Revisão Prova Paraná 1º Ed. 9º ano

Revisão Prova Paraná 1º Ed. 9º ano

9th Grade

11 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Ditadura Militar l

Ditadura Militar l

9th Grade

14 Qs

A Revolução Soviética

A Revolução Soviética

9th Grade

12 Qs

Os Loucos Anos 20

Os Loucos Anos 20

9th Grade

16 Qs

Introdução a História

Introdução a História

1st - 12th Grade

10 Qs

Reforma Religiosa

Reforma Religiosa

9th Grade

15 Qs

CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL NO SÉCULO XIX

CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL NO SÉCULO XIX

8th - 9th Grade

14 Qs

Formação do absolutismo francês século XV - XVII

Formação do absolutismo francês século XV - XVII

1st - 12th Grade

12 Qs

08/07 - 2ª - EM

08/07 - 2ª - EM

9th - 12th Grade

15 Qs

Revisão Prova Paraná 1º Ed. 9º ano

Revisão Prova Paraná 1º Ed. 9º ano

Assessment

Quiz

History

9th Grade

Hard

Created by

NATASHA RUFINO

Used 2+ times

FREE Resource

11 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

A Revolução de 1930 estabeleceu um novo caminho para o desenvolvimento brasileiro que está associado à crise das oligarquias do café e

A - A crise mundial de 1929.

B - As revoluções socialistas como a  russa de 1917.

C - Ao suícidio de Getúlio Vargas.

D - A política americana do New Deal.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

No seu discurso de posse, Getúlio Vargas disse que seu governo era provisório. O presidente tomou várias ações logo de início. Entre essas ações são corretas:

I) Atraiu parte do movimento tenentista, donos de indústrias, classe média urbana, entre outros grupos.

             II) Cancelou a Constituição de 1891.

III)  Fechou o Congresso Nacional e as Assembleias dos estados e municípios.

São corretas apenas as afirmativas:

A – I

B - II

C - III

D - I, II e III

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

O trecho do texto a seguir: 

“Em julho de 1917, uma greve de enormes proporções, envolvendo cerca de 100 mil trabalhadores, homens, mulheres e crianças, paralisou São Paulo e, com a violência policial e o agravamento da situação dos operários, transformou a cidade em palco de uma verdadeira revolta urbana, a ação mais espetacular do movimento operário até então”. TOLEDO, Edilene. Um ano extraordinário: greves, revoltas e circulação de ideias em 1917. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 30, n. 61, p. 497-518, 2017. 

 

Com base no trecho do texto é correto afirmar que o movimento operário no Brasil:

A - Surgiu por conta das péssimas condições de trabalho nas fábricas e da ausência de direitos trabalhistas. Longas jornadas de trabalho, trabalho insalubre, falta de condições sanitárias e ausência de direitos eram constantes nas fábricas no Brasil.

B - As grandes greves operárias como a de 1917 tiveram fim com a proclamação da Consolidação das Leis Trabalhistas e uma reforma na constituição nesse mesmo. As autoridades republicanas entenderam que o melhor caminho era atender as reivindicações dos trabalhadores.

C - Ficou limitado à cidade de São Paulo que concentrava a grande maioria do operariado brasileiro. O restante do país ainda era agrícola e as fábricas eram poucas, dificultando a organização dos trabalhadores.

D - Teve a participação exclusiva de imigrantes italianos que viviam em sua maior parte na cidade de São Paulo. Esses imigrantes foram fundamentais para o surgimento operário, mas com a criação dos direitos trabalhistas em 1917 após a grande greve deixaram de ter importância.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

A Primeira República foi marcada pela eclosão de vários movimentos revoltosos. Um dos primeiros foi a Guerra de Canudos (1896-1897) que teve características messiânicas. Por que Canudos é considerado um movimento messiânico?

A - Foi um movimento liderado pelo beato Antônio Conselheiro que fazia pregações religiosas e se considerava um enviado por Deus que salvaria o povo da miséria e da exploração.

B - Foi um movimento organizado pela Igreja Católica e se organizou em torno dos milagres atribuídos ao Padre Cícero.

C - Foi um movimento marcado pela superstição e pela religiosidade de matriz africana trazida para o sertão por descendentes de escravizados.

D – Canudos se organizou em torno da devoção a São João Batista e reuniu tanto coronéis do interior do nordeste como pessoas pobres.

 

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

O governo republicano enviou quatro expedições para destruir o arraial de Canudos que havia reunido mais de 20 mil pessoas. Por que o governo decidiu destruir Canudos?

A – Os sertanejos formaram um poderoso exército que promovia o terror no sertão nordestino e ameaçava as cidades do entorno.

B – Sob a liderança de Antônio Conselheiro, os sertanejos de Canudos pretendiam formar uma província separada do Brasil com uma monarquia hereditária.

C – Houve uma grande epidemia de varíola na região que ameaçava se espalhar pelo sertão nordestino. Assim o governo republicano decidiu montar uma barreira sanitária e impedir o alastramento da doença.

D - A autonomia de Canudos, a vida conforme a leitura da Bíblia (feita por Conselheiro) e a decisão de não pagar os novos impostos lançados pelo governo foram vistas pelas autoridades como uma ameaça.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Uma das principais características do curto governo de Marechal Deodoro da Fonseca foi a convocação de uma constituinte para a aprovação de uma nova constituição. A Constituição de 1891 - primeira constituição republicana - no que diz respeito ao voto tinha como característica:

A - A adoção do voto secreto e a criação da Justiça Eleitoral.

B - A ampliação do direito ao voto para as mulheres e os analfabetos.

C - A adoção do voto aberto e somente para homens alfabetizados maiores de 21 anos.

D - O impedimento de todos os ex-escravizados do direito ao voto.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Media Image

Observe a imagem a seguir:

Uma característica fundamental da política varguista durante o Estado Novo foi o trabalhismo. Por que Vargas se aproximou dos trabalhadores?

A - Porque Vargas foi operário nas indústrias de São Borja - sua cidade natal - assim, tinha uma relação afetiva e emocional com os trabalhadores.

B - Devido sua profunda religiosidade, uma vez que Vargas foi educado em colégios católicos com forte formação na área caritativa.

C - A aproximação com os trabalhadores se deu com finalidades políticas e como forma de promoção de sua autoimagem como “pai dos pobres”.

D - Vargas se sensibilizou com os trabalhadores quando testemunhou pessoalmente a repressão dos operários nas greves dos anos 1920.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?