Reportagem - D21

Reportagem - D21

9th Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

D4 – Inferir uma informação implícita em um texto - 6º ano

D4 – Inferir uma informação implícita em um texto - 6º ano

6th Grade - University

10 Qs

REVISÃO - CRASE

REVISÃO - CRASE

9th Grade

10 Qs

A lenda do Galo de Barcelos

A lenda do Galo de Barcelos

2nd - 10th Grade

10 Qs

Quiz - Conceição Evaristo

Quiz - Conceição Evaristo

6th Grade - University

10 Qs

D.Pedro e Ines de Castro

D.Pedro e Ines de Castro

9th - 12th Grade

10 Qs

Acordo Fotográfico

Acordo Fotográfico

1st - 12th Grade

10 Qs

Revisão de Português II

Revisão de Português II

1st Grade - Professional Development

10 Qs

COLOCAÇÃO PRONOMINAL

COLOCAÇÃO PRONOMINAL

9th Grade

10 Qs

Reportagem - D21

Reportagem - D21

Assessment

Quiz

World Languages

9th Grade

Hard

Created by

ANGELICA ZANONI

Used 2+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Leia os textos a seguir e responda.

Texto I

Esperança na Rio + 20

    Devemos guardar a edição 474 da PLANETA como um documento importante para mostrar a nossos filhos e netos. Estou seguro de que o nível de conscientização ecológica melhorou, e muito, desde a conferência Eco 92. [...] Parabéns pela brilhante reportagem sobre o Rio + 20.

I.S.L por e-mail Revista Planeta. Edição 476.

Texto II

Falta de Coerência

    Parabéns à PLANETA de março de 2012 pelo excelente artigo Rio + 20, o bonde da utopia mostrando como essas conferências do meio ambiente têm avançado pouco em cumprir metas verdes. Elas são necessárias, mas os governos não se esforçam para estabelecer uma agenda positiva e ampliar a criação de áreas verdes nos centros urbanos.

I.S.L por e-mail Revista Planeta. Edição 476.

Em relação aos dois textos, percebe-se que os leitores:

Fazem críticas à matéria apresentada na revista.

Gostariam que a revista se aprofundasse mais na matéria.

Demonstram desconhecer a matéria apresentada pela revista.

Têm opiniões diferentes sobre a matéria apresentada na revista.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Leia o texto e, a seguir, responda.

De quem é a culpa pelo aquecimento global?

Camila Camilo

    Para os pesquisadores do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Terra está ficando mais quente e as chances da culpa ser do homem são grandes. Mais precisamente de dois terços ou mais, segundo relatório lançado em 2011. Isso porque a emissão excessiva de gases (como dióxido de carbono, metano e óxido nitroso) pelas indústrias intensifica um fenômeno natural, o efeito estufa. Graças a ele o calor dos raios solares é retido na atmosfera terrestre e a temperatura é mantida a níveis que permitem a existência de vida. O problema é quando estes gases ocorrem em excesso e retêm mais calor do que o necessário, causando o que se convencionou chamar de aquecimento global.

    Porém, esta não é uma ideia unânime. Há especialistas que acreditam que a temperatura de fato está subindo, mas não é possível precisar se as causas estão na ação humana, ou se esta mudança faz parte de um processo natural vivido pela Terra. A geógrafa Daniela de Souza Onça, por exemplo, defendeu em sua tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP) que o aquecimento global não existe. Para ela, o clima está em permanente transformação e suas alterações não podem ser atribuídas exclusivamente às variações das concentrações dos gases na atmosfera.

    [...]

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ fundamental-2/quem-culpa-pelo-aquecimento -global-682906.shtml.> Acesso em: 18 abr. 2016.

As opiniões dos pesquisadores do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e da geógrafa Daniela de Souza Onça sobre o aquecimento global são:

contrárias.


excludentes.


semelhantes.

complementares.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia os textos para responder a questão abaixo:

Texto 1

Mapa Da Devastação

    A organização não-governamental SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais terminaram mais uma etapa do mapeamento da Mata Atlântica (www.sosmataatlantica.org.br). O estudo iniciado em 1990 usa imagens de satélite para apontar o que restou da floresta que já ocupou 1,3 milhão de km2, ou 15% do território brasileiro. O atlas mostra que o Rio de Janeiro continua o campeão da motosserra. Nos últimos 15 anos, sua média anual de desmatamento mais do que dobrou.

Revista Isto É – nº 1648 – 02-05-2001 São Paulo – Ed. Três.

Texto 2

Há qualquer coisa no ar do Rio, além de favelas

    Nem só as favelas brotam nos morros cariocas. As encostas cada vez mais povoadas no Rio de Janeiro disfarçam o avanço do reflorestamento na crista das serras, que espalha cerca de 2 milhões de mudas nativas da Mata Atlântica em espaço equivalente a 1.800 gramados do Maracanã. O replantio começou há 13 anos, para conter vertentes ameaçadas de desmoronamento. Fez mais do que isso. Mudou a paisagem. Vista do alto, ângulo que não faz parte do cotidiano de seus habitantes, a cidade aninha-se agora em colinas coroadas por labirintos verdes, formando desenhos em curva de nível, como cafezais.

Revista Época – nº 83. 20-12-1999. Rio de Janeiro – Ed. Globo. p. 9.

Uma declaração do segundo texto que CONTRADIZ o primeiro é:


A mata atlântica está sendo recuperada no Rio de Janeiro.

As encostas cariocas estão cada vez mais povoadas.

As favelas continuam surgindo nos morros cariocas.

O replantio segura encostas ameaçadas de desabamento.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia os textos a seguir e responda.

Texto I

"Coleira" é necessária para alguns IÇAMI TIBA

    [...]

    Quem vai dizer se tem de haver um controle ou não é a própria vida que o adolescente leva nesse processo de "segundo parto" — porque a adolescência é o segundo parto para ganhar a autonomia comportamental.

    Agora, uma vez que ele não se mostre competente para ditar os próprios rumos e, em vez de ir à escola fica no bar da esquina, o controle é necessário.

    Nesse contexto, aparelhos rastreadores capazes de deixar os filhos localizáveis o tempo todo, que chamo de "coleira virtual", são bastante viáveis.

    Esses jovens que precisam de controle não tomam as medidas de proteção necessárias e acabam se expondo a todo o tipo de perigo. Em vez de manter a família informada, simplesmente desaparecem. Os pais têm de impor limites: se largar o celular em qualquer lugar, então não merece sair.

    Nesse ponto, tem de ser um pouco mais radical, porque alguns adolescentes transcendem os limites, e os pais só vão saber na hora de tirá-los, na melhor das hipóteses, da delegacia.

    Assim como há jovens que podem ir para a "balada" sem maiores preocupações, existem outros que precisam, sim, dessa "coleira virtual".

TIBA, Içami. “Coleira” é necessária para alguns. Folha de São Paulo. Último acesso:19/09/2013.

Texto II

Trocamos educação por tecnologia?

    [...]

    O controle é eficiente para acalmar as aflições dos pais. É eficiente, ainda, para provocar efeitos colaterais dos mais indesejáveis, e outros riscos. Vejamos.

    Em primeiro lugar, se tem quem controle o jovem, por que haveria ele de se responsabilizar pelo autocontrole? Mais fácil deixar para os pais essa tarefa difícil já que eles assim o desejam. Em segundo, tem a dificuldade da construção da privacidade. E sem privacidade, não há intimidade. E tem mais, ainda: se os pais não acreditam que o filho seja capaz de avaliar situações de risco, de se proteger, de caminhar com as próprias pernas, por que ele mesmo acreditaria?

    Pensando bem, é uma bobagem preocupar-se com isso. Os jovens sempre têm respostas inteligentes para propostas medíocres. Eles encontrarão um jeito de burlar o dispositivo. Não são eles os melhores no uso da tecnologia?

SAYÃO, Rosely. Trocamos educação por tecnologia? Folha de São Paulo. Último acesso:19/09/2013.

Ao compararmos os dois textos constatamos que:


O texto I aborda o direito à privacidade dos jovens.


O texto II aborda medidas de proteção aos jovens.

Os textos I e II abordam “o controle da vida dos filhos” sob pontos de vistas iguais.

Os textos I e II abordam “o controle da vida dos filhos” sob pontos de vistas opostos.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Leia os textos abaixo.

Texto 1

O melhor emprego do mundo

    Quem nunca pensou em abandonar a rotina de trabalho desgastante, desistir de encarar o trânsito diário e se mudar dos centros urbanos para viver e trabalhar com tranquilidade em uma ilha paradisíaca? O emprego dos sonhos existe e foi anunciado nesta terça-feira pelo estado de Queensland, na Austrália. Os interessados em ocupar a vaga disponível no “melhor trabalho do mundo” poderão se candidatar para se tornar o zelador de uma ilha australiana.

    O local de trabalho será a ilha Hamilton, uma das 600 que formam a Grande Barreira de Corais. O contrato do empregado prevê um salário de 105.000 dólares por seis meses, o equivalente a cerca de 20.000 dólares por mês. Além disso, o novo funcionário também receberá “vale transporte”: passagens aéreas gratuitas para poder viajar a partir de seu país de origem.

    Em contrapartida, o zelador da ilha paradisíaca terá que coletar correspondências, passear pelas areias brancas, alimentar tartarugas marinhas e peixes, “talvez limpar piscinas” e observar o mergulho das baleias. Outra responsabilidade do novo funcionário será fazer posts diários em um blog, incluindo fotos e vídeos mostrando como foi o dia.

    O novo empregado não precisará se preocupar com suas acomodações. O governo australiano disponibilizará uma casa com três quartos e sacadas com vista para o mar, além de um buggy para transporte na ilha. [...]

    Segundo o premiê, a oferta do “melhor emprego do mundo” visa estimular o turismo na ilha, que foi afetado pela crise financeira mundial.

Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional /melhor-emprego-mundo-414063.shtml>. Acesso em: 24 mar. 2010.

Texto 2

Procura-se

    Um emprego legal, em jornalismo (se é que isso é possível). Que me garanta o leite da criança e que me dê a chance de ver meu filho uma vez por dia.

    Em contrapartida, conto boas piadas durante o expediente, sei fazer um café razoável e escrevo decentemente.

    Alguém me contrata? Alguém me dá freela?

    Alguém me pede um café? Isso é sério. Juro.

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/Snteg H0hdCI/classificados_emprego.jpg>. Acesso em: 24 mar. 2010.

Sobre o que seria um bom emprego, esses textos apresentam opiniões

complementares.
confusas.
diferentes.
semelhantes