2ºBIM - Revisão 2º ano

2ºBIM - Revisão 2º ano

9th - 12th Grade

7 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

A Revolta da Vacina

A Revolta da Vacina

9th Grade

11 Qs

Valores Fundamentais nos Colégios Cívico-Militares

Valores Fundamentais nos Colégios Cívico-Militares

6th Grade - University

10 Qs

Revoltas e movimentos sociais da Primeira República

Revoltas e movimentos sociais da Primeira República

9th Grade

12 Qs

Descolonização e não-alinhamento

Descolonização e não-alinhamento

9th Grade

10 Qs

26 EF09HI26 - Populações marginalizadas

26 EF09HI26 - Populações marginalizadas

9th Grade

10 Qs

República Velha

República Velha

9th Grade

8 Qs

SIMULADO PROVA PARANÁ 1ª PARTE HISTÓRIA 3º SÉRIE

SIMULADO PROVA PARANÁ 1ª PARTE HISTÓRIA 3º SÉRIE

12th Grade

12 Qs

Fascismo

Fascismo

9th - 12th Grade

10 Qs

2ºBIM - Revisão 2º ano

2ºBIM - Revisão 2º ano

Assessment

Quiz

History

9th - 12th Grade

Hard

Created by

Kelly Farias

Used 2+ times

FREE Resource

7 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A transferência da corte trouxe para a América portuguesa a família real e o governo da Metrópole. Trouxe também, e sobretudo, boa parte do aparato administrativo português. Personalidades diversas e funcionários régios continuaram embarcando para o Brasil atrás da corte, dos seus empregos e dos seus parentes  após o ano de 1808.

NOVAIS, F. A.; ALENCASTRO, L. F. (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

Os fatos apresentados se relacionam ao processo de independência da América portuguesa por terem:

A) Incentivado o clamor popular por liberdade.

B) Enfraquecido o pacto de dominação metropolitana.

C) Motivado as revoltas escravas contra a elite colonial.

D) Obtido o apoio do grupo constitucionalista português.

E) Provocado os movimentos separatistas das províncias.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O território constitui-se em um dos conceitos-chave da ciência geográfica, tendo sido usado primeiramente na geografia política para designar o espaço apropriado por um determinado grupo social. Porém, existem outras concepções de território. Dentre várias acepções, tem-se a noção de que os territórios são construídos por meio da interação entre natureza e sociedade, mediada por relações de dominação e apropriação. Assim, como instrumento geral de análise e como síntese da multiplicidade de feições que o território e os processos de territorialização assumem num mundo dito globalizado, é possível perceber suas várias nuances.

HAESBAERT, Rogério; LIMONAD, Ester. O território em tempos de globalização. Revista Espaço, Tempo e Crítica, Niterói/RJ, UFF, 2007 (Adaptado).

A partir do texto acima, considera-se que:

A) Num sentido mais econômico, o território pode moldar identidades culturais e ser moldado por estas, que fazem dele um referencial muito importante para a coesão dos grupos sociais.

B) A construção do território é resultante apenas da dimensão jurídico-política, pois o Estado-nação é quem o delimita e o controla, exercendo um determinado poder, especialmente de caráter estatal

C) Existe uma gama de territórios sobre a superfície do globo terrestre e a cada qual corresponde uma igualmente vasta diversidade de territorialidades, com dimensões e conteúdos específicos.

D) Numa visão culturalista e econômica, o território é considerado um espaço delimitado e controlado, por meio do qual se exerce determinado poder, em especial, poder estatal.

E) O território no mundo globalizado deve ser trabalhado sempre a partir de uma perspectiva política.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Antes que a arte polisse nossas maneiras e ensinasse nossas paixões a falarem a linguagem apurada, nossos costumes eram rústicos. Não era melhor, mas os homens encontravam sua segurança na facilidade para se reconhecerem reciprocamente, e essa vantagem, de cujo valor não temos mais a noção, poupava-lhes muitos vícios.

ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre as ciências e as artes. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (adaptado).

No presente excerto, o filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) exalta uma condição que teria sido vivenciada pelo homem em qual situação?

A)No sistema monástico, pela valorização da religião.

B)Na existência em comunidade, pela comunhão dos valores.

C)No modelo de autogestão, pela emancipação do sujeito.

D)No estado de natureza, pelo exercício da liberdade.

E)Na vida em sociedade, pela abundância de bens.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

“Em nossa época, entretanto, devemos conceber o Estado contemporâneo como uma comunidade humana que, dentro dos limites de determinado território (...) reivindica o monopólio do uso legítimo da violência física. É, com efeito, próprio de nossa época não reconhecer, em relação a qualquer outro grupo ou aos indivíduos, o direito de fazer uso da violência, a não ser nos casos em que o Estado o tolere: o Estado se transforma, portanto, na única fonte do ‘direito’ à violência”.

WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 1970.

“Com a entrada das milícias na disputa por territórios no Rio de Janeiro, elas passaram a se digladiar pelo domínio geográfico das comunidades cariocas e fluminenses (...). Embora as milícias também comandem a comunidade com tirania e sua autoridade se mantenha à base de ameaças, como fazem os traficantes, e aqueles que contestam seu poder possam perder a vida e sofrer torturas, ao contrário do tráfico, os milicianos se vendem como fiadores de mercadorias valiosíssimas: ordem, estabilidade e possibilidade de planejar o futuro, aliança política com o Estado e a polícia. (...) O lado impopular desse modelo é que a maior parte das receitas para bancar o negócio vem da extorsão dos habitantes”.

PAES MANSO, Bruno. A república das milícias. São Paulo: Todavia, 2020.

A partir da definição de Estado proposta por Max Weber e de acordo com a citação de Paes Manso, como é possível analisar a atuação das milícias no Rio de Janeiro?

A)As milícias, assim como o Estado, controlam a população e mantêm a ordem em determinado território com o uso ilegal da violência, da ameaça e da extorsão.

B)As milícias contribuem para o exercício do monopólio do uso legítimo da violência pelo Estado, pois garantem a imposição da ordem e o controle do tráfico nos territórios que dominam.

C)As milícias desafiam o monopólio do uso legítimo da violência física do Estado ao utilizar a violência ilegalmente para controlar determinados territórios.

D)As milícias diferenciam-se dos traficantes ao atuar pacificamente em resposta à reivindicação popular por maior estabilidade e ordem nos territórios em que atuam.

E)As milícias e os traficantes, assim como o Estado, possuem autonomia e legitimidade para usar a violência e controlar territórios.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A transferência da Corte de D. João VI para a colônia portuguesa teve apoio do governo britânico, uma vez que:

A) Portugal negociou o domínio luso na Península Ibérica com a Inglaterra, em troca de proteção estratégica e bélica na longa viagem marítima ao Brasil.

B) Em meio à crescente Revolução Industrial, os negociantes ingleses precisavam expandir seus mercados rumo às Américas, já que o europeu era insuficiente.

C) O bloqueio continental imposto por Napoleão fechou o comércio inglês com o continente europeu; a instalação do governo luso no Brasil propiciou a retomada dos negócios luso-anglicanos.

D) O exército napoleônico invadiu Portugal visando a instituir o regime democrático republicano de paz e comércio, em franca oposição ao expansionismo da monarquia britânica.

E) Os ingleses pretendiam consolidar novos mercados na América Portuguesa, tendo em vistas antigas afinidades socioculturais com os ibéricos.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Um dos critérios levados em conta para classificar os sistemas agrícolas é a forma da propriedade da terra. Sobre esse critério, leia a afirmativa abaixo:

“é pertencente a toda uma comunidade ou a um grupo de pessoas, que dividem não somente a posse, mas todas as atividades realizadas sobre uma determinada propriedade. Esse tipo é muito comum para designar propriedades indígenas ou de comunidades tradicionais.”

A que sistema agrícola a afirmativa acima faz referência?

A) cooperativa.

B) privado.

C) socialista.                           

D) coletivo.

E) estatal.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Para Weber, “Estado é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território. Especificamente, no momento presente, o direito de usar a força física é atribuído a outras instituições ou pessoas apenas na medida em que o Estado o permite. O Estado é considerado como a única fonte do ‘direito’ de usar a violência”.

WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1982, p.98.

Sobre o conceito de Estado moderno, de acordo com Max Weber, é correto afirmar que:

A) O uso da força e da violência é atributo dos indivíduos em sociedade, sendo uma forma de as pessoas resolverem suas disputas e conflitos individuais ou coletivos, cabendo ao Estado o poder de julgar quem está com a razão.

B) Sendo o Estado o conjunto das instituições dirigidas pelo Governo, cabe a este decidir sobre os rumos da sociedade, inclusive com o direito soberano de utilizar-se da força e da violência para impor seus interesses a essa sociedade.

C) O Estado não é a fonte exclusiva do poder legítimo do uso da força e da coerção física sobre os indivíduos, na medida em que pode delegar poderes a grupos paramilitares armados, a exemplo de milícias e ou matadores de aluguel.

D) Somente ao Estado é autorizado o uso legal da força e da coerção física sobre os indivíduos, por meio do monopólio da violência como uma exclusividade legal e um procedimento que não pode ser executado por qualquer outro grupo ou instituição, a não ser de forma ilegal.

E) O soberano exerce o mandato segundo seu arbítrio, mas está subordinado a leis conforme as quais pauta os seus atos.