Prova AV1

Prova AV1

8th Grade

12 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Portugal Liberal

Portugal Liberal

6th - 8th Grade

15 Qs

Brasil Colônia

Brasil Colônia

1st - 12th Grade

16 Qs

ILUMINISMO

ILUMINISMO

8th Grade

10 Qs

Brasil Colônia

Brasil Colônia

8th Grade

10 Qs

Era Napoleônica

Era Napoleônica

1st Grade - University

10 Qs

Escravidão e abolição

Escravidão e abolição

8th Grade

10 Qs

GRANDES NAVEGAÇOES

GRANDES NAVEGAÇOES

8th Grade

15 Qs

08/07 - 8° - EFAF

08/07 - 8° - EFAF

6th - 8th Grade

15 Qs

Prova AV1

Prova AV1

Assessment

Quiz

History

8th Grade

Hard

Created by

EDMILSON LIMA

Used 1+ times

FREE Resource

12 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

Leia a fonte histórica com atenção: "Neste território não poderá haver escravos. A servidão foi abolida para sempre. Todos os homens nascem, vivem e morrem livres..."; "Todo homem, qualquer que seja sua cor, pode ser admitido em qualquer emprego". Artigos 3 e 4 da Constituição do Haiti, assinada por Toussaint L’Ouverture em 1801. 

Em 1791 a Revolução Francesa estava em pleno andamento. Toussaint L´Ouverture, inspirado nos ideais iluministas e revolucionários, passou a exigir melhores condições de trabalho nas suas plantações. Assinale a alternativa que contempla as ações de L’Ouverture no processo revolucionário:

declarou-se imperador da República haitiana ocidental, com isso a Coroa espanhola, temendo uma revolução escravista, concedeu-lhe o título requisitado.

inovou com os seus discursos contra a escravidão e a discriminação racial, porém as ações não passaram do papel, pois L’Ouverture voltou para França no ano de 1792.

assumiu o poder na parte ocidental da ilha e aboliu a escravidão, em seguida, ele e seus liderados invadiram a parte oriental (espanhola) e aboliram a escravidão lá também.

 conseguiu unir forças e declarar a independência do Haiti em 1804 com a ajuda de Napoleão Bonaparte.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

Após a independência, como o Haiti foi visto pelas grandes metrópoles colonialistas?

tornou-se uma potência agrícola com destaque para a produção de açúcar. 

sofreu bloqueio econômico, pois havia o medo de que seu exemplo gerasse novas rebeliões de escravizados por toda a América. Era o medo do haitianismo.

 como exemplo de governo popular que deveria ser seguido pelas demais colônias americanas.

Por meio de um tratado de paz com a França, o Haiti se tornou um modelo de sociedade em relação à divisão social.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

Durante os processos revolucionários na América espanhola percebemos que os criollos estavam a frente de quase todos os movimentos independentistas. Quem eram os criollos?

Descendentes de portugueses nascidos na América que ocuparam a região do Lago Texcoco e possuíam na sua trajetória várias conquistas políticas em relação à autonomia e à convivência coletiva

Descendentes de alemães nascidos na América que ocupavam cargos na coroa espanhola e por isso conseguiram conquistar a independência pelo apoio popular que obtiveram.

Descendentes de italianos nascidos na América, sendo a minoria filhos de imigrantes que ocuparam grande parte do território americano, como por exemplo no Brasil na região do Vale do Paraíba.

Descendentes de espanhóis nascidos na América, sendo a maioria pertencente à uma elite local que, apesar da camada social que ocupavam, eram impedidos de ascender socialmente.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

Os povos africanos foram escravizados e chegaram à América a partir do século XV, através do chamado Tráfico Atlântico. Trabalhavam principalmente nas grandes fazendas de cacau na América espanhola, nos territórios onde as populações indígenas foram dizimadas.

Sobre o processo de escravidão na América espanhola, assinale a alternativa INCORRETA:

Essas populações negras viviam em situação de escravidão, ou seja, do trabalho forçado, não remunerado e submetido à maus tratos.

Na hierarquia social, um indivíduo tinha seu valor medido através do sistema de branquitude: quanto mais parecido com o espanhol e os traços brancos, mais respeito dentro da sociedade. Em contrapartida, a discriminação contra os povos originários e negros era acentuada.

As populações negras escravizadas sempre resistiram ao processo de escravidão, seja por desobediência, levantes, fugas, formação de comunidades independentes ou até através do suicídio.

Após a independência, as populações negras conseguiram o fim da escravidão e a igualdade de direitos políticos. Dessa forma, ascenderam economicamente se tornando parte de uma elite proprietária de terras na qual a cor da pele era indiferente.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

A colônia portuguesa na América trazia muitos lucros para a metrópole portuguesa. A estratégia da transferência da Corte para o Brasil poderia possibilitar ao príncipe-regente D. João VI, “criar um poderoso império”. Permanecer em Portugal implicaria um grande risco para a Corte além da monarquia portuguesa ser extinta pelo expansionismo napoleônico.

O que significou para a colônia portuguesa, na América, a vinda da família real? 

Em termos práticos, o Brasil deixava no campo econômico de ser uma colônia de Portugal, ao ter liberdade de comercializar com outras nações.

 Passava a se estabelecer enquanto Império brasileiro, com força cultural e política para competir com os demais impérios europeus do século XIX.

Na economia, as mudanças foram mais significativas, pois seria implantado o pacto colonial e as relações de dependência metropolitanas seriam restauradas.

O Brasil passava a ser um grandioso império, com planos de conquista das terras pertencentes à Coroa Espanhola, principal rival de D. João VI.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

O príncipe-regente de Portugal, D. João VI, rompeu com o Bloqueio Continental imposto por Napoleão. A viagem para o Brasil envolveu toda a marinha portuguesa, contando com o auxílio da marinha inglesa. Lord Strangford, embaixador da Grã-Bretanha em Lisboa, acompanhou a transferência da família real e tentou garantir todos os privilégios possíveis para o Reino Unido.

Por esse apoio ao governo português, a Inglaterra cobrou algo em troca, que foi

a assinatura do Tratado de Methuen, que ficou posteriormente conhecido como Tratado de panos e vinhos, que garantia a exclusividade de exportação inglesa desses produtos

a assinatura do Tratado de Comércio e Navegação com a Inglaterra que estabelecia os preços dos impostos na importação de produtos para o Brasil.

a implementação de indústrias no Brasil, em troca o Brasil passava a investir nas indústrias inglesas com os recursos dos impostos da produção de ouro.

As exigências da Inglaterra foram direcionadas ao exclusivismo da exploração das minas de ouro do Brasil, acertando a porcentagem em 50% para os ingleses, 30% para Portugal e 20% para o Brasil.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

Os impostos somados ao controle do comércio pelos portugueses e a fome, em decorrência da seca e baixa produção agrícola, levaram rebeldes pernambucanos a iniciarem um movimento separatista. Os líderes do movimento eram de diferentes grupos sociais, e depois de expulsarem o governador de Pernambuco, influenciaram paraibanos, potiguares e cearenses a tomarem o poder em suas províncias.

A Insurreição Pernambucana de 1817 estabeleceu por 74 dias um governo de caráter:

REPUBLICANO, em que estabeleceram a abolição de vários impostos, aumentaram os salários dos soldados, determinaram a liberdade de imprensa e tolerância religiosa.

 MONÁRQUICO, estabeleceram um novo reinado em cada província que declarou independência, estabeleceram uma bandeira própria e uma constituição.

IMPERIAL, pois os pernambucanos conseguiram o domínio sobre os paraibanos, os potiguares e cearenses e decretaram a exigência do pagamento de impostos desses estados.

 DITATORIAL, estabeleceram um domínio absoluto da região nordeste por meio da união das oligarquias pernambucana, paraibana, potiguar e cearenses.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?