REVISÃO - SOCIOLOGIA JURÍDICA - UNIDADE I

REVISÃO - SOCIOLOGIA JURÍDICA - UNIDADE I

1st - 5th Grade

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Sector primario

Sector primario

3rd Grade

10 Qs

Paisajes del Ecuador

Paisajes del Ecuador

2nd Grade

10 Qs

EVALUACION SOCIALES SEGUNDO

EVALUACION SOCIALES SEGUNDO

2nd Grade

11 Qs

14. LA CONJUNCIÓN Y LA PREPOSICIÓN

14. LA CONJUNCIÓN Y LA PREPOSICIÓN

5th Grade

10 Qs

la vivienda

la vivienda

3rd Grade

10 Qs

FOL. UD 1.

FOL. UD 1.

1st - 12th Grade

11 Qs

Sexualidad_4EGB_1.1_2020/2021

Sexualidad_4EGB_1.1_2020/2021

4th Grade

10 Qs

Khoa học lớp 5 - Bài 4

Khoa học lớp 5 - Bài 4

5th Grade

10 Qs

REVISÃO - SOCIOLOGIA JURÍDICA - UNIDADE I

REVISÃO - SOCIOLOGIA JURÍDICA - UNIDADE I

Assessment

Quiz

Social Studies

1st - 5th Grade

Hard

Created by

Francisco Souza

Used 2+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Media Image

Acerca da Sociologia Jurídica assinale a alternativa INCORRETA:

Todo grupo social institucionalizado (empresa, igreja, família, escola etc.) possui um direito social interno, elaborado e aplicado por ele, já que possui um poder normativo, elaborando normas reguladoras de sua atividade interna, e um poder disciplinar, pois assegura aplicação dessas normas, impondo sanções aos seus transgressores

A Sociologia do Direito genética examina o surgimento do direito a partir da vida social e o compreende como resultado de processos sociais.

Ao Juiz, a Sociologia Jurídica possibilita aplicar o Direito de modo compatível com as necessidades sociais, visto que, conhecendo-as, poderá, sem desrespeitar as leis da hermenêutica, através de uma interpretação ora extensiva, ora restritiva, ou mesmo através da analogia, fazer o Direito acompanhar as evoluções sociais.

A Sociologia do Direito genética examina o efeito do direito na vida social e o compreende como regulador das ações sociais.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

De acordo com as nuanças envolvendo o controle social e a anomia marque a alternativa INCORRETA:

   O controle social secundário é aquele exercido por agrupamentos humanos maiores, que conformam a existência individual, nas etapas mais avançadas de socialização. Caracteriza-se pela formalidade e pela institucionalização dos padrões de interação comportamental, como o exercido no âmbito estatal das relações entre governantes e governados.

O controle social repressivo abarca o conjunto de mecanismos que a sociedade oferece para repreender as infrações éticas já consumadas, por meio da imposição coativa de sanções-castigo, as quais podem constranger o patrimônio (sanções patrimoniais) ou a pessoa (sanções pessoais) do próprio infrator nas hipóteses de descortesia, imoralidade ou ilicitude. 

O fato social, na visão de Durkheim, é exterior aos indivíduos e coercitivo, no sentido de que condiciona a liberdade humana dos indivíduos às necessidades coletivas.

O conceito de anomia significa, de forma sucinta, desvio e descumprimento, por parte dos indivíduos, de regras e normas jurídicas, e não extrajurídicas, que objetivam condutas desejáveis e esperadas em determinado grupo social.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Sobre o acesso à justiça leia as sentenças abaixo e marque as CORRETAS:

I – A Constituição da República Federativa do Brasil traz à lume diversas diretrizes que levam ao acesso à justiça ser taxado como um direito fundamental.

II – Um dos obstáculos ao acesso à justiça, segundo Cappelleti e Garth, é o econômico, devido ao alto valor que há para utilizá-la, a exemplo do pagamento de honorários advocatícios e o risco de arcar com custas processuais por quem perde a disputa.

III – A primeira onda renovatória do acesso à justiça foi conceder assistência jurídica aos que não tinham condições financeiras de arcar com os custos. Já a segunda é a representação dos direitos difusos e coletivos em juízo.

I e II, apenas

II e III, apenas

I, I e III.

I, apenas.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Sobre a função social do Direito e a eficácia da norma jurídica assinale a assertiva INCORRETA:

A função social do Direito é consagrada, por exemplo, no Código Civil no seu art. 421, ao dispor que a liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. O que se evidencia, com ele, é que a socialidade não se resume a uma disposição abstrata.

A Sociologia Jurídica se preocupa com o primeiro a eficácia, enquanto a Ciência do Direito com a vigência e a Filosofia do Direito com o fundamento

A eficácia jurídica da norma designa a qualidade de produzir, em maior ou menor grau, efeitos jurídicos, ao regular, desde logo, as situações, relações e comportamentos de que cogita. Assim, ela diz respeito à aplicabilidade, exigibilidade ou executoriedade da norma, como possibilidade de sua aplicação jurídica.

Como fenômeno social que é, não pode o direito se afastar da realidade social, sob pena de não ser espontaneamente observado. Todavia, isso não acontecerá quando não respeite os costumes e os valores tradicionais, pois não criará áreas de atrito, mas sim observará a validade e eficácia

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Media Image

São efeitos positivos da norma, EXCETO:

o exercício do controle social.

o viés educativo.

quando houver omissão da autoridade em aplicá-la.

o caráter conservador, buscando continuar a ordem social existente.

o mote transformador, observando a evolução do direito.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Sobre o pluralismo jurídico assinale a assertiva INCORRETA

Pluralismo jurídico é mais de um conjunto articulado de regras, princípios e instituições com base nos quais a ordem social é construída e transformada

O pluralismo jurídico compreende a existência de direito estatal e extraestatal

O direito extraestatal inexiste no Brasil.