História 2: atividade avaliativa 2º BIM - 2020

História 2: atividade avaliativa 2º BIM - 2020

9th Grade

7 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Crise 29

Crise 29

9th Grade

10 Qs

Crise de 1929

Crise de 1929

2nd Grade - University

12 Qs

Crise de 29

Crise de 29

9th Grade

10 Qs

Crise do Capitalismo

Crise do Capitalismo

9th Grade

10 Qs

revolução francesa

revolução francesa

9th Grade

10 Qs

RECUPERAÇÃO : Revolução Russa  e Crise de 1929

RECUPERAÇÃO : Revolução Russa e Crise de 1929

9th Grade

10 Qs

O império Romano

O império Romano

1st - 12th Grade

10 Qs

Crash bolsista-Grande Depressão

Crash bolsista-Grande Depressão

9th Grade

10 Qs

História 2: atividade avaliativa 2º BIM - 2020

História 2: atividade avaliativa 2º BIM - 2020

Assessment

Quiz

History

9th Grade

Medium

Created by

Elby Marinho

Used 4+ times

FREE Resource

7 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE SELECT QUESTION

15 mins • 1 pt

Media Image

Os anos da década de 1920 nos EUA são conhecidos até hoje como “Os anos felizes”. É quando o “American way of life” foi marcande na vida de boa parte da população. O consumismo, as campanhas publicitárias e vários avanços tecnológicos e sociais geraram significativas transformações. Acerca desse assunto, assinale os TRÊS itens corretos a seguir:

Por meio da imagem da campanha publicitária acima, podemos perceber que era incentivado o consumo de muitos bens, além de se valorizar a imagem da família feliz e tradicional norte-americana.

Apesar de toda a prosperidade econômica interna, os EUA não eram a maior potência econômica capitalista mundial desse período. Esse posto ainda pertencia à Inglaterra.

Esse período é conhecido também pelo desenvolvimento do rádio e do cinema. Os filmes de Charles Chaplin, por exemplo, encantavam milhões de possoas pelo mundo.

Foi a época da criação da “Lei Seca”. Uma de suas consequência inesperadas foi o aumento da criminalidade por grupos organizados, como foi o caso dos gangsters de Chigado, por exemplo.

É marcante nesse período da história norte-americana o retrocesso da atuação social por parte das mulheres. Por conta do “American way of life”, elas não conseguiram mais lutar pelo direito ao voto e nem ter maior autonomia social.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

A crise de 1929 criou um cenário de insegurança social, impulsionado pelo desemprego crescente, e de incertezas econômicas. Para a economia mundial, a crise de 1929 significou (marque a única afirmativa correta):

o abalo na confiança dos agentes políticos e econômicos nos princípios do liberalismo econômico;

o enfraquecimento da confiança das elites econômicas na eficácia do Fundo Monetário Internacional como agente regulador da economia;

a ampliação da confiança das elites econômicas na integração econômica mundial;

o abalo da confiança nas soluções de caráter socialista implantadas na União Soviética;

a perspectiva de as elites latino-americanas romperem com o padrão industrial de desenvolvimento.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

“No final da década de 20, ocorreu uma das maiores crises vividas pelo capitalismo: a Grande Depressão. Este fenômeno foi determinado por uma crise de superprodução que atingiu todos os países capitalistas.”

MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo.

História Contemporânea Através de Textos. 11ª edição. São Paulo: Contexto, 2005. p. 155.


Tendo por base o fragmento transcrito acima, sobre a crise de 1929, é correto afirmar que (marque a única afirmativa verdadeira):

a crise de 1929 não afetou a economia brasileira, pois naquela época o Brasil ainda não era um país capitalista.

somente os países capitalistas europeus foram afetados pela crise de 1929. Os Estados Unidos evitaram a eclosão da crise com a implantação do New Deal.

trata-se de uma crise de superprodução que afetou apenas as indústrias dos países capitalistas. Como na época a economia brasileira baseava-se na produção de café, o Brasil não foi afetado pela crise.

trata-se de uma crise que provocou o colapso da economia dos países capitalistas. No caso dos Estados Unidos, marcou o fim do clima de prosperidade da década de 1920, caracterizado pelo grande crescimento da produção.

a crise econômica que aconteceu no final da década de 1920 abalou seriamente os países capitalistas, entre eles a Rússia. Assim, essa crise foi uma das principais causas da revolução russa, que implantou o comunismo naquele país.

4.

MULTIPLE SELECT QUESTION

15 mins • 1 pt

Considere o texto a seguir:

Em 1929 irrompeu nos Estados Unidos mais uma das crises periódicas que vinham ocorrendo nos países industrializados desde o século XIX. Como nas crises anteriores, a crise iniciada em 1929 foi marcada pela superprodução e pelo subconsumo, propagando-se dos países centrais para a periferia do mundo capitalista. No entanto ela se distinguiu das demais por ter tido efeitos mais amplos e graves.

(Wagner Pinheiro Pereira. 24 de outubro de 1929: a quebra da bolsa de Nova York e a Grande Depressão. Série Rupturas, São Paulo: Nacional, 2006, p. 3)


Aponte os DOIS itens que trazem explicações corretas sobre a Crise de 1929.

Atingiu não apenas o mercado de bens de consumo, prejudicando o comércio mundial, como também afetou a exportação de produtos primários de vários países, como o café brasileiro, que sofreu uma enorme crise.

Foi a primeira a ser enfrentada pelo sistema capitalista globalizado, e teve início com a dificuldade das indústrias em fornecer produtos para atender a demanda crescente dos consumidores.

Originou-se devido à desorganização do sistema capitalista, no final dos anos 1920, como consequência das revoluções socialistas e neoliberais que se espalharam pelo mundo, a partir de 1917.

Concentrou-se na América Latina, periferia do sistema capitalista, após ter despontado nos Estados Unidos, sendo logo controlada com a ajuda financeira de grandes empresários europeus.

Explodiu na Bolsa de Valores de Nova York, com a queda nos valores das ações por conta da grande oferta das mesmas, mas logo atingiu a economia de vários países, causando falências e desemprego.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Anos de crise econômica

Esses anos [pós-guerra] também foram notáveis sob outro aspecto pois, à medida que o tempo passava, tornava-se evidente que aquela prosperidade não duraria. Dentro dela estavam contidas as sementes de sua própria destruição.

(J. K. Galbraith, Dias de boom e de desastre In J. M. Roberts (org),

História do século XX, 1974, p. 1331)

Segundo o autor, podemos afirmar que (marque a única alternativa correta):

a crise do capitalismo norte-americano em 1929 foi gerada por ele mesmo, isto é, o funcionamento da economia provocou a superprodução agrícola e industrial, a especulação na bolsa de valores, e a expansão do crédito, diminuindo o desemprego.

a época referida no texto diz respeito à crise dos anos 1950, pós-Segunda Guerra, portanto externa ao capitalismo dos Estados Unidos, uma vez que os Estados europeus, endividados e destruídos, continuaram a contrair empréstimos e a comprar produtos norte-americanos.

nos fins dos anos 1920, com a economia desorganizada pela Primeira Guerra Mundial, o capitalismo norte-americano cresceu rumo à superprodução, com investimentos na indústria, à restrição ao crédito e ao controle da especulação na bolsa de valores.

a crise de 1929 foi gerada pelo próprio funcionamento do capitalismo nos Estados Unidos dos anos 1920, em um clima de euforia com o aumento da produção, a especulação na bolsa de valores, a concentração de renda e o crédito fácil, sem intervenção do Estado.

a crise dos anos pós-Segunda Guerra Mundial mostrou a importância da ação do Estado, na medida em que a intervenção reduziu os desequilíbrios causados pelo próprio funcionamento da economia norte-americana.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Media Image

Pelo olhar da fotógrafa estadunidense Margareth Bourke White (1904-1971), em parceria com o escritor Erskine Caldwell (1903-1987), o ensaio fotográfico “You have seen their faces” (1937) foi publicado e chamou atenção por cenas das décadas de 1920 e 1930 dos Estados Unidos. Uma das mais famosas fotografias é retrata abaixo, feita em Louisville, Kentucky, em 1937. Ela evidencia uma contradição decorrente da relação entre (marque a única alternativa verdadeira):

os impactos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a ascensão de regimes totalitários na Europa.

o período de euforia econômica conhecido como “American way of life” e o aumento da entrada de imigrantes hispânicos nos Estados Unidos.

o crescimento da indústria automobilística e o aumento de compradores de bens de consumo duráveis nos Estados Unidos.

A euforia econômica dos Estados Unidos após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), conhecida como “American way of life”, e os impactos sociais da depressão econômica decorrentes da quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929.

Os investimentos do “New Deal”, Plano de Reconstrução Econômica dos Estados Unidos de 1932, e o crescimento da oferta de emprego na construção civil na cidade de Nova Iorque.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Quando se processaram as eleições de novembro de 1932, o país estava numa situação pior do que nunca. Todas as “curas” do Sr. Hoover [último presidente americano] não conseguiram dar vigor ao paciente moribundo. Os trabalhadores eram assolados pelo desemprego; os lavradores eram arrasados pela crise da agricultura; a classe média tinha perdido suas economias nas falências dos bancos e temia pela sua segurança econômica.

Em 8 de novembro de 1932 o povo americano elegeu Franklin D. Roosevelt para presidente dos Estados Unidos. [...]

O “New Deal” do Sr. Roosevelt [novo presidente eleito] foi chamado de revolução. Era e não era. Era uma revolução quanto às ideias, mas não na sua parte econômica.

[Leo Huberman, História da riqueza dos EUA (Nós, o povo)]


Sobre o New Deal, podemos afirmar que (marque a única afirmativa correta):

o volume de recursos destinados à recuperação econômica era pequeno e beneficiou apenas as regiões industrializadas.

ocorreram importantes ações do governo, como a criação de assistência social e o pesado investimento em obras públicas, que geravam muitos empregos diretos e indiretos.

os operários e produtores rurais não tiveram nenhum ganho importante, uma vez que os benefícios atingiram exclusivamente as classes médias.

os principais causadores da crise - os grandes conglomerados oligopolistas - foram os que mais recursos receberam do governo americano.

privilegiaram-se os investimentos diretos em agentes econômicos tradicionais, como as grandes empresas e bancos.