Revolução Haitiana

Revolução Haitiana

8th - 12th Grade

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Polityka zagraniczna ostatnich Jagiellonów

Polityka zagraniczna ostatnich Jagiellonów

10th Grade

11 Qs

Segundo Imperio Mexicano

Segundo Imperio Mexicano

1st - 12th Grade

10 Qs

Exp. Francia

Exp. Francia

9th - 12th Grade

11 Qs

Repaso Aztecas e Incas

Repaso Aztecas e Incas

11th Grade

10 Qs

Lesson 11 Vocab

Lesson 11 Vocab

4th Grade - University

10 Qs

HSE - semana 1 - movimientos sociales

HSE - semana 1 - movimientos sociales

9th Grade

10 Qs

Greeks and Before

Greeks and Before

6th Grade - University

10 Qs

europa późnego średniowiecza

europa późnego średniowiecza

9th - 12th Grade

10 Qs

Revolução Haitiana

Revolução Haitiana

Assessment

Quiz

History

8th - 12th Grade

Hard

Created by

Julia Gabriel

Used 19+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A Revolução Haitiana foi:

Uma revolta dos colonos brancos contra o domínio de Napoleão Bonaparte pois esse não permitia sua participação no Parlamento Francês.

Uma insurreição de negros contra os grandes latifundiários devido á queda do preço do açúcar e a consequente diminuição dos salários.

Uma revolta de negros escravizados em busca de igualdade e liberdade, seguindo os ideais da Revolução Francesa.

Uma reação à invasão estadunidense na ilha, libertando os engenhos de açúcar e reabrindo rotas de comércio com a Europa.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(PUC-SP 2018/1) O Haiti tornou-se independente da França em 1804, e o Brasil emancipou-se de Portugal em 1822. Comparando os dois processos de independência, é CORRETO afirmar que:

os dois movimentos foram inspirados por ideias iluministas e liderados pelas camadas médias urbanas, resultando na libertação dos escravos.

no Haiti, os líderes do movimento foram os latifundiários criollos que mantiveram a escravidão, enquanto, no Brasil, a independência foi proclamada pela elite escravocrata e cafeeira.

no Brasil, a independência foi proclamada pelo príncipe regente apoiado pela elite escravista e, no Haiti, uma revolta de escravos e afrodescendentes livres provocou a abolição da escravatura.

foram movimentos apoiados militarmente pelos EUA e terminaram por implementar monarquias que mantiveram a estrutura fundiária e a escravidão.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(Fuvest-SP) "Neste território não poderá haver escravos. A servidão foi abolida para sempre. Todos os homens nascem, vivem e morrem livres..."; "Todo homem, qualquer que seja sua cor, pode ser admitido em qualquer emprego". Artigos 3 e 4 da Constituição do Haiti, assinada por Toussaint L’Ouverture, 1801

Lendo o texto acima e associando-o ao processo de independência das Américas espanhola e francesa, é possível concluir que:

como no Haiti, em todos os demais movimentos houve uma preocupação dominante com as aspirações populares.

a Independência do Haiti foi um caso especial nas Américas, pois foi liderada por negros e mulatos.

o movimento de independência do Haiti foi inspirado pelo modelo dos Estados Unidos.

a Independência do Haiti foi concedida por Napoleão Bonaparte, com base nos princípios liberais

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O pastor norte-americano Pat Robertson, dono do canal de comunicação Christian Broadcasting Network, afirmou que a tragédia provocada pelo terremoto no Haiti, em janeiro de 2010, foi decorrente do “pacto com o diabo” que setores da população haitiana teriam feito para que o país se tornasse independente. Nas palavras do Pastor, "Os haitianos estavam sob o jugo da França. Eles se uniram e fizeram um pacto com o diabo. Disseram: 'Serviremos a ti caso nos liberte da França'".

(Adaptado de Haroldo Ceravolo Sereza, “Pastor americano atribui terremoto a 'pacto com o Diabo' e provoca protestos; país se libertou da França em 1804”. Uol notícias. 14/01/2010. Disponível em https://noticias.uol.com.br/ especiais/terremoto-haiti/ultnot/2010/01/14/ult9967u9.jhtm. Acessado em 30/08/2017.)

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta

A fala do pastor demonstra um profundo entendimento das práticas culturais e da história do Haiti.

Baseando-se em conhecimentos científicos e historiográficos, o pastor apontou corretamente a causa do terremoto.

O preconceito com religiões de matriz africana, nesse caso o vodu, pode ser claramente identificado na fala do pastor.

Por ser uma religião pagã, o vodu é visto como "coisa do diabo" por parte dos cristãos, que causaram o terremoto no Haiti como forma de retaliação.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

No tempo da independência do Brasil, circulavam nas classes populares do Recife trovas que faziam alusão à revolta escrava do Haiti:


Marinheiros e caiados

Todos devem se acabar,

Porque só pardos e pretos

O pais hão de habitar.


AMARAL, F.P. do. Aoud CARVALHO, A Estudos pernambucanos. Recife: Cultura Acadêmica, 1907.

O período da independência do Brasil registra conflitos raciais, como se depreende:

dos rumores acerca da revolta escrava do Haiti, que circulavam entre a população escrava e entre os mestiços pobres, alimentando seu desejo por mudanças.

da rejeição aos portugueses, brancos, que significava a rejeição à opressão da Metrópole, como ocorreu na Noite das Garrafadas.

do apoio que escravos e negros forros deram a monarquia, com a perspectiva de receber sua proteção contra as injustiças do sistema escravista.

do repúdio que os escravos trabalhadores dos portos demonstravam contra os marinheiros, porque estes representavam a elite branca opressora.

da expulsão de vários líderes negros independentistas, que defendiam a implantação de uma república negra, a exemplo do Haiti.

6.

MULTIPLE SELECT QUESTION

3 mins • 1 pt

(UFPR - Adaptada )Considere o seguinte extrato da declaração de independência haitiana:

1º de janeiro de 1804. O General em Chefe ao Povo do Haiti,

Cidadãos — compatriotas —, eu reuni, neste dia solene, os corajosos comandantes que, às vésperas de receber o último suspiro da liberdade agonizante, derramaram seu sangue para preservá-la. Estes generais, que comandaram as lutas de vocês contra a tirania, ainda não terminaram. A reputação francesa ainda obscurece nossas planícies: todas as coisas evocam a lembrança das crueldades daquele povo bárbaro. Nossas leis, nossos costumes, nossas cidades, tudo encerra características dos franceses. Ouçam o que estou dizendo! Os franceses ainda têm um pé em nossa ilha! E vocês se creem livres e independentes daquela república, que combateu todas as nações, é verdade, mas nunca conquistou aqueles que seriam livres!

(Transcrição a partir da versão publicada em David Armitage, Declaração de independência: uma história global. São Paulo: Companhia das Letras, 2011).

Com base nesse fragmento e nos conhecimentos sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas sobre a Revolução Haitiana (1791-1804) e seu significado para as independências americanas. Assinale as alternativas corretas:

Antes de se chamar Haiti, a ilha se chamava Santo Domingo e estava sob domínio espanhol, sendo invadida pelos franceses a mando de Napoleão.

O Haiti foi a primeira república das Américas a se libertar da dominação europeia e abolir a escravidão.

A particularidade da revolução haitiana é que foi dirigida por escravos, libertos e mulatos e inspirada nos princípios que os próprios franceses teriam levantado durante sua revolução.

A revolução haitiana contou com o apoio de escravos e libertos da colônia espanhola de Cuba.