História Enem 2024

História Enem 2024

12th Grade

35 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Século XX

Século XX

1st Grade - University

37 Qs

II Guerra Mundial

II Guerra Mundial

6th - 12th Grade

35 Qs

Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial

12th Grade

40 Qs

 Primeira Guerra Mundial  e Revolução Russa

Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa

12th Grade

36 Qs

Primeira República

Primeira República

12th Grade

39 Qs

Reforma Protestante e Renascimento

Reforma Protestante e Renascimento

1st - 12th Grade

31 Qs

Primeiro Reinado e Período Regencial

Primeiro Reinado e Período Regencial

12th Grade

39 Qs

Revoltas Separatistas e Joanino

Revoltas Separatistas e Joanino

1st - 12th Grade

35 Qs

História Enem 2024

História Enem 2024

Assessment

Quiz

History

12th Grade

Hard

Created by

Cristiano Mariano

Used 6+ times

FREE Resource

35 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(UERJ)

“Eu era garotão ainda quando a Força Expedicionária Brasileira chegou à Itália. Passaram na minha cidade, porque foram de Salermo para Siena. Fazia parte do batalhão um cidadão italiano, que veio para cá pequenino e depois se naturalizou. O pai deste soldado tinha deixado uma filha pequena na Itália com um irmão que não conseguia ter filho nenhum. Então o rapaz sabia que tinha uma irmã em Paola, que ele não conhecia e que era criada por um tio. Pediu consentimento para os oficiais e chegou em Paola, chegou lá para conhecer a irmã. Não sabia nem falar italiano, só falava português. Ninguém entendia nada. Aí procuraram o meu pai, que falava bem o português e meu pai serviu de intérprete para ele poder conhecer a irmã.”

(Depoimento de Vicenzo Figlino – In: GOMES, A.C. (org). “Histórias de família entre a Itália e o Brasil”. Niterói: Muiraquitã, 1999.)

 

Uma das formas que o historiador utiliza para estudar uma época é recolher depoimentos de pessoas que viveram experiências no passado. O depoimento acima pode estar identificado por um tipo de memória ligado a um contexto histórico.

A alternativa que apresenta, respectivamente, a qualificação para este tipo de memória e uma referência relacionada ao depoimento é:

A) Social – imigração italiana

B) Oficial – Segunda Guerra Mundial

C) Oficial – Força Expedicionária Brasileira

D) Docial – construção da cidadania italiana

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Media Image

(ENEM | 2016)

"A eleição dos novos bens, ou melhor, de novas formas de se conceber a condição do patrimônio cultural nacional, também permite que diferentes grupos sociais, utilizando as leis do Estado e o apoio de especialistas, revejam as imagens e alegorias do seu passado, do que querem guardar e definir como próprio e identitário".

(ABREU, M.; SOIHET, R.; GONTIJO, R. (Org.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história, Rio de Janeiro Civilização Brasileira, 2007"

 

A imagem e o texto chamam a atenção para a importância da proteção de bens que, como aquele apresentado na imagem, se identificam como:

A) Artefatos sagrados.

B) Heranças materiais.

C) Objetos arqueológicos.

D) Peças comercializáveis.

E) Conhecimentos tradicionais.

Answer explanation

Resposta: E

A questão nos remete à valorização e reconhecimento de práticas tradicionais que configuram patrimônio cultural imaterial. De acordo com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), “os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer.”

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(UECE)

Sobre as relações entre passado e o presente no trabalho do historiador, podemos afirmar corretamente que:

A) É o presente que direciona todo o trabalho do historiador, fazendo-o escolher no passado somente aqueles fatos e documentos que interessam às suas opções políticas.

B) O interesse por certos temas e as formas de abordar a história são influenciados pelas experiências diretas do historiador e suas opções políticas e sociais.

C) O passado se impõe ao historiador através dos documentos, não importando as pressões nem os interesses do pesquisador.

D) O historiador pode constituir quantos passados quiser, já que seu trabalho depende exclusivamente dos interesses mutáveis do presente.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(ENEM | 2010)

As ruínas do povoado de Canudos, no sertão norte da Bahia, além de significativas para a identidade cultural, dessa região, são úteis às investigações sobre a Guerra de Canudos e o modo de vida dos antigos revoltosos. Essas ruínas foram reconhecidas como patrimônio cultural material pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) porque reúnem um conjunto de:

A) objetos arqueológicos e paisagísticos.

B) acervos museológicos e bibliográficos.

C) núcleos urbanos e etnográficos

D) práticas e representações de uma sociedade.

E) expressões e técnicas de uma sociedade extinta.

Answer explanation

Resposta: A

A Guerra de Canudos foi um dos primeiros e mais importantes movimentos messiânicos a eclodir no Brasil no final do século XIX. Ocorrido em um contexto de revoltas populares na primeira república, representa uma fase importantíssima da história do Brasil. Dessa maneira, a conservação de sua memória é essencial e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN tem como função preservá-lo. Assim, a conservação de objetos arqueológicos e paisagísticos são essenciais como fonte histórica para preservação de memória e produção de pesquisas de um povoado que foi praticamente destruído no período.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(FAOP | SP)

É costume dividir a História em Idades. A Idade Antiga: aproximadamente 3200 a.C. com a escrita, até 476 d.C., com a queda do Império Romano do Ocidente e mais:

 

I – Idade Média: da queda do Império Romano, em 476 d.C., até 1453 d.C., com a queda de Constantinopla.

II – Idade Moderna: da queda de Constantinopla, 1453 d.C., até 1789 d.C., ano da Revolução Francesa.

III – Idade Contemporânea: de 1789, com a Revolução Francesa, até os dias atuais.

 

Estão corretas as afirmações:

A) Apenas a I

B) Apenas a II

C) Apenas a III

D) Todas as opções estão corretas

E) Todas estão erradas

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(ENEM | 2015)

"A Unesco condenou a destruição da antiga capital assíria de Nimrod, no Iraque, pelo Estado Islâmico, com a agência da ONU considerando o ato como um crime de guerra. O grupo iniciou um processo de demolição em vários sítios arqueológicos em uma área reconhecida como um dos berços da civilização. Unesco e especialistas condenam destruição de cidade assíria pelo Estado Islâmico".

 

(Disponivel em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 30 mar. 2015 - adaptado).

 

O tipo de atentado descrito no texto tem como consequência para as populações de países como o Iraque a desestruturação do:

A)  homogeneidade cultural.

B) patrimônio histórico.

C) controle ocidental.

D) unidade étnica.

E) religião oficial.

Answer explanation

Resposta: B

Nimrod, mesmo não sendo a atual capital do Iraque, tem o título de patrimônio histórico, visto a importância cultural que tem para o mundo. A sua destruição por parte do Estado Islâmico (ISIS) teve um grande impacto na comunidade internacional, que condenou o evento como um crime de guerra.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(UECE)

Por muito tempo, os historiadores acreditavam que deveriam e poderiam reproduzir os fatos “tal como haviam ocorrido”.

Dentre as características do conhecimento histórico que assim produziam, podemos assinalar corretamente:

A) Ao privilegiarem a realidade dos fatos, os historiadores esperavam produzir um conhecimento científico, que analisasse os processos e seus significados.

B) Era uma história linear, cronológica, de nomes, fatos e datas, que pretendia uma verdade absoluta, expressão da neutralidade do historiador.

C) Como se percebeu ser impossível chegar à verdadeira face do que “realmente aconteceu”, todo o conhecimento histórico ficou marcado pelo relativismo total.

D) Os fatos privilegiados seriam aqueles poucos que eram amplamente documentados, como as festas populares e a cultura das pessoas comuns.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?