CFHP BM 2024 – DPAABM – Exercício 2

CFHP BM 2024 – DPAABM – Exercício 2

2nd Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Borá lá ser Ágil ?! DAY 01

Borá lá ser Ágil ?! DAY 01

1st - 12th Grade

10 Qs

3°C_RECUPERAÇÃO_CIÊNCIAS_DE_DADOS

3°C_RECUPERAÇÃO_CIÊNCIAS_DE_DADOS

2nd Grade

10 Qs

RAE 2021 - Capítulo I - Das Generalidades

RAE 2021 - Capítulo I - Das Generalidades

1st - 12th Grade

15 Qs

RAE - Cap IV - Descarga, Da Alienação e Movimentação

RAE - Cap IV - Descarga, Da Alienação e Movimentação

1st - 12th Grade

10 Qs

propriedade intelectual

propriedade intelectual

1st Grade - University

15 Qs

Inovação

Inovação

1st - 12th Grade

10 Qs

Ponte a prueba!!

Ponte a prueba!!

1st - 5th Grade

12 Qs

BENCHMARKING

BENCHMARKING

1st - 10th Grade

10 Qs

CFHP BM 2024 – DPAABM – Exercício 2

CFHP BM 2024 – DPAABM – Exercício 2

Assessment

Quiz

Professional Development

2nd Grade

Hard

Created by

joão Marconio

Used 6+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Um Soldado durante o intervalo do quarto de hora no Corpo da Guarda foi flagrado pelo Oficial de Dia em posição de sentido entoando o Hino Nacional, contudo, e para surpresa do Oficial ao iniciar a letra do hino o mesmo começou a escutar: “Ouviram do Ipiranga, perna aberta, Sentado num sofá sem cobertas...”. Diante da situação acima descrita o Soldado cometeu crime de:

Despojamento desprezível

Uso indevido por militar de uniforme, distintivo ou insígnia

Violência conta superior

Insubmissão

Desrespeito a Símbolo nacional

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

O Comandante da ABMG expediu nota de serviço para realização de formatura geral, dentre às instruções cotidianas havia previsão de uma homenagem aos Veteranos. Por esta razão, a cerimônia acabou por delongar e causou irritação a Soldado “157” que compunha a guarda a bandeira, inconformada, acabou por tomar uma atitude inusitada jogando a bandeira do Comando no chão e saindo de forma.

Desrespeito a símbolo nacional

Despojamento desprezível

Desobediência

Recusa de obediência

Uso indevido por militar de uniforme, distintivo ou insígnia

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

O Comandante da ABMG recebeu a informação de que um militar procedeu uma conduta típica de crime militar, “O Oficial de Logística ao término da Operação Galo da Madrugada, determinou o Soldado escalado na equipe de apoio recolhesse os capacetes empregados na operação ora descrita, o mesmo recusou-se a cumprir a ordem sob alegação de cansaço, pois já estava acordado, desde às 3h da manhã...”. Diante do fato, O Comandante, ficou na dúvida com relação ao tipo penal, Sabendo que os Soldados “157 e Tobias” são especialista em Direito Penal Militar (Ministros do STF) perguntou-lhes qual o tipo penal específico?

Desobediência

Desrespeito a Superior

Insubmissão

Recusa de Obediência

Descumprimento de missão

Answer explanation

Crime Próprio: Só pode ser cometido por militar

Tem que haver relação hierárquica

Desobediência: Pode ser cometido por civil

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

“157”, Sargento do Corpo de Bombeiros militar de Pernambuco, presidente da associação dos Sargentos do Corpo de Bombeiros militar de um dos estados da Federação, adentrou as dependências de um do Grupamento de Bombeiros da capital desse estado, local diverso daquele em que exerce suas funções de Salvamento, e distribuiu aos colegas texto associativo, firmado por ele, em que tecia duras e infundadas críticas de cunho depreciativo a algumas decisões do comandante do Grupamento, atinentes à disciplina militar e ao rigoroso serviço daquela unidade Bombeiro militar. Além disso, ocupou, sem a devida autorização, por mais de dois minutos, o sistema de comunicação do referido Grupamento com a leitura do texto associativo, convocando os colegas para reunião preparatória de campanha remuneratória, com indicativo de greve e discussão dos atos disciplinares apontados como ilegais e abusivos.

Com base no direito penal militar e considerando a situação hipotética acima, assinale a opção correta.

O comparecimento de bombeiros armados à reunião convocada pela associação, nos termos da situação hipotética em tela, será suficiente para caracterizar a conduta como crime militar de revolta, por ser delito formal.

A única infração penal militar cometida pela sargento "157" na situação em apreço foi a conduta de convocar reunião ilícita, cuja sanção penal poderá ser desclassificada para transgressão disciplinar.

Na situação descrita, "157" não praticou crime militar, uma vez que o livre exercício da atividade associativa encontra-se assegurado na CF, bem como a garantia da manifestação do pensamento e a liberdade de expressão, sendo vedado, apenas, o anonimato.

As condutas praticadas pela sargento "157" amoldam-se aos tipos penais militares de reunião ilícita, crítica indevida, aliciação para motim ou revolta e incitamento à desobediência, à indisciplina e à prática de crime.

Os militares que atenderem à convocação da sargento "157" cometerão crime militar pela participação em reunião ilícita. Na assembleia, caso haja deliberação pela greve, com prática de atos que se ajustem à figura típica de motim, a norma penal militar exige, para caracterização desse tipo de infração, que haja participação de, pelo menos, quatro militares.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Durante o carnaval, o Comandante, Subcomandante e todo seu Staff de Oficiais do 25º GB foram empregados na operação carnaval com previsão de retorno às suas funções após o período carnavalesco. Infelizmente, ocorreu um vultoso desastre ambiental com contaminação do único manancial de água potável na jurisdição do Grupamento. Em razão desse acontecimento, “157”, militar mais antigo de serviço na Unidade assumiu o Comando, adotando as medidas que a situação exigia. Diante do exposto “157” cometeu crime de:

Assunção de Comando sem ordem ou autorização

Usurpação

Conservação ilegal de Comando

Operação militar sem ordem superior

Nenhuma das alternativas anteriores.

Answer explanation

Exceção deste tipo penal:

Salvo se em grave emergência...

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Sobre os crimes militares em espécie, no que se refere à usurpação, excesso ou abuso de autoridade, é correto afirmar que:

não se pune o militar que assumir, sem ordem ou autorização, a direção de estabelecimento militar independentemente da situação de risco.

comete crime de rigor excessivo o militar que exceder a faculdade de punir o subordinado, fazendo-o com rigor não permitido, ou ofendendo-o por palavra, ato ou escrito.

pune-se com pena de reclusão todo aquele que usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito.

É cabível a pena de suspensão do exercício do posto ao agente comandante que determinar, sem ordem superior e fora dos casos em que essa se dispensa, movimento de tropa ou ação militar.

o crime de "ofensa aviltante a inferior" só se processa por representação do ofendido.

Answer explanation

  • A pena prevista para os tipos penais de uso indevido de uniforme é de Detenção.

  • Movimento de tropa sem autorização, pena prevista reclusão.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Um Cabo do Corpo de Bombeiros Militar, pertencente ao Grupamento de Busca e Salvamento, durante a instrução de Salvamento Terrestre, propositalmente, bateu por várias vezes com o seu cordin na costas de “157”, sua colega de farda, com a finalidade de humilhá-la. À luz do Código Penal Militar (CPM) o Cabo cometeu:

Ofensa aviltante a inferior (art. 176 do CPM).

Injúria real (art. 217 do CPM).

Lesão corporal (art. 209 do CPM).

Violência contra inferior (art. 175 do CPM).

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?