Lei dos crimes ambientais - Parte 2

Lei dos crimes ambientais - Parte 2

University

7 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Ellen Beatriz Gabriel dos Santos Sátiro

Ellen Beatriz Gabriel dos Santos Sátiro

University

7 Qs

Empresários; não-empresários; registro

Empresários; não-empresários; registro

University

10 Qs

Quiz – Applied Mathematics: Supply and Demand

Quiz – Applied Mathematics: Supply and Demand

University

10 Qs

APLICAÇÃO DE LEI PROC. PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO

APLICAÇÃO DE LEI PROC. PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO

University

10 Qs

QUIZ LINDB - Leis de Introdução às Normas do Direito Brasileito

QUIZ LINDB - Leis de Introdução às Normas do Direito Brasileito

University

10 Qs

Direito Penal

Direito Penal

University

9 Qs

TGD - BLOCO I

TGD - BLOCO I

University

10 Qs

Inteligência_Mercado

Inteligência_Mercado

University

10 Qs

Lei dos crimes ambientais - Parte 2

Lei dos crimes ambientais - Parte 2

Assessment

Quiz

Other

University

Hard

Created by

Carolina Cordeiro

FREE Resource

7 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

FGV – 2022 – PC-AM – Delegado de Polícia – Edital nº 01

José, de forma livre e consciente, causou poluição hídrica em níveis tais que resultou em danos à saúde humana, sendo certo que o crime doloso praticado tornou necessária a interrupção do abastecimento público de água da comunidade afetada. 

De acordo com a legislação de regência, José praticou

A) crime ambiental e está sujeito a detenção de seis meses a três anos.

B) crime contra a saúde pública e está sujeito a reclusão de dois a quatro anos.

C) crime de menor potencial ofensivo e, caso preencha os requisitos legais, tem direito à transação penal. 

D) crime contra a saúde pública de menor potencial ofensivo e está sujeito a detenção de seis meses a um ano. 

E) crime ambiental e está sujeito a reclusão de um a cinco anos.

Answer explanation

GABARITO: Letra E

Lei 9605/98, Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:

Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

§ 1º Se o crime é culposo:

Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.

§ 2º Se o crime:

III - causar poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público de água de uma comunidade;

Pena - reclusão, de um a cinco anos.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

IESES - 2021 - TJ-RO - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Provimento

Sobre a Lei n. 9.605 de 1998, é INCORRETO afirmar que 

Tipifica condutas que protegem o patrimônio cultural, punindo a prática de todas as espécies de pichações e grafites

A prática de crimes ambientais se trata da única hipótese de responsabilização penal da pessoa jurídica no direito brasileiro.   

Faz uso das chamadas técnicas legislativas de reenvio, em função de ser complementada por diversas regras de natureza administrativa. Observa-se, principalmente, tipos que constituem leis penais em branco, como o do artigo 38, que criminaliza a utilização de floresta de preservação permanente com infringência das normas de proteção

Prevê, em seus artigos 14 e 15, suas próprias atenuantes e agravantes, que se aplicam aos crimes em espécie previstos na mesma lei

Answer explanation

Gabarito: Letra A

Lei 9605/98, Art. 65.  Pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano:       (Redação dada pela Lei nº 12.408, de 2011)

Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.         (Redação dada pela Lei nº 12.408, de 2011)

§ 2o  Não constitui crime a prática de grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística, desde que consentida pelo proprietário e, quando couber, pelo locatário ou arrendatário do bem privado e, no caso de bem público, com a autorização do órgão competente e a observância das posturas municipais e das normas editadas pelos órgãos governamentais responsáveis pela preservação e conservação do patrimônio histórico e artístico nacional.  

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

CESPE / CEBRASPE - 2021 - PGE-CE - Procurador do Estado

 

Assinale a opção correta sobre os crimes contra o meio ambiente, observando as disposições da Lei n.º 9.605/1998 e a jurisprudência dos tribunais superiores. 

a) Não se admite a aplicação do princípio da insignificância aos crimes ambientais, haja vista o alto grau de reprovabilidade das condutas tipificadas na lei em questão

b) Admite-se a responsabilização penal das pessoas jurídicas envolvidas em crimes contra o meio ambiente. Todavia, por impossibilidade lógica, a elas não se mostra possível a aplicação de pena privativa de liberdade ou de prestação de serviço à comunidade

c) O delito de causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana possui natureza formal, porém sua comprovação exige a realização de perícia técnica

d) O baixo grau de escolaridade do agente criminoso é previsto como atenuante para os crimes previstos na referida lei

Answer explanation

a) Ementa: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO CRIMINAL COM AGRAVO. CRIME CONTRA O MEIO AMBIENTE. PESCA EM LOCAL PROIBIDO. 1 KG DE PESCADO. APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA. POSSIBILIDADE. PRECEDENTES. AGRAVO A QUE SE NEGA PROVIMENTO. I - Esta Suprema Corte passou a adotar critérios objetivos de análise para a aplicação do princípio da insignificância. Com efeito, devem estar presentes, concomitantemente, os seguintes vetores: (i) mínima ofensividade da conduta; (ii) nenhuma periculosidade social da ação; (iii) reduzido grau de reprovabilidade do comportamento; e (iv) inexpressividade da lesão jurídica provocada. II - Ante a irrelevância da conduta praticada pelos agravados e a ausência de resultado lesivo, a matéria não deve ser resolvida na esfera penal, mas nas instâncias administrativas. III - Agravo regimental a que se nega provimento.

(ARE 1060007 AgR, Relator(a): RICARDO LEWANDOWSKI, Segunda Turma, julgado em 03/10/2020, PROCESSO ELETRÔNICO DJe-260  DIVULG 28-10-2020  PUBLIC 29-10-2020)

b) Art. 21. As penas aplicáveis isolada, cumulativa ou alternativamente às pessoas jurídicas, de acordo com o disposto no art. 3º, são:

I - multa; 

II - restritivas de direitos;

III - prestação de serviços à comunidade.

c) Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:

Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

d) Art. 14. São circunstâncias que atenuam a pena:

I - baixo grau de instrução ou escolaridade do agente;

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

CESPE / CEBRASPE - 2022 - Prefeitura de Pires do Rio - GO - Procurador Jurídico do Município

A respeito da servidão ambiental, dos recursos hídricos, da reserva legal, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, do usucapião especial e da Mata Atlântica, julgue o item seguinte.

(  ) Aquele que, sem autorização da autoridade competente, alterar a estrutura de edificação protegida por lei em razão de seu valor cultural, estará sujeito à pena de detenção.

VERDADEIRO

FALSO

Answer explanation

GABARITO: FALSO

Lei 9605/98, Art. 63. Alterar o aspecto ou estrutura de edificação ou local especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial, em razão de seu valor paisagístico, ecológico, turístico, artístico, histórico, cultural, religioso, arqueológico, etnográfico ou monumental, sem autorização da autoridade competente ou em desacordo com a concedida:

Pena - reclusão, de um a três anos, e multa.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

OBJETIVA - 2022 - Prefeitura de Varginha - MG - Procurador Municipal

 

De acordo com as disposições da Lei nº 9.605/1998 - Lei de Crimes Ambientais, sobre as infrações administrativas ambientais, analisar os itens abaixo: 

I. É vedada a imposição de pena de destruição ou inutilização de produto em decorrência da prática de infração administrativa. 
II. O processo administrativo para apuração de infração ambiental deve observar o prazo máximo de 20 dias, para o infrator oferecer defesa ou impugnação contra o auto de infração, contados da data da ciência da autuação. 
III. Se o infrator cometer, simultaneamente, duas ou mais infrações, ser-lhe-á aplicada a sanção cominada ao crime mais grave, aumentada em 1/3. 
IV. A autoridade ambiental que tiver conhecimento de infração ambiental é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante processo administrativo próprio, sob pena de corresponsabilidade. 

Está(ão) CORRETO(S): 

Somente o item I. 

Somente o item II. 

Somente o item III

Somente os itens II e IV

Answer explanation

I - Art. 72. As infrações administrativas são punidas com as seguintes sanções, observado o disposto no art. 6º: V - destruição ou inutilização do produto;


II - Art. 71. O processo administrativo para apuração de infração ambiental deve observar os seguintes prazos máximos: I - vinte dias para o infrator oferecer defesa ou impugnação contra o auto de infração, contados da data da ciência da autuação;


III - Art. 72, § 1º Se o infrator cometer, simultaneamente, duas ou mais infrações, ser-lhe-ão aplicadas, cumulativamente, as sanções a elas cominadas.

IV - Art. 70, § 3º A autoridade ambiental que tiver conhecimento de infração ambiental é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante processo administrativo próprio, sob pena de co-responsabilidade.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

FAUEL - 2021 - Prefeitura de São José dos Pinhais - PR - Guarda Municipal

Assinale, com base na lei dos crimes contra o meio ambiente (Lei 9.605/1998 e suas alterações), a conduta abaixo descrita que NÃO configura crime: 

a) O abate de animal em vias de extinção, ainda que por pessoa em estado de necessidade, para saciar sua fome ou de sua família

b) Pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente

c) Pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano

d) Elaborar ou apresentar, no licenciamento, concessão florestal ou qualquer outro procedimento administrativo, estudo, laudo ou relatório ambiental total ou parcialmente falso ou enganoso, inclusive por omissão.

e) Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora

Answer explanation

a) Art. 37. Não é crime o abate de animal, quando realizado:

I - em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua família;

II - para proteger lavouras, pomares e rebanhos da ação predatória ou destruidora de animais, desde que legal e expressamente autorizado pela autoridade competente;

III – (VETADO)

IV - por ser nocivo o animal, desde que assim caracterizado pelo órgão competente.

b) Art. 34. Pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente:

Pena - detenção de um ano a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

c) Art. 65.  Pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano:       (Redação dada pela Lei nº 12.408, de 2011)

Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.     

d) Art. 69-A. Elaborar ou apresentar, no licenciamento, concessão florestal ou qualquer outro procedimento administrativo, estudo, laudo ou relatório ambiental total ou parcialmente falso ou enganoso, inclusive por omissão: (Incluído pela Lei nº 11.284, de 2006)

Pena - reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.

e) Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:

Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

IBFC - 2021 - IAP - PR - Agente de Execução - Técnico de Manejo e Meio Ambiente

De acordo com o art. 50 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, assinale a alternativa que apresenta a pena para quem destruir ou danificar florestas nativas ou plantadas ou vegetação fixadora de dunas, protetora de mangues, objeto de especial preservação.

Reclusão, de dois anos a quatro anos e multa

Reclusão de três anos

Detenção, de três meses a um ano, e multa

Detenção, de um ano a dois anos, e multa

Detenção, de um ano a três anos

Answer explanation

Art. 50. Destruir ou danificar florestas nativas ou plantadas ou vegetação fixadora de dunas, protetora de mangues, objeto de especial preservação:

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.