QUIZ DOS DESCRITORES

QUIZ DOS DESCRITORES

12th Grade

15 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

livro : Ms. Marvel

livro : Ms. Marvel

9th - 12th Grade

11 Qs

BIOÉTICA _GERAL

BIOÉTICA _GERAL

1st Grade - University

10 Qs

Arcadismo

Arcadismo

12th Grade

10 Qs

Quincas Borba - Machado de Assis

Quincas Borba - Machado de Assis

8th Grade - University

17 Qs

Fernando Pessoa - ortónimo

Fernando Pessoa - ortónimo

12th Grade

19 Qs

Avaliação Nivelamento - Língua portuguesa

Avaliação Nivelamento - Língua portuguesa

12th Grade

20 Qs

Fato e opinião

Fato e opinião

9th - 12th Grade

19 Qs

Resolução de Problemas

Resolução de Problemas

12th Grade

10 Qs

QUIZ DOS DESCRITORES

QUIZ DOS DESCRITORES

Assessment

Quiz

Other

12th Grade

Hard

Created by

Wennya Santos

Used 6+ times

FREE Resource

15 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia o texto abaixo.


História deliciosa


Nada mais gostoso que cheirinho de pão quente de manhã! Muita gente pensa assim, em vários países, há milhares de anos. O pão foi o primeiro alimento criado pelo homem, há cerca de 12 mil anos. Antes, todos dependiam da caça e da pesca para comer.

Quando os antigos aprenderam a plantar trigo, deram um grande passo para se desenvolver e conquistar novas terras. Descobriram que os cereais eram fáceis de plantar, resistentes e permitiam fazer pão. No começo, os grãos eram moídos e misturados à água e a massa, assada sobre cinzas. O resultado era um pão fino e duro, torrado e meio sem gosto. Mas era só o começo de uma longa história.


Primeiras delícias

Os antigos egípcios criaram o tipo de pão que conhecemos hoje. Um dia, esqueceram a massa no sol e ela fermentou. Eles assaram e perceberam que aquele fenômeno deixava o pão mais leve, cheio de furinhos e passaram a usar a massa fermentada. No Egito, o pão era tão importante que servia como pagamento para os trabalhadores. E os nobres também valorizavam esse alimento: na tumba de Ramsés III, há desenhos em relevo com o formato de pães, doces e bolos.

No Brasil, os pães chegaram trazidos pelos portugueses na época da colonização e por muito tempo eram consumidos pelos ricos, pois o trigo era muito caro. As primeiras padarias só surgiram por volta de 1950, tocadas por italianos e portugueses.

Recreio. São Paulo: Abril. n. 206. p. 18-19. 


Esse texto informa que, na antiguidade, usavam-se como forma de pagamento aos trabalhadores os

 bolos.

cereais.

doces.

grãos.

pães.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

De acordo com o Texto 2, pode-se economizar seis litros de agua

  • eliminando vazamentos.

  • preferindo os chuveiros.

  • tomando banhos curtos

  • usando descarga econômica.

todas as respostas acima estão corretas.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia o texto abaixo. 

Os namorados

Um pião e uma bola estavam numa gaveta em meio a um monte de brinquedos. Um dia o pião disse para a bola:

– Devíamos namorar, afinal, ficamos lado a lado na mesma gaveta.

Mas a bola, que era feita de marroquim, achava que era uma jovem dama muito refinada e nem se dignou a responder à proposta do pião.

No dia seguinte, o menino, a quem todos esses brinquedos pertenciam, pintou o pião de vermelho e branco e pregou uma tachinha de bronze no meio dele. Ficava maravilhoso ao rodar.

– Olhe para mim agora! – o pião disse para a bola. – O que você acha, não daríamos um belo casal? Você sabe pular e eu sei dançar! Como iríamos ser felizes juntos!

– Isso é o que você acha – a bola retrucou – Você por acaso sabia que minha mãe e meu pai eram um par de chinelos marroquim, e que eu tenho cortiça dentro de mim?

– Mas eu sou de mogno – gabou-se o pião. – E ninguém menos que o próprio prefeito quem me fez, num torno que tem no porão. – E foi um grande prazer para ele.

– Como vou saber se o que está dizendo é verdade? – perguntou a bola.

– Que nunca mais me soltem se eu estiver mentindo! – o pião respondeu.

– Você sabe falar muito bem de si – admitiu a bola. – Mas terei de recusar o convite porque estou quase noiva de uma andorinha. Toda vez que pulo no ar, ele põe sua cabeça para fora do ninho e pergunta “você vai, você vai?”. Embora eu ainda não tenha dito que sim, já pensei nisso; e é praticamente o mesmo que estar noiva. Mas prometo que nunca o esquecerei.

ANDERSEN, Hans Christian. Os mais belos contos de Andersen. São Paulo: Moderna, 2008, p. 74. Fragmento. 


 No trecho “Embora eu ainda não tenha dito que sim,...” (último parágrafo), o pronome em destaque

refere-se 


ao pião.

à bola.

ao menino.

ao prefeito.

à andorinha.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A herança


Tenho muito carinho pelo meu telefone fixo. E isso desde os tempos em que ele não era chamado de telefone fixo, mas apenas de telefone. Embora eu perceba que ele não seja lá tão fixo assim, já que circula com desenvoltura pela casa toda. 

Meu pai não foi homem de muitas posses [...] nunca comprou nada, com raras exceções, nada que pudesse ficar, por exemplo, como herança. Entre as exceções, havia um telefone. [...] Era isso que eu queria dizer. Ganhei de herança do meu pai um telefone. [...] 

E é essa linha que eu vejo agora vivendo seus últimos dias. De pouco me serve aquele telefone fixo. Amigos, colegas, parentes, propostas de trabalho, chateações de telemarketing – tudo chega a mim pelo telefone celular. 

XEXEO, Artur. Revista O Globo. n. 316, 15 ago. 2010.


No trecho “E isso desde os tempos em que...”, o pronome destacado retoma o trecho: 


“Tenho muito carinho pelo meu telefone fixo.”. 

“... os tempos em que ele não era chamado de telefone fixo,...”. 

“Embora eu perceba que ele não seja lá tão fixo assim,...”. 

“... já que circula com desenvoltura pela casa toda.”. 

“Meu pai não foi homem de muitas posses...”.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia os textos abaixo.


Qual é o preço da Terra? (Sim, o preço da Terra.)


Sim, alguém calculou. Não que haja compradores em potencial para o planeta, é claro.

Mesmo assim, o astrofísico americano Greg Laughlin, da Universidade da Califórnia, criou uma fórmula matemática para chegar ao valor da Terra – e aos de outros planetas também.

O nosso, no caso, vale três mil trilhões de libras (é uma cifra tão fora da realidade que parece até besteira converter, mas, em todo caso, fica em torno de oito mil trilhões de reais).

Na fórmula (que o cientista não divulgou qual é, mas ok, porque certamente é bem complexa e a maioria de nós não a entenderia, de qualquer forma), entram a idade, o tamanho, a temperatura, a massa e outras informações pontuais sobre cada planeta.

O fim da conta não surpreende: a Terra é o mais valioso do universo. Já Marte, por exemplo, que vem ganhando o carinho da comunidade científica por ser, além do nosso, o planeta mais imediatamente habitável do Sistema Solar, vale apenas 10 mil libras.

Os cálculos não são perda de tempo (não completa, pelo menos): a ideia do pesquisador ao criar a fórmula não era apenas brincar [...]. Ela vem sendo usada por ele para avaliar as descobertas de novos exoplanetas (planetas localizados fora do nosso Sistema Solar) feitas pela Nasa. “É uma maneira de eu poder quantificar o quão empolgado devo ficar em relação a qualquer planeta em particular”, explica Laughlin.

Descoberto em 2007, o Gilese 581 C, por exemplo, entusiasmou os cientistas logo de cara por parecer o mais similar à Terra – mas a conta final do astrofísico americano deu a ele a etiqueta de apenas 100 libras (olha aí, exoplaneta em promoção!). Já outro, o KOI 326.01, encontrado mais recentemente, foi estimado por ele em cerca de 150 mil libras.

PERIN, Thiago. Disponível em: <http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/qual-e-o-preco-da-terra-sim-o-preco-da-terra/>.Acesso em: 2 mar. 2011. Fragmento. 


No trecho “... Gilese 581 C, por exemplo, entusiasmou os cientistas logo de cara...” (último parágrafo), a expressão destacada indica que o entusiasmo dos cientistas foi


apressado.

completo.

contido.

imediato.

momentâneo.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Leia o texto abaixo.


Nesse texto, o termo “inteiro” foi escrito em tamanho maior para


apontar surpresa.

enfatizar crítica.

expressar irritação.

indicar gritaria.

mostrar desprezo.


7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia o texto abaixo.


Pela janela


Quando eu percebi que a Milena estava olhando para mim, lá do outro lado da classe, virei o rosto para a lousa, onde a professora acabava de escrever uma pergunta. Antes do recreio, a gente tinha assistido A guerra do fogo e agora estávamos em grupos de quatro, fazendo um trabalho sobre o filme.

A história se passava na Idade da Pedra, não tinha falas, só grunhidos saindo das bocas dos homens das cavernas. [...] 

Em torno da minha mesa estavam Geandré, o Walter, o Duílio e eu. Estávamos sentados próximos à janela, de onde eu podia ver os menores correndo, lá embaixo. [...] Olhei para Milena, bem rápido, ela estava me olhando, de novo, mas virou o rosto, quando me viu. 

No dia anterior, a Milena passou por mim, na saída e, sem me olhar, pôs um papel dobrado na minha mão. De um lado estava escrito “De Milena” e no outro “Para Rodrigo”.

Eu coloquei o papel no bolso e só tive coragem de ler quando cheguei em casa, depois de mais de uma hora na perua, com ele queimando no meu bolso.

PRATA, Antônio. Carta fundamental. Set. 2009. Fragmento. 


Nesse texto, a expressão destacada em “... com ele queimando no meu bolso.” (Último parágrafo) tem o sentido de


causar desconfiança.

despertar curiosidade.

esquentar.

incomodar.

pesar.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?