descritor 15

descritor 15

9th - 12th Grade

20 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Quiz filme wall-e

Quiz filme wall-e

6th - 9th Grade

21 Qs

Tic Teste de Diagnóstico

Tic Teste de Diagnóstico

7th - 9th Grade

19 Qs

Arcadismo

Arcadismo

10th Grade

15 Qs

Artigo de Opinião

Artigo de Opinião

9th - 10th Grade

19 Qs

Portugues

Portugues

12th Grade

16 Qs

Filosofia 1º ano

Filosofia 1º ano

10th Grade

20 Qs

Ciências Naturais 8º ano - Ecossistemas

Ciências Naturais 8º ano - Ecossistemas

8th - 9th Grade

22 Qs

Classificação das orações coordenadas e subordinadas

Classificação das orações coordenadas e subordinadas

9th Grade

19 Qs

descritor 15

descritor 15

Assessment

Quiz

Other

9th - 12th Grade

Medium

Used 10+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

20 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

  1. 1. (Prova Brasil). Leia o texto abaixo:

 

MAR MORTO

 

Para quem não sabe nadar, entrar na água  do mar ou na piscina é sempre complicado. Precisa de colo de alguém ou de bóia de plástico.

Mas existe um mar em que nada afunda, de tanto sal que existe em sua água. Esse mar fica entre dois países do Oriente, Israel e a Jordânia, e se chama Mar Morto. Na verdade, não é um mar: é um grande lago, onde deságua o rio Jordão. Ele está 392 metros abaixo do nível do mar, e é o ponto mais baixo de toda a superfície do planeta. De tão grande, parece mesmo um mar: tem 85 quilômetros de comprimento e 17 quilômetros de largura. É tanto sal em suas águas que não tem peixe, alga ou camarão que consiga viver ali dentro.

Por isso o nome de Mar Morto.

A lama que existe no fundo faz muito bem para a pele e tem propriedades medicinais. As pessoas vão ao Mar Morto também para fazer tratamento de beleza com lama! Não é preciso mergulhar no sal para ir atrás dessa poção mágica de beleza. Perto dali, existem lojinhas que vendem sabonete feito com a lama do fundo do lago. O Mar Morto é realmente um lugar diferente!

Só vendo para acreditar.

 

Disponível em: <www.recreioonline.com.br> Fragmento. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

 

No trecho “... que consiga viver ali dentro.”, a palavra destacada indica

A) tempo.

B) modo.

C) lugar.

D) intensidade.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

  1. 2. (SAEPE). Leia o texto abaixo.

 

A importância do abraço

 

Com frequência saudamos, damos a mão cordialmente ou nos despedimos com um beijo ritual, porém raramente experimentamos “o abraço”.

A emoção do abraço tem uma qualidade incomensurável1. É a proximidade do outro, em um ato recíproco de dar e receber afeto. [...] Leva-nos à fraternidade, a uma comunicação generosa, a uma consciência de pertencer a uma “Irmandade Universal”. O abraço é um meio supremo de perceber o outro, não só como um próximo, mas como um semelhante.

Mediante o abraço é possível alcançar a fusão de duas identidades em uma identidade maior. É fácil abraçar as pessoas estimadas e queridas, mas difícil um estranho.

A afetividade é um estado de afinidades profundas entre os seres, capaz de originar sentimentos de amor, amizade, altruísmo2, maternidade, paternidade, companheirismo [...].

Por isso, nestes “tempos” sugere-se que [...] comecemos a nos abraçar... Primeiro pais, irmãos, amigos, parentes, depois os conhecidos... E assim por diante. [...]

 

*Vocabulário:

1incomensurável: que não se pode medir; imenso.

2altruísmo: dedicação ao próximo.

Disponível em: <http://zip.net/bxtvPr>. Acesso em: 23 nov. 2015. Fragmento.

 

Nesse texto, no trecho “... porém raramente experimentamos ‘o abraço’.” (1° parágrafo), a palavra destacada expressa ideia de

A) comparação.

B) conclusão.

C) explicação.

D) oposição.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

  1. 3. (PAEBES). Leia o texto abaixo.

 

Cientistas revelam como os recém-nascidos veem seus pais – e isso é fascinante

 

É muito comum ver pais conversando com seus recém-nascidos, fazendo gracinhas e caras e bocas. Mas, o que muitos deles não sabem é que seus pequenos não conseguem entender suas emoções na maioria das vezes.

Um estudo feito no Instituto de Psicologia na Universidade de Oslo e na Universidade de Uppsala, envolvendo crianças de dois a três dias de vida, mostrou que a capacidade dos bebês de distinguir emoções varia de acordo com a distância a que eles estão do rosto da outra pessoa.

Esse estudo mostra que a distância máxima para um bebê distinguir se a pessoa está feliz ou triste é de 30 cm. Se a distância vai para 60 cm ou mais, a imagem se torna extremamente turva e ele não consegue distinguir as emoções do rosto.

Primeiro, os cientistas fizeram testes com adultos, usando vídeos de faces que mudavam de expressão constantemente, para mostrar a facilidade que temos de distinguir umas das outras. Depois, os mesmos vídeos foram mostrados para recém-nascidos: suas reações para as expressões mostradas no vídeo indicaram se eles podiam ver as imagens ou não. No geral, os bebês respondiam aos estímulos recebidos a uma distância de 30 cm ou menos.

De acordo com o professor Svein Magnussen, recém-nascidos são capazes de imitar as expressões faciais dos adultos desde os primeiros dias de vida. Mas, isso não significa que eles são capazes de entender o que cada expressão em particular significa.

RAGAZZI, Jéssica. Disponível em: <http://migre.me/sXaKu>. Acesso em: 11 fev. 2016.

 

Nesse texto, o trecho que traz uma ideia de condição é:

 

A) “Mas, o que muitos deles não sabem...”. (1° parágrafo)

B) “Se a distância vai para 60 cm ou mais,...”. (3° parágrafo)

C) “Primeiro, os cientistas fizeram testes com adultos,...”. (4° parágrafo)

D) “Depois, os mesmos vídeos foram mostrados...”. (4° parágrafo)

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

  1. 4. (SPAECE). Leia o texto abaixo. 

 

Mercado do tempo

 

Natal já tá aí. O ano passou voando. É a vida, cada vez mais corrida. Vinte e quatro horas é pouco – precisava um dia maior para pôr tudo em dia.

Contra esses lugares-comuns, boa parte dos manuais prescreve doses regulares de priorização, planejamento, marketing, lembretes, listas e agendas, analógicos e digitais. Mas a ciência tem uma receita diferente: você não vai aprender a controlar seu tempo encarando um calendário. Antes, é necessário olhar para outros lugares. [...] É no dia a dia que se revela nossa habilidade de cumprir planos.

Não é algo que você nasce sabendo. A forma como você gasta e às vezes ganha tempo é influenciada por fatores culturais, geográficos e econômicos. Tudo isso resulta na sua orientação temporal, uma fórmula pessoal de encarar passado, presente e futuro. Mas uma coisa vale para todos nós: o tempo passa. Melhor aprender seu ritmo, antes que ele acabe ultrapassando você.

URBIM, Emiliano. Superinteressante. Dez. 2010. p. 64-65. Fragmento.

 

Nesse texto, no trecho “Mas a ciência tem uma receita diferente:...” (2° parágrafo), a palavra destacada estabelece relação de

 

A) oposição.

B) conclusão.

C) explicação.

D) adição.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

  1. 5. (AVALIA-BH). Leia o texto abaixo.

 

Como os golfinhos dormem?

 

Os pesquisadores não têm certeza de como funciona o sono dos golfinhos. Uma das hipóteses é que eles nunca dormem totalmente e uma parte de seu cérebro permanece ativa, enquanto outra repousa, pois precisam subir à superfície para respirar. É possível também que eles tirem apenas cochilos para descansar. Há ainda a possibilidade de revezarem o descanso com os companheiros de grupo para evitar o ataque de predadores.

Recreio. n. 517. 4 fev. 2010. p. 5.

 

No trecho “... pois precisam subir à superfície para respirar.”, o termo destacado indica

 

A) alternância.

B) causa.

C) condição.

D) explicação.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

  1. 6. (SAEMS). Leia o texto abaixo. 

 

O que significa Uhuru

 

[...] Filho, esta história inteira, desde o início até o fim, é sobre o seu nome, o meu nome, e o nome de nossos antepassados desde a época de Muzamba. O povo de Muzamba falava uma língua chamada swahili. [...]

No exato dia em que meu pai me contou porque eu me chamava Uhuru, decidi que meu filho teria o mesmo nome, mesmo que ele pareça tão estranho para quem não conhece esta história.

− Mas, pai, o que significa Uhuru, afinal?

− Você ainda não sabe? Tente adivinhar...

Uhuru parou e pensou. Olhou para cima e viu a lua cheia, brilhando e deixando a noite clara como nunca. Ouviu os grilos cantando no jardim, e os sapos coaxando na lagoa próxima. [...] De longe, ele julgou ouvir um grito de um falcão, quando a resposta lhe veio à mente, escapando de sua boca quase como um grito.

− Liberdade!

− Muito bem, meu filho! Uhuru significa liberdade na língua swahili. [...] LIBERDADE!

LOBÃO. Alexandre Santos. O que significa Uhuru. In: Uhuru – uma história de liberdade.Brasília: LGE Editora, 2009. p. 97-8. Fragmento.

 

No trecho “Ouviu os grilos cantando no jardim,...” (5° parágrafo), a expressão destacada exprime circunstância de

A) causa.

B) lugar.

C) modo.

D) tempo.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

  1. 7. (AREAL). Leia o texto abaixo.

 

Toy Story

 

O aniversário de Andy está chegando e os brinquedos estão nervosos. Afinal de contas, eles temem que um novo brinquedo possa substituí-los. Liderados por Woody, um caubói que é também o brinquedo predileto de Andy, eles montam uma escuta que lhes permite saber dos presentes ganhos. Entre eles está Buzz Lightyear, o boneco de um patrulheiro espacial, que logo passa a receber mais atenção do garoto. Isto aos poucos gera ciúmes em Woody, que tenta fazer com que ele caia atrás da cama. Só que o plano dá errado e Buzz cai pela janela. É o início da aventura de Woody, que precisa resgatar Buzz também para limpar sua barra com os outros brinquedos.

Disponível em: <http://migre.me/fW6AZ>. Acesso em: 3 set. 2013.

 

Nesse texto, no trecho “Só que o plano dá errado...”, o termo destacado estabelece ideia de

A) consequência.

B) explicação.

C) oposição.

D) tempo.

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy

Already have an account?