Prova do incansável

Prova do incansável

University

17 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Comunidade OABFlix #1

Comunidade OABFlix #1

University

20 Qs

Unidade V – A CASP como Instrumentos de Controle.

Unidade V – A CASP como Instrumentos de Controle.

University

20 Qs

Cultura Geral

Cultura Geral

8th Grade - Professional Development

18 Qs

Conceito de Criança e Infância

Conceito de Criança e Infância

12th Grade - University

15 Qs

Perícia Contábil

Perícia Contábil

University

20 Qs

Administração Recursos

Administração Recursos

University

13 Qs

 Teoria do Direito Penal

Teoria do Direito Penal

University

20 Qs

Quiz Brasil

Quiz Brasil

University

20 Qs

Prova do incansável

Prova do incansável

Assessment

Quiz

Professional Development

University

Medium

Created by

Deborah Borges

Used 2+ times

FREE Resource

17 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

No ano de 2005, Pierre, jovem francês residente na Bulgária, atentou contra a vida do então presidente do Brasil que, na ocasião, visitava o referido país. Devidamente processado, segundo as leis locais, Pierre foi absolvido.

Considerando apenas os dados descritos, assinale a afirmativa correta.

Não é aplicável a lei penal brasileira, pois como Pierre foi absolvido no estrangeiro, não ficou satisfeita uma das exigências previstas à hipótese de extraterritorialidade condicionada.

É aplicável a lei penal brasileira, pois o caso narrado traz hipótese de extraterritorialidade incondicionada, exigindo- se, apenas, que o fato não tenha sido alcançado por nenhuma causa extintiva de punibilidade no estrangeiro.

É aplicável a lei penal brasileira, pois o caso narrado traz hipótese de extraterritorialidade incondicionada, sendo irrelevante o fato de ter sido o agente absolvido no estrangeiro.

Não é aplicável a lei penal brasileira, pois como o agente é estrangeiro e a conduta foi praticada em território também estrangeiro, as exigências relativas à extraterritorialidade condicionada não foram satisfeitas.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Um forte vendaval atingiu a cidade de São Paulo causando grande tragédia. Durante um desses dias, Carmem estava fazendo sua caminhada matinal pela Avenida Paulista Quando foi surpreendida pela força do vento que a fez se chocar com Junior, que também passava pelo local. Em razão disso, bateu a cabeça e na guia da calçada e devido a gravidade da lesão morreu. Considerando a narrativa, assinale a correta:

Não houve conduta penal, não há fato típico.

A conduta é típica e ilícita, entretanto não há culpabilidade, por isso Carnem deve ser absolvida.

Houve conduta por parte de Carmem, entretanto, a tipicidade restou afastada por ausência de tipicidade formal.

Carmem deverá ser absolvida, uma vez que a conduta praticada por ela, apesar de típica não é ilícita.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

John, cidadão inglês, capitão de uma embarcação particular de bandeira americana, é assassinado por José, cidadão brasileiro, dentro do aludido barco, que se encontrava atracado no Porto de Santos, no Estado de São Paulo. Nesse contexto, é correto afirmar que a lei brasileira

não é aplicável, uma vez que a embarcação é americana, devendo José ser processado de acordo com a lei estadunidense.

é aplicável, uma vez que a embarcação estrangeira de propriedade privada estava atracada em território nacional.

é aplicável, uma vez que o crime, apesar de haver sido cometido em território estrangeiro, foi praticado por brasileiro.

não é aplicável, uma vez que, de acordo com a Convenção de Viena, é competência do Tribunal Penal Internacional processar e julgar os crimes praticados em embarcação estrangeira atracada em território de país diverso.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

MARIA E O JOÃO foram casados por 20 anos e há dois estão separados, entretanto, dividiram a antiga casa, ela mora na parte de cima e ele na parte térrea, cada um com sua entrada própria, certo dia Maria estava no ponto de ônibus, quando JOÃO após ingerir bebida alcoólica no bar e por razões de ciúmes, abordou Maria ameaçando de morte, No final da tarde, quando chega em casa encontra JOÃO na sua casa, ainda embriagado e ele novamente a ameaça, dizendo que ela o traiu quando casados, Maria então vai a delegacia e registra boletim de ocorrência. Diante dos Fatos, assinale a alternativa correta:

Ameaça é um crime de menor potencial ofensivo, por isso, se JOÃO for condenado poderá ser beneficiado com a substituição da pena de detenção por pena restritiva de direitos.

Sendo a pena máxima para o crime de ameaça de seis meses de detenção, JOAO, não poderá ser submetido a prisão preventiva.

JOÃO praticou dois crimes de ameaça, com idêntica motivação e propósito, em condições semelhantes de tempo, lugar e modo de agira, sendo assim, a condita caracteriza-se continuidade delitiva.

JOÃO estava embriagado, sendo assim, sua culpabilidade poderá ser excluída se ele comprovar que estava em estado de plena incapacidade nos momentos das ameaças, ainda a embriaguez tenha sido voluntária.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Acerca da aplicação da lei penal no tempo e no espaço, assinale a alternativa correta.

Se um funcionário público a serviço do Brasil na Itália praticar, naquele país, crime de corrupção passiva (art. 317 do Código Penal), ficará sujeito à lei penal brasileira em face do princípio da extraterritorialidade.

O ordenamento jurídico-penal brasileiro prevê a combinação de leis sucessivas sempre que a fusão puder beneficiar o réu.

Na ocorrência de sucessão de leis penais no tempo, não será possível a aplicação da lei penal intermediária mesmo se ela configurar a lei mais favorável.

As leis penais temporárias e excepcionais são dotadas de ultra-atividade. Por tal motivo, são aplicáveis a qualquer delito, desde que seus resultados tenham ocorrido durante sua vigência.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

João é empregado público de uma sociedade de economia mista e está atualmente exercendo as suas funções na Argentina, Naquele país, João, sendo funcionário autorizado, no exercício de suas atribuições, insere dados falsos no sistema de informação da instituição com o fim de causar dano ao ente. Diante do fato, assinale a correta:

Joao deverá responder de acordo com a lei do país ao qual está exercendo as suas funções, no caso narrado, a Argentina.

João será punido de acordo com as leis brasileiras, ainda que tenha sido absolvido ou condenado na Argentina.

Não se aplica a extraterritorialidade da lei brasileira ai caso, pois trata-se de uma sociedade de economia mista.

João será punido de acordo com as leis brasileiras, desde que não tenha sido punido na Argentina.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Em 15/06/2017, Cristóvão abordou Melissa na saída de um shopping e, e diante grave ameaça, consubstanciada pelo uso de uma tesoura de jardinagem, subtraiu o celular da vítima, sua carteira e as compras que ela acabara de fazer. Perseguido por populares, ele foi preso e condenado a uma pena de 5 (cinco) anos e 4 meses de reclusão. Na primeira fase da dosimetria da pena, o juiz aplicou 4 (quatro) anos, na segunda fase não havia agravantes ou atenuantes. Na terceira fase da dosimetria, a pena foi aumentada em 1/3, devido ao fato de o crime ter sido cometido mediante o uso de arma, o que totaliza uma pena de 5 (cinco) anos e 4 meses. O processo transitou em julgado e Cristóvão já está cumprindo pena. Em 2018, entrou em vigor a Lei 13.654/2018, que deixou de prever como causa de aumento de pena o uso de arma “branca”. Diante dos fatos narrados, assinale a alternava correta:

como já houve condenação transitada em julgado, a modificação legal não atinge o caso de Cristóvão, que deverá cumprir integralmente a pena de 5 (cinco) anos e 4 meses, seguindo o princípio da irretroatividade da lei penal.

a Lei 13.654/18, por ser mais benéfica, irá retroagir, devendo a pena de Cristóvão ser reduzida em 1 (um) ano e 4 meses, ainda que já tenha havido o trânsito em julgado.

deverá ser aplicada a lei em vigor à época dos fatos, por esse movo, a condenação deverá ser manda em todos os seus termos, devendo Cristóvão continuar cumprindo pena de 5 (cinco) anos e 4 meses.

deve haver uma combinação entre os dispositivos legais, devendo ser aplicado ao caso uma combinação entre eles, sendo, assim, mais favorável ao réu.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?