QUAL SEU NOME COMPLETO E TURMA
Avaliação 2º série (Edimar)

Quiz
•
Education
•
11th Grade
•
Hard
LETICYA GANECO
Used 1+ times
FREE Resource
9 questions
Show all answers
1.
OPEN ENDED QUESTION
3 mins • 1 pt
Evaluate responses using AI:
OFF
2.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
5 mins • 1 pt
(FUVEST 2018)
[...] a Declaração Universal representa um fato novo na história, na medida em que, pela primeira vez, um sistema de princípios fundamentais da conduta humana foi livre e expressamente aceito, através de seus respectivos governos, pela maioria dos homens que vive na Terra. Com essa declaração, um sistema de valores é – pela primeira vez na história – universal, não em princípio, mas de fato, na medida em que o consenso sobre sua validade e sua capacidade de reger os destinos da comunidade futura de todos os homens foi explicitamente declarado. [...] Somente depois da Declaração Universal é que podemos ter a certeza histórica de que a humanidade – toda a humanidade – partilha alguns valores comuns; e podemos, finalmente, crer na universalidade dos valores, no único sentido em que tal crença é historicamente legítima, ou seja, no sentido em que universal significa não algo dado objetivamente, mas algo subjetivamente acolhido pelo universo dos homens.
N. Bobbio. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
A Declaração Universal mencionada no texto:
foi aprovada pela Organização das Nações Unidas e serviu como referência para grupos que lutaram pelos direitos de negros, mulheres e homossexuais na década de 1960.
desenvolveu-se com a inclusão de princípios universais pelos legisladores norte-americanos e influenciou o abolicionismo nos Estados Unidos.
assemelhou-se ao universalismo cristão, que também resultou no estabelecimento de um conjunto de valores partilhado pela humanidade.
foi instituída no processo da Revolução Francesa e norteou os movimentos feministas, sufragistas e operários no decorrer do século XIX.
originou-se do jusnaturalismo moderno e consolidou-se com o movimento ilustrado e o despotismo esclarecido ao longo do século XVIII.
3.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
5 mins • 1 pt
Durante os dez anos da Revolução Francesa (1789-1799), a participação das mulheres foi bastante importante. Um exemplo disto foi
Participação das mulheres em votações.
A organização de grupos de leitura
A organização de protestos.
Participação das mulheres no parlamento.
Realização de reuniões só de mulheres.
4.
OPEN ENDED QUESTION
10 mins • 1 pt
O que é o feminismo?
Evaluate responses using AI:
OFF
5.
OPEN ENDED QUESTION
10 mins • 1 pt
A sociedade de hoje não tem mais as mesmas configurações familiares de antes: muitas mulheres trabalham para garantir o sustento de toda a família. Mas se o mundo mudou tanto, por que ainda se fala em patriarcado?
Evaluate responses using AI:
OFF
6.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
5 mins • 1 pt
Sobre o movimento Vidas Negras Importam, assinale a alternativa correta.
é o movimento de ativistas contra as diferenças raciais surgido nos Estados Unidos em 2013
é o movimento de ativistas antirracistas surgido nono Brasil em 2013
é o movimento de ativistas antirracistas surgido nos Estados Unidos em 2020.
é o movimento de ativistas antirracistas surgido nos Estados Unidos em 2013.
7.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
5 mins • 1 pt
(UDESC 2019/2)
Observe os seguintes dados apresentados pelo artigo "Racismo: o que você tem a ver com isso?", publicado em março de 2017 no portal Unisinos Notícias.
1) Segundo o Mapa do Encarceramento no Brasil, de 2012, as prisões contavam com 1,5 mais negros que brancos.
2) Segundo o Mapa da Violência, de 2015, os dados referentes ao ano de 2013 indicam que foram assassinados, proporcionalmente, 173,6% mais negros que brancos.
3) Segundo o mesmo Mapa da Violência, de 2015, em 10 anos (de 2003 a 2013) o número de homicídios de mulheres negras aumentou 54%.
Sabendo-se que o racismo é elemento historicamente constitutivo da sociedade brasileira, assim a análise dos dados:
indica que não há qualquer relação entre o racismo e a desigualdade social.
permite afirmar uma diminuição nos atos violentos, tendo por vítimas mulheres negras, entre os anos de 2003 e 2013.
permite afirmar que não existe racismo no Brasil.
permite constatar que a violência, no Brasil, atinge mais pessoas negras que brancas.
não se relaciona, de forma alguma, com questões raciais.
8.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
5 mins • 1 pt
. (Unespar-PR) Leia os textos abaixo: Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar. Nelson Mandela – citado em: SILVA, A. M. M. Apresentação. In: SILVA, A. M. M.; TIRIBA, L. (org.). Direito ao ambiente como direito à vida: desafios para a educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2015. p. 8. [...] E de pai pra fi lho o racismo passa Em forma de piadas que teriam bem mais graça Se não fossem o retrato da nossa ignorância Transmitindo a discriminação desde a infância E o que as crianças aprendem brincando É nada mais nada menos do que a estupidez se propagando Qualquer tipo de racismo não se justifi ca Ninguém explica Precisamos da lavagem cerebral pra acabar com esse lixo que é uma herança cultural [...].” GABRIEL O PENSADOR. Lavagem Cerebral. Álbum: Gabriel O Pensador. Sony Music, 1993. CD. Os dois trechos acima fazem menção à discriminação racial. Com base neles e nas condições históricas do racismo no Brasil, escolha a alternativa CORRETA.
O primeiro trecho assinala que o racismo é uma característica irreversível do ser humano, ao passo que o segundo afirma que o racismo é um legado que deve ser recusado;
Historicamente, no Brasil, não houve e não há diferenciação legal entre pessoas de cores diferentes, motivo pelo qual o racismo se consolidou por meio de piadas e brincadeiras, como sugere o segundo trecho;
O primeiro trecho indica que a tolerância racial pode ser ensinada, ao passo que o segundo trecho nega que o racismo tenha raízes históricas;
O racismo contemporaneamente não tem vínculo direto com a escravidão no Brasil, uma vez que esta foi extinta em 1888, logo após a assinatura da Lei Áurea, pela Princesa Isabel, filha de D. Pedro II;
Tanto o primeiro quanto o segundo trecho sugerem que o racismo é resultado de um processo histórico, que pode ser convertido em tolerância racial.
9.
OPEN ENDED QUESTION
10 mins • 1 pt
A realidade da violência contra os segmentos LGBT é alarmante no país. Somente em 2012, foram relatadas quase 10 mil denúncias de violações de direitos humanos relacionadas à população LGBT. O ano de 2017, por exemplo, registrou 445 mortes por homofobia, fazendo do Brasil um dos lugares que mais mata pessoas LGBT no mundo. De que forma podemos diminuir estes casos de violência?
Evaluate responses using AI:
OFF
Similar Resources on Wayground
12 questions
2 ano rec Ed.Financeira

Quiz
•
11th Grade
10 questions
Guião do filme - Filadélfia - Parte I - RST21

Quiz
•
11th Grade
10 questions
Crase: emprego do acento grave

Quiz
•
9th - 12th Grade
10 questions
Os Maias

Quiz
•
11th Grade
10 questions
Conto/Denotação e conotação

Quiz
•
11th Grade
10 questions
Pronome relativo

Quiz
•
6th - 12th Grade
10 questions
Texto Verbal e Não-Verbal II

Quiz
•
9th - 12th Grade
13 questions
A ARTE DA PALAVRA

Quiz
•
9th - 12th Grade
Popular Resources on Wayground
25 questions
Equations of Circles

Quiz
•
10th - 11th Grade
30 questions
Week 5 Memory Builder 1 (Multiplication and Division Facts)

Quiz
•
9th Grade
33 questions
Unit 3 Summative - Summer School: Immune System

Quiz
•
10th Grade
10 questions
Writing and Identifying Ratios Practice

Quiz
•
5th - 6th Grade
36 questions
Prime and Composite Numbers

Quiz
•
5th Grade
14 questions
Exterior and Interior angles of Polygons

Quiz
•
8th Grade
37 questions
Camp Re-cap Week 1 (no regression)

Quiz
•
9th - 12th Grade
46 questions
Biology Semester 1 Review

Quiz
•
10th Grade