Revisão Fuvest - Geografia

Revisão Fuvest - Geografia

12th Grade

18 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Atividade Avaliativa - 2,0 Pontos

Atividade Avaliativa - 2,0 Pontos

12th Grade

20 Qs

Conceitos Geográficos (V e F)

Conceitos Geográficos (V e F)

10th - 12th Grade

13 Qs

Movimentos da Terra

Movimentos da Terra

12th Grade

20 Qs

Relevo do litoral

Relevo do litoral

7th - 12th Grade

14 Qs

Recursos naturais e sustentabilidade

Recursos naturais e sustentabilidade

1st Grade - University

20 Qs

Agricultura e Indústria: Desafios e Soluções

Agricultura e Indústria: Desafios e Soluções

5th Grade - University

20 Qs

Recuperação do 3º trimestre - 2º bloco

Recuperação do 3º trimestre - 2º bloco

12th Grade

20 Qs

Cartografia

Cartografia

12th Grade

15 Qs

Revisão Fuvest - Geografia

Revisão Fuvest - Geografia

Assessment

Quiz

Geography

12th Grade

Hard

Created by

Jessica Marson

Used 4+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

18 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Media Image

No dia 23 de março de 2021 o mega navio Ever Given, de 220.000 toneladas e 400 m de comprimento, encalhou no Canal de Suez no Egito em rota para o porto de Rotterdam, Holanda, ficando atravessado e preso pelas extremidades. O navio reflutuou no dia 29 do mesmo mês em razão das condições de vento e maré, além da operação promovida por rebocadores.

Com base nos dados fornecidos e em seus conhecimentos, pode se atribuir o reflutuamento do Ever Given às seguintes condições

Formação de um gradiente de pressão entre Ásia e África, com ventos de Sudoeste e rebaixamento do nível da água do mar pela maré de quadratura.

Formação de um gradiente de pressão entre Europa e África, com ventos de Noroeste e elevação do nível da água do mar pela maré de sizígia

Formação de um gradiente de pressão entre Europa e África, com ventos de Sudeste e elevação do nível da água do mar pela maré de quadratura.

Formação de um gradiente de pressão entre África e Europa, com ventos de Nordeste e rebaixamento do nível da água do mar pela maré de sizígia

Formação de um gradiente de pressão entre Ásia e Europa, com predomínio de calmarias e vazante do nível da água do mar pela maré neutra.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Media Image

Conforme definição da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho de cuidado envolve dois tipos de atividades: as diretas, como alimentar um bebê ou cuidar de um doente, e as indiretas, como cozinhar ou limpar. O gráfico apresenta a desigualdade de gênero no trabalho de cuidado no mundo, expressa pela diferença entre homens e mulheres quanto ao tempo e à remuneração. A partir dos dados apresentados, é correto afirmar que as regiões com maior e menor desigualdade são, respectivamente

África; Europa/Ásia Central

Américas; África

Américas; Ásia/Pacífico

Países Árabes; Américas

África; Ásia/Pacífico

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Media Image

Esses textos foram retirados, respectivamente, da música “Pantera Negra”, de Emicida, e do livro “A mulher de pés descalços”, de Scholastique Mukasonga, e fazem referência à guerra civil em Ruanda. Sobre esse conflito, é correto afirmar:

Ocorrido no início do século XX, teve como principal estopim a disputa por recursos minerais no território de Ruanda, na divisa com Senegal.

Ex-colônia belga e inglesa, Ruanda conquistou sua independência com auxílio norte-americano nos anos 2000, desencadeando a guerra civil.

Trata-se de um conflito resultante da disputa entre diferentes grupos religiosos, que resultou na morte de mais de 800 mil Hutus e Tutsis

Apoiados pelos russos e pelos franceses, os Tutsis tomaram o poder com um golpe de estado na década de 1970, iniciando as tensões que resultaram na guerra civil.

Ocorrido na década de 1990, teve como origem a disputa étnico-cultural (Tutsis e Hutus) nos territórios de Ruanda e Burundi.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Media Image

A pandemia da COVID-19 acendeu o alerta sobre os impactos que a rápida disseminação de enfermidades produz em um mundo cada vez mais globalizado. Além disso, ressaltou a importância das pesquisas científicas na descoberta, tratamento e controle de doenças tropicais negligenciadas, muitas delas recorrentes em diferentes países do mundo. Os mapas a seguir indicam as taxas de incidência de doenças tropicais negligenciadas (total de casos por milhão de habitantes) e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos respectivos países.

Em relação à incidência de doenças tropicais negligenciadas, é correto afirmar:

Na África, é maior nos países com os maiores PIB per capita, em especial na região subsaariana.

Na Ásia, é menor nos países com os menores PIB per capita, com destaque para Ásia Setentrional.

Na América do Sul, é menor nos países da América Platina, com os menores PIB per capita da região.

Na América do Norte, com elevado PIB per capita, a incidência é menor em comparação ao Oriente Médio

Na Oceania, apesar do PIB per capita elevado, verifica-se alta incidência, com destaque para a Austrália.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

A escassez global de semicondutores continua a ter estranhas repercussões, sobretudo do ponto de vista geopolítico. Há um ano as indústrias lutam para se abastecer com chips eletrônicos que equipam aparelhos do dia a dia, de computadores a torradeiras, passando pelas máquinas de lavar e consoles de videogames. O episódio atual, no entanto, surge em um contexto marcado por um questionamento geral a respeito dos benefícios da globalização e do declínio da atividade industrial no Ocidente.

Evgeny Morzorov. “Devemos temer um colapso eletrônico?”. Le Monde Diplomatique Brasil, agosto/2021. Adaptado.

 

O texto refere-se a uma questão geopolítica contemporânea: a disputa pelos semicondutores na indústria mundial. Sobre esse assunto, indique a alternativa correta:

A produção de semicondutores está concentrada no sudeste asiático, nos países da 1ª e 2ª geração dos Tigres Asiáticos, tais como Taiwan, Coreia do Sul, Cingapura e Indonésia.

Nos últimos 20 anos, EUA e Europa vêm perdendo destaque na produção de semicondutores em decorrência da queda acentuada de investimentos em pesquisa e inovação.

A crise da falta de semicondutores revela um dos efeitos negativos da globalização: a independência da cadeia produtiva em escala mundial, pouco suscetível a desequilíbrios de oferta e demanda.

A Nova Divisão Internacional do Trabalho indica o predomínio geoeconômico dos países do sudeste asiático, principais produtores de semicondutores, que têm ampliado, através da China, sua participação nesse setor desde sua democratização.

A escassez de semicondutores é resultado de uma interrupção momentânea da produção, em especial no sudeste asiático, devido à falta de matéria-prima, que é o início da cadeia produtiva.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Media Image

Sobre as projeções cartográficas apresentadas, suas formas, é correto afirmar:

Interesses geopoliticos e comerciais forçaram distorções na projeção de Mercator, para fazer parecer mais curto o caminho ao novo continente, elemento corrigido a partir do século XIX, na projeção de Gall Peters.

As três projeções apresentam distorções, uma vez que a Terra tem forma aproximada de um geoide e sua projeção num plano ficará distorcida.

As projeções de Mercator e GaII-Peters apresentam distorções pela falta de recursos técnicos no período em que foram feitas, mas o avanço computacional do século XX permitiu o fim das distorções na projeção de Robinson.

A projeção de GalI-Peters não apresentava distorções no momento de sua elaboração, mas a descoberta da Antártica e da Oceania, logo após sua proposição, forçou a adaptação e induziu distorções.

Todas as projeções apresentam distorções, uma vez que o formato da Terra não era conhecido até o século XX, o que gerou dúvidas sobre como essa projeção deveria ser executada.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Media Image

Os países destacados em amarelo no mapa referem-se:

Ao bloco dos BRICS.

Aos novos integrantes da OCDE

A países excluídos da OMC.

A países da OPEP.

A países membros da OTAN.

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy

Already have an account?