Teatro do Oprimido

Teatro do Oprimido

3rd Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

artes

artes

1st - 10th Grade

10 Qs

AN2 3º Sec. - Sobre el Himno Nacional

AN2 3º Sec. - Sobre el Himno Nacional

3rd Grade

10 Qs

Teatro

Teatro

1st - 12th Grade

10 Qs

El Teatro

El Teatro

1st - 12th Grade

10 Qs

Veamos que recuerdas 9no

Veamos que recuerdas 9no

KG - 9th Grade

10 Qs

EXPRESION LITERARIA REPASO TEMAS  6Y 7

EXPRESION LITERARIA REPASO TEMAS 6Y 7

1st - 3rd Grade

9 Qs

Josefina de la Torre

Josefina de la Torre

1st - 10th Grade

10 Qs

Las artes escénicas

Las artes escénicas

2nd - 12th Grade

10 Qs

Teatro do Oprimido

Teatro do Oprimido

Assessment

Quiz

Arts

3rd Grade

Hard

Created by

Drika Lopes

Used 3+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Augusto Boal criou uma forma de teatro que tem como princípios básicos a transformação do espectador em protagonista da ação teatral e, também, a tentativa de, através dessa transformação, modificar a sociedade, e não apenas interpretá-la. Trata-se do Teatro:

Social.

Progressista.

Novo.

da Renovação.

do Oprimido

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

No teatro de Augusto Boal, existem dois modos de encenação que diferem entre si, pelo fato de o espectador ter ou não a consciência de sua própria participação na ação. O espectador participa da ação, sem ter consciência disso, em que tipo de Teatro?

Arena.

Manipulado.

Invisivel.

Incosciente.

Fórum

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

De acordo com Augusto Boal, “Aquele que transforma as palavras em versos transforma-se em poeta; aquele que transforma o barro em estátua transforma-se em escultor; ao transformar as relações sociais e humanas apresentadas em uma cena de teatro, transforma-se em cidadão”.

Escolha a alternativa CORRETA que indica o método teatral baseado no princípio de que o ato de transformar é transformador, desenvolvido por Augusto Boal.

Teatro de Arena.

Teatro do Oprimido.

Teatro de Rua.

Esquetes.

Teatro Afetivo

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Considerando-se as características do Teatro do Oprimido apresentadas, conclui-se que

esse modelo teatral é um método tradicional de fazer teatro que usa, nas suas ações cênicas, a linguagem rebuscada e hermética falada normalmente pelo cidadão comum.

a forma de recepção desse modelo teatral se destaca pela separação entre atores e público, na qual os atores representam seus personagens e a plateia assiste passivamente ao espetáculo.

sua linguagem teatral pode ser democratizada e apropriada pelo cidadão comum, no sentido de proporcionar-lhe autonomia crítica para compreensão e interpretação do mundo em que vive.

o convite ao espectador para substituir o protagonista e mudar o fim da história evidencia que a proposta de Boal se aproxima das regras do teatro tradicional para a preparação de atores.

a metodologia teatral do Teatro do Oprimido segue a concepção do teatro clássico aristotélico, que visa à desautomação física e intelectual de seus praticantes.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

Acerca do teatro de Augusto Boal e do Teatro do Oprimido, assinale a opção correta.

No teatro de Augusto Boal, a divisão entre atores e público é bem rígida: aos atores é conferido o poder de fala e de ação, enquanto o público deve se manter somente na esfera da observação.

O teatro de Augusto Boal vale-se da abertura proporcionada pelo palco italiano para promover a conscientização social e a transformação da realidade.

No teatro-fórum, o público é convidado a interagir diretamente, participando de ensaios e treinamentos prévios à apresentação.

Augusto Boal criou o Teatro do Oprimido na década de 70 do século XX, com o objetivo de fazer dessa metodologia uma ferramenta de engajamento para a conscientização política, social, ética e estética.

Augusto Boal, por meio de seus jogos teatrais, defendia a substituição do ensino formal por práticas cênicas capazes de promover o senso político.