Literatura Brasileira

Literatura Brasileira

Assessment

Flashcard

World Languages

12th Grade

Hard

Created by

Gilmar Júnior

FREE Resource

Student preview

quiz-placeholder

11 questions

Show all answers

1.

FLASHCARD QUESTION

Front

Assinale a alternativa INCORRETA sobre os períodos literários da Literatura Brasileira.

Back

No período Barroco, autores como Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira destacaram-se pela linguagem rebuscada e pelo uso da religiosidade, com obras como "A Arte de Furtar" e "Sermões".

2.

FLASHCARD QUESTION

Front

Enumere os estilos de época da literatura brasileira com seus autores e características: (1) Nacionalismo, indigenismo, idealismo e subjetivismo, condoreirismo. Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, José de Alencar. (2) Simplicidade, bucolismo, vida pastoril, imitação dos clássicos, exaltação à natureza. “Marília de Dirceu”. Tomás Antônio Gonzaga. (3) Semana de Arte Moderna. Inspirado nas vanguardas europeias: cubismo, futurismo, expressionismo, surrealismo e dadaísmo. Carlos Drummond de Andrade. Manuel Bandeira. Tarsila do Amaral. Oswald de Andrade. Escolha entre: 1. Arcadismo ou Neoclassicismo. 2. Romantismo. 3. Modernismo.

Back

2, 1, 3.

3.

FLASHCARD QUESTION

Front

No movimento literário _________, é predominante a tônica localista, que expressa a singularidade do país e do eu, especialmente através da utilização do tema indígena como símbolo nacional. Um autor significativo desse movimento é __________, e o texto __________ desenvolve a temática indianista de forma épica, utilizando uma variedade de recursos literários, como diferentes tipos de verso.

Back

Romantismo, Gonçalves Dias, I-Juca-Pirama

4.

FLASHCARD QUESTION

Front

Sobre os versos anônimos ao lado, encontrados em um tronco de árvore, assinale a alternativa incorreta: a função emotiva é a tônica dos versos, o poema abre com o pretérito perfeito do Indicativo, o que revela a lembrança de outrora, a valorização da natureza local mostra implicação romântica, existe uma sutil valorização urbana na paisagem.

Back

existe uma sutil valorização urbana na paisagem

5.

FLASHCARD QUESTION

Front

Mencionando-se representante e escola literária, marque a alternativa incorreta.
Lima Barreto, (Simbolismo),
Tomás Antônio Gonzaga, (Arcadismo),
Guimarães Rosa, (Modernismo),
Casimiro de Abreu, (Romantismo)

Back


Lima Barreto, (Simbolismo)

6.

FLASHCARD QUESTION

Front

O tema da identidade nacional foi relevante para os intelectuais brasileiros desde o Romantismo até o Modernismo. Essa preocupação persistiu no Brasil devido à necessidade de construir uma consciência nacional que, ao evitar a assimilação cultural, instilasse nos cidadãos um senso de identidade, crucial para o processo de autoafirmação. Assim, é CORRETO afirmar que:

  • A revolução operada pelo Romantismo deu à literatura, no dizer do poeta e crítico literário Edouard Glissant, um caráter nacional e agiu como força “dessacralizante”, o que seria próprio de uma consciência ainda imatura. Para consolidar-se como nacional, a literatura brasileira da época romântica criou uma imagem heroicizada do índio. Já o projeto Modernista, mais maduro e politizado, concebeu a identidade nacional no sentido de sua sacralização.
  • José de Alencar criou personagens que seriam representações ideais dos tipos que compuseram a nação brasileira, escolhendo o índio como símbolo da mestiçagem do nosso povo, como evidenciado em sua obra O Guarani.
  • Entre os românticos, a poesia e as narrativas indianistas destacaram-se na elaboração do projeto da nacionalidade brasileira, em que o índio passou a ser considerado o símbolo nacional. Idealizado, corajoso, puro e honrado, transformou-se na própria encarnação da jovem e independente nação brasileira.
  • Enquanto na Europa, os escritores românticos valorizavam os temas heroicos da Idade Média, no Brasil o nacionalismo exaltava o negro, transformando-o em herói nas páginas da poesia condoreira.

Back

Entre os românticos, a poesia e as narrativas indianistas destacaram-se na elaboração do projeto da nacionalidade brasileira, em que o índio passou a ser considerado o símbolo nacional. Idealizado, corajoso, puro e honrado, transformou-se na própria encarnação da jovem e independente nação brasileira.

7.

FLASHCARD QUESTION

Front

“Negação do Positivismo, do Cientificismo, do Materialismo, criação poética como fruto do inconsciente, da intuição, da sugestão, do eu-profundo, da associação de ideias e imagens, complexidade na relação eu/mundo. Espiritualismo, misticismo, subjetivismo intenso, ocultismo, ânsia de superação, de fuga do terreno, comunhão com os Astros, o Espírito, o Alto, a Alma, o Infinito, a Essência, o Desconhecido. Fixação pela Idade Média e por vocabulário litúrgico de ambiência eclesiástica, tom vago, impreciso, nebuloso, poesia hermética, ilógica, indireta, obscura, rompendo com a lógica discursiva, a poesia como mistério. Musicalidade através das aliterações, emprego de maiúsculas alegorizantes, reticências”.

Back

Simbolismo

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy

Already have an account?