Revisão 5 perguntas

Revisão 5 perguntas

9th Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Concordância Verbal e nominal

Concordância Verbal e nominal

9th Grade

10 Qs

Festa da Luz - Chandeleur

Festa da Luz - Chandeleur

7th Grade - University

10 Qs

Transitividade Verbal e Verbo de Ligação - Português

Transitividade Verbal e Verbo de Ligação - Português

1st - 10th Grade

9 Qs

QUIZ MONET E SUA ÉPOCA

QUIZ MONET E SUA ÉPOCA

8th - 9th Grade

10 Qs

Simulado (Prova Paraná 1ª ed. 2024 9º ano)

Simulado (Prova Paraná 1ª ed. 2024 9º ano)

9th Grade

10 Qs

Língua Portuguesa - Profa. Fernanda Diniz

Língua Portuguesa - Profa. Fernanda Diniz

9th Grade

10 Qs

Pronomes Relativos

Pronomes Relativos

9th Grade

7 Qs

Os Lusíadas: Proposição, Invocação e Dedicatória

Os Lusíadas: Proposição, Invocação e Dedicatória

9th Grade

10 Qs

Revisão 5 perguntas

Revisão 5 perguntas

Assessment

Quiz

World Languages

9th Grade

Hard

Created by

Anderson Pires

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Ser criativo, inovador, resiliente, perseverar, ter pensamento crítico e se abrir para o novo são competências necessárias para viver no século 21. O mundo inteiro está de olho no desenvolvimento de tais competências em qualquer cidadão, não só no profissional de educação. “Se a gente não tiver um professor inovador, ele não vai conseguir desenvolver nos seus alunos as competências urgentes para viver nesse cenário disruptivo, que exige criatividade, pensamento crítico, pensar fora da caixa”, assegura Mozart [Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação].

CARDIAL, Karen. Futuros professores precisam de mais prática. Revista Educação, ed. 286, 6 jul. 2022. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br. Acesso em: 15 nov. 2022.

No texto, a expressão “tais competências” exerce a função de

amenizar a apresentação das características indesejadas nos professores através de eufemismo.

atuar como sinônimo de “nesse cenário” na indicação do contexto do mundo do trabalho atual.

resgatar as características do especialista cuja fala é empregada como argumento de autoridade.

retomar a lista de elementos por meio da junção entre um pronome e um substantivo genérico.

Answer explanation

No texto, a expressão “tais competências” retoma a lista de elementos citada anteriormente: “Ser criativo, inovador, resiliente, perseverar, ter pensamento crítico e se abrir para o novo”. Assim, o pronome demonstrativo “tais” e o substantivo “competências” constituem uma substituição, a fim de evitar repetições e garantir a coesão da publicação.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

TEXTO I

Voto religioso só guia 2 entre 10 brasileiros, diz Datafolha.

Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 22 fev. 2024.

TEXTO II

8 em cada 10 brasileiros dizem não seguir orientação de religiosos na hora do voto, aponta Datafolha.

Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 22 fev. 2024.

TEXTO III

Na hora do voto, 19% dos brasileiros com religião seguem líder da igreja.

Disponível em: http://datafolha.folha.uol.com.br. Acesso em: 22 fev. 2024.

TEXTO IV

Só 19% são guiados por voto religioso, diz Datafolha.

Disponível em: https://congressoemfoco.uol.com.br. Acesso em: 22 fev. 2024.

Apesar de tratarem dos mesmos dados, os textos diferem entre si na forma de apresentá-los porque

enfatizam tópicos diferentes.

utilizam linguagens diferentes.

apresentam abordagens diferentes.

são de veículos de comunicação diferentes.

Answer explanation

Os textos apresentam abordagens diferentes de dados de uma mesma pesquisa, que podem indicar parcialidade em termos como “só” e ao focar ora na atenuação dos dados “[...] só guia 2 entre 10 brasileiros [...], ora no incremento deles “[...] 19% dos brasileiros com religião seguem líder da igreja.”.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Comida para pensar

Nas vezes em que fui a Londres, costumava comer num restaurante chamado Food for Thought. Infelizmente, fechou. Não sei se pela pandemia ou pelos preços de aluguel em Covent Garden. Na época, creio que o tema dominante nas conversas sobre comida tratava de alimentos naturais, orgânicos, enfim, tudo isso que estava associado ao movimento ecológico. Tanta coisa mudou, e lembrei-me do nome do restaurante ao constatar a presença maciça de postagens sobre alimentos nas redes sociais. Não me refiro a receitas, mas sim ao debate acalorado sobre o que comer e o que evitar [...]. A intensidade de conversas sobre comida e suplementos alimentares me leva à conclusão de que isso acabará desaguando na política. Como assim? É célebre a frase segundo a qual, assim como as salsichas, ficaríamos assustados se soubéssemos como são feitas as leis. Não me refiro apenas a leis, embora no Rio já se discuta, tanto na cidade quanto no estado, como proibir alimentos ultraprocessados nas merendas escolares. Se é dinheiro público que alimenta as escolas, por que não refletir sobre o tema? Por que distribuir alimentos com açúcar, gordura saturada e sódio para as crianças? Não estaríamos criando um gigantesco problema de saúde para o futuro? Em alguns casos, o caminho é campanha de educação, sem paranoias, estritamente baseada no que for cientificamente comprovado. Lembro-me de uma lei no Rio que proibia o sal na mesa dos restaurantes. Era preciso pedir. Essa lei não pegou, assim como tantas outras.

GABEIRA, F. Comida para pensar. O Globo, 10 jul. 2023.

Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 14 jul. 2023.

Ao afirmar que “assim como as salsichas, ficaríamos assustados se soubéssemos como são feitas as leis”, o colunista Fernando Gabeira sugere que leis são

prejudiciais a um país.

prejudiciais a um país.

obstáculos a hábitos não saudáveis.

respostas a preocupações do momento.


Answer explanation

Em seu artigo de opinião, o colunista Fernando Gabeira compara o processo de elaboração de leis à produção de salsichas. De acordo com o escritor, “assim como as salsichas, ficaríamos assustados se soubéssemos como são feitas as leis”. Com essa comparação, sugere que muitas leis são criadas sem os critérios adequados, pois, assim como o processo de fabricação de salsichas seria desagradável para a maioria dos consumidores, a falta de reflexão dos legisladores faria com que os cidadãos percebessem que muitas normas, como a que proibia o sal nas mesas de restaurantes no Rio de Janeiro, não têm razão de existir.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Abelhas brincam com bolas de madeira em experimento

É a primeira vez que um estudo mostra insetos interagindo com objetos só por diversão. Veja como foi.

[...] Até as abelhas podem brincar, segundo um estudo publicado na revista Animal Behaviour. Em um conjunto de experimentos, os insetos rolaram bolas de madeira para lá e para cá, até 117 vezes, sem ganhar nenhuma recompensa por isso.

[...]

“Esta pesquisa fornece uma forte indicação de que as mentes dos insetos são muito mais sofisticadas do que podemos imaginar”, afirma Lars Chittka [...].

Lars é o chefe do laboratório em que os experimentos aconteceram. [...]

Como foi o estudo

Primeiro, os cientistas montaram um ambiente de três câmaras interligadas, entre as quais as abelhas podiam circular livremente. A primeira câmara não tinha nada de mais: era o lugar onde os cientistas deixavam as abelhas de início. Na segunda, havia bolas de madeira; na terceira, recipientes com sacarose e pólen.

Durante 18 dias, os pesquisadores observaram o comportamento de 45 abelhas, que passavam três horas diárias nesse ambiente triplo. [...]

O resultado: a maioria das abelhas (37 de 45) interagiu com as bolas de madeira [...].

COSTA, Luisa. Abelhas brincam com bola de madeira em experimento. Superinteressante, 31 out. 2022. Disponível em: https://super.abril.com.br. Acesso em: 16 nov. 2022.

Apesar de a reportagem tratar da pesquisa mencionada com linguagem mais simplificada, remete ao texto científico ao

trazer dados numéricos.

iniciar por uma manchete chamativa.

ter um subtítulo que contextualiza o que será tratado.

citar parte da entrevista feita com o responsável pelo estudo.

Answer explanation

A reportagem da revista Superinteressante refere-se a uma pesquisa científica feita sobre o ato de abelhas brincarem com bolas de madeira por pura diversão. Publicada originalmente como um artigo científico na revista Animal Behaviour, para adequar-se ao gênero reportagem, a pesquisa é tratada com uma linguagem mais simplificada, sendo expostas apenas as informações principais, mas sem deixar de indicar os dados numéricos do estudo original, como: a quantidade de vezes que os insetos rolaram as bolas: até 117 vezes; a quantidade de dias da pesquisa: 18 dias; a quantidade de abelhas analisadas: 45; o tempo que os insetos ficavam por dia no ambiente analisado: três horas; e o resultado da pesquisa: “a maioria das abelhas (37 de 45) interagiu com as bolas de madeira”. A menção a todos esses dados numéricos garante, portanto, a credibilidade ao citar a pesquisa.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Resenha: O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel

A Sociedade do Anel é um livro bem grandinho e, para muitos, enfadonho. Eu entendo perfeitamente quem não gosta da trilogia por causa do seu tamanho, seja na adaptação para o cinema ou em suas páginas — mas sempre peço pra pessoa dar uma segunda chance porque a riqueza e a beleza dessa saga estão nos detalhes.

Tolkien deu vida a um universo e eu sei que ele está perdido entre os muitos multiversos que existem por aí. A Terra-média é rica em detalhes, construção e ambientação; é o tipo de mundo literário que salta das páginas e ganha vida conforme você o conhece mais. É fácil acreditar que o Condado está por aí. Que as colinas de Rohan ou as torres de Minas Tirith podem ser vistas ao longe. É assustador pensar que a ascensão de Sauron e a união das Duas Torres ameaça tudo isso.

Disponível em: www.queriaestarlendo.com.br. Acesso em: 22 fev. 2024.

Com o trecho “É fácil acreditar que o Condado está por aí”, a autora argumenta que

as características do Condado podem ser encontradas na vida real.

a história pode ser confundida com a realidade por conta da veracidade.

os elementos são descritos com tantos detalhes que é possível visualizá-los facilmente.

o autor utiliza estratégias argumentativas para convencer o leitor da existência do Condado.

Answer explanation

A autora utiliza a expressão para demonstrar que as descrições feitas pelo autor são ricas em detalhes, como é possível constatar pelo trecho “A Terra-média é rica em detalhes, construção e ambientação; é o tipo de mundo literário que salta das páginas e ganha vida conforme você o conhece mais.”.