3 ANO B - NOITE

3 ANO B - NOITE

12th Grade

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Geografia C - A (re)emergência de conflitos regionais

Geografia C - A (re)emergência de conflitos regionais

12th Grade - Professional Development

7 Qs

Movimentos Populacionais

Movimentos Populacionais

8th Grade - University

10 Qs

A população brasileira

A população brasileira

12th Grade

10 Qs

População Brasileira

População Brasileira

12th Grade

10 Qs

Globalização e Tecnologia

Globalização e Tecnologia

9th - 12th Grade

11 Qs

Conflitos ambientais na Amazônia

Conflitos ambientais na Amazônia

12th Grade

10 Qs

Quiz sobre a Guerra Fria

Quiz sobre a Guerra Fria

6th Grade - University

10 Qs

Perguntas sobre A Guerra do Golfo

Perguntas sobre A Guerra do Golfo

9th - 12th Grade

10 Qs

3 ANO B - NOITE

3 ANO B - NOITE

Assessment

Quiz

Geography

12th Grade

Hard

Used 1+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

1)

LATTUF, C. 24 jan. 2011. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/Carlos_Latuff>. Acesso em: 17 ago. 2015.

A charge ao lado, de Carlos Latuff, indica um “efeito dominó” propiciado pela Primavera Árabe e a consequente derrubada do ditador Hosni Mubarak no Egito. Esse efeito em cadeia que marcou a onda de protestos nos países árabes iniciou-se:

Na Tunísia, com a derrubada de Zine El Abidine Ben Ali.

Na Líbia, com a morte de Muammar al-Gaddafi.

Em Israel, com a independência da Palestina.

Na Síria, na guerra civil contra Bashar al-Assad

No Iêmen, com a renúncia de All Abdullah Saleh

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais – como o Facebook e o Twitter - ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico.

SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. Istoé Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).


Considerando os movimentos políticos mencionados no

Reforçar a atuação dos regimes políticos existentes.

 Tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.

Manter o distanciamento necessário à sua segurança.

Disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores.

Difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Na atualidade, o terrorismo vem-se constituindo em uma preocupação crescente no cenário internacional. Considerando-se essa informação, é INCORRETO afirmar que os atos terroristas

 instituem uma nova forma de agressão ao patrimônio humano e material de um país, sem que algum outro Estado possa ser formalmente responsabilizado pelo ato.

levam à perda do significado das fronteiras, uma vez que o combate e a prevenção contra tais atos têm sido organizados, de forma conjunta, no âmbito regional ou continental.

são protagonizados por atores que não se subordinam às instituições supranacionais legitimadas como promotoras da paz e da segurança do Planeta.

trazem instabilidade às populações de países desenvolvidos, que usufruem de serviços públicos eficientes, de elevado padrão de vida e de instituições democráticas consolidadas

trazem o estabelecimento de estados teocráticos, a desestabilização de governos e a propaganda ideológica.


4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Sobre o significado e os desdobramentos dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, estão corretas as afirmações abaixo, À EXCEÇÃO DE:

Os ataques terroristas provocaram mudanças no cotidiano da população norte-americana, como o crescimento da vigilância e restrições à liberdade e à privacidade dos cidadãos.

A partir do atentado, o governo Bush introduziu na política externa americana o princípio da “guerra preventiva”, segundo o qual os Estados Unidos têm o direito de atacar países que possam representar uma ameaça política futura.

A reação do governo norte-americano aos atentados aumentou a tensão nas relações internacionais entre aliados importantes dos Estados Unidos, como a Alemanha e a França, que demonstraram algum descontentamento com a política unilateral adotada pelo governo Bush.

Devido aos avanços tecnológicos, ocorreu uma expressiva diminuição dos gastos militares e do número de vítimas, desde então, em comparação com os tempos da Guerra Fria.

Os ataques terroristas fizeram ressurgir a ideia de que os conflitos no século XXI seriam explicados pela existência de um conflito entre dois modelos de civilização.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A Geopolítica é um campo de estudos que tem como objeto central

as diferentes formas de relevo presentes na superfície terrestre.

as classificações relacionadas à regionalização dos continentes.

as relações estabelecidas entre os países e territórios do globo.

os tipos de relações econômicas estabelecidas pelas metrópoles.

os diversos usos das paisagens para o desenvolvimento social.


6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Os conflitos mundiais são fenômenos complexos que resultam de uma combinação de fatores políticos, econômicos, sociais e culturais. Entre as seguintes alternativas, qual não caracteriza causas dos conflitos no mundo atual e suas consequências?

Desigualdade Econômica: a distribuição desigual de recursos econômicos gera tensões entre diferentes grupos, levando a conflitos que resultam em deslocamento forçado de populações e aumento da pobreza.

Mudanças Climáticas: as alterações climáticas, como o aumento da temperatura global, provocam escassez de recursos naturais, o que leva a disputas territoriais e à migração em massa, exacerbando crises humanitárias.

Questões Étnicas e Religiosas: diferenças étnicas e religiosas frequentemente resultam em conflitos violentos que destroem infraestruturas, causam perdas de vidas humanas e perpetuam ciclos de ódio e vingança.

Controle de Recursos Naturais: a competição pelo controle de recursos como petróleo, gás natural e água pode desencadear conflitos armados, instabilidade política e interferência de potências estrangeiras.

Globalização Econômica: a globalização e a interdependência econômica geram uma competição acirrada por mercados e empregos, o que pode levar a conflitos comerciais e tensões diplomáticas entre nações.