EDROS 2022 6º ANO

EDROS 2022 6º ANO

11th Grade

7 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Museu Etnográfico

Museu Etnográfico

1st - 12th Grade

8 Qs

Quizz PET 3 História

Quizz PET 3 História

1st - 12th Grade

11 Qs

Ética e Moral

Ética e Moral

1st Grade - University

10 Qs

Ciclos Econômicos do Brasil

Ciclos Econômicos do Brasil

2nd Grade - University

10 Qs

Guerra fria 1945 a 1989

Guerra fria 1945 a 1989

1st - 12th Grade

12 Qs

Renascimento e o Humanismo na Europa entre os séculos XIV e XVI.

Renascimento e o Humanismo na Europa entre os séculos XIV e XVI.

9th - 12th Grade

10 Qs

Primeira Guerra Mundial e Revolução Rússia

Primeira Guerra Mundial e Revolução Rússia

11th Grade

10 Qs

Revisão da Primeira Guerra Mundial

Revisão da Primeira Guerra Mundial

11th Grade

10 Qs

EDROS 2022 6º ANO

EDROS 2022 6º ANO

Assessment

Quiz

History

11th Grade

Hard

Created by

DANIEL História

Used 2+ times

FREE Resource

7 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Quando o presidente Juscelino Kubitschek decidiu construir a capital do país no Planalto Central, muitos cearenses se animaram com a oportunidade para mudar de vida. Pedreiros, carpinteiros, ajudantes de obra, agricultores, comerciantes, fotógrafos. Um contingente de 64314 candangos [operários] que trabalharam incansavelmente na construção da futura cidade. Wilson Ibiapina. “Força e garra dos cearenses na construção da capital federal”. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2021. Ao descrever o papel social de pessoas pouco favorecidas na sociedade, o texto tem o papel de:

ampliar a ideia de sujeitos históricos.

contar a história de pessoas famosas.

valorizar a ambição de governantes brasileiros.

apagar o valor de processos transformadores

manter o destaque nos trabalhadores braçais

Answer explanation

Por muito tempo, a noção de sujeito histórico foi utilizada para se referir apenas a figuras de destaque com poder para ordenar ou conduzir grandes transformações. O esforço da historiografia recente é resgatar o papel ativo daqueles que efetivamente alicerçaram, muitas vezes com as próprias mãos, essas grandes transformações tais como as conhecemos. Reconhecer os milhares de trabalhadores que participaram da construção de Brasília fomenta esse esforço

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Toda discussão que envolve o tema “tempo” não pode deixar de citar o nome de Albert Einstein (Macedo, 2008). Foi ele, por meio de seus estudos, que conseguiu introduzir a subjetividade em tal noção e nos mostrou o quanto tudo é relativo e próprio de cada um. Alguns segundos podem parecer uma eternidade ou algumas horas podem parecer alguns segundos; tudo depende do que estamos fazendo. Foi Einstein que sugeriu, em 1928, a Piaget, que se estudasse a gênese da noção de tempo. Thelma Pontes Borges. “Desenvolvimento da noção de tempo e o ensino de História”. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. 25. Fortaleza, 2009. Anais... (Adaptado) A noção de tempo é relativa. Isso significa que:

a contagem do tempo em semanas, meses e anos é uma regra universal.

os países, como padrão, utilizam os mesmos critérios para contar o tempo.

o cotidiano, a religião e a cultura de cada povo determinam como o tempo é concebido.

a superioridade de um povo sobre outro é definida pela forma como organizam o tempo.

as sociedades pré-históricas utilizavam o Sistema Solar como base para elaborar seus calendários

Answer explanation

Dizer que a noção de tempo é relativa significa dizer que não existe precedência de algum modo de organização do tempo entre as diferentes culturas, que os parâmetros de contagem do tempo podem ser diferentes (como de fato são), que nem todos os povos utilizam os conceitos de semanas, meses e anos para contar o tempo, e que o ciclo lunar embasa muitos calendários, a exemplo do islâmico, do judaico e do chinês. A religião tem um grande papel na definição dos calendários; para os cristãos, por exemplo, o nascimento de Cristo marca o calendário; para os islâmicos, a fuga de Maomé de Meca é um evento decisivo na definição do calendário.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Media Image

A comparação das duas imagens do litoral da cidade de Santos, no estado de São Paulo, indica que, com o passar do tempo, houve no local a permanência:

de altos edifícios urbanos

do intenso comércio marítimo.

da paisagem natural intocada.

da baixa ocupação populacional.

de pouca importância geográfica.

Answer explanation

Os navios na pintura de 1898 indicam que, desde o século XIX, há um intenso fluxo e comércio marítimo, o que sinaliza a permanência histórica da importância do Porto de Santos, peça-chave da economia e da sociedade não apenas da cidade como também do estado de São Paulo e do Brasil como um todo

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Você já imaginou como seria o relógio do planeta Terra se utilizássemos apenas um dia para contar tudo o que já aconteceu por aqui? O setor de Geologia da Universidade de Wisconsin resolveu fazer isso, propondo que a Terra foi formada quando o relógio batia à meia-noite. [...] Até as 3 h da manhã, tudo o que aconteceu foram bombardeios de meteoros e outros corpos celestes; a origem da vida só foi acontecer uma hora mais tarde. [...] Somente às 21h52 foram encontradas as primeiras plantas terrestres. [...] Dinossauros deram seus primeiros passos na Terra às 22h56; os mamíferos fizeram o mesmo às 23h39; nós, os seres humanos, só surgimos às 23h58min43s. Renan Hamann. “A evolução na Terra em 24 horas”. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2021. (Adaptado) No texto apresentado, a história da Terra foi contada em 24 horas, e a vida humana surgiu apenas nos últimos dois minutos do dia, o que mostra como é pequeno o tempo dos seres humanos quando comparado ao tempo da natureza. Dessa forma, o texto:

estabeleceu uma conexão entre os tempos vivido e concebido

foi pouco útil para auxiliar na compreensão do tempo geológico

provou que o tempo histórico compreende diversas criaturas pré-históricas.

utilizou o tempo cronológico para explicar o tempo da natureza.

usou o tempo histórico para explicar o tempo cronológico.

Answer explanation

O texto usa o tempo cronológico (minutos, horas, dias etc.) para explicar de forma mais clara o tempo da natureza (surgimento das primeiras vidas, dos animais e dos seres humanos). Por isso, ele é tão utilizado para mostrar como a vida humana na Terra é algo muito recente quando comparado aos processos e a outras formas de vida no planeta de forma geral.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

O tempo histórico tem como agentes os grupos humanos, os quais provocam as mudanças sociais, ao mesmo tempo que são transformados por elas. O tempo histórico revela e esclarece o processo pelo qual passou ou passa a realidade em estudo. [...] Isto é o tempo histórico: traçamos um limite de tempo para estudar os seus acontecimentos característicos, levando em conta que, naquele momento escolhido, muitos seres humanos viveram, sonharam, trabalharam e agiram sobre a natureza e sobre as outras pessoas, de um jeito específico. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2021. (Adaptado) De acordo com o texto, o tempo histórico:

organiza as noções de presente, passado e futuro

marca as mudanças espontâneas ocorridas no tempo da natureza

envolve os aspectos sociais e matemáticos do tempo vivido e concebido

ordena numericamente o tempo, que é controlado pelo relógio e pelo calendário.

abrange as modificações realizadas pelas sociedades durante determinado período

Answer explanation

O tempo histórico é responsável por compreender as modificações promovidas pelas sociedades em determinado período, bem como os fenômenos e os acontecimentos que provocaram mudanças sociais ao longo do tempo. Para que o entendimento seja facilitado, o tempo histórico é dividido em Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

O resultado mais sensacional de sua mobilização foi a Queda da Bastilha, uma prisão estatal que simbolizava a autoridade real e onde os revolucionários esperavam encontrar armas. Em tempos de revolução, nada é mais poderoso do que a queda de símbolos. A Queda da Bastilha, que fez do 14 de julho a festa nacional francesa, confirmou a queda da opressão e foi saudada em todo o mundo como o princípio de libertação. Eric Hobsbawm. A era das revoluções: 1789-1848. Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel (Trad.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. p. 94. Com base no texto e na diferença entre fato e processo, a Queda da Bastilha é considerada um:

processo histórico, por ter ocorrido lentamente durante décadas.

fato histórico, por ter marcado pontualmente um longo processo

processo histórico, por ter representado o fim de uma revolução.

fato fictício, por representar um símbolo para a verdadeira luta.

processo revolucionário, por ter acabado com as prisões na França

Answer explanation

A Queda da Bastilha é um fato histórico que ocorreu em um dia, situado no contexto do longo e conturbado processo da Revolução Francesa, e que consistiu em um acontecimento decisivo para os rumos dessa revolução

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Media Image

A atribuição de valor e de significado históricos a documentos como as pinturas rupestres se justifica por causa do(a):

valor da tecnologia transmitida

qualidade da técnica empregada

memória da experiência vivenciada

descaso com as ações transcorridas

importância dos indivíduos representados.

Answer explanation

Apesar da inexatidão das formas e da impossibilidade de identificar e compreender com exatidão o que é representado, as pinturas rupestres transmitem uma memória registrada, ou seja, documentada, de uma experiência humana muito remota e ainda pouco conhecida, que deixou suas marcas. Isso por si só justifica seu valor enquanto documento histórico.