Filosofia da ciência - teorias

Filosofia da ciência - teorias

Assessment

Flashcard

Philosophy

11th Grade

Hard

Created by

Wayground Content

FREE Resource

Student preview

quiz-placeholder

14 questions

Show all answers

1.

FLASHCARD QUESTION

Front

Quando falamos de uma construção racional, sistematizada, crítica e com metodologias próprias, referimo-nos:

Back

ao conhecimento científico

Answer explanation

O senso comum caracteriza-se por ser um conhecimento espontâneo, gerado a partir da atividade sensitiva, transmitido pela comunidade e fixado através da linguagem comum. Este é um conhecimento acrítico, sem justificação racional e não sistemático.

Contrariamente ao senso comum, a ciência é um conhecimento racional, sistematizado e crítico que recorre a metodologias próprias e que gera leis e teorias que permitem compreender, prever e modificar os fenómenos.

2.

FLASHCARD QUESTION

Front

De acordo com o método indutivo, é possível a confirmação de teorias científicas.

Back

Verdadeira

Answer explanation

Ao utilizarem o método indutivo, os cientistas partem dos factos particulares observados, inferindo indutivamente conclusões gerais – hipóteses teóricas – que posteriormente são sujeitas a verificação experimental. Uma vez confirmadas, as hipóteses tornam-se leis ou teorias científicas.

O método indutivo é motivo de muitas críticas e objeções, especialmente por parte dos defensores do método hipotético-dedutivo.

3.

FLASHCARD QUESTION

Front

Os critérios de verificabilidade e de falsificabilidade são respostas diferentes para a questão: «Como distinguir as teorias científicas das que não são científicas?»

Back

Verdadeira

Answer explanation

Os critérios de verificabilidade e de falsificabilidade são tentativas de resposta ao problema da demarcação do conhecimento científico.

Proposto pelos filósofos do positivismo lógico, o critério de verificabilidade sustenta que uma teoria é científica se tiver afirmações empiricamente verificáveis. Por sua vez, Karl Popper (rejeitando o critério de verificabilidade) propõe o critério de falsificabilidade: uma teoria é científica se é empiricamente falsificável.

4.

FLASHCARD QUESTION

Front

De acordo com o falsificacionismo de Karl Popper, a base da investigação científica é a indução.

Back

Falsa

Answer explanation

Para o falsificacionismo, o método indutivo não pode ser a base da investigação científica.

Karl Popper afirma que a indução não nos permite justificar as teorias, uma vez que chega a conclusões mais gerais do que o que foi afirmado nas premissas (por exemplo, Popper considera que por mais casos de cisnes brancos que possamos observar, isso não justifica a conclusão de que todos os cisnes são brancos) e, por isso, este método não garante a cientificidade das teorias.

Como alternativa ao método indutivo, o falsificacionismo defende a teoria do método dedutivo de prova: a partir da formulação de uma hipótese deduzem-se provas empíricas que são depois, sujeitas à corroboração, ou à falsificação.

5.

FLASHCARD QUESTION

Front

Segundo a teoria falsificacionista de Karl Popper, o objetivo da pesquisa científica é a verificação de teorias.

Back

Falsa

Answer explanation

O falsificacionismo rejeita a possibilidade de verificação das teorias e propõe como critério de cientificidade de uma teoria (critério de demarcação entre ciência e não ciência) o facto de esta poder ser testada, refutada ou falsificada.

De acordo com esta perspetiva, uma teoria que não possa ser testada não é científica; será apenas pseudociência ou um dogma.

6.

FLASHCARD QUESTION

Front

De acordo com o método indutivo, a primeira etapa do método científico:

Back

é a observação.

Answer explanation

De acordo com o método indutivo, a ciência começa com a observação. Da análise e da interpretação dos dados recolhidos surge uma hipótese, que é a antecipação de uma resposta possível. A experimentação é a etapa seguinte e visa confirmar ou rejeitar a hipótese sujeitando-a a testes (que pressupõem o uso de instrumentos e de técnicas especiais, rigor na produção e no controlo dos dados, registo e análise dos resultados). A última etapa é a generalização (o que foi observado num certo número de casos é considerado aplicável a todos os casos do mesmo género) e a previsão (o que foi observado num certo número de casos é aplicável a qualquer caso do mesmo tipo que venha a acontecer no futuro).

7.

FLASHCARD QUESTION

Front

Relativamente ao problema da evolução da ciência, Thomas Kuhn considera que a ciência: progride por ruturas drásticas e sem um fim definido.

Back

progride por ruturas drásticas e sem um fim definido.

Answer explanation

Thomas Kuhn considera que a ciência não tem de progredir em direção a um fim previamente estabelecido; contrariamente a Karl Popper, Kuhn não aceita que a ciência progrida em direção à verdade.

Para Kuhn, o desenvolvimento científico faz-se através de uma sucessão de períodos de estabilidade e de períodos de revolução, isto é, através de uma sucessão de paradigmas – o que não significa que se esteja a caminhar para a verdade.

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy

Already have an account?