Teoria da Comunicação

Teoria da Comunicação

University

16 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Você sabia?

Você sabia?

University

13 Qs

Comunicação e Oratória no Rádio

Comunicação e Oratória no Rádio

11th Grade - University

20 Qs

5 de Maio

5 de Maio

3rd Grade - Professional Development

15 Qs

AV1 – LÍNGUA PORTUGUESA

AV1 – LÍNGUA PORTUGUESA

3rd Grade - University

14 Qs

Avaliação EJA

Avaliação EJA

8th Grade - University

20 Qs

Quincas Borba - Machado de Assis

Quincas Borba - Machado de Assis

8th Grade - University

17 Qs

¿ Cuánto sabes? - portugués

¿ Cuánto sabes? - portugués

University

15 Qs

Revisão - Introd. à Teoria da Comunicação

Revisão - Introd. à Teoria da Comunicação

University

14 Qs

Teoria da Comunicação

Teoria da Comunicação

Assessment

Quiz

World Languages

University

Hard

Created by

Mariana Mueller

Used 11+ times

FREE Resource

16 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 5 pts

A palavra “comunicação” tem origem latina, cujo significado é “ação de tornar comum”. A comunicação é uma habilidade humana, um processo social complexo de troca de mensagens que vem acompanhando o desenvolvimento das civilizações ao longo da história. Por outro lado, a comunicação como campo de pesquisa e seu desenvolvimento enquanto teoria(s) é relativamente recente. Acerca do campo de estudos da Comunicação, assinale a alternativa INCORRETA.

Foi principalmente a partir de 1920 que começou a surgir uma série de teorias relacionadas à Comunicação e seus processos de recepção.

De 1920 a 1960, os estudos em Comunicação foram marcados pela corrente norte-americana denominada Mass Communication Research.

Por centrar-se nos meios de comunicação de massa, a Comunicação é um campo de estudos consolidado e tem como objeto a televisão.

A pesquisa em Comunicação vai designar tanto o estudo do comunicador, quanto da mensagem, do canal, das fontes e – principalmente – dos efeitos destes no receptor.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 5 pts

Agente disseminador de conteúdos em larga escala, o publicitário é, portanto, uma figura pública. Nesse cenário, deve ser um sujeito crítico e reflexivo quanto à sociedade em que vive, buscando se equilibrar entre as demandas mercadológicas e as sociais, ou seja, almejar “vender” o produto, razão pela qual foi contratado, mas sem tornar secundários aspectos como respeito à pluralidade de pensamentos, questões de gênero e promoção da justiça social, entre outros. Logo, é essencial para esse profissional da Comunicação ter clareza quanto aos itens formulados por Harold Lasswell: Quem? Diz o quê? Por qual canal? A quem? Com que efeito? Aplicados a setores de pesquisa, esses itens resultam em análise do controle, análise do conteúdo, análise das mídias ou dos suportes, análise da audiência e análise dos efeitos, o que demonstra que, ainda hoje, os escritos de Lasswell são capitais na Comunicação.

MATTELART, A.; MATTELART, M. História das Teorias da Comunicação. São Paulo: Loyola, 1999, p.40 (adaptado). 

 

A corrente de pensamento da qual Harold Lasswell fez parte, e que ainda é estudada na contemporaneidade, é 

a Teoria Funcionalista dos Mass Media. 

a dos Estudos Culturais americanos. 

o Estruturalismo anglo-saxão. 

a Escola de Frankfurt – Fase I. 

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 5 pts

No que se refere à teoria hipodérmica da comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

 

I – É também conhecida como “Teoria da bala Mágica”. 

II – Faz parte do contexto da “Comunicação de Massa”. 

III – Seus conceitos foram elaborados pela Escola Norte-Americana.

Apenas o item I é verdadeiro.

Apenas o item II é verdadeiro.

Apenas o item III é verdadeiro.

Todos são verdadeiros

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 5 pts

No que se refere à teoria hipodérmica da comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta

I – Baseia-se na suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor.

II – A passividade do receptor é uma importante característica desta teoria. 

III – Analisa a mídia sem levar em conta o “Behaviorismo”.

Apenas o item I é verdadeiro.

Apenas o item II é verdadeiro.

Apenas o item II é verdadeiro.

Apenas os itens I e II são verdadeiros.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 5 pts

Theodor Adorno e Max Horkheimer criaram um termo para designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial. O conceito foi usado pela primeira vez no ensaio “O iluminismo como mistificação das massas”. O termo criado por esses pensadores e o grupo a que estavam filiados são, respectivamente,

alienação e Escola de Chicago.

capitalismo selvagem e Escola de Toronto.

armadura conceptual e Teóricos do Espelho.

indústria cultural e Escola de Frankfurt.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 5 pts

A pesquisa em Comunicação tem como expoente a chamada "Escola de Frankfurt", cujo conceito de indústria cultural se tornou referência para os estudos culturais e as análises de mídia. Assinale a alternativa na qual o conceito de indústria cultural é contextualizado de forma correta.

A ideia de indústria cultural surge a reboque da crítica que Max Horkheimer e Theodor Adorno fazem sobre a Dialética do Iluminismo, segundo a qual o homem racional é um indivíduo pleno de potencialidades e livre de toda e qualquer dominação graças à cultura produzida de forma massificada. 

Os regimes democráticos da sociedade capitalista avançada podem apresentar tendências totalitárias quando, através da indústria cultural, promovem o consumo estético massificado. 

A televisão, a imprensa, as empresas de mídia e as técnicas de comunicação são a essência da indústria cultural, que permite que os indivíduos das sociedades capitalistas vivam a verdadeira liberdade democrática por meio do consumo de bens e serviços midiáticos. 

A indústria cultural transformou os bens culturais em produtos de consumo e integrou a produção estética à produção mercantil para subordinar a racionalidade capitalista à consciência político‐revolucionária dos cidadãos. 

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 5 pts

Em Dialética do Esclarecimento, Theodor Adorno e Max Horkheimer propõem o conceito de “indústria cultural” na crítica à ideia sociológica de que no século XX havia se formado uma cultura típica da sociedade massificada. No conceito dos autores frankfurtianos, o motivo das pessoas pensarem e consumirem de forma semelhante é porque

quando um emissor envia uma mensagem a um receptor por qualquer meio, sendo ainda codificada e decodificada, há a possibilidade de geração de ruídos, o que só se pode verificar quando o receptor recebe o feedback.

as mensagens emitidas pelos meios de comunicação, principalmente na linguagem publicitária, são assimiladas pelos receptores, aceitas e espalhadas aos seus semelhantes, criando um poderoso efeito de formação da opinião pública.

a racionalidade técnica do capitalismo, incluindo a indústria cultural, produz e justifica a dominação dos proprietários de todos os setores da economia sobre a massa, tendo efeitos ideológicos sobre posições políticas e necessidades de consumo.

cada instituição possui uma função específica na sociedade e seu mau funcionamento pode desregrar ou degenerar esta mesma sociedade. Nesse caso, a comunicação tem algumas finalidades democráticas e civilizatórias que impulsionam pensamentos e necessidades similares de consumo.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?