"SE LIGA" - 7º ANO

"SE LIGA" - 7º ANO

7th Grade

8 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

HISTORIA 7°

HISTORIA 7°

7th Grade

10 Qs

Prova do Quizizz

Prova do Quizizz

7th Grade

13 Qs

Cap. 8 - Conquista e colonização da espanhola da América

Cap. 8 - Conquista e colonização da espanhola da América

7th Grade

10 Qs

As grandes Navegaçoes

As grandes Navegaçoes

7th Grade

10 Qs

Renascimento

Renascimento

7th Grade

10 Qs

História da América Indígena

História da América Indígena

6th - 12th Grade

10 Qs

Reforma e Contrarreforma

Reforma e Contrarreforma

7th Grade

10 Qs

INVASÕES HOLANDESAS

INVASÕES HOLANDESAS

7th Grade

10 Qs

"SE LIGA" - 7º ANO

"SE LIGA" - 7º ANO

Assessment

Quiz

History

7th Grade

Easy

Created by

Vinícius Reis

Used 4+ times

FREE Resource

8 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

POVOS INDÍGENAS NA AMÉRICA: OS INCAS

Por meio da guerra ou de alianças com povos da região, os incas expandiram seus domínios e, em 1438, fundaram um Império que se estendia por territórios que atualmente correspondem:

parte da Colômbia, Chile, México, Argentina e Brasil.

América do Norte como Canadá, Estados Unido e México.

parte dos atuais Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.

a maior parte da floresta Amazônica, incluindo o Brasil.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

POVOS INDÍGENAS NA AMÉRICA: OS INCAS

O imperador era considerado filho do deus Sol (principal divindade) e tinha todo o poder político concentrado em si. Sobre a religiosidade inca assinale a alternativa correta:

A lua era considerada o principal deus inca, não por acaso, o Sapa Inca, era considerado filho dessa deusa.

A religião era monoteísta, isto é, os incas possuíam apenas um deus, o deus Sol.

O conselho imperial, entidade máxima dedicada a religiosidade inca, era constituída por oito deuses.

A religião era politeísta, constituída de forças do bem e do mal. O bem era representado por tudo aquilo que era importante para o homem, como a chuva e a luz do Sol; e o mal, por forças negativas, como a seca e a guerra.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

MUDANÇAS NA EUROPA FEUDAL

Assinale a alternativa correta a respeito das mudanças ocorridas na Europa medieval a partir do século XI.

O uso do arado de ferro chamado de charrua em lugar do arado de madeira e assim conferir mais força e consequentemente maior desenvolvimento do trabalho.

O abandono do sistema de cultura em três campos chamado de rotação trienal, isto é, a divisão da terra cultivável em três campos, cada um com um tipo de cereal e deixando um deles em repouso.

A evolução e a multiplicação de arado de madeira, acionados pela tração humana.

O uso do pilão para aumentar a velocidade, a quantidade e a qualidade da moagem de grãos contribuindo assim para um aumento da oferta de alimentos.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

MUDANÇAS NA EUROPA FEUDAL

Com maior oferta de alimentos, menor a necessidade de tanta gente trabalhando na agricultura, muitos camponeses deixaram o campo em busca de outro meio de vida. Alguns se tornaram mercadores ambulantes, levando e trazendo mercadorias de um lugar para outro. Outros foram trabalhar como artesãos (sapateiros, carpinteiros, ferreiros). Qual a consequência desse processo?

Renascimento das cidades. Com as inovações técnicas e o aumento da produção muitas pessoas migraram para as cidades. Algumas nasceram ao redor das feiras; outras, às margens de rios; e outras ainda em torno do castelo de um nobre.

Diminuição do número de camponeses. Muitas mulheres decidiram reduzir a quantidade de filhos. Com o decorrer do tempo a população foi diminuindo e faltou mão de obra nos campos para fazer as colheitas.

Redução da produção de alimentos nos campos. Com a migração de camponeses do campo para a cidade começou a faltar mão de obra. Isso fez com que os senhores feudais iniciassem ataques aos comerciantes das cidades.

Crise no poder da Igreja Católica. Com mais pessoas vivendo nas áreas urbanas, os clérigos e senhores feudais tiveram muitas dificuldades em fazer a população pagar os dízimos e comparecer às missas e celebrações religiosas, pois nas cidades havia poucos templos.

 

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O ABSOLUTISMO E O MERCANTILISMO

A formação dos Estados nas várias regiões da Europa reordenou as relações feudais originando os chamados estados modernos, que constituíram mais um elemento da nova ordem que se articulava na Europa ocidental, nos séculos XV-XVIII.

Como características gerais destes estados modernos podemos citar:

O fortalecimento do poder papal, a Igreja Católica mantém-se como a instituição mais poderosa da Europa, a descentralização política e a economia tornam-se monetária, ou seja, não havia circulação de dinheiro, a economia era a base de troca.

Fortalecimento do poder real, a monarquia se centraliza com o poder nas mãos dos reis. Formação de um exército nacional e ações para a unificação do território do reino, como a criação de uma moeda única e a valorização de práticas mercantilistas.

Descentralização política do território que passou a ser administrado por vários nobres que disputavam entre si o título de rei. A expulsão da Igreja Católica da Europa, que passou a ser vista como uma ameaça aos senhores feudais, que viam na Igreja um obstáculo para seu crescimento financeiro.

A economia torna-se não monetária, com a valorização de práticas mercantilistas que defende, entre outros aspectos, que a riqueza de uma nação está pautada na agricultura, quanto mais produtos agrícolas uma nação produzir, mais rica ela será.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O ABSOLUTISMO E O MERCANTILISMO

Assinale a alternativa que apresenta as características do mercantilismo.

Foi uma política econômica, especificamente ibérica, de defesa de seus interesses coloniais e de exploração do trabalho dos camponeses europeus, que passaram a pagar cada vez mais impostos ao papa.

Foi um conjunto de ideias e práticas econômicas que as monarquias absolutistas europeias adotaram, com forte intervenção do Estado na economia para enriquecer e fortalecer os estados nacionais modernos.

Consistiu em um conjunto de práticas e ideias religiosas baseadas em princípios cristão, defensores das livres práticas comerciais entre os diversos países.

Foi um movimento do século XVII que defendia a mercantilização de indulgências e relíquias sagradas e condenava a intervenção do Estado na economia.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

AS GRANDES NAVEGAÇÕES: IMAGINÁRIO E COMÉRCIO

Para velejar em alto-mar, os europeus daqueles tempos enfrentaram perigos reais e imaginários. Entre os perigos reais estavam ventos desfavoráveis, ameaças de encalhe, lugares estranhos, fome, doenças e sede no interior dos navios.

Além desses, quais os perigos imaginários que estavam presentes nas navegações europeias dos séculos XV e XVI?

A grande quantidade de metais preciosos, ampliação da área de produção agrícola, redução do consumo de produtos manufaturados, descoberta de novas rotas comerciais no Oriente.

O fortalecimento dos senhores feudais e formação dos Estados Nacionais, o reavivamento comercial da Baixa Idade Média, formação dos Estados Nacionais e ascensão da burguesia.

A crença de que a terra era achatada e que aquele que se afastasse muito do litoral cairia num abismo; de que na altura da linha do Equador os navios se incendiariam; de que o mar era habitado por monstros terríveis.

O crescimento e aumento das transações comerciais, o controle dos mercados marítimos pelos árabes, formação dos Estados Nacionais e ascensão da burguesia.

8.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

AS GRANDES NAVEGAÇÕES: IMAGINÁRIO E COMÉRCIO

Quais eram os produtos orientais, consumidos na Europa, que impulsionaram as grandes navegações?

Especiarias, como pimenta-do-reino, cravo, canela, gengibre, mostarda, noz-moscada. Além das especiarias, os europeus passaram a consumir artigos de luxo orientais, em parte devido ao contato com outros povos, decorrente das Cruzadas.

Fontes de recursos naturais como ferro marcou o início das grandes navegações ao oriente, ao possibilitar a acumulação de riquezas para a manutenção de empreendimentos de guerra.

A expansão da lavoura açucareira escravista na Ilha da Madeira, após 1510, aumentou o preço das manufaturas europeias, tanto nos portos africanos, quanto nas praças brasileiras.

A dependência do comércio com o Oriente, fornecedor de produtos como sal, açúcar, arroz, feijão, produtos essenciais a economia e a alimentação europeia na passagem para a Idade Moderna.