D27 - distinguir ideias centrais de secundárias

Quiz
•
World Languages
•
11th Grade
•
Hard
TATIANA BIUDES
FREE Resource
10 questions
Show all answers
1.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
Diabetes sem freio
A respeitada revista médica inglesa “The Lancet” chamou a atenção, em editorial, para o crescimento da epidemia de diabetes no mundo. A estimativa é de que os atuais 246 milhões de adultos portadores da doença se transforme em 380 milhões em 2025. O problema é responsável por 6% do total de mortes no mundo, sendo 50% devido a problemas cardíacos – doença associada à diabetes.
Galileu, nº 204, jul. 2008, p. 14.
Qual é a informação principal desse texto?
A diabetes associada a problemas cardíacos.
A estimativa de adultos portadores de diabetes.
O crescimento da epidemia de diabetes no mundo.
O percentual de mortes no mundo.
O percentual de problemas cardíacos.
2.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
O aquecimento global
O aquecimento global é outro elemento que está merecendo bastante atenção entre os ambientalistas da África. Para muitos cientistas, o continente africano será, nos próximos 15 anos, um dos mais afetados com aumento da temperatura média da Terra. As monções procedentes do Oceano Atlântico e responsáveis pela chuva e pela umidade do ar não poderão ser apreciadas com tanta frequência nos próximos anos, em face dos desequilíbrios climáticos. O processo de evaporação da água será mais rápido, o que resultará na baixa umidade do solo que levará ao atrofiamento lento e gradual de vegetação da savana. Com esta possível alteração climática, inúmeras espécies de animais estarão na lista de extinção.
Mãe Terra. Ano I, n. 3, p. 29. Em relação ao aquecimento global, a principal informação desse texto diz respeito
à África, que será o continente mais afetado.
à evaporação da água, que será muito rápida.
à vegetação da savana, que sofrerá atrofiamento.
aos animais de várias espécies, que serão extintos.
aos desequilíbrios climáticos, que serão frequentes.
3.
OPEN ENDED QUESTION
3 mins • 1 pt
A situação em que alguém está mais suscetível a ser atingido por um raio é um campo aberto. Quando uma pessoa está num terreno vasto e descampado, torna-se o alvo perfeito para raios, por ser o ponto mais alto das imediações. Sempre que se começa a ouvir o som dos relâmpagos [...], o melhor é procurar um abrigo em um carro ou em uma construção.
Evaluate responses using AI:
OFF
4.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
Não basta a chuva? Raios!
O local mais seguro para se abrigar durante uma tempestade com raios é dentro de um veículo de transporte fechado, como um carro ou um ônibus. Mesmo que o raio caia diretamente sobre o veículo, a corrente elétrica não consegue penetrar em seu interior.
Ela fica circulando pela lataria até se dissipar. Trata-se do efeito conhecido como “gaiola de Faraday”, descoberto pelo físico inglês Michael Faraday, no século XIX: os campos elétricos são nulos no interior de objetos eletrificados. Os aviões também são muito seguros, lembra o professor Junior: “Cada um desses grandes jatos comerciais [...] é atingido, em média, por três raios por ano. Não acontece absolutamente nada com quem está dentro [...]” Mas é bom fazer um alerta: ficar perto de um carro ou de um pequeno avião, só que do lado de fora, durante uma tempestade é perigosíssimo. Como eles têm grande massa de material metálico, que conduz eletricidade, atraem raios – que podem afetar quem estiver nas redondezas.
A situação em que alguém está mais suscetível a ser atingido por um raio é um campo aberto. Quando uma pessoa está num terreno vasto e descampado, torna-se o alvo perfeito para raios, por ser o ponto mais alto das imediações. Sempre que se começa a ouvir o som dos relâmpagos [...], o melhor é procurar um abrigo em um carro ou em uma construção. [...]
Tomar medidas como essas não configura nenhum exagero, em especial no Brasil, onde caem 57 milhões de raios por ano – número mais alto que o de qualquer outro país.
Veja. 10 fev. 2010. Fragmento.
A ideia principal desse texto refere-se:
à análise dos campos elétricos no interior de objetos.
à descoberta do físico inglês Michael Faraday.
aos estudos sobre a causa dos raios no Brasil.
à incidência maior de raios no Brasil.
às medidas de segurança para evitar ser atingido por raios.
5.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
Enciclopédia: de antigamente
Antigamente, tínhamos o costume de ir às bibliotecas municipais ou das escolas e recorrer à enciclopédia para tirar dúvidas e fazer pesquisas de trabalhos escolares. Pode soar estranho ao leitor o advérbio “antigamente”, pois vários de nós cultivamos este hábito somente há algumas décadas. Acontece que a enciclopédia como plataforma de pesquisa já é considerada obsoleta na prática escolar e cotidiana da grande maioria dos jovens, que,
além de nem conhecer aquelas enormes coleções de “livrões”, já adquiriu como suporte de pesquisa algo mais tecnológico: o smartphone.
A primeira enciclopédia surgiu em 1772 a partir da publicação de 33 volumes escritos por vários colaboradores e organizados pelos pensadores Diderot e D’Alembert. [...] Desta maneira, a enciclopédia tinha a pretensão de reunir todo o “conhecimento universal”, científico e empírico, baseado na razão, na técnica e na experimentação. E é justamente por manter este rótulo de “universal”, que, ao longo dos séculos, as enciclopédias tinham a necessidade de ser atualizadas e sofriam críticas por esses e outros motivos.
Com o advento da internet, a busca pelas enciclopédias diminuiu ao longo dos anos, visto que a agilidade e o rápido acesso se tornaram aliados fundamentais dos pesquisadores e dos jovens alunos [...]. Desse modo, é interessante notarmos a evolução das plataformas de pesquisas gerais disponíveis a pesquisadores [...] ao longo do tempo, as quais mudam o suporte de leitura (de papel a telas touch), o tamanho e a desenvoltura dos textos, mas a busca pelo conhecimento se mantém, seja no revolucionário século XVIII ou no ousado século XXI.
MEDEIROS, Karla O. Armani. Disponível em: <http://www.odiarioonline.com.br/noticia/42722/enciclopedia-de-antigamente>. Acesso em: 1 out. 2015. Fragmento.
A informação principal desse texto está no trecho:
“... tínhamos o costume de ir às bibliotecas municipais ou das escolas e recorrer à enciclopédia...”. (1° parágrafo)
“... pois vários de nós cultivamos este hábito somente há algumas décadas.”. (1° parágrafo)
“Acontece que a enciclopédia como plataforma de pesquisa já é considerada obsoleta...”. (1° parágrafo)
“A primeira enciclopédia surgiu em 1772 a partir da publicação de 33 volumes...”.( 2° parágrafo)
6.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
Lixo gera renda no Quênia
Chinelos de borracha são usados em todo o mundo, em alguns lugares até para ir à escola e ao trabalho. Um dia eles vão parar no lixo ou se perdem nas ruas. As chuvas os levam para o mar e, em algum momento, tudo vai parar numa praia. Na ilha Kiwayu, que faz parte da Reserva Marinha Nacional de Kiunga, no Quênia, dezenas são trazidas pelas correntes marítimas do Oceano Indico. Ninguém sabia que fim dar a tanto lixo, que prejudicava a pesca e a postura de ovos de tartarugas. Mas os brinquedos produzidos pelas crianças com os chinelos cabaram inspirando os adultos a fazer arte com a borracha que se acumulava nas praias.
Nasceu assim, em 1997, o projeto FlipFlop (sandálias de borracha em inglês). Mulheres de Kiwayu, que até então pouco tinham a fazer na ilha além de cuidar de marido e filhos, formaram a primeira comunidade de catadoras de chinelos e artesãs. Os homens da comunidade Bajun continuam pescando e cultivando, mas agora há outra forma de se gerar renda.
Razão Social. O Globo. 03 nov. 2009, p. 9.
Qual é a principal ideia deste texto?
Os chinelos de borracha são de uso generalizado.
Os chinelos são usados na escola e no trabalho.
Os chinelos são jogados nas ruas ou no lixo.
A comunidade de catadoras de chinelos foi criada pelas Mulheres de Kiwayu.
A comunidade de Bajun encontrou uma forma de gerar renda com os chinelos.
7.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
Rio Científico: inovação e memória
Por trás do Corcovado, do Pão de Açúcar e das outras muitas belezas naturais do Rio de Janeiro, há muito estudo e história. Desde o século 16, a cidade é palco de importantes desenvolvimentos científicos, cujos legados existem até hoje, na forma de quatro universidades federais, dois observatórios astronômicos e também de muitos símbolos da cidade, como a Floresta da Tijuca, a ponte Rio-Niterói e o Maracanã. Como uma espécie de guia turístico, o livro, comemorativo dos 30 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), mostra esse lado da cidade que os turistas – e mesmo os cariocas – pouco veem. Afinal, não é de conhecimento geral, por exemplo, a existência de um imenso hangar no bairro de Santa Cruz que serviu para pouso de zepelins, transporte de ligação entre o Brasil e a Europa na década de 1930.
Ciência Hoje. Rio de Janeiro: SBPC, n 275, out. 2010, p. 77.
A informação principal desse texto é:
a beleza natural da Floresta da Tijuca.
a importância das Universidades.
o descobrimento de um hangar no bairro Santa Cruz.
o desconhecimento dos turistas sobre a cidade carioca.
o lançamento de um livro sobre a cidade do Rio de Janeiro.
Create a free account and access millions of resources
Similar Resources on Wayground
10 questions
Dom Casmurro

Quiz
•
11th Grade
11 questions
BARROCO

Quiz
•
10th - 12th Grade
10 questions
Compreensão de Tese e Argumentos em Textos

Quiz
•
9th Grade - University
10 questions
REALISMO/ NATURALISMO

Quiz
•
11th Grade
13 questions
LÍNGUA PORTUGUESA Artigo Científico

Quiz
•
11th Grade - University
15 questions
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Quiz
•
11th Grade
15 questions
Auto da Compadecida

Quiz
•
6th Grade - University
10 questions
Pronome relativo

Quiz
•
6th - 12th Grade
Popular Resources on Wayground
10 questions
Video Games

Quiz
•
6th - 12th Grade
10 questions
Lab Safety Procedures and Guidelines

Interactive video
•
6th - 10th Grade
25 questions
Multiplication Facts

Quiz
•
5th Grade
10 questions
UPDATED FOREST Kindness 9-22

Lesson
•
9th - 12th Grade
22 questions
Adding Integers

Quiz
•
6th Grade
15 questions
Subtracting Integers

Quiz
•
7th Grade
20 questions
US Constitution Quiz

Quiz
•
11th Grade
10 questions
Exploring Digital Citizenship Essentials

Interactive video
•
6th - 10th Grade
Discover more resources for World Languages
28 questions
Ser vs estar

Quiz
•
9th - 12th Grade
20 questions
Definite and Indefinite Articles in Spanish (Avancemos)

Quiz
•
8th Grade - University
15 questions
Ser

Quiz
•
9th - 12th Grade
16 questions
Subject pronouns in Spanish

Quiz
•
9th - 12th Grade
11 questions
Hispanic Heritage Month

Lesson
•
9th - 12th Grade
21 questions
Spanish Speaking Countries and Capitals

Quiz
•
7th - 12th Grade
20 questions
SP II: Gustar with Nouns and Infinitives Review

Quiz
•
9th - 12th Grade
40 questions
Subject Pronouns and Ser

Quiz
•
6th - 12th Grade