
Recuperação Prova Paraná + atividade em sala
Quiz
•
Education
•
1st Grade
•
Hard
JOSIEL MENDONCA
Used 3+ times
FREE Resource
10 questions
Show all answers
1.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 3 pts
Leia.
Tecnologia no agronegócio - Nikolly Neto
A tecnologia no agronegócio tem se mostrado uma grande aliada das empresas que buscam uma produção mais sustentável, possibilitando a adoção de soluções inovadoras e eficientes.
Nesse contexto, a sustentabilidade tem se tornado cada vez mais importante no setor, uma vez que a busca por práticas que reduzam esses impactos e garantam a viabilidade do negócio a longo prazo é essencial.
Através de avanços tecnológicos, é possível obter melhores resultados produtivos e também se reduz o impacto ambiental e se promove a responsabilidade social. [...]
A automação de tarefas, o uso de maquinário avançado e a implementação de sistemas de informação permitem que os agricultores realizem suas atividades com rapidez e precisão, otimizando os processos e aumentando a quantidade e qualidade dos produtos. [...]
Com base nessas informações, podem tomar decisões mais assertivas, como o momento ideal para o plantio, o uso adequado de insumos agrícolas, a prevenção e o controle de doenças e pragas, entre outros. [...]
Possibilita a adoção da agricultura de precisão, que consiste em utilizar ferramentas como GPS, sensores e drones para coletar dados em tempo real sobre o solo, as plantas e as condições ambientais. [...]
Essas tecnologias também poderão ser aplicadas no desenvolvimento de sistemas autônomos, como veículos agrícolas autônomos e robôs de campo, que poderão realizar tarefas agrícolas de forma eficiente e precisa. A automação de tarefas é fundamental para a otimização dos processos, mas a sustentabilidade continua sendo um desafio importante.
Disponível em: https://www.siagri.com.br/tecnologia-no-agronegocio/. Acesso em: 11 mar. 2025. Adaptado
No trecho "Através de avanços tecnológicos, é possível obter melhores resultados produtivos e também se reduz o impacto ambiental e se promove a responsabilidade social", a expressão "e também" estabelece uma relação de
causa
consequência
explicação
2.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 3 pts
Leia o texto a seguir.
Historicamente, o mundo do trabalho foi dominado pelos homens, restando para as mulheres, principalmente, o trabalho doméstico e de cuidado com a família. Com efeito, no Brasil não foi diferente, e, ainda hoje, existem desafios que precisam ser enfrentados para reduzir a invisibilidade do trabalho do cuidado realizado pela mulher no país, uma vez que esse grupo da sociedade permanece em situação de exclusão e subserviência ao mercado trabalhista. Diante desse cenário, é fundamental compreender as causas desse revés, dentre as quais a desigualdade social e o patriarcalismo enraizado na sociedade são agravantes dessa problemática.
Em uma primeira análise, destaca-se a desigualdade social como um dos desafios a ser enfrentado para amenizar a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Nesse sentido, a escritora Carolina Maria de Jesus, em sua obra literária “Quarto de despejo”, escrita em meados do século XX, traz uma denúncia social, com uma visão feminista de uma moradora da favela, na qual retrata a invisibilidade das pessoas que vivem em regiões desprestigiadas pelo poder público e que precisam de submeter a situações degradantes para conseguir sobreviver e não morrer de fome. Sob essa ótica, percebe-se que a desigualdade social gerada pela ausência do amparo estatal para as camadas mais pobres da população, acarreta na aceitação de trabalhos mal remunerados e informais, principalmente pelas mulheres. Assim, é fundamental que haja politicas públicas que reconheçam a importância do trabalho do cuidado no país e tragam garantias para essa atividade que será cada vez mais demandada com o envelhecimento da população.
Outrossim, salienta-se que o patriarcalismo enraizado na sociedade brasileira é outro fator que contribui para a falta de visibilidade do trabalho de cuidado desempenhado pela mulher no país, sendo a desconstrução dessa cultura de inferioridade feminina mais um desafio a ser superado para solucionar esse gravame social. Segundo preconiza a Constituição Federal, em seu artigo 3º, é o objetivo do Estado a construção de uma sociedade justa e igualitária, sem distinção de gênero, raça, etc. No entanto, as mulheres ainda são prejudicadas quanto aos direitos trabalhistas, recebendo salários menores e não sendo valorizadas especialmente nos trabalhos realizados em ambientes domésticos. Dessa forma, é preciso que haja uma mudança cultural no pensamento patriarcal a fim de ampliar a importância
desse trabalho de cuidado feminino com o reconhecimento de garantias constitucionais.
É evidente, portanto, que medidas precisam ser tomadas para solucionar esse problema. Para tanto, o Congresso Nacional, por meio da elaboração de leis específicas, deve criar normas que asseguram a visibilidade do trabalho de cuidado existente no país, executado majoritariamente por mulheres, com a regulamentação de direitos trabalhistas para essa categoria, afim de que essas trabalhadoras possam ter uma vida digna, uma jornada legal de trabalho e uma remuneração justa que lhes permita ter acesso à moradia, alimentação, saúde e lazer.
Rafaela Pinto Muller. Disponível em: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/espelho-da-redacao-do-enem-2023-confira-exemplos-de-redacoes-nota-1000/356040.html Acesso em: 22 mar. 2024.
Qual é a tese principal do texto sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres no Brasil?
A valorização do trabalho de cuidado depende exclusivamente da iniciativa privada.
O trabalho de cuidado realizado por mulheres é devidamente reconhecido e remunerado
A invisibilidade do trabalho de cuidado feminino está relacionada à desigualdade social e ao patriarcalismo.
A escritora Carolina Maria de Jesus defende que apenas mulheres devem exercer o trabalho de cuidado.
3.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 3 pts
Você está no comando?
Se você chegou aos 50 anos varando as noites no escritório, trocando a ginástica por uma horinha a mais na cama, driblando a salada e os grelhados, é bem provável que tenha desistido de levar uma vida saudável, porque "é tarde demais". Pois bem, a ciência da longevidade traz boas-novas. Se você chegou aos 50 anos com uma rotina pouco saudável, mas livre de doenças mais graves, saiba que tem 80% de chance de chegar à velhice, e em boa forma (os outros 20% continuam a caber à genética). Ou seja, quanto e como viver daqui para frente está em suas mãos. Basta não achar que é tarde demais para mudar. "Modificar os maus hábitos aos 50 é quase tão bom quanto nunca tê-los tido", diz o médico Wilson Jacob Filho, diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. E a chave para o envelhecimento proveitoso e feliz é não fumar, praticar exercícios físicos, dormir bem, alimentar-se de forma adequada, evitar o stress e blá-blá-blá... A ladainha dos hábitos saudáveis sempre foi muito maçante, convenhamos. Mas um livro lançado nos Estados Unidos pode tornar a coisa menos chata e até divertida. Com uma linguagem bastante simples, a versão atualizada e ampliada de Você: Manual do Proprietário, dos médicos americanos Michael Roizen e Mehmet Oz, é um dos mais ricos compêndios sobre o funcionamento do corpo humano, a importância de prevenir os efeitos do envelhecimento e, principalmente, como fazê-lo. Uma das lições do primeiro capítulo: "Conhecer seu corpo lhe dá o poder de mudá-lo, mantê-lo e fortalecê-lo".
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/181109/voce-esta-comando-p-130.shtml>. Acesso em: 7 abr. 2011.
De acordo com o texto, qual argumento é usado para sustentar a tese de que nunca é tarde para adotar hábitos saudáveis?
A mudança de hábitos aos 50 anos pode ser tão benéfica quanto nunca ter tido hábitos ruins.
A longevidade depende exclusivamente da genética, e mudar hábitos não faz diferença.
O livro "Você: Manual do Proprietário" defende que envelhecer com saúde é impossível sem acompanhamento médico constante.
A ciência comprova que apenas quem sempre teve hábitos saudáveis consegue envelhecer bem.
4.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 3 pts
Videogames: esta forma moderna de contar histórias
Diversos antropólogos concordam que contar histórias é um dos gestos mais humanos que existem, coisa que fazemos desde os tempos mais remotos, quando costumávamos nos sentar à beira da fogueira para ouvir dos anciãos tribais histórias sobre deuses terríveis e caçadas mitológicas. Um papel que, ao longo dos anos, foi desempenhado por inúmeras invenções humanas, desde o livro e a revista até o cinema, a televisão e, em tempos mais recentes, os videogames.
Disponível em: https://www.ejemplos.co/br/artigos-de-opiniao/. Acesso em: 12 mar. 2025.
Qual é a tese defendida pelo autor do texto?
A contação de histórias tem sido realizada por diversas invenções humanas ao longo do tempo.
Os videogames são a forma mais moderna de contar histórias.
Contar histórias é uma prática exclusiva de culturas antigas e tribais.
O cinema e a televisão superaram os livros e revistas na forma de contar histórias.
5.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 3 pts
Como cuidar da saúde mental - Marihá Lopes
Você já sentiu aquele aperto no peito só de pensar nas reuniões da semana ou aquele cansaço mental antes mesmo de começar o dia? No mundo de hoje, em que cada minuto conta, é fácil sentir que as cobranças do trabalho nunca dão trégua.
Muita gente, só de pensar em entrar em uma sala de reunião cheia de pessoas, já sente o coração disparar como se estivesse prestes a enfrentar um leão. A sua mente fica cheia de “E se?” – E se eu disser alguma informação errada? E se me julgarem? E se eu falhar?. Essa é a realidade de muitas pessoas com ansiedade social, um transtorno que vai muito além da timidez e que pode transformar momentos comuns para a maioria das pessoas, em uma verdadeira maratona emocional.
A ansiedade social não afeta apenas sua capacidade de se comunicar em público. Ela pode ser uma “barreira invisível” que impede você de se candidatar àquela vaga dos sonhos, compartilhar suas ideias em reuniões ou até mesmo criar conexões valiosas com colegas. A saúde mental é o motor da nossa vida profissional. Sem ela, tarefas simples se tornam um peso.
O que muitos não sabem é que há formas eficazes de lidar com essas questões, como a terapia cognitivo-comportamental, que ajuda a reorganizar pensamentos e reduzir o impacto da ansiedade. Ferramentas modernas, como o uso da tecnologia, também podem fazer diferença.
Haroldo Monteiro, professor de Finanças do Ibmec e mentor do Projeto Ibmec HUBs para startups, vê essa questão da ansiedade social como uma barreira na vida profissional. As pessoas devem se expor para construírem sua marca pessoal, para se posicionarem dentro da empresa. Cuidar da mente não é frescura, é uma necessidade.
Disponível em:https://liberal.com.br/colunas-e-blogs/como-cuidar-da-saude-mental/. Acesso em: 13 mar. 2025.
No trecho: As pessoas devem se expor para construírem sua marca pessoal, para se posicionarem dentro da empresa. Cuidar da mente não é frescura, é uma necessidade- o termo para indica
consequência
explicação
causa
6.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 3 pts
O mito de Perséfone - Laura Aidar
Filha de Zeus, o deus dos deuses, e Deméter, a deusa da colheita e da fertilidade, essa entidade era chamada originalmente de Cora. Ela e sua mãe tinham uma relação muito próxima, na qual Deméter estava sempre por perto a protegê-la.
Mas um certo dia, a bela e virgem Cora estava colhendo flores de narciso, como era seu costume, quando algo surpreendente aconteceu. Hades, o deus do mundo inferior, surgiu, dizendo-se apaixonado. Ele então abriu uma grande fenda no solo e a sequestrou, levando-a para seu reino. A partir desse acontecimento, Cora passa a se chamar Perséfone.
Deméter sentiu falta da garota, ficando desesperada e deprimida. Assim, a deusa desceu do Olimpo e vagou pelo mundo por nove dias e nove noites com duas tochas, uma em cada mão, procurando por sua filha. Por conta dessa intensa tristeza, Deméter, que era a responsável pela agricultura e colheita, secou o solo, tornando-o infértil.
Enquanto isso, no submundo, Hades ofereceu uma romã para Perséfone, que come dois grãos do fruto. Dessa forma, o casamento entre eles é selado. Hélio, o deus sol, observava a angústia da deusa da fertilidade e lhe contou que a filha havia sido raptada por Hades. Quando Deméter chega ao submundo para resgatar Perséfone, Hades não permite que ela retorne a mundo superior, pois a deusa havia comido a romã, assumindo um compromisso com ele.
Percebendo a situação, Zeus envia às profundezas Hermes, o deus mensageiro, e ordena que Perséfone passe metade do tempo junto ao marido e a outra metade no Olimpo com sua mãe, Deméter, pois a terra não podia secar de vez. Assim é feito e a partir de então os ciclos da natureza passam a existir.
O período em que Perséfone está na companhia de Deméter é o equivalente à primavera até a época da colheita, pois sua mãe está feliz e próspera. Quando a deusa volta ao submundo, Deméter se entristece e o solo se torna estéril, é o período do inverno.
Disponível em: https://www.culturagenial.com/deusa-persefone-mito-e-simbologia/. Acesso em: 25 mar. 2025.
Leia o trecho abaixo e responda à pergunta.
"Deméter, que era a responsável pela agricultura e colheita, secou o solo, tornando-o infértil."
A utilização do prefixo "in-" em "infértil" produz o sentido de
transformar o significado da palavra, indicando que o solo se tornou fértil após a ação de Deméter.
reforçar a ideia de que a terra se tornou incapaz de gerar vida, intensificando o impacto da tristeza de Deméter.
sugerir que a terra não era afetada pela ação de Deméter, tornando-a ainda mais próspera.
fazer com que a palavra "infértil" seja mais leve e menos dramática, diminuindo a gravidade da situação.
7.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 3 pts
A palavra MITO significa
Create a free account and access millions of resources
Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports

Continue with Google

Continue with Email

Continue with Classlink

Continue with Clever
or continue with

Microsoft
%20(1).png)
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?
Similar Resources on Wayground
15 questions
El quijote
Quiz
•
1st Grade
14 questions
Día de los muertos
Quiz
•
1st Grade
10 questions
Chapitre introductif: économie, sociologie, science politique
Quiz
•
1st - 12th Grade
10 questions
Tutoría
Quiz
•
1st - 3rd Grade
15 questions
bhp
Quiz
•
1st Grade - Professio...
11 questions
Día del Libro
Quiz
•
1st Grade
10 questions
EVALUACIÓN DE APRENDIZAJES
Quiz
•
1st Grade
10 questions
Psicología del trabajo y desarrollo Organizacional
Quiz
•
KG - University
Popular Resources on Wayground
20 questions
Brand Labels
Quiz
•
5th - 12th Grade
11 questions
NEASC Extended Advisory
Lesson
•
9th - 12th Grade
10 questions
Ice Breaker Trivia: Food from Around the World
Quiz
•
3rd - 12th Grade
10 questions
Boomer ⚡ Zoomer - Holiday Movies
Quiz
•
KG - University
25 questions
Multiplication Facts
Quiz
•
5th Grade
22 questions
Adding Integers
Quiz
•
6th Grade
10 questions
Multiplication and Division Unknowns
Quiz
•
3rd Grade
20 questions
Multiplying and Dividing Integers
Quiz
•
7th Grade
