Egito Antigo.

Egito Antigo.

6th Grade

12 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Egito

Egito

6th Grade

9 Qs

Egito Antigo - 601 TP

Egito Antigo - 601 TP

6th Grade

15 Qs

AVALIAÇÃO DE HISTORIA 6º ANO.

AVALIAÇÃO DE HISTORIA 6º ANO.

6th Grade

13 Qs

Fenícios, Persas e Hebreus

Fenícios, Persas e Hebreus

6th Grade

12 Qs

Egito Antigo

Egito Antigo

6th Grade

15 Qs

Egito e Mesopotâmia:

Egito e Mesopotâmia:

6th Grade

10 Qs

O Egito antigo

O Egito antigo

6th Grade

7 Qs

Grandes Civilizações - Egito Antigo

Grandes Civilizações - Egito Antigo

6th Grade

12 Qs

Egito Antigo.

Egito Antigo.

Assessment

Quiz

History

6th Grade

Hard

Created by

MARJORY ALVES

Used 13+ times

FREE Resource

12 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 10 pts

Media Image

 (UFMS-adaptada) Observando a imagem abaixo e retomando os conhecimentos sobre a arte egípcia e as representações do cotidiano, é incorreto afirmar:

As grandes manifestações da arquitetura egípcia foram os magníficos templos religiosos, as pirâmides, os hipogeus e as mastabas.

Na pintura, as figuras eram representadas com os olhos e os ombros em perfil, embora com o restante do corpo de frente.

A escultura egípcia obedecia a uma orientação predominantemente religiosa. Eram numerosas as estátuas esculpidas com a finalidade de ficar dentro de túmulos. A escultura egípcia atingiu seu desenvolvimento máximo com os sarcófagos, esculpidos em pedra ou madeira.

A cultura egípcia foi profundamente marcada pela religião e pela supremacia política do faraó. Esses dois elementos exerceram grande influência nas artes (arquitetura, escultura, pintura, literatura) e na atividade científica.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 10 pts

A importância do Rio Nilo na região foi observada e superestimada pela frase do grego Heródoto no século V a.C., quando disse: “O Egito é uma dádiva do Rio Nilo”, por que Heródoto disse isso?

Porque Heródoto se surpreendeu com o tamanho da civilização desenvolvida numa região desértica, árida, de solo pouco fértil (deserto do Saara próximo), clima muito quente do Egito. 

Porque Heródoto se surpreendeu com o tamanho da civilização desenvolvida numa muito fértil, solo rico de terra preta, Oásis distribuídos em várias localidades da África.

 Heródoto observou que o trabalho humano foi fundamental para aprender a usar o Rio Nilo para a agricultura. 

Porque Heródoto se surpreendeu com o tamanho da civilização desenvolvida numa região de clima propício para a agricultura, de solo muito fértil oásis em todas as regiões, verdadeiros tanques de água com peixes para alimentação, e um clima ameno do Egito. 

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 10 pts

Apesar da prosperidade, o Egito se enfraqueceu por causa de disputas pelo poder entre os próprios egípcios. Então, os hicsos, povo originário da Ásia Central, atravessaram o deserto e invadiram o Egito, lá permanecendo por 170 anos. Já no Novo Império:

Esse período inicia-se com a dominação do Império Romano. Seu tempo foi cerca de 1580 a 1300 a.C.

Esse período inicia-se com a expulsão dos fenícios. Seu tempo foi cerca de 1580 a 1000 a.C.

Esse período inicia-se com a expulsão dos hicsos. Seu tempo foi cerca de 1580 a 1070 a.C. Neste período, os faraós do Novo Império organizaram um poderoso exército com cavalaria e carros de combate.

Esse período inicia-se com a expulsão dos kushitas da 25ª Dinastia dos Faraós Negros. Seu tempo foi cerca de 1580 a 950 a.C..

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 10 pts

Os monarcas tinham sua autonomia política na região conforme o poder do faraó reinante e seu perfil. As disputas entre os nomarcas deram origem a: 

Dois grandes reinos: Fenícios, localizado no sul, e o Baixo Egito, localizado ao norte. Essa divisão permaneceu até 2500 a.C., quando o rei Menés, do Baixo Egito conquistou o Reino Fenício, unificando os dois reinos;

Dois grandes reinos: o Alto Egito, localizado no sul, e o Baixo Egito, localizado ao norte. Essa divisão permaneceu até 3100 a.C., quando o rei Menés, do Alto Egito conquistou o Baixo Egito, unificando os dois reinos.

Um grande reino: Reino de Kush, localizado depois do sul do Egito. O Reino de Kush permaneceu autônomo até 3100 a.C., quando o rei Menés, do Alto Egito conquistou o Reino de Kush, unificando os dois reinos, criando o Império Egípcio.

Dois grandes reinos: o Mesopotâmico, localizado no sul, e o Baixo Egito, localizado ao norte. Essa divisão permaneceu até 2000 a.C., quando o rei Menés, do Baixo Egito conquistou a Mesopotâmia, unificando os dois reinos;

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 10 pts

A agricultura era a atividade econômica mais importante na civilização egípcia. Em relação a essa atividade é correto afirmar:

Os egípcios focavam na ideia da grandiosidade da agricultura e estavam em busca da perfeição do corpo e da mente.

As pirâmides foram construídas com a função de guardar as riquezas agrícolas, e estocavam sementes de cereais colhidos no verão.

O ritmo da vida egípcia era rigorosamente repetido: de fim de julho a meados de novembro, quando o vale estava inundado, não se faziam trabalhos agrícolas, era o período para a corveia, trabalho dedicado à construção das edificações monumentais.

A criação de animais era a atividade mais importante no Egito Antigo, mais ainda que a agricultura. 

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 10 pts

No Egito Antigo a cidade de Deir el-Medina era chamada de Set Maat e serviu de residência de artesãos que trabalhavam em tumbas do Vale dos Reis entre XVIII e XX a.C. Assinale a alternativa que identifica o trabalho cotidiano dos artesãos: 

 Executavam os serviços militares do Egito Antigo, geralmente eram muito ricos, graças às vitórias nas guerras. 

Trabalhavam oito dias seguidos e descansavam dois; durante seus dias de folga, os operários podiam trabalhar em seus próprios túmulos; eram remunerados pelo Estado recebendo cotas mensais de grãos.

Executavam os serviços da agricultura, graças à abundância das terras do Egito para a agricultura.

Executavam os serviços da escrita e administravam as contas públicas do governo faraônico. 

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 10 pts

Como um deus encarnado na terra, era o próprio dono do Egito. Esse poder todo ainda sim não explica porque os faraós construíram para si túmulos magníficos, como, por exemplo, as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos. Afinal, por que os egípcios construíram pirâmides?

Era uma espécie de casas, a moradia dos faraós, seus palácios.  As pirâmides tinham também a função de guardar as riquezas do faraó em vida. 

 As pirâmides chamam a atenção pelo domínio arquitetônico imperfeito, fruto do desconhecimento matemático e da astronomia egípcia.

 Era uma espécie de túmulos, quanto maior a pirâmide significava o poder terreno daquele faraó. Mas as pirâmides são explicadas pela importância que os egípcios davam na “vida após a morte”, ou como entendiam a vida terrena, uma fase para a vida eterna no mundo dos mortos.

Para decorações nas margens do Rio Nilo, focadas na arquitetura do belo e perfeição. Assim como as esculturas, os egípcios focavam na ideia da grandiosidade, da perfeição do corpo e da mente.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?