Guerra Fria

Guerra Fria

3rd Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Święto Pracy

Święto Pracy

1st - 4th Grade

10 Qs

ENSAYO UNO

ENSAYO UNO

KG - University

15 Qs

Una arruga en el tiempo (capítulo 1-2)

Una arruga en el tiempo (capítulo 1-2)

KG - Professional Development

10 Qs

Afryka

Afryka

1st - 5th Grade

15 Qs

GRADE 3 HEALTH

GRADE 3 HEALTH

3rd Grade

10 Qs

La orientación

La orientación

3rd Grade

9 Qs

Australian Federation

Australian Federation

KG - University

7 Qs

South Asia: Physical Features

South Asia: Physical Features

KG - University

10 Qs

Guerra Fria

Guerra Fria

Assessment

Quiz

Geography, History, Education

3rd Grade

Hard

Created by

Felipe Lima

Used 1+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 5 pts

Media Image

No final da década de 1940, a Alemanha foi dividida em duas: a República Federal Alemã (RFA), ou Alemanha Ocidental, capitalista; e a República Democrática Alemã (RDA), ou Alemanha Oriental, socialista. No início dos anos 1960, a cidade de Berlim, na Alemanha, foi dividida por um muro.

A construção desse muro

aumentou as disputas geopolíticas, econômicas e militares entre a França e o Reino Unido, principais adversários durante a Guerra Fria.

dividiu a Europa em dois blocos distintos: a Europa do Leste, aliada dos Estados Unidos; e a Europa do Oeste, aliada da União Soviética

separou fisicamente as Alemanhas e foi construído para impedir o contrabando de livros e de armamentos entre os lados Ocidental e Oriental.

reforçou a divisão da cidade de Berlim em dois lados distintos e tinha a intenção de coibir a fuga de alemães orientais para a Alemanha Ocidental.

inviabilizou o governo nazista, até então presente na Alemanha Oriental, obrigando seus líderes a pedirem asilo político na Alemanha Ocidental.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 5 pts

Media Image

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à República Popular da China.

 

( ) No final da década de 1950, o Partido Comunista Chinês contestou a hegemonia soviética sobre o bloco comunista, mas nunca rompeu diretamente com Moscou.

( ) A Grande Revolução Cultural perseguiu diversos intelectuais e tinha, como objetivo, depurar o Partido Comunista Chinês das propostas revisionistas.

( ) O líder Deng Xiaoping promoveu mudanças a partir de um plano de reformas que reestruturou a economia chinesa.

( ) A China, após as reformas econômicas, entrou em uma fase de crescimento acelerado, tornando-se a segunda potência econômica mundial.

 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

V – V – F – F.

F – V – V – V.

F – F – V – V.

V – V – F – V.

V – F – V – F.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 5 pts

Media Image

Leia estes fragmentos de documentos.

 

I- “As partes estão de acordo em que um ataque armado contra uma ou mais delas na Europa ou na América do Norte deve ser considerado uma agressão contra todas (...)” (Trecho do Artigo 5º da OTAN).

II- “Levando em conta a situação que se criou na Europa, em consequência do recente acordo prevendo a formação de uma nova aliança militar, sob forma da união da Europa Ocidental, o que aumenta o perigo dos Estados pacíficos (...)” (Trecho do Pacto de Varsóvia).

 

Os trechos de documentos citados acima devem ser compreendidos no seguinte contexto:

Multipolarização militar existente atualmente.

Alianças militares durante a Segunda Guerra Mundial.

Período da “paz armada” na Europa entre 1919-1939.

Corrida armamentista anterior à Primeira Guerra Mundial.

Polarização militar durante a Guerra Fria.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 5 pts

Media Image

A Segunda Guerra Mundial marcou a história de forma profunda porque, a partir do seu término, muitas diretrizes políticas e ideológicas foram alteradas. No que tange às relações internacionais é correto afirmar:

 

I. Criaram-se as primeiras organizações internacionais, cujo objetivo era a manutenção da paz.

II. A emergência dos direitos humanos, como pauta da agenda internacional, expressou-se em acordos, declarações e convenções, ao longo da segunda metade do Século XX.

III. O Conselho de Segurança da ONU, como um órgão deliberativo, foi composto pela configuração de poder vencedora da Segunda Guerra.

IV. Os Tratados Internacionais de Cooperação e Segurança, como OTAN e o Pacto de Varsóvia, demonstraram uma crescente polarização do poder entre os blocos capitalista e socialista e um contínuo entrave à atuação da ONU.

 

Estão corretas

apenas I, II e III.

apenas I, II e IV.

apenas I, III e IV.

apenas II, III e IV.

I, II, III e IV.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 5 pts

Media Image

A recente tensão político-militar de repercussão global que se verifica na península da Coreia tem sua origem histórica situada no final da Segunda Guerra Mundial. Em 1945, a Coreia, até então sob domínio _________, foi tomada pelos Aliados e dividida em dois setores demarcados pelo paralelo 38, sendo o setor norte ocupado _________ e o sul _________, os quais, em 1948, sob os auspícios da ONU, formariam, respectivamente, a República Popular Democrática da Coreia e a República da Coreia.

japonês

pela República Popular da China

pelos EUA

chinês

pelo Japão

pela URSS

japonês

pela URSS

pelos EUA

russo

pela

República Popular da China

pelo Japão

chinês

pelos EUA

pela URSS

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 5 pts

Media Image

  A Carta das Nações Unidas, assinada em 1945, reconhecia o direito dos povos, que habitavam “territórios sem governo próprio”, à autonomia política. As metrópoles teriam a obrigação de tomar medidas para que esses direitos se efetivassem, respeitando as identidades culturais desses povos o que facilitaria a descolonização afro-asiática.

NAPOLITANO, Marcos e VILLAÇA, Mariana. História para o Ensino Médio: volume único. São Paulo: Atual 2013, p. 688 (Adaptado).

 

A respeito do contexto histórico mencionado, é correto afirmar que

a independência da Argélia, também conhecida como Revolução de Veludo, ocorreu de forma pacífica, no momento em que o presidente Charles de Gaulle retirou as tropas e reconheceu a independência.

as colônias portuguesas do continente africano foram pioneiras no processo de descolonização, pois conquistaram sua independência na primeira metade do século XX, apoiadas militarmente por Antônio de Oliveira Salazar. 

a Conferência de Bandung reuniu 29 nações afro-asiáticas, que decidiram pelo alinhamento automático com os Estados Unidos, e a discussão sobre as formas de superar a pobreza e de combater o racismo.

a independência da Índia ocorreu embalada pelas pregações de Ghandi, que conseguiu reunir os povos indianos em um único partido, concorrendo para uma emancipação de forma pacífica, sem perder a unidade religiosa.

os Estados Unidos e a União soviética estimularam a independência das colônias, objetivando aumentar sua influência política e econômica, antes exclusiva das metrópoles da Europa ocidental. 

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 5 pts

Media Image

Nos processos de descolonização da Ásia e da África, no pós-Segunda Guerra, algumas colônias foram influenciadas diretamente pela ação de Mahatma Gandhi, que defendeu métodos não violentos de luta, como a desobediência civil e a resistência pacífica. Duas dessas antigas colônias são hoje a

Argélia e a Angola. 

China e o Paquistão. 

China e o Bangladesh.

Argélia e o Paquistão. 

África do Sul e a Índia.

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy

Already have an account?