LP_7_EF (1)

LP_7_EF (1)

7th Grade

11 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Descobrindo o Sistema Solar

Descobrindo o Sistema Solar

7th Grade - University

15 Qs

Sistema Solar

Sistema Solar

7th Grade

15 Qs

Forças

Forças

7th Grade

11 Qs

07- Fases da Lua

07- Fases da Lua

7th Grade

15 Qs

Eclipses

Eclipses

7th Grade

9 Qs

Lua

Lua

5th - 7th Grade

9 Qs

7º Ano

7º Ano

7th Grade

11 Qs

robotica 2024

robotica 2024

6th - 8th Grade

15 Qs

LP_7_EF (1)

LP_7_EF (1)

Assessment

Quiz

Physics

7th Grade

Hard

Created by

POLYANA GHELLERE

Used 4+ times

FREE Resource

11 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leio o texto e responda a questão.

A outra noite

Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de Lua cheia; e que as nuvens feias que cobriam a cidade eram, vistas de cima, enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.

Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:

– O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas, tem mesmo luar lá em cima?

Confirmei: sim, acima da nossa noite preta e enlamaçada e torpe havia uma outra - pura, perfeita e linda.

– Mas, que coisa. . .

Ele chegou a pôr a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.

– Ora, sim senhor. . .

E, quando saltei e paguei a corrida, ele me disse um "boa noite" e um "muito obrigado ao senhor" tão sinceros, tão veementes, como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.

(BRAGA, Rubem. A outra noite. In: PARA gostar de ler: crônicas. São Paulo: Ática, 1979.


  1. Considerando a maneira como é narrada, a reação do taxista revela:

o clímax da história.

a introdução da narrativa.

o conflito entre os personagens.

a chegada do passageiro.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leio o texto abaixo e responda a questão:

DE QUEM SÃO OS MENINOS DE RUA? 

Eu, na rua, com pressa, e o menino segurou no meu braço, falou qualquer coisa que não entendi. Fui logo dizendo que não tinha. Certa de que ele estava pedindo dinheiro. Não estava. Queria saber a hora. Talvez não fosse um Menino De Família, mas também não era um Menino De Rua. É assim que a gente divide. 

O Menino De Família é aquele bem-vestido com tênis da moda e camiseta de marca, que usa relógio e a mãe dá outro se o dele for roubado por um Menino De Rua. Menino De Rua é aquele que quando a gente passa perto segura a bolsa com força porque pensa que ele é pivete, trombadinha, ladrão. Ouvindo essas expressões tem-se a impressão de que as coisas se passam muito naturalmente, uns nascendo De Família, outros nascendo De Rua. Como se a rua, e não uma família, não um pai e uma mãe, ou mesmo apenas uma mãe os tivesse gerado, sendo eles filhos diretos dos paralelepípedos e das calçadas, diferentes, portanto, das outras crianças, e excluídos das preocupações que temos com elas. 

É por isso, talvez, que, se vemos uma criança bem-vestida chorando sozinha num shopping center ou num supermercado, logo nos acercamos, protetores, perguntando se está perdida, ou precisando de alguma coisa. Mas, se vemos uma criança maltrapilha chorando num sinal com uma caixa de chicletes na mão, engrenamos a primeira no carro e nos afastamos pensando vagamente no seu abandono.

(COLASANTI, Marina. A casa das palavras. São Paulo: Ática, 2002.)


No trecho “...se vemos uma criança bem-vestida chorando sozinha num shopping center ou num supermercado, logo nos acercamos, protetores, perguntando se está perdida,...”, a expressão em destaque estabelece relação de

conclusão

explicação

condições

tempo

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Leia a História em Quadrinho para responder à questão.

A mudança de cenário do 8º para o 9º quadrinho


mostra que a mãe do menino é um monstro.

reforçar a ideia de humor causada na tira.

denota a ironia do menino com a mãe.

desestimula o leitor a querer finalizar a história.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia o texto a seguir.

.

ECLIPSE TOTAL DA LUA OCORRE NESTE DOMINGO E SERÁ VISÍVEL EM TODO O BRASIL

Fenômeno, também conhecido como 'Lua de Sangue', ocorrerá entre a noite deste domingo (15) e a madrugada de segunda (16).

Por Roberto Peixoto, 15/05/2022


Entre a noite deste domingo (15) e a madrugada de segunda-feira espectadores do Brasil inteiro poderão acompanhar o primeiro e único eclipse total da Lua em 2022. Isso quer dizer que o Sol, a Terra e Lua se alinharão e a Lua passará na sombra da Terra. O fenômeno poderá também ser visto em toda a América do Sul e Central e partes da América do Norte, Europa e África.

Alessandra Abe Pacini, cientista do grupo de Física Espacial da Universidade do Colorado, explica que, ao longo da noite, veremos a Lua sumindo com a sombra da Terra passando na frente. Quando o evento chegar em sua totalidade (perto da 1h11 da manhã, no horário de Brasília), e a sombra encobrir completamente o disco lunar, a Lua ficará avermelhada, isso porque não teremos a incidência direta da luz do Sol no nosso satélite natural. Por isso, o evento também é conhecido como "Lua de Sangue".

"É o mesmo fenômeno que torna o pôr do Sol vermelho. É como se a luz do Sol fosse filtrada pela nossa atmosfera e sobrasse esse vermelho que espalha a luz do Sol que incide sobre a Lua", diz. De acordo com o Observatório Nacional, o eclipse parcial terá início às 23h27 (no horário de Brasília), quando o disco da Lua começará a escurecer. Às 00h29 do dia 16 começa o eclipse total e a coloração da Lua será cada vez mais vermelha.

"O máximo do eclipse total será às 1h11. A Lua ficará imersa na umbra como uma área sombreada (região em que não há iluminação direta do sol) até 1h54 quando começará a sair para a penumbra (ponto de transição da sombra para a luz) e voltaremos a assistir o eclipse parcial e depois novamente o penumbral", explica o instituto.

Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, o nome técnico para isso é Dispersão de Rayleigh. A agência diz ainda que quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. "É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na Lua", explica a Nasa.

Fonte: globo.com

Segundo o texto, quando a lua ficará vermelha?

Quando a sombra encobrir completamente a lua.

Quando a lua começar a sair para a penumbra.

Quando a luz do sol for absorvida pela atmosfera.

Quando tiver a incidência direta da luz do Sol.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Leia a imagem e responda a pergunta:

Esse texto é um infográfico porque:

apresenta um título e dados científicos.

faz uso de ponto de interrogação no título. 

conta uma história por meio de textos e imagens.

utiliza linguagem verbal e não verbal para passar uma informação.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia a notícia a seguir para responder às questões 6, 7 e 8.

SCORSESE VOLTA A CRITICAR FILMES DA MARVEL E CEO DA DISNEY RESPONDE

 Cineasta já havia declarado que as produções da empresa pareciam mais um “parque de diversões” do que “cinema” 


O diretor americano Martin Scorsese voltou a criticar, nesta terça-feira, os filmes dos estúdios da Marvel, os quais considera produtos criados para o consumidor, o que provocou uma resposta do CEO da Disney, que saiu em defesa de sua subsidiária. No início de outubro, o cineasta, de 76 anos, provocou uma polêmica ao declarar que os longa-metragens da Marvel, concentrados no universo dos super-heróis, parecem mais um “parque de diversões” que “cinema”. “Muitos dos elementos característicos do cinema, até onde eu sei, estão presentes nos filmes da Marvel”, escreveu. “O que não existe é a revelação, o mistério ou o perigo emocional real. Não há risco”, argumentou o diretor em uma coluna de opinião publicada nesta terça no jornal The New York Times.

As produções da Marvel são, segundo Scorsese, como todas as franquias cinematográficas modernas, “calibradas, testadas, modificadas […] e modificadas novamente até que estejam prontas para o consumo”. O diretor diz que está dando um passo à frente para criticar a padronização da oferta cinematográfica em detrimento da diversidade. “Se você dá um tipo de coisa para as pessoas e lhes vende infinitamente um tipo de coisa, claro que vão querer mais desse tipo de coisa”, apontou Scorsese. “Não acho que ele já tenha visto um filme da Marvel”, disse Bob Iger, CEO da Disney, a proprietária da Marvel, em uma entrevista emitida pela BBC nesta terça. “Qualquer um que tenha visto um filme da Marvel não poderia fazer com honestidade essas declarações”, acrescentou. Nove dos 25 filmes de maior bilheteria da história do cinema são do estúdio da Marvel, incluindo “Vingadores: Ultimato”, que bateu o recorde do gênero no fim de julho.


Disponível em: https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/scorsese-volta-a-criticar-fi lmes-da-marvel-e-ceo-da-disney-responde/>.


A notícia foi escrita para:

instigar as pessoas a assistirem a filmes de super-heróis.

revelar a qualidade cinematográfica dos filmes da Disney.

divulgar a data de lançamento de obra cinematográfica da Marvel.

informar os leitores sobre um acontecimento da indústria cinematográfica.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

No texto,  no trecho: “Cineasta havia declarado que as produções da empresa pareciam mais um “parque de diversões” do que “cinema”, a expressão destacada estabelece relação de:

lugar.

companhia.

tempo.

modo.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?