Kant - Epistemologia

Kant - Epistemologia

11th Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Filosofía grado 11

Filosofía grado 11

11th Grade

10 Qs

Immanuel Kant

Immanuel Kant

9th - 12th Grade

10 Qs

Filosofia no ENEM

Filosofia no ENEM

10th - 12th Grade

7 Qs

Dimensão religiosa II

Dimensão religiosa II

11th Grade

10 Qs

Kant - Conocimiento teórico

Kant - Conocimiento teórico

9th - 12th Grade

10 Qs

Princípios da filosofia

Princípios da filosofia

11th Grade

8 Qs

Kant y Hegel

Kant y Hegel

9th - 12th Grade

10 Qs

Exercicios

Exercicios

11th Grade

10 Qs

Kant - Epistemologia

Kant - Epistemologia

Assessment

Quiz

Philosophy, Social Studies

11th Grade

Hard

Created by

Rafael Camargo

Used 6+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE SELECT QUESTION

3 mins • 1 pt

(Uem 2019) “Em todos os juízos em que for pensada a relação de um sujeito com o predicado (se considero apenas os juízos afirmativos, pois a aplicação aos negativos torna-se depois fácil), essa relação é possível de dois modos. Ou o predicado B pertence ao sujeito A, como algo que está contido (ocultamente) nesse conceito A; ou B encontra-se totalmente fora do conceito A, ainda que esteja em conexão com ele. No primeiro caso denomino o juízo de analítico, no outro de sintético.”


(KANT, I. Crítica da razão pura. In: MARCONDES, D. Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 119).


Com base nas ideias de Kant sobre juízos analíticos e sintéticos, assinale DUAS alternativas corretas.

01) Juízos analíticos, tais como “o triângulo tem três lados”, expressam a identidade entre sujeito e predicado.

02) Os princípios de nossas ações morais devem ser fundados em juízos sintéticos a priori teóricos, isto é, de validade universal e necessária.

04) De acordo com a definição de Kant, as proposições “todos os corpos ocupam lugar no espaço” e “todos os corpos são pesados” são juízos analíticos.

08) As proposições das ciências da natureza obtidas por meio da experiência, à medida que expressam conhecimentos verdadeiros sobre o mundo, podem ser juízos analíticos ou sintéticos.

16) A função do juízo analítico é elucidar aquilo que já está contido no conceito de algo, e nada acrescenta a esse conceito.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(Ufu 2018) De acordo com o pensamento do filósofo Immanuel Kant (1724-1804), os juízos a priori são todos analíticos e os juízos a posteriori são todos sintéticos.


Assinale a alternativa que define corretamente as noções de juízo analítico e juízo sintético.

a) O juízo analítico é uma proposição que não pode ser pensada sem ser simultaneamente acompanhada de sua necessidade, já o juízo sintético não é uma proposição necessária.

b) No juízo analítico, o sujeito está contido no conceito do predicado, mas, no juízo sintético, o predicado advém da experiência.

c) No juízo analítico, o predicado pertence ao sujeito como algo que está contido nele, já no juízo sintético, o predicado está totalmente fora do conceito do sujeito.

d) O juízo analítico é uma proposição necessária, já no juízo sintético, o predicado vai além do conceito do sujeito, não acrescentando algo a esse.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(ENEM 2013) Até hoje admitia-se que nosso conhecimento se devia regular pelos objetos; porém, todas as tentativas para descobrir, mediante conceitos, algo que ampliasse nosso conhecimento malogravam-se com esse pressuposto. Tentemos, pois, uma vez, experimentar se não se resolverão melhor as tarefas da metafísica, admitindo que os objetos se deveriam regular pelo nosso conhecimento.

KANT, I. Crítica da razão pura. Lisboa: Calouste-Guibenkian, 1994 (adaptado).


O trecho em questão é uma referência ao que ficou conhecido como revolução copernicana da filosofia. Nele, confrontam-se duas posições filosóficas que

assumem pontos de vista opostos acerca da natureza do conhecimento.

defendem que o conhecimento é impossível, restando-nos somente o ceticismo.

revelam a relação de interdependência entre os dados da experiência e a reflexão filosófica.

apostam, no que diz respeito às tarefas da filosofia, na primazia das ideias em relação aos objetos.

refutam-se mutuamente quanto à natureza do nosso conhecimento e são ambas recusadas por Kant.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Para enfrentar o problema sobre a impossibilidade de derivar da experiência juízos necessários e universais, um dos esforços mais significativos de Kant dirige-se ao esclarecimento das condições de possibilidade dos juízos sintéticos a priori.

Nos juízos sintéticos a priori, de natureza empírica, o predicado nada mais é do que a explicitação do que já esteja pensado realmente no conceito do sujeito.

A validade objetiva dos juízos sintéticos a priori depende da estrutura universal e necessária da razão e não da variabilidade individual das experiências.

Os juízos sintéticos a priori enunciam as conexões universais e necessárias entre causas e efeitos dos fenômenos por meio de hábitos psíquicos associativos.

Os juízos sintéticos a priori enunciam as conexões universais e necessárias entre causas e efeitos dos fenômenos por meio de hábitos psíquicos associativos.

A possibilidade dos juízos sintéticos a priori nas proposições empíricas fundamenta-se na determinação da percepção imediata e espontânea do objeto sobre a razão.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Sobre a teoria do conhecimento kantiana, conforme o texto acima, seguem as seguintes afirmativas:

I. Desde sempre, os filósofos atribuíram realidade tanto aos seres sensíveis quanto aos seres inteligíveis.

II. Podemos conhecer, em relação às coisas em si mesmas, apenas seu fenômeno, ou seja, a maneira como elas afetam nossos sentidos.

III. Porque podemos conhecer apenas seus fenômenos, as coisas em si mesmas não têm realidade.

IV. As intuições puras da sensibilidade e os conceitos puros do entendimento incidem apenas em objetos de uma experiência possível; sem as primeiras, os segundos não têm significação.

I, II, III e IV

II e III

I, II e IV

II e IV