Simulado

Simulado

Professional Development

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

O Brasil Africano e As mãos e os pés do senhor de Engenho.

O Brasil Africano e As mãos e os pés do senhor de Engenho.

Professional Development

13 Qs

Revisão p/prova

Revisão p/prova

Professional Development

14 Qs

AVALIAÇÃO  SE LIGA 2024 - 4º MECA

AVALIAÇÃO SE LIGA 2024 - 4º MECA

Professional Development

10 Qs

As Revoluções Russas

As Revoluções Russas

Professional Development

12 Qs

Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial

12th Grade - Professional Development

15 Qs

50 anos LdV

50 anos LdV

Professional Development

10 Qs

Os primeiros moradores das terras que chamamos Brasil e o desenvolvimento do comércio e da navegação.

Os primeiros moradores das terras que chamamos Brasil e o desenvolvimento do comércio e da navegação.

Professional Development

12 Qs

Guerra do Paraguai

Guerra do Paraguai

12th Grade - Professional Development

10 Qs

Simulado

Simulado

Assessment

Quiz

History

Professional Development

Hard

Created by

ALTAIR BONINI

Used 2+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

De 1974 em diante, nas condições relativamente favoráveis criadas pela distensão lenta, segura e gradual, comandada pelo general Geisel, haveria um reflorescimento lento das esquerdas moderadas e democráticas na sociedade. A mudança da ditadura não fora em uma noite. Mas, triunfaria algum dia pela manhã confirmando a profecia do poeta Thiago de Melo: “Faz escuro, mas eu canto, porque a manhã vai chegar.” Em 1979 a manhã chegou, finalmente (REIS, 2005). Em relação ao período citado acima, atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Em 1979, já na administração Figueiredo, o Congresso aprovou a anistia, que, embora limitada, permitiu a reintegração à vida pública de políticos exilados e de ativistas de esquerda punidos pelo Regime Militar.

( ) A Reforma Partidária ocorrida nesse período, fim do bipartidarismo, representou importante avanço no processo de liberalização, mas foi também uma estratégia do Governo para dividir a oposição e assim manter a transição sob controle.

( ) Entre diversas decisões de natureza econômica, podemos citar o AI-8 que estabeleceu uma liberdade aos Estados, Distritos Federais e Municípios, com mais de 200.000 habitantes, para fazer reformas administrativas por Decreto-Lei.

( ) O agravamento dos problemas externos deixados pelo governo de Geisel obrigou a equipe econômica de Figueiredo, seu sucessor, a mudar radicalmente a política econômica. Uma tentativa de reajuste econômico foi pela primeira vez implementada

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) F, V, V, F

b) V, F, F, V

c) V, V, F, V

d) F, V, V, V

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

No livro “A transição do Feudalismo para o www.pciconcursos.com.br Capitalismo” o autor Rodney Hilton escreve em seu artigo: “Capitalismo – O que representa esta palavra?”, algumas das ideias do sociólogo Karl Marx e de como ele entendia a palavra “Capitalismo primitivo”: Acreditava ele que as instituições sociais e políticas, as ideias e conquistas de qualquer sociedade derivam realmente de seu modo de produção. A renda feudal paga pelo camponês ao terratenente, quer em trabalho, espécie ou dinheiro, é análoga a mais-valia que o capitalista tira do assalariado. A renda do solo no capitalismo não é a principal fonte de rendimentos da classe dominante. É apenas um superlucro extraído pelo terratenente do fazendeiro capitalista em virtude de seu monopólio de uma força da natureza, a terra. (HILTON, 1997). A respeito da transição do Feudalismo para o Capitalismo, leia as alternativas abaixo e assinale a incorreta.

a) Podemos entender um dos motivos para essa transição à "crise feudal" nos séculos XIV e XV, que teve como característica o colapso da agricultura feudal em larga escala, das manufaturas e do comércio internacional, em decorrência de um declínio na população

b) A transição do feudalismo para o capitalismo ocorreu, portanto, como um processo longo e nada uniforme. Sendo o efeito final a intensificação ao desenvolvimento desigual e divisão do mundo em dois setores: o "desenvolvido" e o "subdesenvolvido"

c) Podemos entender que o sistema feudal entrou em profunda crise no século XIV, pois em razão de fatores como a ascensão da burguesia;

d) Com a reabertura do Mediterrâneo ao comércio cristão, foi se intensificando as relações entre o Ocidente e o Oriente, estimulando o desenvolvimentos das atividades do campo. Desta forma, a cidade que estava em crise enfraqueceu a burguesia

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

O projeto iluminista esteve associado também a autores como Montesquieu (1689-1755), Rousseau (1712-1778), Kant (1724-1804), e aos empiristas ingleses Locke (1632-1704) e Hume (1711-1776). A liberdade individual se torna o centro da discussão sobre política, à medida que a filosofia política iluminista promovia a centralidade dos direitos individuais, diferenciando os compromissos dos antigos e medievais da ordem e hierarquia (MELLO; DONATTO, 2011). Considere a seguir as afirmativas relacionadas ao Iluminismo e atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Podemos afirmar que o iluminismo teve sua primeira expressão teórica em fins do século XVII, com o inglês John Locke, que foi considerado o pai do liberalismo. Este pensador estava preocupado em alterar pensamentos e a concepções. ( ) O pensamento de John Locke influenciou muitos dos intelectuais europeus, que também discordavam da situação política do continente. É na França onde o pensamento liberal encontrou grande aceitação e divulgação de seus ideais e propostas. ( ) Em meados do século XVII surgiu na França, palco de problemas econômicos, religiosos, políticos e sociais, o pensamento Iluminista que, defendendo o domínio da razão sobreavisãoteocêntricaembasava-sefortemente nos ideaisdoliberalismo eofimdo regime absolutista. ( ) Rousseau se destacou entre os filósofos por suas críticas ao processo de evolução social. As principais ideias de Jean Jacques Rousseau eram pela liberdade parcial do homem, sendo que o filósofo defendia que o homem deveria ser livre para agir e pensar embasado nos ideias religiosos da época. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) F, V, V, V

b) V, V, F, V

b) V, V, F, V

b) V, V, F, V

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Leia atentamente o trecho da música “Palmares 1999 – Natiruts”: “A cultura e o folclore são meus Mas os livros foi você quem escreveu Quem garante que palmares se entregou Quem garante que zumbi você matou Perseguidos sem direitos nem escolas Como podiam registrar as suas glórias Nossa memória foi contada por vocês E é julgada verdadeira como a própria lei Por isso temos registrados em toda história Uma mísera parte de nossas vitórias É por isso que não temos sopa na colher E sim anjinhos pra dizer que o lado mau é o candomblé”. Considere a seguir as afirmativas relacionadas ao período de escravidão no Brasil e atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Os portugueses que chegaram no Brasil trouxeram negros da África para o trabalho escravo nas plantações de cana-de-açúcar. Antes mesmo que o primeiro escravo desembarcado no Brasil se rebelasse, os senhores e autoridades coloniais já sabiam ser necessário controlar seu corpo e sua religião. ( ) Com as guerras contra os holandeses no Atlântico Sul, o abastecimento de escravos aos engenhos brasileiros diminuiu de forma sensível. No período de 1601 e 1625, haviam sido introduzidos cerca de 150 mil africanos escravizados na América portuguesa, no quarto de século seguinte esse volume se reduziu para uma média de 50 mil. ( ) Senhores absolutos de seus escravos, os proprietários brancos os faziam trabalhar sem descanso, à custa de castigos e torturas muitas vezes fatais. Alguns escravos, porém, conseguindo fugir do cativeiro, se escondiam pelo interior virgem do país, onde formavam comunidades livres a que se deu o nome de Quilombos. ( ) O Conselho Ultramarino Português de 1740 definiu quilombo como “toda habitação de negros fugidos que passem de cinco, em parte desprovida, ainda que não tenham ranchos levantados nem se achem pilões neles”.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

a) F, V, F, F

b) V, V, V, V

c) F, F, V, F

d) V, V, F, F

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

A reforma religiosa foi o movimento que rompeu a unidade do Cristianismo centrado pela Igreja de Roma. Esse movimento é parte das grandes transformações econômicas, sociais, culturais e políticas ocorridas na Europa nos séculos XV e XVI, que enfraqueceram a Igreja permitindo o surgimento de novas doutrinas religiosas. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a algumas teorias e questionamentos da reforma calvinista:

a) Esclarece a Doutrina; Conserva os sete Sacramentos e confirma os Dogmas; Afirma a presença real de Cristo na Eucaristia.

b) Substituição do Latim pelo idioma alemão nos cultos religiosos; Questiona a grande quantidade de sacramentos (Preserva dois sacramentos: batismo e eucaristia); Livre interpretação da Bíblia.

c) Grande rigidez na moral ; Questiona a Liturgia da Missa (simplifica com o Sermão, a oração e a leitura da Bíblia); Defende a separação entre a Igreja e o Estado.

d) Nenhuma das alternativas.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Assinale a alternativa CORRETA sobre o Império Persa:

a) Dominou a Mesopotâmia no século VI a.C. sob o comando de Ciro, que em apenas vinte anos estendeu o seu domínio pela Ásia Menor e Babilônia. Os imperadores seguintes atingiram o norte da África, as margens do rio Danúbio e as margens do rio Indo, eram um povo com técnicas militares muito eficientes. Organizavam-se em satrapias, espécies de províncias, que respondiam diretamente ao rei, mas tinham grande liberdade de ação. Além disso, os povos dominados se aceitassem a dominação, é claro, tinham as tradições locais respeitadas.

b) Instalou-se na região do Mediterrâneo por volta de 3000 a.C., onde hoje é o Líbano e parte da Síria. Eram organizados em cidades-estados independentes, ou seja, cada cidade-estado tomava as suas próprias decisões. Assim, era comum a rivalidade entre elas. O desenvolvimento comercial era um fator que indicava maior ou menor supremacia entre as cidades. Pois, uma cidade-estado cujo comércio era mais desenvolvido tinha mais recursos sobre as outras e, portanto, maior poder de dominação.

c) Tiveram a sua origem na Palestina, onde se localiza a parte atual do estado de Israel. Organizavam-se de acordo com o seu costume em clãs, porém por perigo de invasões foram obrigados a unirem-se em um governo centralizado. O primeiro rei foi Saul, seguido de David e mais tarde Salomão. Este foi responsável pelo período de apogeu do povo hebraico, pois tornaram-se importantes comerciantes, distribuindo mercadorias de outros povos.

d) Nenhuma das alternativas.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Foram várias as causas que levaram à ocorrência da Reforma Religiosa na Idade Moderna. A Igreja Católica se viu atacada de todos os lados e isso representou um forte golpe contra a instituição no período. A Reforma Religiosa apresentou causas internas e externas à Igreja Católica. Dentre as causas externas, é possível citar que: 

A

economia mercantilista buscava nacionalizar os bens da Igreja. 

B

O advento do socialismo considerou as propriedades da Igreja “um roubo”.

C

A mudança cultural em que o Renascimento se voltava contra as posições da Igreja.

D

A cobiça da burguesia sobre os bens da Igreja e dos reis europeus sobre os poderes do Papa.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?