Dutra, Vargas e JK

Dutra, Vargas e JK

9th - 12th Grade

11 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Rev. Russa - Ensaio Geral

Rev. Russa - Ensaio Geral

12th Grade

14 Qs

República da Espada

República da Espada

9th Grade

10 Qs

Contrarreforma

Contrarreforma

10th Grade

15 Qs

Revisão para prova bimestral - 2º bimestre - 1º ano

Revisão para prova bimestral - 2º bimestre - 1º ano

1st - 12th Grade

10 Qs

PRIMEIRO GOVERNO GETÚLIO VARGAS

PRIMEIRO GOVERNO GETÚLIO VARGAS

9th Grade

10 Qs

A hegemonia económica britânica

A hegemonia económica britânica

11th Grade

15 Qs

A I GUERRA MUNDIAL

A I GUERRA MUNDIAL

12th Grade

10 Qs

Grecia Antiga: Formação helênica e Atenas

Grecia Antiga: Formação helênica e Atenas

1st - 12th Grade

10 Qs

Dutra, Vargas e JK

Dutra, Vargas e JK

Assessment

Quiz

History

9th - 12th Grade

Hard

Created by

Leticia Destro

Used 4+ times

FREE Resource

11 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Em 1945, Getúlío Vargas foi deposto, encerrando o Estado Novo. Foram convocadas eleições gerais e o General Eurico Gaspar Dutra foi eleito presidente da República e empossado em janeiro de 1946.

Sobre a economia no governo Dutra, é correto afirmar que: 

o presidente Dutra deu prosseguimento à politica de seu antecessor, estabelecendo o pleno controle estatal na economia e, ao final de seu governo lançou a campanha "O Petróleo é nosso".

com a implementação do Plano Salte, foi feita a pavimentação da rodovia Rio-São Paulo e foram criadas a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Companhia Vale do Rio Doce

o presidente Dutra propôs o Salte, um plano econômico desenvolvimentista que priorizava investimentos nas áreas da Saúde, Alimentação, Transporte e Energia, que seria controlado exclusivamente por empresas americanas.

o governo Dutra, inicialmente, seguiu um modelo antiliberal, todavia, com o começo da Guerra Fria, as pressões americanas fizeram com que houvesse uma mudança de orientação nessa política.

com a política de abertura aos produtos estrangeiros, o governo acabou facilitando as importações de produtos supérfluos, como brinquedos, e consumindo grande parte das reservas em moeda estrangeira acumuladas.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

As eleições de 1945 despertaram um grande interesse na população. Depois de anos de ditadura, a Justiça Eleitoral ainda não ajustara o processo de recepção e contagem de votos. Pacientemente, os brasileiros formaram longas filas para votar. Nas últimas eleições diretas à presidência da República, em março de 1930, tinham votado 1,9 milhão de eleitores, representando 5,7% da população total; em dezembro de 1945 votaram 6,2 milhões, representando 13,4% da população.

Em uma época em que não existiam pesquisas eleitorais, a oposição foi surpreendida pela nítida vitória de Dutra. Tomando-se como base de cálculo os votos dados aos candidatos, com exclusão dos nulos e brancos, o general venceu com 55% dos votos contra 35% atribuídos ao brigadeiro [Eduardo Gomes].

(Boris Fausto, História do Brasil)

Para Boris Fausto, a vitória eleitoral de Dutra teve relação com a

expressiva participação das mulheres no processo eleitoral e na fragilidade dos programas de governo dos demais candidatos

orça da máquina eleitoral montada pelo PSD a partir dos interventores estaduais e o prestígio de Getúlio Vargas entre os trabalhadores.

decisiva votação recebida em todos os estados do Norte-Nordeste e o importante apoio recebido do Partido Comunista do Brasil.

inabilidade do PTB, que defendeu durante a campanha eleitoral a extinção do salário mínimo, e ao forte apoio do empresariado paulista.

capacidade da UDN em mostrar os malefícios causados no país pelo Estado Novo e pela considerável adesão das classes médias urbanas.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

“(…) Preciso de vós, trabalhadores do Brasil, meus amigos, meus companheiros de uma longa jornada (…). Preciso de vossa união; preciso que vos organizeis solidamente em sindicatos, preciso que formeis um bloco forte e coeso ao lado do governo (…). Preciso de vossa união para lutar contra os sabotadores, para que eu não fique prisioneiro dos interesses dos especuladores e dos gananciosos, em prejuízo dos interesses do povo.”

Getúlio Vargas, no Estádio Vasco da Gama, em 1º de maio de 1951.

Considere o segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954) e, com base no trecho acima, EXAMINE as afirmativas:

I – Vargas dirige-se aos “trabalhadores do Brasil”, urbanos e rurais, beneficiários da legislação trabalhista implantada durante o seu primeiro governo.

II – O tom de apelo para que os trabalhadores se unissem “ao lado do governo” evidencia a busca pelo apoio popular frente à oposição de setores militares e do empresariado brasileiro ligado ao capital internacional.

III – Sobre a união dos trabalhadores para “lutar contra os sabotadores”, Vargas está fazendo alusão aos comunistas, que pretendiam assumir o poder no Brasil naquela época.

IV – Ainda que se apresente como garantidor dos “interesses do povo”, defendendo a ampliação da legislação trabalhista, Vargas enfrenta reivindicações dos trabalhadores, então atingidos pela alta do custo de vida.

Assinale a alternativa correta:

Somente as afirmativas I e III estão corretas.

Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Todas as afirmativas estão corretas.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

(Enem/2017) Nos primeiros anos do governo Vargas, as organizações operárias sob controle das correntes de esquerda tentaram se opor ao seu enquadramento pelo Estado. Mas a tentativa fracassou. Além do governo, a própria base dessas organizações pressionou pela legalização. Vários benefícios, como as férias e a possibilidade de postular direitos perante às Juntas de Conciliação e Julgamento, dependiam da condição de ser membro de sindicato reconhecido pelo governo.

FAUSTO, B. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp; Imprensa Oficial do Estado, 2002 (adaptado).

No contexto histórico retratado pelo texto, a relação entre governo e movimento sindical foi caracterizada

pelo reconhecimento de diferentes ideologias políticas.

por um diálogo democraticamente constituído.

pelas benesses sociais do getulismo.

pela vinculação de direitos trabalhistas à tutela do Estado

por uma legislação construída consensualmente..

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

(IFRS) Um dos períodos de maior crescimento da economia brasileira, o Nacional Desenvolvimentismo, foi um modelo econômico que perdurou no Brasil de 1930 a 1980. Este programa desenvolvimentista adquiriu maior consistência e velocidade nos anos 50, no segundo mandato de Getúlio Vargas, sendo ampliado com Juscelino Kubitschek e ganhando um caráter mais conservador e autoritário durante a Ditadura Militar.

Este modelo de desenvolvimento caracteriza-se pelo

  1. Relativo papel do Estado na promoção do crescimento através de uma baixa industrialização, construindo empresas estatais.

  1. Ativo papel do Estado na promoção do crescimento através de uma forte industrialização, construindo empresas estatais e excluindo a participação do empresariado nacional privado e das empresas transnacionais.

  1. Relativo papel do Estado na promoção do crescimento através de uma forte industrialização, construindo empresas estatais e excluindo a participação do empresariado nacional privado e das empresas transnacionais.

  1. Ativo papel do Estado na promoção do crescimento através de uma rápida industrialização, deteriorando o setor produtivo estatal, promovendo exclusivamente a participação do empresariado nacional privado na efetivação do desenvolvimento econômico.

  1. Ativo papel do Estado na promoção do crescimento através da rápida industrialização, construindo empresas estatais e fomentando a participação do empresariado nacional privado e das empresas transnacionais.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O período que correspondeu à presidência de Juscelino Kubitschek (1956-1961) pode ser definido por uma palavra: desenvolvimentismo. O Plano de Metas, primeiro projeto de planejamento para o desenvolvimento econômico desencadeou crescimento econômico sem precedentes.

A reação às políticas inovadoras e até arrojadas de Juscelino partiu de vários setores da sociedade. Já em 1957, Juscelino enfrentara lockout de cafeicultores de São Paulo, Minas e Paraná que, pelas estradas, mobilizaram agricultores com suas máquinas (a “Marcha da Produção”), enquanto o Pacto de Unidade Intersindical (PUI) articula em São Paulo, 450 mil operários na greve contra a carestia. No fim do governo, as classes médias, embora embora tenham experimentado melhora em suas condições de vida, estavam insatisfeitas com a política desenvolvimentista.

(Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação)

A partir da leitura do texto e de seu conhecimento a respeito do governo do presidente JK, é correto assinalar que a reação às políticas desenvolvimentistas, que afetavam as classes médias, derivou:

  1. Do apoio de JK à Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro em 1959;

  1. Da ruptura com os Estados Unidos e a adesão a uma política terceiro-mundista;

  1. Da aceleração da inflação e aumento do endividamento do país com o exterior;

  1. Da ruptura com o PSD, partido que congregava a burguesia e o empresariado;

  1. Do retumbante fracasso do Plano de Metas, especialmente nos setores da indústria e dos transportes.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Se a obra historiográfica de Sérgio Buarque de Hollanda foi um olhar para o passado brasileiro a partir da História de São Paulo (as monções, as entradas e bandeiras, os caminhos e fronteiras) entre a generalidade do ensaio, em Raízes do Brasil, e a sistematização acadêmica de sua produção na USP, a cidade do Rio de Janeiro funda um universo poético e um horizonte criativo inteiramente novos em Chico Buarque, no cruzamento das atividades do “morro” (o samba, sobretudo) com as da “cidade” (A Bossa Nova e a vida intelectual do circuito Zona Sul).

(FIGUEIREDO, Luciano (org). História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013, p. 451)

A Bossa Nova emergiu durante os chamados “anos JK”. Após a vitória eleitoral de Juscelino Kubitschek, ocorreu

  1. O processo de construção da cidade de Brasília para a mudança da capital federal, então situada no Rio de Janeiro, e a promulgação de uma nova Constituição Federal.

  1. A aliança política entre o PTB e a UDN, em oposição ao governo eleito, e a gradativa instalação de um Parque Industrial composto por diversas multinacionais na região do ABC, em São Paulo.

  1. A construção da Companhia Siderúrgica Nacional, da Usina Hidrelétrica de Itaipu e outros empreendimentos para geração de energia, e a elaboração das Reformas de Base para acelerar o desenvolvimento do país.

  1. A mobilização de militares legalistas para garantir sua posse e a de seu vice, João Goulart, e a execução do projeto desenvolvimentista denominado Plano de Metas.

  1. O saneamento da dívida externa por meio de um plano de gerenciamento de recursos denominado Salte e a instalação das primeiras indústrias automobilísticas no Brasil.

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy

Already have an account?