AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA - FAAMA

AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA - FAAMA

University

9 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Conhecendo a Atuária (Nível Intermediário)

Conhecendo a Atuária (Nível Intermediário)

University

12 Qs

Se Liga! Geografia - Aprofundamento

Se Liga! Geografia - Aprofundamento

7th Grade - University

12 Qs

Direito Ambiental - 2023.1 - Quizz 2

Direito Ambiental - 2023.1 - Quizz 2

University

10 Qs

Prova SAEB - Língua Portuguesa 5º Ano

Prova SAEB - Língua Portuguesa 5º Ano

University

12 Qs

ORAÇÕES SUBOSDINADAS SUBSTANTIVAS

ORAÇÕES SUBOSDINADAS SUBSTANTIVAS

University

7 Qs

Atividade 2 - Direito do Trabalho I

Atividade 2 - Direito do Trabalho I

University

5 Qs

Sanciones familiares 2

Sanciones familiares 2

University

10 Qs

Cultura Organizacional e Clima

Cultura Organizacional e Clima

University

10 Qs

AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA - FAAMA

AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA - FAAMA

Assessment

Quiz

Education

University

Hard

Created by

FABIO DINIZ

FREE Resource

9 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Analise as afirmativas a seguir sobre penologia e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A característica essencial da Teoria Relativa da Pena consiste em conceber a pena como um mal, um castigo, como retribuição ao mal causado por meio do delito, de modo que sua imposição estaria justificada, não como meio para o alcance de fins futuros, mas pelo valor axiológico intrínseco de punir o fato passado.

( ) Para a Teoria Absoluta da Pena, a pena se justifica não para retribuir o fato delitivo cometido, mas, sim, para prevenir a sua prática. Vale dizer, aqui a pena se impõe para que não volte a delinquir e não pelo simples fato de ter delinquido.

( ) A prevenção geral negativa ou intimidatória assume a função de dissuadir os possíveis delinquentes da prática de delitos futuros por meio da ameaça de pena, ou predicando com o exemplo do castigo eficaz; a prevenção geral positiva assume a função de reforçar a fidelidade dos cidadãos à ordem social a que pertencem.

( ) De acordo com a classificação sugerida por Ferrajoli, as teorias da prevenção especial podem ser formalmente divididas em teorias da prevenção especial positiva, dirigidas à reeducação do delinquente, e teorias da prevenção especial negativa, voltadas à eliminação ou neutralização do delinquente perigoso.

( ) A prevenção geral positiva, na concepção de Feuerbach, traduz a ideia de que a pena é, efetivamente, uma ameaça da lei aos cidadãos para que se abstenham de cometer delitos, quer dizer, é uma “coação psicológica” com a qual se pretende evitar o fenômeno delitivo.

Assinale a sequência correta.

V V F F F

F F V V V

V V F F V

F F V V F

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

São permitidas no ordenamento jurídico brasileiro as penas:

cruéis

de privação ou restrição da liberdade.

de caráter perpétuo.

de banimento.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A respeito da Teoria das Penas, assinale a alternativa correta.

A finalidade da pena, na teoria relativa, é prevenir o crime. Na vertente preventiva-geral, o criminoso é punido a fim de impedir que ele volte a praticar novos crimes.

A finalidade da pena, na teoria relativa, é prevenir o crime. Na vertente preventiva especial, de acentuado caráter intimatório, o criminoso é punido para servir de exemplo aos demais cidadãos.

A finalidade da pena, na teoria absoluta, é castigar o criminoso, pelo mal praticado. O mérito dessa teoria foi introduzir, no Direito Penal, o princípio da proporcionalidade de pena ao delito praticado.

A finalidade da pena, para a teoria eclética, é ressocializar o criminoso. O mérito dessa teoria foi humanizar as penas impostas, impedindo as cruéis e humilhantes.

O ordenamento jurídico brasileiro adota a teoria absoluta, tendo a pena apenas o fim de ressocializar o criminoso.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

De acordo com a doutrina, a pena tem tríplice finalidade, sendo elas retributiva, preventiva (geral e especial) e reeducativa. Quanto à aplicação e finalidades das penas, pode-se afirmar que a(o):

prevenção especial e o caráter retributivo atuam durante a imposição e execução da pena.

LEP não se aplica ás hipóteses de sentença absolutória imprópria (execução das medidas de segurança).

caráter reeducativo da pena atua somente na fase de imposição.

prevenção especial (visa a sociedade) atua antes mesmo da prática de qualquer infração penal.

LEP sera aplicada nos casos de medidas socioeducativas (resposta estatal aos atos infracionais), regradas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Chilperico, auditor fiscal, exigiu para si dez mil reais de propina de uma contribuinte para não implicá-la em dada responsabilização tributária, usando aquele o dinheiro para uma viagem turística à Disneylândia. Acabou condenado à pena de 2 anos de reclusão e pagamento de 10 dias-multa pelo crime de concussão (Código Penal, art. 316, caput, pena mínima). Enquanto isso, seu irmão gêmeo Clotário, também auditor fiscal, exigiu indevidamente um pagamento de mil reais de ICMS de outro contribuinte, acabando Clotário condenado por excesso de exação e suportando a pena final de 3 anos de reclusão e pagamento de 10 dias-multa (Código Penal, art. 316, parágrafo 1º , pena mínima). Aregunda, mãe dos gêmeos, ficou perplexa. Fosse ela uma jurista, e apenas com esses dados, em princípio, sua irresignação teria fundamento teórico mais preciso em um importante postulado que estrutura toda a legislação das penas no direito brasileiro, qual seja a ideia de

pessoalidade

dignidade humana.

legalidade

proporcionalidade

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O princípio da humanidade consubstancia-se na ideia de que o direito penal deve pautar-se na benevolência, de forma a tratar dignamente aquele que comete um fato delituoso, visto que, apesar de ter infringido a norma penal, é pessoa humana como qualquer outra. Sendo assim, podemos afirmar corretamente que:

A pena de morte confronta o princípio da humanidade, sendo vedada no ordenamento jurídico brasileiro de forma absoluta.

O cumprimento de pena privativa de liberdade em regime fechado não atenta contra o princípio da humanidade, por isso é permitido no ordenamento jurídico brasileiro.

Ao condenado, durante a execução da pena, pode ser imposta a obrigação de realizar trabalhos forçados, desde que se garanta o benefício da remissão penal.

A imposição de castigos corporais ao preso provisório não se caracteriza como ilicitude, visto que o princípio da humanidade aplica-se apenas aos definitivamente condenados

Constitui-se pena degradante, por violar o direito à liberdade de ir e vir do condenado, a imposição de penas restritivas de direitos consistentes na proibição de frequentar determinados lugares e limitação de fim de semana.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O legislador brasileiro, ao dispor sobre as funções da reprimenda pela prática de infração penal no artigo 59 do Código Penal – O juiz, atendendo à culpabilidade, aos antecedentes, à personalidade do agente, aos motivos, às circunstâncias e consequências do crime, bem como ao comportamento da vítima, estabelecerá, conforme seja necessário e suficiente para reprovação e prevenção do crime... –, adotou a teoria da

função reeducativa da pena.

função de prevenção especial da pena.

função de prevenção geral da pena.

função retributiva da pena.

função mista ou unificadora da pena.

8.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Assinale a opção correta a respeito das penas.

O princípio da transcendência estabelece que nenhuma pena passará da pessoa do condenado, contudo a obrigação de reparar o dano se estende aos sucessores ilimitadamente.

Não haverá pena de morte, salvo em caso de guerra declarada.

Não haverá penas de caráter perpétuo, de banimento, cruéis ou pecuniárias.

A pena será cumprida preferencialmente em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito e as condições socioeconômicas do apenado.

É assegurado aos presos o respeito à integridade física, moral e material, sendo vedada pena que implique perda ou privação de bens.

9.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

NÃO é circunstância agravante obrigatória, prevista no Código Penal brasileiro, ter o agente cometido o crime:

contra cônjuge.

em ocasião de desgraça particular do ofendido.

contra adolescente.

prevalecendo-se de relações domésticas

com violação de dever inerente à profissão