Devolutiva - AVA - FILO - 2ªSérie - 2ºBimestre

Devolutiva - AVA - FILO - 2ªSérie - 2ºBimestre

9th - 12th Grade

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Racismo

Racismo

12th Grade

10 Qs

A passagem do mito à filosofia

A passagem do mito à filosofia

10th Grade

10 Qs

Introdução à Filosofia e Contexto histórico

Introdução à Filosofia e Contexto histórico

10th Grade

10 Qs

Determinismo e liberdade na ação humana

Determinismo e liberdade na ação humana

10th - 11th Grade

10 Qs

A teoria da justiça de John Rawls

A teoria da justiça de John Rawls

10th - 12th Grade

10 Qs

Círculo de Viena e o Positivismo Lógico

Círculo de Viena e o Positivismo Lógico

10th Grade

10 Qs

Harry Potter: 1.1 O rapaz que sobreviveu

Harry Potter: 1.1 O rapaz que sobreviveu

4th - 12th Grade

10 Qs

Rawls - A justiça como equidade

Rawls - A justiça como equidade

10th Grade

10 Qs

Devolutiva - AVA - FILO - 2ªSérie - 2ºBimestre

Devolutiva - AVA - FILO - 2ªSérie - 2ºBimestre

Assessment

Quiz

Philosophy

9th - 12th Grade

Easy

Created by

TALITA CATINI

Used 1+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Por mais bem informado que você possa ser, não dá para baixar a guarda. Mas por que as notícias falsas – mesmo aquelas mais improváveis – parecem tão convincentes para tantas pessoas? Van Bavel, professor de psicologia e ciência neural da Universidade de Nova York, se especializou em entender como as crenças políticas e identidades de grupo influenciam a mente, e descobriu que a identificação com posições políticas pode interferir em como o cérebro processa as informações. Tendemos a rejeitar fatos que ameaçam nosso senso de identidade e sempre buscar informações que confirmem nossas próprias crenças, seja por meio de memórias seletivas, leituras de fontes que estão do nosso lado ou mesmo interpretando os fatos de determinada maneira. Isso tudo está relacionado a não querermos ter nossas ideias, gostos, identidade questionados, e por isso temos dificuldade em aceitar o que contradiz aquilo em que acreditamos. Ana Prado. “A ciência explica por que caímos em fake news”. Superinteressante. 15/06/2018. Adaptado. De acordo com o texto,

as pessoas bem informadas estão protegidas de polêmicas, uma vez que o modo como processam os fatos tornam suas opiniões mais convincentes.

o posicionamento político garante a disseminação de notícias verdadeiras e resulta de crenças já estabelecidas socialmente.

a rejeição a questionamentos impede que se admitam pontos de vista antagônicos, em razão da tendência de se confirmar crenças pessoais.

as memórias seletivas auxiliam na rejeição de fatos contrários à realidade, já que conduzem à interpretação das reportagens de modo imparcial.

os fatos hostis normalmente são preteridos por grande parte da sociedade, embora sejam utilizados como identificador cultural.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A partir da charge que ilustra o fenômeno da cultura de massa, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Cultura de massa é o conjunto das práticas e dos valores compartilhados por vastos segmentos das sociedades ocidentais modernas e cujos conteúdos são transmitidos principalmente pelos meios de comunicação de massa.

( ) A cultura de massa é própria da era industrial e foi possibilitada pelas técnicas de reprodutibilidade de imagens e sons aplicadas ao tempo livre e à informação.

( ) A cultura de massa está relacionada à sociedade de consumo e à existência de uma indústria que produz cultura enquanto mercadoria, em grande escala, fabricando-a segundo exigências econômicas.

As afirmativas são, respectivamente, 

V, F e F.        

V, F e V.       

  V, V e V.      

   V, V e F.    

     F, V e V.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Media Image

Leia a tirinha a seguir: 

Ela apresenta o poder que a mídia exerce sobre as pessoas, criando a ideologia e a cultura de massa, valiosas para a organização da sociedade capitalista.

Refletindo sobre a relação entre esses dois conceitos sociológicos, é CORRETO afirmar que

a representação simbólica, que o homem constrói do mundo, e a produção e reprodução material da sociedade são elementos significativos para se entender a dinâmica da cultura e da ideologia na vida social.   

a maneira como a vida se estrutura nas sociedades complexas obedece, rigidamente, às ideias de homogeneidade e padronização, conforme se observa nas periferias das grandes cidades.

a ideologia é importante para a formação cultural das sociedades, mas estas são categorias sociológicas independentes, reforçando a ideia de que os grupos sociais são influenciados por fatores subjetivos.

as pessoas possuem consciência da atuação da ideologia dominante sobre seu comportamento, razão por que, nos meios de comunicação, a cultura de massa é restrita, apenas, à elite social.

os mecanismos de atuação da ideologia devem propor uma despolitização da cultura, pois esse processo tornará os indivíduos mais alienados da dominação de alguns grupos sociais.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Leia o texto abaixo. Socialismo x Anarquismo

[...] Os socialistas acreditavam que a instalação do comunismo deveria acontecer por meio da formulação de um novo Estado controlado por trabalhadores. Seria por meio da chamada Ditadura do Proletariado que as etapas do desenvolvimento social e econômico culminariam na eliminação desse governo e a adoção de um regime comunista. Contrário a esse “novo Estado necessário” os anarquistas promoviam uma diferente compreensão. Na visão anarquista todo e qualquer governo tinha como fim último legitimar uma nova classe no poder e cercear as liberdades individuais. Por isso, a Ditadura do Proletariado era vista pelo ideal anarquista enquanto uma mera reprodução dos Estados Liberal-Burguês ou Absolutista. Dessa maneira, conforme salientou Rosa Luxemburgo a Vladimir Lênin, uma ditadura do proletariado poderia muito bem se transformar em uma ditadura sobre o proletariado. Em resposta, muitos socialistas passariam a considerar o anarquismo como uma corrente contra-revolucionária. [...] SOUSA, Rainer Gonçalves. Socialismo x Anarquismo. Brasil Escola, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3fUvkyK>. Acesso em: 7 abr. 2021. Fragmento

Com base nesse texto, tanto o Socialismo quanto o Anarquismo eram ideologias contrárias

à criação de Direitos Humanos.

à divisão de terras entre comunidades.

à igualdade entre as pessoas.

ao incentivo à educação formal.

ao sistema capitalista.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

"Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor feudal e servo, membro de corporação e ofícial-artesão, em síntese, opressores e oprimidos estiveram em constante oposição uns aos outros. Marx e Engels, Manifesto do Partido Comunista

Qual o motor da história para essa doutrina socialismo científico?

acumulação primitiva

contrato social

direitos trabalhistas

luta de classes

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

"Minha contribuição foi somente demonstrar que: 1. a existência de classes é um resultado de determinadas fases históricas do desenvolvimento da produção; 2. A luta de classes levará a uma ditadura do proletariado 3. E tal ditadura não é mais do que uma transição para o fim das classes sociais e uma sociedade sem classes". Karl Marx, Carta a Joseph Weydemeyer

No que consiste a ditadura do proletariado?

Um governo militar destinado a disciplinar os indivíduos.

Um governo transitório destinado à tomada dos meios de produção.

A criação de uma sociedade sem classes.

Um Estado monárquico com poder ilimitado ao rei.