- A introdução de fragmentos do código genético virai por meio da vacina pode desencadear alterações genéticas no vírus e no hospedeiro.

A opção que apresenta apenas as afirmativas corretas é:

I, lI e IlI

lI e IlI

I e II

lI e IV

III e IV

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia o trecho abaixo.

    Mudanças climáticas, destruição de ecossistemas, desmatamento e urbanização contribuem para o aumento de várias doenças infecciosas no Brasil, como síndrome pulmonar de hantavírus, dengue, febre amarela, malária, tripanossomíases, leishmaniose e leptospirose. A afirmação é da pesquisadora Alessandra Nava, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazonas). Em artigo publicado recentemente, a pesquisadora conclui que "há evidências fortes de que algumas dessas mudanças ambientais se intensificarão no futuro próximo se as principais atividades antropogênicas não forem controladas".

Extraído de https://agencia.fiocruz.br/estudo-alerta-para-vigil'ancia-ativade-doencas-infecciosas

A respeito da transmissão de doenças infecciosas, assinale a opção correta.  

O Aedes aegypti é um importante vetor de doenças virais, tais como a dengue, febre amarela e filariose e a melhor forma de se evitar estas doenças é eliminando locais com água acumulada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro deste vetor. 

A leishmaniose é uma doença causada por protozoários pertencentes ao gênero Leishmania e transmitida pela picada de um inseto da família dos flebótomos, conhecido popularmente como mosquitopalha. 

A malária é transmitida pelo contato da pele com as larvas de Ancylostoma duodenale, encontradas no solo contaminado pela eliminação de fezes contendo ovos do parasita. 

A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanossoma cruzi, transmitido pela picada de insetos conhecidos como barbeiros.

Na maioria dos casos, a toxoplasmose é adquirida pelos humanos através do contato com a urina de gatos, hospedeiros definitivos do protozoário, que contenha cistos do Toxoplasma gondii.