FATEC GUARULHOS ENADE COMEX NOTA 5

FATEC GUARULHOS ENADE COMEX NOTA 5

University

12 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

EDUCAÇÃO E NEUROCIENCIAS

EDUCAÇÃO E NEUROCIENCIAS

University

13 Qs

Malala, a menina que queria ir para a escola

Malala, a menina que queria ir para a escola

1st Grade - Professional Development

15 Qs

Atitudes e Dissonância Cognitiva

Atitudes e Dissonância Cognitiva

University

10 Qs

Bioenergética

Bioenergética

University

13 Qs

Quincas Borba - Machado de Assis

Quincas Borba - Machado de Assis

8th Grade - University

17 Qs

Mito de Pandora

Mito de Pandora

7th Grade - University

10 Qs

Estatuto ECA

Estatuto ECA

University

10 Qs

Leitura e Interpretação de textos

Leitura e Interpretação de textos

University

11 Qs

FATEC GUARULHOS ENADE COMEX NOTA 5

FATEC GUARULHOS ENADE COMEX NOTA 5

Assessment

Quiz

Education

University

Medium

Created by

MILTON BRITO

Used 7+ times

FREE Resource

12 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A Economia Solidária expressa formas de organização econômica – de produção, prestação de serviços, comercialização, finanças e consumo – baseadas no trabalho associado, na autogestão, na propriedade coletiva dos meios de produção, na cooperação e na solidariedade. São diversas atividades econômicas realizadas por organizações solidárias como cooperativas, associações, empresas recuperadas por trabalhadores em regime de autogestão, grupos solidários informais, fundos rotativos etc. Nos últimos anos, a Economia Solidária tem experimentado expansão no Brasil, em especial, dentre os segmentos populacionais mais vulneráveis. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2018 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O fomento de atividades econômicas orientadas pelos princípios da Economia Solidária deve ser objeto de atenção no âmbito da gestão pública e requer políticas voltadas para essa área de atuação.

PORQUE

II. A destinação de recursos públicos para empreendimentos fundamentados na Economia Solidária viabiliza a inclusão de diversos segmentos sociais na economia e promove a valorização de práticas e saberes construídos coletivamente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

As questões relacionadas a organismos geneticamente modificados deixaram, há muito tempo, de serem discutidas apenas no âmbito acadêmico-científico. Também na arte, a transgenia ganhou lugar, ocupando o imaginário e a criatividade de artistas. Nesse campo, o brasileiro Eduardo Kac transita pela zona fronteiriça entre arte, ciência e tecnologia. Os trabalhos de Eduardo Kac têm sido exibidos em exposições internacionais. Em seu currículo, constam obras de arte transgênicas, como GFP Bunny, uma coelha geneticamente modificada cujo pelo emite fluorescência verde ao ser iluminado por luz ultravioleta. Ela foi batizada com esse nome em razão da proteína verde fluorescente (green fluorescent protein) obtida de uma água-viva do Pacífico e injetada em óvulos de coelhos albinos, procedimento efetivamente realizado em um centro de pesquisa na França. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2018 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A obra GFP Bunny, de Eduardo Kac, contribui para a ampliação dos horizontes artísticos por meio do uso da engenharia genética como técnica de criação artística.

II. A obra GFP Bunny suscita várias questões, entre as quais se inclui a de caráter ético, como, por exemplo, a dos limites da pesquisa científica e do uso de aplicações tecnológicas.

III. As obras de arte biotecnológicas promovem a circulação de conceitos do campo da arte e de técnicas laboratoriais, mas, ao mesmo tempo, banaliza a singularidade da produção do artista.

É correto o que se afirma em

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

TEXTO 1

Os fluxos migratórios, fenômenos que remontam à própria história da humanidade, estão em ritmo crescente no mundo, tornando urgentes, em todos os países, as discussões sobre políticas públicas para migrantes. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), 65,6 milhões de pessoas foram deslocadas à força no mundo em 2016. Em relação aos destinos de acolhimento, no mesmo período, dados oficiais do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), apontam que 56% das pessoas deslocadas no mundo foram acolhidas por países da África e do Oriente Médio, 17% da Europa e 16% das Américas. Considerando o contexto brasileiro, de 2010 a 2015, a população de migrantes vindos de países da América do Sul cresceu 20% e alcançou o total de 207 mil pessoas. Disponível em:< https://nacoesunidas.org/populacao-de-migrantes-no-brasil-aumentou-20-no-periodo-2010-2015- revela-agencia-da-onu/. Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).

TEXTO 2

Recentemente, a situação de imigração no Brasil, por ondas de deslocamento de pessoas nas fronteiras, tem sido percebida cotidianamente em matérias divulgadas pela grande mídia, principalmente no caso do estado de Roraima, que tem notificado a entrada de um grande número de venezuelanos. Somente em solicitações, na condição de refugiados, os venezuelanos formalizaram 17.865 pedidos de acolhida ao Brasil em 2017. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A situação econômica dos países é fator determinante dos padrões de contorno dos deslocamentos internacionais e está representada na distribuição geográfica dos continentes que mais acolhem as pessoas deslocadas no mundo.

II. A América do Sul é a região em que há maior acolhimento de povos que, em razão de conflitos internos em seus países, têm se deslocado em massa.

III. As situações de conflitos entre brasileiros e venezuelanos apontam para a necessidade de revisão da infraestrutura e das políticas públicas voltadas aos migrantes e refugiados.

IV. A sociedade brasileira, caracterizada pela solidariedade e tolerância, apresenta baixa resistência e rejeição aos imigrantes, sendo os conflitos recentes ocorridos na fronteira explicados pela omissão estatal em relação a políticas de acolhimento.

É correto apenas o que se afirma em

I.

III.

I e IV.

II e III.

II e IV.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Texto 1

A frase em latim “Ex Africa semper aliquid novi”, do escritor romano Caio Plínio, dita há 2.000 anos, significa “da África sempre há novidades a reportar”. A partir dessa ideia, o curador alemão Alfons Hug montou a exposição “Ex Africa”, que conta com 18 artistas de oito países africanos e dois artistas brasileiros. A ideia da mostra é retratar a produção artística africana sem estereótipos aos quais estamos acostumados, como objetos de artesanato e referências iconográficas. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2018 (adaptado).

Texto 2

Até as vésperas da era colonial moderna era comum encontrar as imagens positivas sobre a África. Árabes e europeus descreveram as formas políticas africanas altamente elaboradas e socialmente aperfeiçoadas, entre as quais se alternavam reinos, impérios, cidades-Estado, entre outras. Após a conferência de Berlim (1885), que definiu a partilha colonial da África, essas imagens “simpáticas” começaram a sombrear. Reinos e Impérios foram substituídos pelas tribos primitivas em estado de guerra permanente, umas contra outras, para justificar e legitimar a Missão Civilizadora, que até hoje alimenta o imaginário da África no Brasil. VIEIRA, F. S. S. Do eurocentrismo ao afropessimismo: reflexão sobre a construção do imaginário “África” no Brasil. Em Debate. PUC-Rio, n. 03, 2006 (adaptado).

A partir dos textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. A África tem sido pensada, por muitos, como um único país, compreendida de forma monolítica, como se fosse formada por cultura única, ou, até mesmo, um lugar de povos sem cultura alguma, o que contribui e reforça a exclusão social das obras africanas do sistema das artes visuais.

II. Construídas sob a égide do clichê da miserabilidade, as clássicas representações sobre a África, que retratam o continente como um celeiro da tradição, do arcaísmo, da produção manufaturada e artesanal, são estereótipos que precisam ser superados, por serem incompatíveis com a multiplicidade de expressões artísticas africanas.

III. Os estereótipos sobre o continente africano foram construídos a partir de interesses políticos, culturais e econômicos que sustentaram, durante séculos, projetos de exploração e ações excludentes.

É correto o que se afirma em

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O drawback é um regime aduaneiro especial. Uma das modalidades é o Drawback Integrado Isenção, que corresponde a aquisição no mercado interno ou a importação, de forma combinada ou não, de mercadoria equivalente à empregada ou consumida na industrialização de produto exportado. BRASIL. Secex. Portaria n° 23, de 14 de julho de 2011. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 19 jul. 2011, Seção 1, p. 65-92 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir, acerca do Drawback Integrado Isenção.

I. Os produtos importados sob o regime mencionado têm isenção do Imposto de Importação (II).

II. Os produtos importados sob o regime mencionado têm redução a zero do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

III. Os produtos importados sob o regime mencionado têm redução a zero da Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) / Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), da Contribuição para o PIS/PASEP – Importação e da COFINS – Importação.

É correto o que se afirma em

A I, apenas.

II, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O diretor de uma empresa brasileira, exportadora, localizada no estado do Mato Grosso (MT), atuante no setor de agronegócios, sobretudo de soja geneticamente não modificada, decidiu fechar um grande contrato comercial de fornecimento de grãos para a China (porto Shanghai). Ciente das dificuldades em relação à língua e dos altos custos envolvidos numa operação de grande vulto como essa, ele escolheu estrategicamente um Incoterm, de maneira a minimizar as obrigações e custos da empresa, e reduzir suas responsabilidades comerciais relativas às operações logísticas a serem realizadas no Porto de Paranaguá, estado do Paraná. Assim, essa empresa comprometeu-se a entregar a mercadoria negociada desembaraçada para exportação, com custos alfandegados pagos, mas sem frete e sem seguro internacionais pagos, e fisicamente entregue em um Armazém dentro da Zona Primária e próximo ao local em que ocorrerá a operação logística de embarque do navio chinês.

Considerando essa situação hipotética, e que as regras do Incoterms são reconhecidas pela UNCITRAL (United Nations Commissions on International Trade Law) como o padrão global para a interpretação dos termos mais comuns no comércio exterior, o Incoterm corretamente escolhido pelo diretor da empresa brasileira para a referida operação é o

FAS (Paranaguá).

FOB (Paranaguá).

DAT (Paranaguá).

CFR (Shanghai).

CIF (Shanghai).

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Media Image

Uma empresa do segmento de decoração participou de uma feira técnica na cidade de São Paulo e lá prospectou diversos fornecedores, do exterior, de produtos interessantes para seu negócio. Logo após o término da feira, o comprador dessa empresa recebeu vários orçamentos com preços bem competitivos. Dado que a empresa ainda não participa do comércio exterior, desconhece a sistemática que envolve a importação de produtos. Em suas pesquisas, esse futuro importador deparou com o fluxo da Declaração da Importação (DI), no site da Receita Federal, reproduzido parcialmente na figura.

A partir dessa situação e do fluxo mostrado na figura, avalie as afirmações a seguir, acerca dos procedimentos padrão que deverão ser do conhecimento do comprador, no caso de cada canal de parametrização apresentado: verde, amarelo, vermelho e cinza.

I. Se o Siscomex parametrizar em canal amarelo, será realizada a análise documental, e a avaliação física da mercadoria somente será feita se houver indícios de fraude tributária.

II. Na parametrização em canal vermelho, a mercadoria será verificada fisicamente por um auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, e os documentos serão analisados à luz da legislação pertinente.

III. Se o processo de importação for parametrizado em canal verde, sinaliza-se que a mercadoria passará por análise documental do auditor fiscal da Receita Federal do Brasil e será dispensada sua verificação física.

IV. A parametrização de canal cinza refere-se a situações esporádicas no processo de importação que ocorrem em caso de denúncias dos exportadores e, nesse caso, uma multa é gerada automaticamente para o CNPJ do importador.

É correto apenas o que se afirma em

II.

III.

IV.

I e II.

I, III e IV.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?