(3ºANO)1ºTRI-REPOSIÇÃO NIVELAMENTO FILOSOFIA

(3ºANO)1ºTRI-REPOSIÇÃO NIVELAMENTO FILOSOFIA

17 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Expansão e mudança nos séculos XV e XVI

Expansão e mudança nos séculos XV e XVI

KG - University

20 Qs

RECUPERAÇÃO 3º ANO 1º BIMESTRE_EDUCAÇÃO FINANCEIRA.

RECUPERAÇÃO 3º ANO 1º BIMESTRE_EDUCAÇÃO FINANCEIRA.

KG - University

15 Qs

Simulado OBA - 2024 - Prof. Julio

Simulado OBA - 2024 - Prof. Julio

KG - University

17 Qs

Estágio PS - Atividade Final 9

Estágio PS - Atividade Final 9

KG - University

20 Qs

Fotografia: Teste de avaliação

Fotografia: Teste de avaliação

9th - 12th Grade

15 Qs

Quiz das Memórias

Quiz das Memórias

KG - University

15 Qs

EUROPA e RÚSSIA ASPECTOS FÍSICOS E SOCIAIS E POLÍTICOS

EUROPA e RÚSSIA ASPECTOS FÍSICOS E SOCIAIS E POLÍTICOS

KG - University

18 Qs

Atividade Operação com Cargas

Atividade Operação com Cargas

9th - 12th Grade

12 Qs

(3ºANO)1ºTRI-REPOSIÇÃO NIVELAMENTO FILOSOFIA

(3ºANO)1ºTRI-REPOSIÇÃO NIVELAMENTO FILOSOFIA

Assessment

Quiz

others

Hard

FREE Resource

17 questions

Show all answers

1.

OPEN ENDED QUESTION

30 sec • Ungraded

Qual o seu nome completo?

Evaluate responses using AI:

OFF

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

(TEORIA GEOCÊNTRICA DE ARISTÓTELES) A respeito da Teoria Geocêntrica de Aristóteles e dos elementos que a estruturam e compõem, analise as seguintes proposições e verifique se estão de acordo com o pensamento de Aristóteles: I - A região Supralunar, acima da órbita da lua, é: celeste, imutável e perfeita, composta do elemento éter, habitada pelos deuses; II - A Terra ocupa um lugar privilegiado, o centro, mas é o lugar de menor perfeição/maior imperfeição; III - A esfera/órbita, correspondente à Lua dividiria o espaço em duas regiões; IV - O universo não é homogêneo, tem divisão entre partes perfeitas e imperfeitas, tem hierarquias do tipo superior/inferior. Ou seja, o universo é dividido em duas partes com diferentes características; V - A região Sublunar, a região abaixo da órbita da lua é: terrestre, mutável, imperfeita e composta dos 4 elementos elementos terra, água, ar e fogo. Estão corretas as alternativas:
II, III e IV
II, III e V
I, III e V
I, II e III

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

(BIOGRAFIA E PENSAMENTO DE GIORDANO BRUNO) Giordano Bruno defendeu que o Universo não teria um único centro, mas infinitos mundos com um astro central, portanto o centro do mundo não seria nem a terra nem o sol, e sim, relativo ao ponto de vista do observador Também defendeu a teoria panteísta de um Deus presente em tudo o que existe e de um Deus infinito sem morada fixa no Universo. A respeito da ideia de um centro do universo, da sua finitude ou infinitude, do geocentrismo e heliocentrismo, é INCORRETO afirmar:
Giordano Bruno defendeu o Universo finito e o geocentrismo.
Aristóteles, Ptolomeu e a Teologia Cristã Medieval defenderam a teoria de um universo finito, com um centro que seria a terra.
Giordano Bruno, embora afirme a ideia da não existência de um único centro do universo, ideia dos “vários sóis”, defendeu o Heliocentrismo, ou seja, a ideia do sol e não da terra como o centro de nosso mundo denominado Sistema Solar.
A teoria Panteísta defendida por G. Bruno defende a ideia da presença divina em tudo o que existe (Pan=tudo,todos). Deus não seria transcendente, separado do mundo e das criaturas, mas imanente, presente em tudo, não estaria em lugar único e específico no céu ou a terra.
A teoria Heliocêntrica de Copérnico foi confirmada com o método científico de Galileu que incluía a observação dos fenômenos naturais e a sua demonstração.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

(INFLUÊNCIA DE ARISTÓTELES NA IDADE MÉDIA) Durante a Idade Média e início da Idade Moderna, a concepção aristotélica do universo foi assimilada pelos pensadores cristãos e adotada oficialmente pela igreja. A razão da assimilação da teoria de Aristóteles é por que: I - A concepção aristotélica possibilitava ao ser humano um posto privilegiado (no centro da criação) e permitia que Deus tivesse um lugar natural no céu, de onde podia comandar a sua obra; II - A teoria aristotélica não conflitava com as escrituras sagradas. As explicações religiosas ganhavam em racionalidade com o modelo aristotélico; III - A teoria geocêntrica não era só uma teoria científica, era também uma doutrina religiosa e uma tradição cultural presente na mentalidade da população; IV - A teoria geocêntrica não teve força, nem influência, durante a Idade Média. Estão CORRETAS as alternativas:
I, III e IV
I, II e III
II, III e IV
I, II e IV

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

(TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS NOS SÉCULOS XV E XVI) A partir do séc. XV, iniciou-se uma série de transformações históricas e culturais nas sociedades europeias, relacionadas com a mudança social e com a construção de uma nova mentalidade, uma nova maneira de entender o mundo. Iniciou-se uma revolução social e espiritual, pois as novas teorias de filósofos e cientistas não apenas modificaram antigas explicações da natureza e do real, como também forçaram uma reforma na estrutura do pensamento das pessoas. A respeito das mudanças na estrutura social, e da mentalidade, acima descritos, observe-se as seguintes afirmativas: I - Se referem ao surgimento do capitalismo, dos Estados nacionais centralizados absolutistas, das grandes navegações, do mercantilismo internacional, da Reforma Protestante, da imprensa, da confiança na capacidade e na razão humana e da investigação livre da natureza, desenvolvendo as ciências naturais; II - Dizem respeito às transformações que ocorreram no Império Romano do Oriente, na Eurafrásia (península hispânica e Itálica, norte da África e Turquia), tendo como centro principal Constantinopla, atual Istambul, na Turquia no Séc.VI; III - Se referem, entre outras, ao Renascimento ocidental, movimento cultural que acompanhou, expressou e sustentou mudanças científicas e culturais nos sécs. XV eXVI; IV - Ocorreram no ocidente e estiveram vinculadas, em boa medida, à física e à astronomia, cujos sucessivos êxitos em explicar a realidade concreta contribuíram para o desenvolvimento da Ciência Moderna; Estão corretas as alternativas:
I, II e IV
I, III e IV
I, II e III
II, III e IV

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

(TRANSIÇÃO PARA A MENTALIDADE CIENTÍFICA) A transição para a mentalidade científica moderna gerou uma série de posicionamentos por parte de diversos setores da sociedade, inclusive das autoridades da igreja. Entre estes posicionamentos e reações em relação à liberdade de pensamento temos: I- Uma transição pacífica e sem conflitos, onde a maioria da população e as autoridades políticas e também religiosas apoiaram os cientistas e suas novas teorias sobre o universo; II- A organização das listas de livros proibidos (o Index) serviu para punir pensadores da época; III- As heresias eram ideologias de conformidade e apoio às autoridades e aos dogmas religiosos para fortalecer as autoridades da época; IV- O tribunal da Inquisição que havia sido criado em 1232 por Gregório IX, voltou a funcionar com toda força em meados do séc.XVI; V- A formulação de Copérnico de que é o Sol é o centro do universo atingia a concepção cristã medieval de que o ser humano é o ser supremo da criação e de que a terra, seu habitat, deveria ser o centro; Estão corretas as alternativas:
I, IV e V
III, IV e V
I, II e IV
II, IV e V

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

(GALILEU GALILEI) (Enem 2012) “Assentado, portanto, que a Escritura, em muitas passagens, não apenas admite, mas necessita de exposições diferentes do significado aparente das palavras, parece-me que, nas discussões naturais, deveria ser deixada em último lugar”. Trecho da obra GALILEI, G. Carta a Benedetto Castelli. In: Ciência e fé: cartas de Galileu sobre o acordo do sistema copernicano com a Bíblia. São Paulo: Unesp, 2009. (adaptado). O texto, extraído da carta escrita por Galileu (1564-1642) cerca de trinta anos antes de sua condenação pelo Tribunal do Santo Oficio, discute a relação entre ciência e fé, problemática cara no século XVII. A declaração de Galileu defende que:
O conhecimento da natureza satisfaz apenas ao intelecto e não é capaz de alterar as condições da vida humana.
As diferentes exposições quanto ao significado das palavras bíblicas devem evitar confrontos com os dogmas da Igreja.
A bíblia deve receber uma interpretação literal porque, desse modo, não será desviada a verdade natural.
Os intérpretes precisam propor, para as passagens bíblicas, sentidos que ultrapassem o significado imediato das palavras.
A bíblia, por registrar literalmente a palavra divina, apresenta a verdade dos fatos naturais, tornando-se guia para a ciência.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?