REVISÃO ENEM HB - 3

REVISÃO ENEM HB - 3

12th Grade

15 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Os agentes da expansão territorial: Os Bandeirantes

Os agentes da expansão territorial: Os Bandeirantes

9th - 12th Grade

15 Qs

Período Regencial

Período Regencial

9th - 12th Grade

15 Qs

Escravidão e Resistência

Escravidão e Resistência

9th - 12th Grade

19 Qs

Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial

12th Grade - Professional Development

15 Qs

Pré-história

Pré-história

1st - 12th Grade

14 Qs

A2 Egito

A2 Egito

12th Grade

17 Qs

Reforma Protestante

Reforma Protestante

9th - 12th Grade

20 Qs

Independência dos EUA

Independência dos EUA

12th Grade

20 Qs

REVISÃO ENEM HB - 3

REVISÃO ENEM HB - 3

Assessment

Quiz

History

12th Grade

Hard

Created by

Professor Serjão

Used 5+ times

FREE Resource

15 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Quando Deus confundiu as línguas na torre de Babel, ponderou Filo Hebreu que todos ficaram mudos e surdos, porque, ainda que todos falassem e todos ouvissem, nenhum entendia o outro. Na antiga Babel, houve setenta e duas línguas; na Babel do rio das Amazonas, já se conhecem mais de cento e cinquenta. E assim, quando lá chegamos, todos nós somos mudos e todos eles, surdos. Vede agora quanto estudo e quanto trabalho serão necessários para que esses mudos falem e esses surdos ouçam.

Comando de Resposta: No decorrer da colonização portuguesa na América, as tentativas de resolução do problema apontado pelo padre Antônio Vieira resultaram na

a) ampliação da violência nas guerras intertribais.

b) desistência da evangelização dos povos nativos.

d) pressão da Metrópole pelo abandono da catequese nas regiões de difícil acesso.

e) sistematização das línguas nativas numa estrutura gramatical facilitadora da catequese.

c) indiferença dos jesuítas em relação à diversidade de línguas americanas.

Answer explanation

A alternativa correta é (e) sistematização das línguas nativas numa estrutura gramática facilitadora da catequese. O texto de Padre Antônio Vieira destaca a dificuldade de comunicação entre portugueses e nativos devido à diversidade de línguas. Para resolver esse problema, os jesuítas, que eram os responsáveis pela evangelização dos povos nativos, desenvolveram métodos de sistematização das línguas nativas, de forma a facilitar a aprendizagem da língua portuguesa e a compreensão da mensagem cristã.

As demais alternativas estão erradas por motivos diferentes. A alternativa (a) está errada porque as tentativas de resolução do problema apontado por Vieira não resultaram na ampliação da violência nas guerras intertribais. Na verdade, os jesuítas atuaram como mediadores em conflitos intertribais, buscando promover a paz e a harmonia entre os povos nativos. A alternativa (b) está errada porque as tentativas de resolução do problema apontado por Vieira não resultaram na desistência da evangelização dos povos nativos. Na verdade, os jesuítas continuaram a trabalhar na evangelização dos povos nativos, mesmo diante das dificuldades. A alternativa (c) está errada porque as tentativas de resolução do problema apontado por Vieira não resultaram na indiferença dos jesuítas em relação à diversidade de línguas americanas. Na verdade, os jesuítas reconheceram a importância da diversidade cultural e linguística dos povos nativos, e buscaram desenvolver métodos de catequese que fossem adequados às suas culturas. A alternativa (d) está errada porque as tentativas de resolução do problema apontado por Vieira não resultaram na pressão da Metrópole pelo abandono da catequese nas regiões de difícil acesso. Na verdade, a Metrópole continuou a apoiar a evangelização dos povos nativos, mesmo nas regiões de difícil acesso.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Devem ser bons serviçais e habilidosos, pois noto que repetem logo o que a gente diz e creio que depressa se fariam cristãos; me pareceu que não tinham nenhuma religião. Eu, comprazendo a Nosso Senhor, levarei daqui, por ocasião de minha partida, seis deles para Vossas Majestades, para que aprendam a falar.

Comando de Resposta: O documento destaca um aspecto cultural relevante em torno da conquista da América, que se encontra expresso em:

a) Deslumbramento do homem branco diante do comportamento exótico das tribos autóctones.

b) Violência militarizada do europeu diante da necessidade de imposição de regras aos ameríndios.

c) Cruzada civilizacional frente à tarefa de educar os povos nativos pelos parâmetros ocidentais.

d) Comportamento caridoso dos governos europeus diante da receptividade das comunidades indígenas.

e) Compromisso dos agentes religiosos diante da necessidade de respeitar a diversidade social dos índios.

Answer explanation

A alternativa correta é (c) cruzada civilizacional frente à tarefa de educar os povos nativos pelos parâmetros ocidentais. O documento destaca a visão dos europeus sobre os povos nativos como seres inferiores, que precisam ser civilizados e convertidos ao cristianismo. O autor do documento expressa sua crença de que os nativos são bons serviçais e habilidosos, mas que precisam ser ensinados a falar português e a seguir a religião cristã. Isso revela a visão dos europeus de que os povos nativos são inferiores e precisam ser transformados de acordo com os padrões ocidentais.

As demais alternativas estão erradas por motivos diferentes. A alternativa (a) está errada porque o documento não expressa nenhum deslumbramento do homem branco diante do comportamento exótico das tribos autóctones. Na verdade, o autor do documento expressa uma visão negativa dos nativos, como seres inferiores que precisam ser civilizados. A alternativa (b) está errada porque o documento não expressa nenhuma violência militarizada do europeu diante da necessidade de imposição de regras aos ameríndios. Na verdade, o documento sugere que os nativos são pacíficos e que podem ser facilmente convertidos. A alternativa (d) está errada porque o documento não expressa nenhum comportamento caridoso dos governos europeus diante da receptividade das comunidades indígenas. Na verdade, o documento sugere que os nativos são receptivos à civilização europeia, mas que precisam ser ensinados a seguir os seus padrões. A alternativa (e) está errada porque o documento não expressa nenhum compromisso dos agentes religiosos diante da necessidade de respeitar a diversidade social dos índios. Na verdade, o documento sugere que os nativos são inferiores e precisam ser transformados de acordo com os padrões ocidentais.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O major Schaeffer recebeu do governo de D. Pedro I promessas de recompensa financeira para cada imigrante recrutado. Para obter maior lucro, montou uma rede de subagentes espalhados pela Alemanha a fim de angariar colonos e soldados para emigração. Os alemães que aceitavam vir para o sul do país achavam que receberiam 50 hectares de terra, vacas, bois e cavalos, auxílio de um franco por pessoa no primeiro ano e de 50 cêntimos no segundo; além da isenção de impostos nos primeiros dez anos, liberação do serviço militar, nacionalização imediata e liberdade de culto. Entretanto, no decorrer dos anos, vários desses compromissos nunca foram cumpridos.

Considerando a conjuntura histórica da primeira metade do século XIX, essa política imigratória tinha como objetivo

a) legitimar a utilização do trabalho livre.

b) garantir a ocupação dos territórios platinos.

c) possibilitar a aplicação da reforma fundiária.

d) promover o incremento do comércio fronteiriço.

e) assegurar a modernização das frentes agrícolas.

Answer explanation

A alternativa correta é (a) legitimar a utilização do trabalho livre. O contexto histórico da primeira metade do século XIX era marcado pela abolição do tráfico negreiro, o que levou à necessidade de encontrar novas fontes de mão de obra para as atividades econômicas. A imigração europeia era vista como uma alternativa para a substituição da mão de obra escrava, pois garantiria a utilização do trabalho livre, que era considerado mais produtivo e menos custoso.

As demais alternativas estão erradas por motivos diferentes. A alternativa (b) está errada porque a ocupação dos territórios platinos era um objetivo da política externa brasileira, mas não da política imigratória. A alternativa (c) está errada porque a reforma fundiária não era um objetivo da política imigratória. A alternativa (d) está errada porque o incremento do comércio fronteiriço não era um objetivo da política imigratória. A alternativa (e) está errada porque a modernização das frentes agrícolas era um objetivo da política imigratória, mas não o único objetivo.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Art. 98. O Poder Moderador é a chave de toda a organização política, e é delegado privativamente ao Imperador, como Chefe Supremo da Nação, e seu Primeiro Representante, para que incessantemente vele sobre a manutenção da independência, equilíbrio e harmonia dos demais Poderes Políticos.

A apropriação das ideias de Montesquieu no âmbito da norma constitucional citada tinha o objetivo de

a) expandir os limites das fronteiras nacionais.

b) assegurar o monopólio do comércio externo.

c) legitimar o autoritarismo do aparelho estatal.

d) evitar a reconquista pelas forças portuguesas.

e) atender os interesses das oligarquias regionais.

Answer explanation

A alternativa correta é (c) legitimar o autoritarismo do aparelho estatal. O Poder Moderador, previsto na Constituição do Império do Brasil de 1824, era um poder discricionário, centralizado nas mãos do Imperador. Esse poder era justificado pelo argumento de que era necessário garantir o equilíbrio entre os demais poderes, Legislativo e Judiciário. No entanto, na prática, o Poder Moderador era usado pelo Imperador para controlar os demais poderes e limitar a participação popular na política.

As demais alternativas estão erradas por motivos diferentes. A alternativa (a) está errada porque o Poder Moderador não tinha como objetivo expandir os limites das fronteiras nacionais. A alternativa (b) está errada porque o Poder Moderador não tinha como objetivo assegurar o monopólio do comércio externo. A alternativa (d) está errada porque o Poder Moderador não tinha como objetivo evitar a reconquista pelas forças portuguesas. A alternativa (e) está errada porque o Poder Moderador não tinha como objetivo atender os interesses das oligarquias regionais.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Apesar de derrotado na Batalha do Jenipapo, o exército de sertanejos libertou três províncias nordestinas. Esse confronto foi dos mais violentos, embora tenha ocorrido em um único dia — 13 de março de 1823. A batalha foi o resultado de embates entre o poder português e a população sertaneja piauiense, cearense e maranhense de todas as classes sociais, que formaram uma multidão de voluntários armados de instrumentos como facões, enxadas, foices, machados.

No processo de construção do Estado nacional, esse conflito oferece um contraponto à narrativa focada em D. Pedro ao evidenciar o(a)

a) vigor do legado patrimonialista.

b) imposição da solução republicana.

c) deficiência das tropas metropolitanas.

d) protagonismo da resistência autônoma.

e) continuidade das contradições políticas.

Answer explanation

A alternativa correta é (d) protagonismo da resistência autônoma. A Batalha do Jenipapo foi um exemplo de resistência autônoma à dominação portuguesa. O exército de sertanejos, formado por voluntários de todas as classes sociais, lutou contra as tropas portuguesas e conquistou a independência de três províncias nordestinas. Esse fato evidencia que o processo de construção do Estado nacional brasileiro não foi apenas liderado por D. Pedro, mas também contou com a participação da população, que se mobilizou para defender sua independência.

As demais alternativas estão erradas por motivos diferentes. A alternativa (a) está errada porque a Batalha do Jenipapo não evidencia o vigor do legado patrimonialista. Na verdade, a batalha foi um exemplo de resistência popular contra o poder central. A alternativa (b) está errada porque a Batalha do Jenipapo não evidencia a imposição da solução republicana. Na verdade, a batalha ocorreu no contexto da Guerra da Independência do Brasil, que resultou na proclamação do Império do Brasil. A alternativa (c) está errada porque a Batalha do Jenipapo não evidencia a deficiência das tropas metropolitanas. Na verdade, as tropas portuguesas eram superiores em número e armamento, mas foram derrotadas pela resistência dos sertanejos. A alternativa (e) está errada porque a Batalha do Jenipapo não evidencia a continuidade das contradições políticas. Na verdade, a batalha foi um momento de unidade nacional na luta pela independência.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

No Império do Brasil, apesar do apego a certo ideário do Antigo Regime, as ideias e práticas políticas inéditas que se moldaram e se redefiniram naquela conjuntura acabaram por converter a Coroa em Estado e fizeram com que a política deixasse os círculos palacianos privados para emprestar uma nova dimensão à praça pública. Por conseguinte, o novo império não mais podia fugir à obrigação de conduzir a sociedade, fazendo-se reger por uma Constituição, ainda que outorgada, e articulando-se por meio de uma divisão de poderes que respeitasse, a princípio, pelo menos, a participação daqueles considerados cidadãos.

Com base no texto, na formação do Estado brasileiro prevaleceram ideias e práticas derivadas dos princípios

a) iluministas.

b) federalistas.

c) republicanos.

d) democráticos.

e) abolicionistas.

Answer explanation

A alternativa correta é (a) iluministas. O texto afirma que, apesar do apego a certo ideário do Antigo Regime, as ideias e práticas políticas inéditas que se moldaram e se redefiniram naquela conjuntura acabaram por converter a Coroa em Estado. Esse processo foi influenciado pelas ideias iluministas, que defendiam a soberania popular, a separação de poderes e o Estado de Direito.

As demais alternativas estão erradas por motivos diferentes. A alternativa (b) está errada porque o texto não menciona o federalismo. A alternativa (c) está errada porque o texto não menciona o republicanismo. A alternativa (d) está errada porque o texto não menciona a democracia. A alternativa (e) está errada porque o texto não menciona o abolicionismo.

Em resumo, na formação do Estado brasileiro prevaleceram ideias e práticas derivadas dos princípios iluministas, como a soberania popular, a separação de poderes e o Estado de Direito.

A seguir, são apresentados alguns exemplos de como as ideias iluministas foram aplicadas na formação do Estado brasileiro:

  • A Constituição de 1824, outorgada por D. Pedro I, estabeleceu a separação de poderes entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

  • O Código Criminal de 1830, elaborado por Francisco de Paula Sousa e Melo, aboliu a pena de morte e estabeleceu penas mais brandas.

  • A Lei de Terras de 1850, aprovada pelo governo de D. Pedro II, garantiu a propriedade privada da terra, o que contribuiu para o desenvolvimento do capitalismo no Brasil.

É importante ressaltar que, apesar da influência das ideias iluministas, o Estado brasileiro também manteve elementos do Antigo Regime, como o poder moderador do imperador e a escravidão.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Art. 90. As nomeações dos deputados e senadores para a Assembleia Geral, e dos membros dos Conselhos Gerais das províncias, serão feitas por eleições, elegendo a massa dos cidadãos ativos em assembleias paroquiais, os eleitores de província, e estes, os representantes da nação e província.

Art. 92. São excluídos de votar nas assembleias paroquiais: I. Os menores de vinte e cinco anos, nos quais se não compreendem os casados, os oficiais militares, que forem maiores de vinte e um anos, os bacharéis formados e os clérigos de ordens sacras. II. Os filhos de famílias, que estiverem na companhia de seus pais, salvo se servirem a ofícios públicos. III. Os criados de servir, em cuja classe não entram os guarda-livros, e primeiros caixeiros das casas de comércio, os criados da Casa Imperial, que não forem de galão branco, e os administradores das fazendas rurais e fábricas. IV. Os religiosos e quaisquer que vivam em comunidade claustral. V. Os que não tiverem de renda líquida anual cem mil réis por bens de raiz, indústria, comércio, ou emprego.

Comando de Resposta: De acordo com os artigos do dispositivo legal apresentado, o sistema eleitoral instituído no início do Império é marcado pelo(a)

a) representação popular e sigilo individual.

b) voto indireto e perfil censitário.

c) liberdade pública e abertura política.

d) ética partidária e supervisão estatal.

e) caráter liberal e sistema parlamentar.

Answer explanation

(b) voto indireto e perfil censitário. O sistema eleitoral instituído no início do Império era indireto, pois os eleitores votavam para escolher outros eleitores, que, por sua vez, elegiam os representantes. Além disso, o perfil censitário era restritivo, pois apenas os homens livres, maiores de 25 anos, com renda anual de pelo menos cem mil réis, podiam votar.

As demais alternativas estão erradas por motivos diferentes. A alternativa (a) está errada porque o sistema eleitoral não era representativo, pois apenas uma parcela da população podia votar. A alternativa (c) está errada porque o sistema eleitoral não era liberal, pois era restritivo aos grupos privilegiados. A alternativa (d) está errada porque o sistema eleitoral não era partidário, pois não havia partidos políticos organizados. A alternativa (e) está errada porque o sistema eleitoral não era parlamentar, pois o poder executivo era exercido pelo imperador.

Em resumo, o sistema eleitoral instituído no início do Império era marcado pelo voto indireto e pelo perfil censitário, o que limitava a participação popular na política.

Aqui estão alguns exemplos de como o sistema eleitoral instituído no início do Império era indireto e censitário:

  • Os eleitores votavam para escolher os eleitores de província, que, por sua vez, elegiam os deputados e senadores.

  • Apenas homens livres, maiores de 25 anos, com renda anual de pelo menos cem mil réis, podiam votar.

  • Os escravos, as mulheres, os analfabetos e os pobres não podiam votar.

Esse sistema eleitoral foi alterado ao longo do Império, com a aprovação de leis que ampliaram o direito de voto, como a Lei Saraiva, de 1881, que eliminou o requisito de renda para o voto.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?