HABILIDADE 02

HABILIDADE 02

12th Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

La 1a GM. 3.2 Els tractats de Pau

La 1a GM. 3.2 Els tractats de Pau

KG - 12th Grade

10 Qs

SOCIALES 4

SOCIALES 4

1st - 12th Grade

10 Qs

SOAL TEMA 1 KLS 6

SOAL TEMA 1 KLS 6

11th - 12th Grade

10 Qs

APHG 1.5 HEI Vocabulary

APHG 1.5 HEI Vocabulary

9th - 12th Grade

10 Qs

February / March topical quiz

February / March topical quiz

11th - 12th Grade

10 Qs

LA GRAN GUERRA

LA GRAN GUERRA

12th Grade

10 Qs

S8CG3

S8CG3

8th Grade - University

10 Qs

Cuestionario Repaso Tema 1_Cambios Sociales y Género

Cuestionario Repaso Tema 1_Cambios Sociales y Género

12th Grade

10 Qs

HABILIDADE 02

HABILIDADE 02

Assessment

Quiz

Social Studies

12th Grade

Hard

Created by

Jackson Cavalcante

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

H2.24.PPL - Woodstock surpreendeu porque esperava reunir bem menos pessoas. Foram vendidos cerca de 180 mil ingressos, mas, diante do intenso fluxo de pessoas chegando à fazenda onde o evento estava acontecendo, os organizadores decidiram torná-lo gratuito. A multidão fez sua própria música, compartilhou comida, convivendo por três dias com sujeira, lama e falta de estrutura. Woodstock foi pensado como um evento lucrativo. Era a irresistível comunhão entre pop rock e a indústria cultural. Mas a multidão, em sua criatividade e ilusões, fez parecer que 1969 era o ano zero de uma nova civilização. Transformado em filme, o festival recuperou facilmente os lucros perdidos com a derrubada das cercas. A indústria cultural não deixou de vencer e absorver, pouco a pouco, a criatividade juvenil expressa na música pop rock do final dos anos 1970. MARIUZZO, P. Woodstock. 40 anos do festival que marcou a música e as gerações. Ciência e Cultura, n. 4, 2009 (adaptado). O caráter contraditório mencionado no texto relaciona-se ao(à)  

cerceamento do livre pensamento.  

academicismo das linhas melódicas.  

determinismo dos padrões estéticos.  

mercantilização das artes questionadoras.  

espetacularização dos veículos midiáticos. 

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

H2.23 - Havia já muito tempo que a Europa desfrutava os benefícios da vacina e arrancava à morte milhares de inocentes, condenados a serem vítimas do terrível flagelo das bexigas, e o governo de Portugal nunca se lembrara de transmitir ao Brasil a mais útil das descobertas humanas, quando aliás nenhum país mais do que ele carecia deste salutar invento ou se atendesse às vantagens da população ou ao perdimento de imensas somas na mortandade contínua de escravos, que este flagelo devorava. O certo é que mais ocupado de seu ouro que de seus habitantes, Portugal, como em outros muitos casos, esperou que o Brasil por seu próprio impulso remediasse a este mal. PEREIRA, J. C. 12 jan. 1828 apud LOPES, M. B.; POLITO, R. Para uma história da vacina no Brasil: um manuscrito inédito de Norberto e Macedo. História, Ciências, Saúde — Manguinhos, n. 2, abr.-jun. 2007 (adaptado). Escrito em 1828, o texto expressa a seguinte ideia de origem iluminista:  

As leis observáveis regem o mundo material.  

O monarca racional promove a sociedade justa.  

O direito natural justifica a liberdade dos homens.

A produção da terra garante a riqueza das nações.

A responsabilidade dos governantes assegura a saúde dos povos. 

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

H2.23 - Não tinha outra filosofia. Nem eu. Não digo que a Universidade me não tivesse ensinado alguma; mas eu decorei-lhe só as fórmulas, o vocabulário, o esqueleto. Tratei-a como tratei o latim; embolsei três versos de Virgílio, dois de Horácio, uma dúzia de locuções morais e políticas, para as despesas da conversação. Tratei-os como tratei a história e a jurisprudência. Colhi de todas as cousas a fraseologia, a casca, a ornamentação. ASSIS, M. Memórias póstumas de Brás Cubas. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. A descrição crítica do personagem de Machado de Assis assemelha-se às características dos sofistas, contestados pelos filósofos gregos da Antiguidade, porque se mostra alinhada à  

elaboração conceitual de entendimentos.  

utilização persuasiva do discurso.  

narração alegórica dos rapsodos.  

investigação empírica da physis.  

expressão pictográfica da pólis. 

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

H2.23.PPL - Estudiosos do Instituto de Antropologia Evolucionária de Leipzig, na Alemanha, colocaram um chimpanzé em um quarto com a visão de suculentos pedaços de comida trancados dentro de um armário. A um segundo chimpanzé era dada, então, a oportunidade de liberar a comida, porém, sem usufruir dela. Em aproximadamente 80% das vezes, eles tomaram a decisão mais caridosa e liberaram o alimento para o outro chimpanzé. Estudos mostram caridade no mundo animal. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 17 out. 2021. Considerando nossa relação com outros, o experimento envolvendo os chimpanzés ilustra qual tipo de comportamento moral humano?  

Hedonista, anseia o prazer pessoal.  

Altruísta, promove o bem-estar imparcial.  

Retributivo, busca um retorno equivalente.  

Deontológico, cumpre uma obrigação formal.

Meritocrático, valoriza o merecimento individual. 

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

H2.23.PPL - As propostas dele não devem ser levadas a sério, pois foi visto bêbado num restaurante. GALINDO, R. 20 falácias (e as eleições). Disponível em: www.gazetadopovo.com.br. Acesso em: 17 out. 2021 (adaptado). A afirmação, eficaz como mecanismo de persuasão de eleitores em contextos políticos, constitui-se como uma falácia porque  

recorre à circularidade e afirma as suas teses.  

ataca a pessoa e desconsidera as suas ideias.  

aceita a conclusão e refuta as suas premissas.  

evoca a maioria e apresenta os seus argumentos.

apela à autoridade e investiga os seus fundamentos.