LÍNGUA PORTUGUESA

LÍNGUA PORTUGUESA

9th Grade

16 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

MVL, 2 y 3

MVL, 2 y 3

9th Grade

11 Qs

Pronomi diretti presente

Pronomi diretti presente

1st - 10th Grade

14 Qs

Así se dice: Capítulo 9A

Así se dice: Capítulo 9A

KG - University

12 Qs

Les vêtements

Les vêtements

9th Grade

11 Qs

Les dates

Les dates

KG - University

21 Qs

Predicativo do Sujeito

Predicativo do Sujeito

9th Grade

11 Qs

Le comparatif

Le comparatif

1st - 12th Grade

15 Qs

Languages

Languages

1st Grade - Professional Development

15 Qs

LÍNGUA PORTUGUESA

LÍNGUA PORTUGUESA

Assessment

Quiz

World Languages

9th Grade

Hard

Created by

DANIELA SANTOS

Used 6+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

16 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Leia o texto a seguir para responder às questões 1 a 4. Solidários na porta Vivemos a civilização do automóvel, mas atrás do volante de um carro o homem se comporta como se ainda estivesse nas cavernas. Antes da roda. Luta com o seu semelhante pelo espaço na rua como se fosse o último mamute. Usando as mesmas táticas de intimidação, apenas buzinando em vez de rosnar ou rosnando em vez de morder. O trânsito em qualquer lugar da cidade do mundo é uma metáfora para a vida competitiva que a gente leva, cada um dentro do seu próprio pequeno mundo de metal tentando levar vantagem sobre o outro, ou pelo menos tentando não se deixar intimidar. E provando que não há nada menos civilizado que a civilização. Mas há uma exceção. Uma pequena clareira de solidariedade na selva. É a porta aberta. Quando o carro ao seu lado emparelha com o seu e alguém põe a cabeça para fora, você se prepara para o pior. Prepara a resposta. ‘É a sua!’ Mas você pode ter uma surpresa. — Porta aberta! — O quê? Você custa a acreditar que nem você nem ninguém da sua família está sendo xingado. Mas não, o inimigo está sinceramente preocupado com a possibilidade de a porta se abrir e você cair do carro. A porta aberta determina uma espécie de trégua tácita. Todos a apontam. Vão atrás, buzinando freneticamente, se por acaso você não ouviu o primeiro aviso. ‘Olha a porta aberta!’ É como um código de honra, um intervalo nas hostilidades. Se a porta se abrir e você cair mesmo na rua, aí passam por cima. Mas avisaram. Quer dizer, ainda não voltamos ao estado animal.

O cronista parte de uma situação cotidiana para tecer comentários críticos, reflexões ou análises pessoais sobre aspectos culturais, sociais, ou até mesmo sobre a própria condição humana.

O cronista se interessa em explicar os fatos históricos, mas sem expressar qualquer opinião ou sentimento pessoal.

O objetivo principal da crônica é informar o leitor sobre eventos importantes, com foco na objetividade e na imparcialidade.

A crônica é um texto exclusivamente humorístico, sem espaço para reflexões ou análises mais profundas.

Na crônica, o autor deve seguir um estilo formal e distante, evitando qualquer aproximação com o leitor ou com o cotidiano.

Answer explanation

O cronista utiliza uma situação cotidiana, como o trânsito, para refletir sobre a condição humana e a sociedade, evidenciando críticas e análises, o que justifica a escolha correta da resposta.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Leia o texto a seguir para responder às questões 1 a 4. Solidários na porta Questão 2 – O autor, ao longo da crônica, constrói duas imagens do ser humano. Essa imagem mostra que o condutor de automóvel, em geral, pode ser alguém:

solidário, que sempre pensa no bem-estar do outro.

agressivo, que disputa espaço e se intimida facilmente.

calmo, que não se importa com o trânsito.

distraído, que não percebe o que acontece ao seu redor.

educado, que respeita todas as regras de trânsito.

Answer explanation

A crônica retrata condutores como agressivos, que disputam espaço no trânsito e se intimidam facilmente, refletindo uma visão negativa do comportamento humano ao volante, em contraste com a ideia de solidariedade.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Releia a última frase da crônica: “Quer dizer, ainda não voltamos ao estado animal.” Assinale a alternativa em que há um exemplo de uma atitude dos condutores que denota esperança.

Usar a buzina como tática de intimidação.

Lutar com o semelhante pelo espaço na rua.

Avisar que a porta está aberta.

Trafegar nas cidades desrespeitando as regras.

Tentar levar vantagem sobre o outro.

Answer explanation

A atitude de "avisar que a porta está aberta" demonstra esperança, pois sugere uma disposição para acolher e facilitar a passagem, ao contrário das outras opções que refletem comportamentos agressivos ou egoístas.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Releia a seguinte frase do texto: “Mas você pode ter uma surpresa.” Nesse trecho, qual palavra é responsável pela mudança no andamento da história, introduzindo outra perspectiva do assunto?

você

ter

pode

mas

surpresa

Answer explanation

A palavra 'mas' é crucial, pois contrasta com a ideia anterior, sugerindo que, apesar de algo esperado, uma nova possibilidade ('surpresa') pode ocorrer, mudando a perspectiva da história.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Media Image

Leia a charge a seguir para responder às questões 5 e 6. A respeito do cartum foram feitas as seguintes afirmações: I – O autor obtém um efeito de humor baseado no emprego de palavras derivadas por prefixação, a partir do substantivo Batman. II – O termo batbarraco está empregado em sentido conotativo, já que barraco, nesse contexto, não remete à ideia de habitação, e sim à de briga e confusão. III – A frase de Batman manteria o sentido se fosse assim redigida: Foi somente um batboca!

Apenas a afirmação I está correta.

Apenas a afirmação II está correta.

Apenas a afirmação III está correta.

Apenas as afirmações I e II estão corretas.

Apenas as afirmações II e III estão corretas.

Answer explanation

As afirmações I e II estão corretas: I fala sobre o humor com palavras derivadas e II explica o uso conotativo de 'batbarraco'. A afirmação III está errada, pois 'batboca' altera o sentido original da frase de Batman.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Ao utilizar o super-herói Batman na construção de seu cartum, o autor faz um diálogo com outros textos. Esse recurso linguístico chama-se:

paráfrase

metáfora

intertextualidade

pleonasmo

antítese

Answer explanation

A intertextualidade é o recurso que permite ao autor dialogar com outros textos, como no uso do Batman no cartum, estabelecendo conexões e referências que enriquecem a obra.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Media Image

Leia a tirinha a seguir para responder às questões 7 a 9. Questão 7 – Sobre a argumentação de Calvin, considere as seguintes afirmativas: I – Ao se dirigir à professora, Calvin faz uma simulação do discurso jurídico, tanto no vocabulário quanto na organização dos argumentos. II – A argumentação de Calvin está fundada na premissa de que a ignorância é uma condição necessária para a felicidade. III – Calvin questiona a eficiência da professora quando diz que sua aula é uma tentativa deliberada de privá-lo da felicidade. Assinale a alternativa correta.

Somente a afirmativa I é verdadeira.

Apenas a afirmação II é verdadeira.

Apenas a afirmação III é verdadeira.

Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.

Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.

Answer explanation

As afirmativas I e II são verdadeiras: Calvin simula um discurso jurídico e argumenta que a ignorância é necessária para a felicidade. A afirmativa III é falsa, pois ele não questiona a eficiência da professora, mas critica sua abordagem.

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy

Already have an account?