REVISÃO ELEITORAL 17.3.2025

REVISÃO ELEITORAL 17.3.2025

University

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Processo Constitucional

Processo Constitucional

University

12 Qs

Quiz Estatística - População e amostra

Quiz Estatística - População e amostra

University

10 Qs

NDS - Execução 09 - Fazenda Pública

NDS - Execução 09 - Fazenda Pública

University

14 Qs

NDS - Eleitoral 01 - Noções Iniciais

NDS - Eleitoral 01 - Noções Iniciais

University

12 Qs

NR 11

NR 11

University

11 Qs

NDS - Execução 05 - Cumprimento de Sentença

NDS - Execução 05 - Cumprimento de Sentença

University

14 Qs

NDS - Execução 10 - Alimentos

NDS - Execução 10 - Alimentos

University

15 Qs

NDS - Eleitoral 03 - Sistemas Eleitorais

NDS - Eleitoral 03 - Sistemas Eleitorais

University

12 Qs

REVISÃO ELEITORAL 17.3.2025

REVISÃO ELEITORAL 17.3.2025

Assessment

Quiz

Other

University

Medium

Created by

Bruno Lobato

Used 2+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

João, professor de direito constitucional, questionou um aluno em relação à possibilidade, ou não, de um mesmo agente, que não ocupa cargo eletivo e não é candidato à reeleição, vir a ser alcançado por causa de inelegibilidade, de natureza constitucional, que o impeça de concorrer para cargos eletivos de certos entes da federação, mas não para cargos eletivos de entes diversos.
Foi corretamente respondido a João que

sim, mas apenas na inelegibilidade decorrente de situação funcional.

não, pois causas de inelegibilidade restringem a cidadania em sua acepção passiva, o que se dá de modo integral.

não, pois somente a suspensão dos direitos políticos pode ser segmentada em certos níveis federativos, conforme a causa que lhe deu origem.

sim, mas apenas na inelegibilidade decorrente de parentesco.

não, pois a incidência da causa de inelegibilidade apenas em determinado nível federativo somente pode ocorrer em relação aos candidatos à reeleição

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Assinale a alternativa correta no que se refere ao conceito de sufrágio, plebiscito ou referendo.

O sufrágio é um direito público subjetivo de natureza política do brasileiro e estrangeiro, de eleger e de participar da organização e da atividade do poder estatal por intermédio desse instrumento.

Plebiscito é uma consulta prévia que se faz aos cidadãos no gozo de seus direitos políticos, sobre determinada matéria a ser, posteriormente, discutida pelo Congresso Nacional.

Plebiscito é uma consulta prévia que se faz aos cidadãos no gozo de seus direitos políticos, sobre determinada matéria anteriormente discutida pelo Congresso Nacional. 

Referendo consiste em uma consulta prévia sobre determinado ato governamental a ser efetivado após a aprovação popular.

Participam da consulta popular de plebiscito e referendo os brasileiros natos, naturalizados e os estrangeiros.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Assinale a alternativa correta quanto às situações de elegibilidade.

Os analfabetos são elegíveis, segundo jurisprudência do STF.

Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos podem, caso queiram, renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.

A nacionalidade brasileira não é condição de elegibilidade. 

É condição de elegibilidade a idade mínima de 35 anos para senador.

É condição de elegibilidade a idade mínima de 21 anos para governador.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

São inelegíveis para qualquer cargo os que forem 

condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, por corrupção eleitoral, por captação ilícita de sufrágio, por doação, captação ou gastos ilícitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação do registro ou do diploma, pelo prazo de 8 (oito) anos a contar da decisão.

condenados à suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por ato doloso ou culposo de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, desde a condenação ou o trânsito em julgado até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena. 

condenados à suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, por ato doloso de improbidade administrativa que importe em lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, desde a condenação ou o trânsito em julgado até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos a contar da decisão.

condenados por crime de trânsito, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 5 (cinco) anos a contar da decisão.

condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, por corrupção eleitoral, por captação ilícita de sufrágio, por doação, captação ou gastos ilícitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação do registro ou do diploma, pelo prazo de 8 (oito) anos a contar da eleição.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

No que concerne às inelegibilidades e aos crimes eleitorais, julgue o item a seguir, considerando o entendimento jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral.

A morte de titular do Poder Executivo, assim como a dissolução de sociedade ou de vínculo conjugal no curso do mandato, extingue o parentesco para fins de incidência da causa de inelegibilidade reflexa.

CERTO

MEIO-CERTA

MEIO-ERRADA

ERRADA

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Os inalistáveis e os analfabetos são considerados pela Constituição Federal de 1988 como:

elegíveis.

destinatários. 

inelegíveis.

sem direitos.


inferiores.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Em relação às condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade, assinale a alternativa INCORRETA.

A idade mínima constitucionalmente estabelecida como condição de elegibilidade é verificada tendo por referência a data da posse, salvo quando fixada em 18 (dezoito) anos, hipótese em que será aferida na data-limite para o pedido de registro.

A decisão que julga não prestadas as contas de campanha impede o candidato de obter a certidão de quitação eleitoral durante o curso do mandato ao qual concorreu, persistindo esses efeitos, após esse período, até a efetiva apresentação das contas.

O Presidente da República, os governadores de estado e do Distrito Federal, os prefeitos e quem os houver sucedido ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subsequente, sem necessidade de afastamento do cargo.

São inelegíveis para qualquer cargo os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por crimes contra a administração pública, até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após condenação.

Não cabe à Justiça Eleitoral decidir sobre o acerto ou o desacerto das decisões proferidas por outros órgãos do Judiciário ou dos tribunais de contas que configurem causa de inelegibilidade.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?