2024.2 - AB - FIL - 2A

2024.2 - AB - FIL - 2A

12th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Questões sobre o filme Ainda Estou Aqui

Questões sobre o filme Ainda Estou Aqui

12th Grade - University

10 Qs

Sociologia quiz

Sociologia quiz

10th - 12th Grade

12 Qs

Recuperação AV1 - 3 ano 3 Trimestre

Recuperação AV1 - 3 ano 3 Trimestre

12th Grade

11 Qs

Alcateia Seeonee

Alcateia Seeonee

1st - 12th Grade

15 Qs

Cultura: Etnocentrismo

Cultura: Etnocentrismo

12th Grade

10 Qs

Quiz sobre Auguste Comte

Quiz sobre Auguste Comte

11th Grade - University

9 Qs

ENEM SOCIOLOGIA - 2022 e 2021

ENEM SOCIOLOGIA - 2022 e 2021

9th - 12th Grade

14 Qs

Filosofia I 2

Filosofia I 2

KG - 12th Grade

10 Qs

2024.2 - AB - FIL - 2A

2024.2 - AB - FIL - 2A

Assessment

Quiz

Social Studies

12th Grade

Hard

Created by

FRANCISCO MIRANDA

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Uma das preocupações de certa escola filosófica consistiu em provar que as ideias platônicas ou os gêneros e espécies aristotélicos são substâncias reais, criadas pelo intelecto e vontade de Deus, existindo na mente divina. Reflexões dessa natureza foram realizadas majoritariamente no período da história da filosofia:

Pré-socrático.

Antigo.

Medieval.

Moderno.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Preparando seu livro sobre o imperador Adriano, Marguerite Yourcenar encontrou numa carta de Flaubert esta frase: “Quando os deuses tinham deixado de existir e o Cristo ainda não viera, houve um momento único na história, entre Cícero e Marco Aurélio, em que o homem ficou sozinho”. Os deuses pagãos nunca deixaram de existir, mesmo com o triunfo cristão, e Roma não era o mundo, mas no breve momento de solidão flagrado por Flaubert o homem ocidental se viu livre da metafísica - e não gostou, claro. Quem quer ficar sozinho num mundo que não domina e mal compreende, sem o apoio e o consolo de uma teologia, qualquer teologia? (Luiz Fernando Veríssimo. Banquete com os deuses). A compreensão do mundo por meio da religião é uma disposição que traduz o pensamento medieval, cujo pressuposto é

O teocentrismo: concepção predominante na produção intelectual e artística medieval, que considera Deus o centro do Universo.

O panteísmo: a defesa da convivência harmônica de fé e razão, uma vez que o Universo, infinito, é parte da substância divina.

A escolástica: a busca da salvação através do conhecimento da filosofia clássica e da assimilação do paganismo.

O antropocentrismo: a valorização do homem como centro do Universo e a crença no caráter divino da natureza humana.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

No século XIII surgiu a Escolástica, corrente filosófica que, a partir de então, dominou o pensamento medieval (Rubim Santos Leão de Aquino.  História das Sociedades: das Comunidades Primitivas às Sociedades Medievais). A Escolástica:

Teve em Tomás de Aquino seu principal expoente e foi uma tentativa de harmonizar a razão com a fé.

Teve em Santo Agostinho seu maior expoente e era teocêntrica.

Teve em Alberto Magno seu maior expoente e refutava o teocentrismo, pregando o antropocentrismo.

Considerava que a razão podia proporcionar uma visão completa e unificada da natureza ou da sociedade.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

“Na lei temporal dos homens nada existe de justo e legítimo que não tenha sido tirado da lei eterna. Assim, no mencionado exemplo do povo que, às vezes, tem justamente o direito de eleger seus magistrados e, às vezes, não menos justamente, não goza mais desse direito, a justiça dessas diversidades temporais procede da lei eterna, conforme a qual é sempre justo que um povo sensato eleja seus governantes e que um povo irresponsável não o possa” (SANTO AGOSTINHO. O livre-arbítrio. São Paulo: Paulus, 1995, p. 41). Ao debater a origem do mal, Santo Agostinho trata ao mesmo tempo da diferença entre lei temporal e lei eterna. De acordo com a passagem de texto citada acima e com seus conhecimentos, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.

A lei temporal diz respeito à utilidade pública, não devendo ser influenciada pela lei eterna, que diz respeito à salvação da alma.

As leis humanas deixam impunes muitas ações que só poderão ser punidas quando as leis temporais forem substituídas pelas leis eternas nos processos de julgamento.

A lei temporal, embora útil à vida social, não impede que indivíduos e povos irresponsáveis prefiram seus interesses pessoais ao bem público, sendo então necessária a lei eterna, da qual procedem as leis temporais.

A lei eterna diz respeito tão somente àqueles que merecem a vida feliz após a morte.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que:

Os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.

O humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.

Nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.

  Houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O renascimento, enquanto fenômeno cultural observado na Europa Ocidental no início da Idade Moderna, encontra-se inserido no processo de transição do feudalismo para o capitalismo, expressando o pensamento e a visão de mundos próprios de uma sociedade mercantil e, portanto, mais aberta e dinâmica. Manifestando-se principalmente através das artes e da filosofia, o movimento renascentista tinha como eixo

O Racionalismo e o Geocentrismo (convicção de que tudo pode ser explicado pela razão e pela ciência; concepção de que a Terra é o centro do universo).

A valorização do homem por sua razão e por suas criações, difundindo a confiança nas potencialidades humanas e superando o misticismo dominante no período medieval.

A liberdade de trabalho inerente a qualquer pessoa, como instrumento capaz de possibilitar a criação e o crescimento do ser humano, sendo necessário abolir as corporações de ofício.

A oposição a todas as religiões organizadas, pois os princípios religiosos impediam a liberdade de opinião e tornavam o homem alienado. A

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

“Humanismo é uma palavra inventada no século XIX para descrever o programa de estudos, e seu condicionamento de pensamento e expressão, que era conhecido desde o final do século XV”. HALE, John. Dicionário do renascimento italiano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988. p. 187. De acordo com o trecho anterior, e por meio de seus estudos históricos, é correto afirmar que o programa humanista:

Constituía-se por uma aproximação com o mundo grego e romano, valorizando o equilíbrio das formas e proporções, num exemplo de arte barroca (humanista) do século XV.

Era marcado por uma valorização de temas naturalistas, opondo-se aos temas religiosos e sua ligação e proximidade com a Igreja católica e a protestante do século XIX.

Atrelava-se ao modo de pensar renascentista, no qual o homem e a natureza passavam a ser valorizados na construção do conhecimento mundano.

Era encabeçado por reis e papas (os mecenas), os quais auxiliavam, humanitariamente, os artistas do século XIX a compreender as formas artísticas do Renascimento.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?